HMS Bulwark completa reforma de 72 milhões e está pronto para venda ao Brasil

O HMS Bulwark foi recentemente retirado do dique 8 em Devonport, após passar por uma reforma avaliada em 72 milhões de libras. A embarcação, agora impecável e equipada com o radar ARTISAN – embora ainda sem os suportes para o sistema Phalanx – encontra-se pronta para entrar em um novo ciclo, tendo sido anunciada a sua iminente venda em um acordo intergovernamental com o Brasil.
O movimento do Bulwark ocorreu ao lado do cais, em conjunto com sua navio-irmão, o HMS Albion, pertencente à classe de embarcações de assalto anfíbio “Albion”. Ambos os navios, com cerca de 20 anos de serviço, já foram descomissionados. Segundo relatos, se o padrão seguido desde 2012 se mantivesse, o Albion logo entraria em manutenção para adequar sua prontidão e iniciar um processo de reforma gradual, que permitiria a troca de posição entre as embarcações em um ciclo aproximado de cinco anos.
As imagens do processo de remoção, capturadas por Catherine Clarke, evidenciam a transição desses navios, marcando o fim de uma era e o início de uma nova fase, na qual o HMS Bulwark, revitalizado e atualizado, se prepara para ser integrado à frota brasileira por meio de um acordo direto entre governos.
FOTOS: Catherine Clarke
E que venha sim. Mais um meio naval. A manutenção não deve ser barata, mas não deve ser uma roubada como o porta aviões São Paulo.
Bem nesse caso ele vem zerado diferente do SP
A MB sabia que o A12 demandava uma revisão antes de coloca-lo em operação aqui.. os franceses usaram o navio até o ponto que demandava ser docado e revisado… ainda assim operou por mais de uma década..
Até barco pesqueiro tem manutenção cara
Camargoer acha que pode ter outra compra de oportunidade relacionado a escoltas ?
Ex: Japonês, Austrália até a mesmo inglês.
Apesar de que prefiro a MB investir na FT.
Eu acho que não existem navios de combate (fragatas ou destroyers) disponíveis para serem vendidos para a MB neste momento. Existem navios em fim de vida útil que seriam inúteis para a MB. Acho que neste momento, o caminho são as FCT mesmo… A aquisição de navios novos é mais caro, sempre.. contudo, como são navios com 40% de nacionalização, isso dá um retorno tributário direto e indireto de cerca de 1/3 do valor do navio.. portanto, o valor final líquido é menor que o valor gasto no contrato.. assim, mais ou menos, dos quatro navios adquiridos, um deles sai… Read more »
Nossa!
Pintura de navio da um índice de 40% de nacionalização?
Caraca!
Talvez a pintura de um navio possa ter índice de nacionalização de 100%, se a tinta for fabricada no Brasil e a pintura for feita no Brasil com o pintor recebendo salário em reais… se a tinta for importada, ai tem que calcular… acho que o valor tem que incluir o primer e também as lixas usadas para preparar a superfície… Sobre as FCT, o projeto prevê ĩndice de nacionalização de 40%, exceto para a primeira fragata cuja previsão é de 32% de nacionalização usado critérios do BNDES. (LEONARDO GABRIEL FREIRE, PROGRAMA FRAGATA CLASSE TAMANDARÉ: Perspectivas para a Base Industrial… Read more »
Comentário infantil. 40% é 40% e não é pouco.
Acho que o que se tem que pesar é o seguinte caro Camargo ; Melhor ter 5 FCT, s que não muda em nada ou quase nada a capacidade combativa da MB, ou ter 4 FCT, s novas mais um bom número de navios de segunda mão, bem armados, modernizado com sistemas nacionais etc? Vale lembrar que o Chile possui uma grande marinha munida de navios de segunda mão, porém bem modernos. Infelizmente a visão de nossos almirantes é míope. Porquê ao invés de investir toda essa grana no Álvaro Alberto, não investiu na modernização dos Tupis? Transferindo os mesmos… Read more »
Olá… são várias questões… Eu sou um defensor do SBN. É muito mais caro de construir e operar que submarinos convencionais ou mesmo de sistemas AIP com célula combustível. Contudo, considerando que a MB tem que operar seus submarinos em praticamente todo o Atlântico Sul, um submarino de ataque com propulsão nuclear é a melhor arma disponível, até porque o país dispõe de capacidade técnica e industrial de produzir o combustível e o reator. Neste momento, o Brasil não dispões de tecnologia homologada para construir grandes células combustitvel para submarinos. Teria que começar do zero ou comprá-la. Isso demandaria bilhões… Read more »
O tamanho da tua certeza de que tudo que fala é a verdade, tem impede de colocar termos como “na minha opinião “, “penso que”…capaz que tu vai escrever isso…na tua cabeça, tua opinião é sinônimo de verdade absoluta. Lição de casa para o “professor”: Antes de escrever laudas e mais laudas, diz de onde vai surgir o dinheiro para a Emgepron conseguir construir a quarta Tamandaré e de onde vai sair o dinheiro para outras. Aproveita, e diz de onde vai sair o dinheiro para por em dia o pagamento atrasado do contrato do Gripen…e não esquece de incluir… Read more »
O Chile está tentando substituir tudo por unidades de produção local então dizer que vão viver só de navios usados e/ou “importados ” é erro…. Hoje acho mais futuro para a AS ou ir de projetos conjunto ou cada um produzir um componente e vender para os demais (não necessariamente o produto final mas partes deles)….tipo quanto custaria para Ter ToT do cam ? Em vez de tot ir para um país pode ir para 2 ir ter uma “linha local” aqui já que estaríamos falando de uma encomenda grande de missies… Pelo que sabemos só falta a parte nuclear… Read more »
Você tem razão. A ideia de ter um projeto básico, uma fragata modular, maximizando o uso de componentes e serviços produzidos na região e aproveitando as capacidades industriais e tecnológicas que já foram adquiridas pelos países… Esta ideia podes ser usada paras Fragatas e também corvetas, patrulhas oceânicas e patrulhas costeiras… um projeto básico, modular que pudesse ser adaptado para as necessidades de cada operador, ainda que fosse necessário convergir algumas coisas… um dos grandes problemas sempre é a integração dos sistemas e a elaboração de softwares de combate… sendo um sistema modular, permite que cada marinha ou país escolha… Read more »
Não precisa nem ser o mesmo projeto. Digo radar compra no país A sonar no B, motores no C…isso traria independência da AS das demais regiões, para ToT de 100% é muito caros e os países não têm dinheiro suficiente prara tudo então é melhor otimizar essas questões!!! Tipo 40% das do que vai numa fragatas a gente domina então que “entre” mais dois países para dominar os outros 60%…assim a gente domina a construção naval e para de depender dos outros!!!
Olá Flavio.. Vocẽ tem razão… existem vários modelos possíveis, inclusive os mais ousados. Supondo um programa de NPa500… senta todo mundo, revisa o projeto. Faz um levantamento do que cada um pode contribuir. Identifica-se as empresas de cada país que podem fazer sozinhas ou em parcerias com as empresas de outros países. Ajusta um modelo de financiamento via BNDES para aqueles que não podem bancar sozinhos. Inclui-se linhas de compensação comercial para quem precisar. Organiza uma coordenação contento representantes de quem está participando… e manda bala. dando certo, abre para outros países da África e do Caribe… dando certo, abre… Read more »
Tu acredita, de forma realista, que algum país da América latina tem cacife $$$ para investir nesse tipo de produção autóctone? Algum país daqui tem massa crítica tecnológica, de pessoal e de pesquisa para isso? Radares, sonares, alças optrônicas, motores diesel marítimos, turbinas a gás, torpedos leves e pesados, canhões navais de diversos calibres, etc. Tu acredita, mesmo, que isso seria possível na América latina?
Se cada um se especializa em cada componente não diria que é impossível o problema…tipo o Chile que ter 30 a 40% de sua fragatas construídas lá…dependendo do que eles querem fazer lá pode abrir a possibilidade para uma indústria regional (mas para isso tem que entender que 100% nacional é impossível/inviável)
Não sou contra algo nesse s e tido ,mas não acredito que isso seja possível aqui na a América Latina. Basta olhar a situação econômica histórica da região, além do que esses países investem em pesquisa e tecnologia. Não tem como isso ser feito. Precisaria de mudanças profundas em cada um desses países.
O negócio é fechar a compra de mais 4 Tamandaré , creio ser este o objetivo depois que a primeira for aprovada no mar e incorporada. Já teve até propaganda da MB com elas .
Ainda falta complementar a capitalização da Emgepron para permitir a construção da 4ª unidade.
O Foch era uma embarcação com cerca de 40 anos de uso intenso na Marine Nationale. O Bulwark tem pouco mais de 20 anos, foi menos exigido e passou por revisão e modernização na RN.
Aliás, a sensação era de que a França queria “desovar” o Foch, sem arcar com os custos para tal, escolheu um incauto (a MB, no caso) e ainda faturou uns milhões de dólares com isso.
Pelo que lembro, a MB pagou US$ 12 milhões… para comparação, uma Macaé custa cerca de US$ 40 milhões… até o mundo mineral sabia que o A12 tinha cumprido sua vida útil na França e que o seu uso na MB demandaria uma grande revisão.. lembro que a MB concluiu que o casco estava muito bem conservado., Acho que o sistema de geração de vapor e o seu uso na propulsão e na catapultas demandava uma grande revisão A MB avalou trocar o sistema de vapor por motores diesel convencionais, mas ainda assim demandaria o sistema de vapor para as… Read more »
Um Bulwark e um Wave por favor.
Passa a régua e fecha a conta 😏🙌👍⚓️🇧🇷😎
Falando sério agora !!!
Se vier os 2 da classe Albion , um podia ser utilizado como Navio Escola por 1 ano, podendo assim parar o NE Brasil para realizar um PMG/modernização mais extensa, agora com a inclusão do corpo feminino o NE Brasil ficou pequeno 🤷♂️
O HMS Bulwark de fato está vindo para a MB e há uma possibilidade do Albion vir também no estado em que se encontra..Realmente é uma ótima compra de oportunidade que a MB não deve deixar passar pois esse navio tem muitas funções, radar Artisan igual do NAM Atlântico e muitas embarcações de assalto anfibio e considerando que a Royal Navy cuida bem dos seus navios com manutenções periódicas, vale a pena. Caso o Albion venha espero que devido a compra está relativamente barata penso que deveria ficar lá e fazer todo o processo de modernização e reforma lá pela empresa… Read more »
Que venha ”Bulwark” .. torço e muita para sua aquisição , e se efetivada .e comemorar … seria bom a MB fazer um esforço para tambem pegar ”Albion” .. mesmo quer esse ainda precisa de uma boa reforma …Bulwark para agora .. ALBION para o ano que vem , nao seria dificil .
O Albion vem também, não vale a pena financeiramente colocá-lo em operação está em pior estado e sem reformas. Servirá como fonte de peças de reposição diminuindo o custo de manutenção e aumentando a prontidão.
Sera que o Albion e caso perdido mesmo ? e difícil acreditar que um navio que operava ”Full” a 2 anos atrás esteja tao ruim … o Bulwark ja vem pronto , mais se vier o Albion tambem , espero que ele seja reavaliados para uma possível reforma aqui .. um ”PMG” por aqui mesmo .. e um navio muito bom e relativamente”novo” para ser descartado assim .. ja insistimos em coisas piores ,, como ”Motoso Maia” …
08/03/25 – sábado, btarde, BrunoFN, nunca esqueça a MB queiram ou não, possui um corpo de engenheiros e pessoal de máquinas de primeira linha, acredite, eles conseguem navegar com as nossas fragatas de meio século, com sérios problemas, vão tirar de letra os problemas do Albion, basta que a MB queira, ou o mesmo virá junto somente como repositor de peças. Só após a chegada dos 2 saberemos. Mais outra grande aquisição da MB, servirá para rejuvenescer um pouco a nossa idosa ((kkk) esquadra.
que assim seja , agora e aguardar o fim das negociatas
Para a MB é um grande negocio comprar o Albion e fazer uma revisão simples de reativação para trazer o navio para o Brasil.
O Albion saiu do PMG em 2018 e navegou ate 2023 quando foi colocado na reserva.
Ele precisa de uma revisão para reativação do navio !!!
a depender dos custos , vale e muito o investimento … uma navio novo do tipo , não sairia por menos de 1 BI .. mesmo que sua reforma nao seja para agora … talvez um estudo por via ” arsenal da marinha”(AMRJ) … volto a repetir , Albion e um navio muito bom para virar sucata
Olha ai o HMS Albion,é so clicar em histórico operacional !!!
Tem ate os valores gastos em suas reformas. (PMG).
https://en.m.wikipedia.org/wiki/HMS_Albion_(L14)
Ok, parece que o raio caiu duas vezes no mesmo lugar e a MB deu a mesma sorte que conseguiu com o Bahia e Atlântico: um navio pouco usado, ainda com décadas pela frente e recém-modernizado. Beleza.
Mas e os Wave?
O que parou por último está na reserva a mais de um ano….
O wave a marinha falou que nao tem mais interesse porque oa navios sao grandes demais para sua necessidade.
Melhor ter suprimento de sobra do que falta de suprimento. O Wave permitiria que a MB pudesse colocar.um maior numero de embarcações e por mais tempo no mar
A necessidade para os Wave é maior do que o que está vindo.
Também penso assim. O único navio-tanque da MB, o Gastão Motta, está em PMG desde o ano passado. É um navio pequeno, se comparado aos da classe Wave e tem o agravante de possuir casco simples, o que impede sua operação em determinados locais por conta disso, devido ao risco ambiental de um vazamento. Os Wave tem o triplo de deslocamento e o triplo da capacidade de carga do Gastão Motta, contam com casco duplo, e podem transportar, além de 12,6 mil m³ de combustível marítimo e 3 mil m³ de combustível de aviação, mais 380 m³ de água doce,… Read more »
A ideia do Prosuper era algo como a classe vulcano o seja um reabascedor tudo em um a classe wave é mais focada em combustível e óleo do que em víveres e armamentos….
Todo navio tanque é assim. Mas, os Wave tem capacidade (além das capacidades enormes de combustível e lubrificantes) para 500 m3 de sólidos e 150 toneladas de alimentos frescos.
Os navios de suporte moderno de hoje tentam juntar vários tipos de navios entre eles os AOR, AO e AOE em vez de ter 3 classes distintas faz mais sentido ter uma só classe com mais navios é a mesma coisa do LPH se fundir com o LPD para se ter o LHD…isso quer dizer que a MB não deve correr atrás dos waves? Não, mas que eles fazem menos sentidos para quem quer economizar na manutenção/logística!!!
Eu sei disso e te entendo, mas nesse momento, na minha opinião, um Wave seria mais necessário e útil que o Bulwark.
Concurso, mas talvez discorde.
O Bulwark pode ser utilizado como apoio em missões humanitárias (coisa que a MB mais faz, já que não estamos em guerra e a MB pouco faz exercício de guerra). Já os Wave só operariam acompanhando grandes comboios, coisa que não fazemos.
Concordo.
Tudo é muito para a MB. Mais de se limitar. Por isso as FCT são fragatas pouco armadas e lentas, apenas com motores à diesel e os Scorpenes não tem AIP.
É sempre um “não precisamos” eterno
pelo que sei , ainda nao estão liberados para a venda , um esta na reserva a 5 anos , o outro e menos de 1 .. e torcer para que no meio do ano pelo uma seja disponibilizado .. primeiro é resolver os ”Albion”
Feito a reforma e com mais 20 anos fácil de navegação. Está praticamente zerado! Espero que a MB bata o martelo e compre o mais rápido possível.
Uma bela nave para os olhos no Atlantico, porem sem uma escolta cara merecida sera um alvo facil em caso de celeuma, somando essa grama com sua proteção creio sera melhor aplicada no inicio de construção de novos subs. convencionais Temos o exemplo do impressionante Moskova que repousa no Mar Negro. Deixemos as ostentações para os fifis. ..
Também por pouco o RS não fica sem auxílio porque o Bahia ia para teste no mar e o atlântico ia ser docado….então ter 3 garante ter um nesses casos (se fosse 3 LPD seria melhor pois sempre teria um com doca)
Uma aquisição como esta não pode ser recusada mas concordo 100% que os recursos para nossas necessidades seriam melhor usados se investidos em muitos submarinos e algumas fragatas. O resto é fazer publicidade, precisamos de mais sistemas pra proteção de nossas costas e rotas comerciais e menos para desembarque de tropas.
Sabe o tamanho da tripulação de um navio desses e quantos fuzileiros ele leva, sabia que na marinha se ganha mais quando em missão no mar?
Agora você entende porquê a MB prefere navios de transporte de tropa a escoltas e submarinos.
Amigo, um MN recebe R#25,00 por 24H no mar, um CB recebe R$38,00 por 24H no mar, ninguém faz isso pelo “a mais” a nao ser oficial, tem fragata na MB na onça pra suspender por conta do enorme números de MN/CB inscritos em concurso público na data do suspender porque ninguém quer mais a força
MB é só pra oficial, se não fosse não formatava tanto AR de carreira enquanto a esquadra está sucateada por falta de MR/AM/CE/MO
Somando essa grana? Um Riachuelo tá saindo por 500 milhões de dólares ou euros.
Tomara Deus de tudo certo.
Sério, a MB vai comprar os dois?
Olha deves ser sério aquilo que eu ouvi, sobre a MB comprar um
porta aviões.
hummmmmmmmmmmmm
Mande mais marinha ingles, mande mais! hahaha
Queremos mais meios a preço de custo
Manda as 5 type 31 tbm kkkk
OLha, sinceridade eu só acredito quando ele chegar aqui no Brasil.
Antes esquece.
Falaram que a MB iria comprar os dois e mais um navio.
Qual seria o outro navio?
O Wave
Sim, havia esquecido desse navio que a marinha tinha demostrado interesse.
Só vem sua linda,que a irmã dela e as Wave venham juntos.
Por que o gênero feminino ao se referir a navios?
Em ingles é tradição se refere a ships como sher, e não Her,
Entendi. E no Brasil?
Embarcação, belonave… sambos substantivos femininos
Entendi. Mas, aqui no Brasil nós dizemos uma embarcação tanque ou um navio tanque? Dizemos um navio porta-helicópteros ou uma belona e porta-helicópteros? Sei lá, eu acho errado…minha opinião…mas, toca em frente.
Americana latina, africa e asia, deposito de sucatas da Otan
.
Mil vezes sucata da Otan do que quinquilharia nova da China.
Sério que você escreveu isso?
É novo aqui e não acompanha as matérias ou mudou de usuário para escrever isso, mestre?
Tipo se a Receita Federal por as mãos nos planos de construção dos Type 076 porque alguém vez a importação por fora do remessa conforme acho que não teríamos problemas….
Esse é o tipo de “sucata” que deixou a Rússia parada na Ucrânia
Estamos vivendo tempos difíceis sujeitos a ameaças e insegurança. Precisamos melhorar em tempo nossas defesas.
Sou terminantemente contra aquisições de oportunidades para mais 10 ou 15 anos, o tempo passa “fato”. Temos um senhor parque naval mal distribuído. A mudança se iniciou pelos Submarinos, é uma cópia de fragata ativa ao Mar do Norte. Por quê com a genialidade de se produzir o KC390, não podemos construir NaPOc para patrulha das águas territoriais, e belonaves, a defender a Amazónia Azul, o que se gasta com a oportunidade pode se pensar em transição. Quando o Arsenal de Marinha foi criado, é porque já éramos os melhores. Temos tudo para construir 3 Frotas Navais, incluindo Porta Aviões… Read more »
Só me diz de onde sairia o dinheiro. Não adianta dizer que dinheiro existe. Mostre, de maneira prática e factível, como fazer isso. E também inclua a explicação de onde sairia o dinheiro para a MB operar esses navios que você citou.
Dinheiro tem muito. O Governo arrecadou mais de 3 TRILHÕES de reais só no ano passado.
O problema é que ele.acaba indo pro bolso dos amigos, e não pra onde deveria.
Eu disse no meu comentário anterior:
“ Não adianta dizer que dinheiro existe. Mostre, de maneira prática e factível, como fazer isso.”
Olha como tu começou teu comentário:
“ Dinheiro tem muito.”
De novo: mostre, de maneira prática e factível, como fazer esse dinheiro aparecer e ser usado para essa finalidade.
Cade o dinheiro
Se for ao mar sem o Phalanx, terei certeza que foi vendido ao Brasil, se colocarem, esquece que foi fake News.
Sim, está correto, os na doutrina da MB, não usamos esse tipo de arma, de manutenção cara e muito difícil…
A MB opta por canhões bofors 40mm com munição AA para essa função, bem mais barato, e q dominamos a anos a sua manutenção…
A MB nunca quis comprar pq é caro e a RN não queria vender os dela pelo mesmo motivo.
Tem um navio da MB que possui em Phalanx. Veio com ele e está lá até hoje, acredito. Dizem que nunca operou, que a MB nunca pagou pela sua manutenção. O que acho esquisito é porque não o removeram então
Tinha. Era no Mattoso Maia, navio descomissionado em 2023.
Olha não sei se é muito difícil não, arma que já existe a décadas, com centenas de unidades em várias marinhas do mundo, desculpa de país bananeiro isso sim.
Exatamente…..essa ladainha de “difícil manutenção” é dureza……quase um atestado de burrice. Nao sabe operar e nao consegue aprender?! Melhor ficar usando morteiro da 2a guerra entao…..facil de operar kkkk
Os britânicos tão reutilizando eles tipo quando o navio ia “hibernar ” tirava e botava no que estava voltando pro mar….tipo se precissase reativar todos que estivesse hibernando não teria Phalanx suficiente!!!
Muito boa aquisição. Mas não seria interessante a MB também buscar um ou dois navios tanque/logísticos? As fragatas, submarinos, e navios patrulha, estão garantidos nos nossos estaleiros. Porém, os grandes navios que toda Marinha precisa, ainda faltam.
As fragatas não dão nem para tampar o buraco do dente, teriam que ser no mínimo de 8 a 12, 4 fragatas só seriam admissivel para um pais com o litoral do Uruguai.
Serão 8, pelo menos.
A fé é algo admirável…
Navio tanque, especialmente os grandes como o Wave, só para dar suporte a forças-tarefas que ficam muitos dias no mar. Semanas ou meses. A MB nao tem tem meio e nem dinheiro para isso.
Imagina uma força-tarefa compota pelo Atlântico, 2 fragatas e um submarino indo destacar na Europa, África… ai sim seria necessário um navio desses. Mas a gente na faz isso. Não sei se não fazemos porque não temos um navio tanque adequado ou se por outros motivos.
No caso específico do wave é que é o tipo de navio de suporte veja a RN e USNavy tem mais de um tipo porém a Itália e França uniram esse tipo em uma única classe o que seria o ideal para marinha menores ou com pouca grana é justamente essa classe que a MB sonha…
Ótima notícia 😊🙏, agora vê o que vem mais por aí!!! Rsrsr se pegar os dois e um Wave, ótimo!! Fragatas já já a Austrália ou Canadá põe umas a venda ….
Não precisamos de navios de guerra !
Precisamos de bicicletas para despoluir o Brasil
Precisamos de preservativos para impedir o nascimento de gente que posta isso.
Ele deve viver de fotossíntese porque comer alface é um atentado contra a natureza.
Kkkkkkkkkkkkkkk…excelente!!! E botar essa gente numa bicicleta, com flutuadores, para lutar contra navios inimigos.
Engraçado que vocês Gastaram milhões em viagra na última administração.
Ao que parece, nem nisso vocês concordam!
Engraçado é que o efeito colateral de uma medicação torna motivo de Venda dele e não seu propósito/ação. Nesse caso a ação do mesmo é dilatar os vasos sanguíneo o que tem várias aplicações…até aspirina que muitos só ver como remédio para dor tem efeito anticoagulante ou seja tem outras aplicações…tem até xarope (acetilcisteína) que serve como meio de anular o efeito do princípio ativo do buscopan…(tem que ter um intervalo de 1 ou 2h para eles não se anularem) ou seja um remédio pode ter mais de uma aplicação… Então leia a bula do negócio que você pode até… Read more »
Direto no queixo e lona…
Sem mais…
Ohhh loco!!??! Tiro certeiro … Rs
O pessoal não entendeu seu sarcasmo kkkk.
Amigo..vc tá comentando em página errada!!
Detesto fazer esse papel, mas, tirando uso humanitário, iríamos fazer assalto anfíbio onde? Namíbia?
É mais provável o Brasil fazer um desembarque desse para retirar não combatentes de uma região de guerra civil então não teria uma oposição total (com AAe e caças) mas teriam a necessidade de usar helicópteros e veículos blindados….
Não pergunta isso, vão te taxar de anti-brasileiro. Quem fala contra essa compra desnecessária é mal visto por aqui.
…desembarque anfíbio onde se tornar necessário, num mundo cada vez mais instável, seja no litoral brasileiro, ou qq outro país. Neste último caso, a MB ontem, hoje ou à médio prazo, fazendo parte de uma coalizão internacional. Assim como a participação da FEB na 2.GM. País, de verdade, tem que estar sempre preparado para qq situação, seja bélica ou humanitária.
Tendo o Atlântico e o Bahia, eu sinceramente não sei por que precisamos desse navio.
Essa aquisição é um erro. A MB precisa garantir recursos para as escoltas, patrulhas, submarinos e caça-minas. Antes viesse o navio de apoio logístico.
Bem com relação a caça-minas pode ser usado para tal se o drone naval da MB receber equipamentos para tal capacidade, no caso ele seria uma nave mãe resta sabe se a MB vai financiar não só o estudo mas a compra
Não, não pode.
Felipe, já ouviste falar de “compras de oportunidade” ? Aconteceu no caso do A140 ATLÂNTICO e G40 BAHIA. E ainda temos que estar felizes pois, em geral, a MB já perdeu muitas oportunidades, exemplificando o caso de fragatas, onde não estaríamos numa situação tão urgente de escoltas atualmente. Neste caso, o Chile foi mais experto.
Já ouvi falar em “gastar recurso com o que não é necessário”?
Aí aí.
A MB não tem navios para reabastecer, não tem aeronaves, não tem blindados, não tem nada.
Não vejo a utilidade desse navio.
Levantei a questão, se seria interessante a aquisição pela MB, dos AV-8 da Itália.
Fui esculachado por todis, e olha que foi só uma cogitação.
Agora veremos os depoimentos sobre essa aquisição!
Os Harrier estão muito surrados e terão poucos tempo de uso…já o garibaldi bem a marinha italiana gosta as vezes de vender um navio ainda em produção/recente incorporado caso se tenha $$ na agulha e a Itália tem unidade do Vulcano em construção…então….
…Parece que será nomeado NDM G171 PERNAMBUCO…para homenagear alguém pelo seu Estado natal….Tipo assim: puxar o saco. Assim como o ex-SIROCO, o atual NDM G40 BAHIA, para homenagear o Estado onde nasceu um ex-Ministro da Defesa.
Típico…desses, não espero nada diferente…
Só fera comentando. Estou falando sério, já concordei com a compra. Concordo que é um acerto. Só me parece que tem político lá na Inglaterra que não concorda pois acham que a Inglaterra está dando o navio p Brasil, se o governo brasileiro conseguir seria ótimo .
Será um belo reforço para esquadra em termos de poder de ataque anfíbio. Aumenta substancialmente a mobilidade da CFN ,pois estes navios são de multiplo emprego, podendo levar blindados, anfibios ou não, e centenas de fuzileiros ,além de possuirem amplo deck, permitindo operar helicópteros pesados como os UH 15/ UH 15A / UH 15B da MB. Deve – se pensar no poder de dissuação de uma Força Tarefa que pode incluir o Bulwark ,o NDM Bahia com helicópteros de ataque , uma escolta tamandaré ( com seu helicóptero orgânico wild lynx ou Seawolf e um sub da classe Riachuelo. Os… Read more »
“…helicóptero orgânico wild lynx ou Seawolf…”
Acho que você quis dizer Seahawk.
Sim. Seahawk. Complementando meu pensamento anterior, extrapolando uma Força Tarefa formada pelo Bulwark, NDM Bahia, helicópteros de ataque ,uma escolta Tamandaré e um sub da classe riachuelo ,além da defesa do mar territorial, qual TO poderia ser empregado com sucesso ? Não é uma Força Tarefa humanitária, nem de paz da ONU. É uma FT de guerra, de ação ofensiva. Um cenário provável: Maduro arrisca uma tomada à força das plataformas de petróleo do litoral de Essequibo. Para isto ele envia seus 3 NApOs anabolizados da Navantia, com os misseis chineses anti navio de longo alcance, que” fecham ” o… Read more »
O problema da Royal Navy é muito navio para pouco Marinheiro, e aqui na MB, sobra marinheiro e se tem pouco navio…
Navio de 20 anos não é demérito algum…
Agora vamos juntar um cascalho e comprar o HMS Queen Elisabeth por
£300 milhões de Libras
Não acredito que venha.
Nesta contenção de dinheiro, não creio que o governo federal vá comprar tal embarcação.
Seria uma boa aquisição há Marinha do Brasil
Parabéns a MB com 3 navios importantes para tomada de praia um Brasil com um litoral gigante é importante ter esta capacidade, temos várias ilhas que podem precisar desta capacidade.
Além de ser 3 plataformas excelentes para ajuda humanitária o clima não está de brincadeira.
Teremos o Bahia, Atlântico eo Bulwark Parabéns
As escoltas faz necessário a construção de mais 14 Tamandaré
Será que veremos um contrato desse assinado até o fim de 2026?
Os submarinos faz necessário a contratação de mais 11 submarinos será que um novo lote de 6 será assinado até o fim de 2026?
Faz necessário acelerar a construção do Álvaro Alberto será que vamos ver ele saindo da ICN até o fim de 2026?
O Brasil precisa urgentemente dos NAPAOC será que teremos a contratação das 20 unidades até 2026?
Para as questões de mar o Brasil precisa dos NAPA 500br será que até 2026 teremos a contratação de 54 unidades?
Não… havia um plano para 50 navios de patrulha que foi modificado sendo que parte deles serão navios de varredura.
A MB contratou a construção da última Magé para ser feita no AMRJ.
Eu não sei onde serão contruídas as novas NPa500Br. Talvez algumas no AMRJ, quem sabe outras no Inace ou mesmo em Itaguaí, que agora tem autorização para fabricar navios e submarino
Eu acho improvável. A MB contratou 4 Scorpenes e um submarino nuclear… a homologação do reator tem um cronograma definido… passa primeiro pelos testes subcríticos e depois ele precisa ser homologado operando como proposto.
Só depois disso será possível concluir o submarino…
acho que a Nuclep já terminou o vaso do reator do Labgene. Ainda teria que inciair a fabricação do vaso do reator do navio… sei que as equipes que vão fabricar o casco do submarino estão homologadas… mas não sei se já começaram a construir as seções…
Penso eu que há 2 saída pro ICN:
1)negociar para a França foca na produção dos derivados do Suffen convencional na França e deixa aqui a produção dos Scorpene
2) faz que nem os franceses e cria uma versão convencional do Álvaro Alberto e vai vendo os Riachuelos na medida da entrega deles, deixando a MB com duas classes muito mais parecidas e ir testando outros sistemas até o reator tá 100%
Acho que não entendi tua ironia antes, pois tu estás sendo irônico, não?
Então… tem um contrato para 4… talvez saia um outro contrato para mais 2 ou 4 até o fim de 2026 para manter a cadência… se forem mais, seria um terceiro contrato depois de 2030
Mais 14 Tamandaré até final de 2026? Pode ser…pede para o Papai Noel, talvez ele te atenda…
Serão 8 , depois uma classe maior se tiver grana…
Tem certeza?
Uma marinha precisa de 6 bilhões de dólares ano para aquisição.
Em 20 anos teríamos capacidade de negar o mar.
Com:
2 submarino nuclear Álvaro Alberto (20 bilhões)
15 submarino convencional Riachuelo (15 bilhões)
18 fragata tamandare ( 12 bilhões)
20 navios de patrulha oceânica ( 5 bilhões)
54 navios de patrulha. (5,4 bilhões)
Isso pode parecer muito mas é irrisório perto da economia brasileira.
2,17 trilhões de dólares
É 0,28% do pib os 6 bilhões de dólares ano.
Basta um presidente dizer eu quero ter uma marinha moderna e o dinheiro irá aparecer
Não basta o presidente dizer. Quem aprova o orçamento é o Legislativo. O qual, atualmente, também maneja uma parte significativa dos recursos sob a forma de emendas parlamentares, emendas pix, sem prestar qualquer conta.
Tu acredita, de fato, que isso seria possível no Brasil? De verdade??
Um Presidente não? Vários. Vários parlamentares, juízes, etc. Ou seja, sonhar ainda não paga imposto, mas não passa disso.
E a pergunta que não quer calar também é se você colocou nisso tudo a grana da manutenção e combustível.
Porta-Helicopteros Atlântico, navio multi propósito Bahia e agora mais este. Será a terceira compra de oportunidade da MB valendo a pena.
O Brasil deveria reconstruir a sua frota desde 0 com barcos baratos, porém útiles, e se possível construídos todos no país ou senão um mix de barcos novos e usados, mas isso não depende de mim!
Afinal de contas, esse hipotético acordo entre os dois governos é só do Bulwark ou vem mais alguma navio? Um dos “Wave”, por exemplo?
09/03/25 – domingo, bdia, Daniel, partindo do princípio que seria/será um acordo (provável) gov/gov; tudo pode acontecer; depende do negociante (ambos os lados), depende da forma de financiamento, e, principalmente o que será posto à mesa: 2 classe Albion; 2 classe Wave, o gov Inglês, hipoteticamente diz….. pacote fechado, 20 anos para pagar e é pegar ou largar. Vide quando trouxemos a classe Rademaker, vide as Amazonas, vide as Aratu. Tudo está na mesa….. façam seus lances. Vovozao.
Acho que a compra é assertiva, navio estratégico para comando e desembarque anfíbio, não muito usado recém reformado e totalmente operacional, nesses critérios nada a dizer um bom negocio para a marinha.