Submarino espanhol ‘Isaac Peral’ (S-81) inicia seu primeiro cruzeiro partindo de Cartagena

O Isaac Peral (S-81) é o primeiro submarino da classe S-80 Plus, desenvolvido e construído pela empresa espanhola Navantia para a Armada Espanhola. Este projeto coloca a Espanha entre os poucos países com capacidade para projetar e construir submarinos de forma independente.
Com 80 metros de comprimento e um deslocamento de cerca de 3.000 toneladas em imersão, o S-81 destaca-se pelo seu sistema de propulsão independente do ar (AIP), permitindo-lhe operar submerso durante semanas sem necessidade de emergir. Esta característica aumenta significativamente a sua discrição e reduz a vulnerabilidade a detecções inimigas.
A construção do Isaac Peral teve início em 2005, enfrentando diversos desafios técnicos que resultaram em atrasos no cronograma inicial. Após a resolução desses problemas, o submarino foi finalmente lançado ao mar a 7 de maio de 2021 e entregue oficialmente à Armada a 30 de novembro de 2023.
O S-81 iniciou o sua primeira navegação nacional a partir do Arsenal de Cartagena, um marco histórico para a Armada Espanhola. Esta viagem inaugural representa a entrada em serviço oficial do submarino, após um período de testes e treinamentos da tripulação.
O projeto do S-81 envolveu a colaboração de mais de 200 empresas espanholas, gerando emprego qualificado e promovendo a transferência de conhecimento tecnológico. Este esforço conjunto reforça a capacidade industrial e de defesa da Espanha, posicionando-a como líder na construção de submarinos convencionais.
O S-81 está equipado para realizar diversas missões, incluindo vigilância, coleta de inteligência e defesa das linhas de comunicação marítima. A sua capacidade de operar de forma discreta em águas internacionais reforça a posição estratégica da Espanha no cenário global e contribui para a segurança marítima.
A incorporação do Isaac Peral à Armada Espanhola representa um avanço significativo na modernização das suas forças submarinas.
Esse S-80 Plus não é aquela classe de aub que descobriram que houve um erro de cálculo no projeto que o torna tão pesado que, se submergisse, ele não retornaria a superfície, e que descobriram que ele não caberia na doca?
Sim, pediram ajuda dos EUA para resolver esse problema.
Quanto ao sobrepeso sim – 100 toneladas – mas, não quanto ao tamanho a ponto dele não “caber na doca”.
Mestre Dalton, me corrija se estiver errado, me parece que em razão do erro de projeto ele v teve que ser alongado alguns metros, o que o deixou muito lindo para a doca seca onde originalmente seria docado.
Grato pela observação Marcos, estava pensando onde ele estava sendo construído e não na base naval onde será baseado, inclusive será também necessário um portaló diferenciado para permitir a entrada e saída de pessoas.
.
https://espanatimes.com/2024/06/25/la-base-de-submarinos-de-cartagena-busca-rampas-de-acceso-mas-grandes-para-los-s-80/
Exato
Esse projeto teve uma gestação muito difícil.
Para mim é sempre uma alegria ver novos fabricantes e produtos no mercado.
Eu acho que se os espanhóis oferecerem condições de financiamento boas aos peruanos pode ser que os vejamos aqui na Região.
Rapaz… o S40 da MB começou depois e já está operacional….
olha o tamanho da encrenca espanhola
talvez porque o S40 é metade do S80
Isso porque são projetos similares, os espanhóis começaram em conjunto com os franceses, depois resolveram terminar sozinhos, os franceses criaram o scorpene desse projeto e os espanhóis se não tivessem pedido socorro a general dinamics estariam até agora tentando fazer o submarino emergir.
Em comparação com outros submarinos modernos, as fotos mostram um interior bem rústico, não acham? Talvez devido ao curto tempo de desenvolvimento( contém ironia).
Apenas 20 anos kkk
Pq os nossos diesel elétricos, ñ tem esse sistem
“AIP”, e qual a desvantagem desse sistema?
Porque a marinha vai investir em submarinos nucleares, Não vale muito a pena ter os 2 ao mesmo tempo.
Desvantagens:
Ter custo de milha-navegada mais cara;
Precisar de infra-estrutura nos portos pra abastecer esse AIP também sendo cara;
Precisar de gente especializada pra manter e operar esse AIP;
Se o custo/benefício vale a pena, depende de cada marinha.
Porque aumenta os custos de construção, manutenção e operação de um sub convencional.
Afonso, tambem estava curioso…Resolvi entao perguntar ao Robozinho e ele me saiu com a seguinte resposta : A logística de abastecimento de um sistema AIP (Propulsão Independente do Ar) em submarinos envolve uma cadeia de eventos complexa, que varia dependendo da tecnologia AIP utilizada. No entanto, alguns passos gerais podem ser destacados: 1. Produção e Armazenamento do Combustível: Combustíveis criogênicos (LOX): O oxigênio líquido (LOX) é produzido em instalações especializadas e armazenado em tanques criogênicos, que mantêm o combustível em temperaturas extremamente baixas. Hidrogênio: Pode ser armazenado em hidretos metálicos ou produzido a bordo por reforma de metanol. Metanol: Armazenado… Read more »
a MB alongou os Scorpene, que são os maiores Scorpenes do Mundo, além de que esse sistema é caro e poucos países fazem ele, a vantagem é mais tempo no mar, precisar subir menos para recarregar as baterias, se ele for como o Soryu do Japão, que usa bateris de ion-litio aí fica uma das maquinas mais letais do mar, só perde para um Sub nuclear
Construção iniciada em 1995 e entregue em 2023.
Se isso estivesse acontecido no Brasil, não seriam poucas as criticas ao Prosub e Marinha.
Assim, o inverso é verdadeiro, parabéns aos responsáveis pelo Prosub e Marinha pela condução das ações (projeto iniciado em 2008, com o primeiro submarino entregue em 2021).
‘Todo por la Patria’. Uma frase.
El três de Mayo de 1808. Uma pintura de Goya.
Guernica. Uma pintura de Picasso.
Bom, o resto é evidente.
Esse AIP é deles mesmo ou comprado? Achei legal a foto da Princesa no Navio, muito linda, ajuda a se acalmar dentro desse cano submersível kkkk
bom para os marmanjos limpar as vistas