USS Carl Vinson CVN-70

O porta-aviões USS Carl Vinson (CVN-70) e seu grupo de ataque chegaram a Guam em 24 de março para uma visita programada antes de seguirem rumo ao Mar Vermelho, onde se juntarão ao USS Harry S. Truman (CVN-75) na intensificação das operações militares dos Estados Unidos contra os rebeldes houthis no Iêmen. O grupo de ataque do Carl Vinson é composto por sete embarcações e reforçará os esforços da Marinha americana na região.

O comandante do grupo de ataque, contra-almirante Michael Wosje, destacou a importância estratégica de Guam para manter um Indo-Pacífico livre e aberto. Segundo ele, a parada em Guam permite reabastecimento e descanso da tripulação, garantindo a prontidão operacional do grupo na área de operações da 7ª Frota.

Desde novembro de 2023, os houthis — apoiados pelo Irã — têm realizado ações como sequestros de navios comerciais, ataques com mísseis e drones contra embarcações americanas e bloqueios de rotas marítimas internacionais. A administração do ex-presidente Donald Trump aumentou a ofensiva contra o grupo, diferentemente da gestão anterior, que focava apenas em lançadores de mísseis. Agora, os ataques visam diretamente combatentes houthis e áreas residenciais.

Entre os dias 15 e 17 de março, os EUA realizaram 30 ataques aéreos contra alvos houthis no Iêmen. Os planos dessa ofensiva foram, por engano, compartilhados com um jornalista horas antes dos primeiros bombardeios. Autoridades afirmaram que a campanha pode se estender por várias semanas. A ofensiva resultou em 53 mortes, segundo o ministério da saúde dos houthis.

Após os ataques, os houthis prometeram retaliar, mas tentativas de atingir o Harry S. Truman falharam. O grupo reivindicou outra tentativa malsucedida na manhã de quarta-feira (horário local), conforme reportado pelo The Jerusalem Post, com base em declarações de um porta-voz militar houthi. O Departamento de Defesa dos EUA ainda não confirmou essas alegações.

FONTE: Defense News

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pablo

“A administração do ex-presidente Donald Trump aumentou a ofensiva contra o grupo, diferentemente da gestão anterior, que focava apenas em alvos de lançamento.”

Peço desculpas, mas eu nao entendi essa parte do texto.
Foi falha na edição ou e falha no meu entendimento mesmo?? 😅😅

Alexandre Galante

Melhoramos o texo. Muito obrigado! Abs

Heitor

Tudo isso por causa de militantes chinelo de dedo. Aiai…

Leandro Costa

Ou porque estão atacando navios comerciais e interrompendo o fluxo de carga que passam pelo Mar Vermelho, aumentando os custos de frente, etc.

Heitor

Custo alto essa operação, ou a a forma que é feita hoje em dia não funciona como antes. Esses grupos sabem lutar contra as formas convencionais.

JHF

Os militantes de chinelo são a primeira etapa até o ataque “preventivo” as terras do Aiatolá. Nada como um tiro de guerra preventivo com insurgentes de chinelo para lubrificar a maquinaria de guerra. Depois juntam os B2 do Índico e sabe-se o que mais no real objetivo, atacar a “infraestrutura do programa nuclear” dos Iranianos.

Heitor

Não conseguiram no pobre Afeganistão, estão falando de Irã?

Maurício.

Agora vai! Rsrsrs.

carvalho2008

Oxe…tá ficando caro isto ai heim…?

2 grupos de batalha com super carrier…?

Dalton

Mas não ambos por um longo período de tempo, como visto no ano passado quando do emprego do “Theodore Roosevelt” e do “Abraham Lincoln”…um sempre está na iminência de substituir outro e os NAes da Frota do Pacífico como o próprio USS Carl Vinson são designados para outras missões antes de rumarem para o Mar Arábico.
.
De fato é caro, mas, não há outra alternativa.

Franz A. Neeracher

Na realidade o grupo do USS Carl Vinson irá substituir o grupo do USS Harry S. Truman que está desde setembro fora de casa…..provavelmente irão operar juntos por alguns dias….mais para fins midiáticos.

Já o USS Carl Vinson que está desde novembro longe dos EUA, muito provavelmente será substituído pelo grupo do USS Nimitz que partiu dos EUA no dia 26 de março.

Burgos

É muito “Presidente” no mesmo local eu nem tô mais conseguindo memorizar quem sai e quem fica na região. 👀😰

Franz A. Neeracher

Rsrs…..bom, nem Carl Vinson ou Nimitz foram presidentes 🙂

Burgos

Sim !!! Carl Vinsom foi Advogado/Político Democrata.
O Nimitz foi Almirante de frota na 2ª Guerra. Morreu aos 80 anos em 1966.
Tirando esses aí o resto é tudo Presidente 😰
É Presidente indo, é Presidente voltando, é Presidente em área de conflito, é Presidente patrulhando.
Não sei se vc entendeu o trocadilho?! 🤷‍♂️
E se bobear tem mais Presidente sendo construindo e deve ter Presidente em reparo ⚓️
Forte abraço a todos aí 👍

Franz A. Neeracher

“Tirando esses aí o resto é tudo Presidente.”

Existe mais uma exceção:

USS John C. Stennis CVN 74, tb não foi presidente….e no futuro mais 2 exemplos:

USS Enterprise CVN 80 e USS Doris Miller CVN 81.

Abs!!

Burgos

Tá certo !!!🤷‍♂️
Quem pode, pode !!! 😏
E nos aqui batendo kbeça pra modernizar ou tentar modernizar a MB/FAB/EB 😰

Kkce

Vão agir na raíz do problema (Irã) ou vão ficar só enxugando gelo atacando esses rebeldes pés de chinelo?

Dalton

Os “rebeldes pés de chinelo” possuem um arsenal impressionante e a expectativa é de que melhore ainda mais, obrigando a US Navy a incluir na fase certificatória dos NAes
novas táticas que são repassadas – e aperfeiçoadas – pelo NAe anterior que por lá esteve
no momento o USS Gerald Ford está passando por esse treinamento para eventualmente substituir o “Harry Truman”.
.
As “guerras por procuração” são antigas, nem EUA nem Irã querem um confronto direto
então movem os seus “peões”, nesse caso os “Houthis” para conseguir seus objetivos.

Last edited 4 dias atrás by daltonl
KKce

Tem esse arsenal impressionante por culpa de quem? Do Irã. Por isso questionei se vão agir na raíz ou vão continuar enxugando gelo.

Dalton

E eu “adiantei” que “guerras por procuração” existem e continuarão existindo
um lado, seja qual for, fortalece seus aliados evitando um confronto direto entre os “patrocinadores”.

Jagder

Mais um a ser afundado pelos Houtis.

Adrien

Mais um? Qual foi o primeiro porta-aviões que eles afundaram?

Eduardo

Kkkkkk vc é um pândego.

Jagder

E você não consegue identificar uma ironia.

Rudney Buarque

Parece até o comentário do torcedor de time de futebol na copa do Brasil quando times da série D enfrentam os times da série A… “pra cima deles”… “aqui quem manda é nóis” etc… via de regra, tomam uma coça… enfim… torce aí, cara, pro seu “Houtis FC”…

Jagder

Meu Deus. A que ponto chegamos…

BraZil

Haja narrativas destruídas sobre o tamanho da real efetividade do poder militar Norte americano. Já ouvi que bastariam dois PA´s desse “para por o Brasil de joelhos”…na verdade nossa imprensa é muito mais efetiva nesse sentido…

Canja

Os houtis já seriam uma tremenda dor de cabeça….Venezuela ..Peru…possuem uma marinha maior que a brasileira

Dalton

A marinha venezuelana não é maior. A peruana tem um inventário relativamente grande, mas, compreende muitas unidades antigas inclusive 6 submarinos, 4
deles IKL 209/1200 com mais de 40 anos de idade que estão sendo mais uma vez revitalizados – um grande feito sem dúvida – para estender a vida por mais alguns anos e 2 IKL 209/1100 que já completaram 50 anos que não serão revitalizados, usados para treinamento e em breve serão retirados de serviço.

Toshio Nagasaki

Só fala besteira,se uns pequeninos piratas já estão dando uma surra neles imagina uma nação como o Brasil, acompanha as tecnologias brasileiras,ou americano disfarçado de brasiliano

Cristiano

Força, Houthis!!! E que nunca lhes faltem mísseis e drones.

adriano Madureira

O negócio está tão ruim que o poderoso estados unidos tem que enviar um segundo NAe para enfrentar militares de terceiro mundo?!

Quem diria…

Dalton

Não entendo patavina de nada – exceção: “Viagem ao Fundo do Mar” – mas o que os EUA deveriam estar enviando para o outro lado do mundo para “enfrentar militares do terceiro mundo” ?
.
E o USS Carl Vinson nem ficará muito tempo por lá, na conta deve ser precificado que ele já foi desdobrado por um período de 4 meses entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024
depois participou do exercício “RIMPAC” e desde então foi mantido na “Fase de Sustentação”, será um “tapa buracos” até o USS Gerald Ford substituir o “Truman”.