Marinhas do Brasil e do Reino Unido firmam acordo para aquisição de navios multipropósito doca da classe ‘Albion’

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Renovação da parceria histórica aconteceu durante a maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina

A LAAD Defence & Security 2025, a maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina, foi palco para um novo acordo entre a Marinha do Brasil (MB) e a Marinha Real Britânica. Nesta quarta-feira (2), ambas as instituições assinaram, durante o evento, um protocolo de intenções para a aquisição de dois navios multipropósito doca da classe “Albion”: o HMS “Albion” e o HMS “Bulwark”.

O acordo foi formalizado no ano em que se celebra o bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e Reino Unido, e a aquisição das embarcações britânicas representa um reforço significativo para o Poder Naval Brasileiro. Essa classe de navios destaca-se pela capacidade de conduzir operações humanitárias, responder a emergências, calamidades públicas, além de prestar apoio à Defesa Civil e desempenhar seu emprego clássico de projeção de poder.

Essa aquisição fortalecerá a capacidade da MB de apoiar a sociedade brasileira em situações de emergência. “Temos visto a necessidade de navios da Marinha apoiando a população nas diversas calamidades que têm acontecido por conta de variações climáticas, como as enchentes que ocorreram em São Sebastião (SP), em 2023, e no Rio Grande do Sul, em 2024”, afirmou o Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa.

Para o Almirante de Esquadra Edgar, Brasil e Reino Unido têm muito em comum no que diz respeito às Marinhas de ambos os países. “Vários navios britânicos, ao longo da existência da frota naval, foram sendo incorporados à MB. São navios de qualidade, então já temos essa boa experiência”, ponderou.

HMS Bulwark
HMS Albion em Tóquio
HMS Albion

O evento

A 15ª edição da LAAD Defence & Security começou na terça-feira (1º) e ocorre até sexta-feira (4), no Riocentro, Rio de Janeiro (RJ). A Marinha do Brasil (MB) participa da exposição com um estande próprio – interno e externo –, onde apresenta seus programas estratégicos, produtos, meios e armamentos adquiridos.

O estande interno da MB oferece diversas experiências interativas, como um simulador de navegação de paraquedas, um tour pela Ilha Rasa (RJ) feito com auxílio de óculos de realidade virtual e um simulador virtual para estudo topotático do terreno.
Em sua estrutura, o estande possui piso em LED, que apresenta imagens imersivas do oceano, praias e meios navais em operação, e um espaço instagramável com um timão em tamanho real, para que o público se sinta conduzindo o Navio “Cisne Branco” – um dos mais emblemáticos da Força.

FONTE: Agência Marinha de Notícias

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Camargoer.

Estou curioso sobre o valor

Flavio Cardia

20 milhões de libras… de graça por 1 navio e meio (1 será incorporado a MB e outro canabalizado) desse nível!

Camargoer.

Esta barato mesmo.. será que vai passar por uma geral como fizeram com o A140?

Deadeye

Um deles acabou de sair da renovação geral. Esse deve ficar na ativa, o outro que não foi modernizado, canibalizado.

Burgos

Boa tarde Deadeye;
Ainda não será canibalizado, virá navegando com o outro. O Albion pode até ser potencializado ou reformado aqui no Brasil o que não creio, ou ficar um determinado tempo na ativa após sua baixa e até lá poderá ser empregado em várias funções antes de sua baixa.

Marco Antônio

04.04.25 – sexta-feira, btarde, Camargoer, acredito que seja 20 milhões de libras + as 75 milhões gastos nas atualizações. Caso seja só 20 milhões, existe algo errado, estarão pagando para o Brasil trazê-lo.

Ivan herrera

Preço camarada mesmo .

Alex Tiago

Boa noite Flávio. Eu já ouvi essa conversas apenas de foristas e nunca oficialmente, gostaria de saber de onde vem essa conversa que 1 vai ser canabalizado, qual a lógica de scrapear um navio semi-novo é brincar com o erário público. Flávio a marinha já comentou a respeito??? Pois penso que um vem no lugar do navio desativado Garcia d Ávila e o outro pro lugar do navio Matoso Maia.

Flavio Cardia

Até a LAAD a conversa era essa, mas na LAAD o Diretor de Material da MB deu uma entrevista dizendo que ainda vão avaliar a situação dos navios, e pode ser que comprem os dois ou só um, e não falou mais sobre isso de canabalizar… acho que vai ser ou compra os dois pra usar (o que acho difícil) ou compra só o Bulwark e deixa o Albion pra la….

Fábio Mayer

Não penso que é caso de canibalizar, porque o Bullwark está operacional.

Flavio Cardia

O que seria canabalizado seria o Albion e não o Bullwark

Samuel Asafe

Espero que comprem alguma defesa de ponto antiaérea pra esses navios. Sea snake que seja, um navio de desembarque sem defesa de ponto é absurdo

MMerlin

O valor é baixo.
O que me preocupa é o custo para mante-lo mesmo. Desde o portuário, manutenção e operação.
Não é querer criticar a aquisição dessas embarcações. Sabemos que a MB precisa de navios. É preciso saber o quanto suas aquisições vão comprometer os programas atuais, que já estão comprometidos.
É uma compra de oportunidade então é preciso de agilidade. Mas o valor está muito baixo e não existe almoço de graça.

Last edited 6 dias atrás by MMerlin
Leandro Costa

Alguém arrisca quais serão os nomes?

Guarivaldo

Com a criatividade da MB, acredito que vão repetir o nome de navios antigos

Rafael Coimbra

Tiririca e Flávio Bolsonaro

Antonio Palhares

Pode rir ?

Camargoer.

Só após estarem mortos..,

Augusto José de Souza

Provavelmente nomes de estados igual ao Bahia,aposto em DDM Paraíba e NDM Pernambuco

Camargoer.

São Paulo.. Minas Gerais.. Rio de Janeiro.. Paraná.. ou Tamoio, Timbira, Tapajó…

737-800RJ

Espero que dessa vez sigam a linha de raciocínio, porque mudar o nome do submarino Angostura pra Almirante Karam foi péssimo, sendo que os outros se chamam Riachuelo, Humaitá e Toneleros, ou seja, nomes de batalhas importantes na história da MB.

Camargoer.

Podia ser “Ibaté” e “São Carlos” ..

mas aqui eu tenho que explicar a piada. entre S.Carlos (onde moro) e Araraquara, existe uma cidade menor chamada “Ibaté”. Dizemos que S.Carlos e Araraquara fazem parte da “Grande Ibaté”, como são as cidades satélite são chamadas de “Grande S.Paulo”

falando sério .. “Alm, Gisele Mello” seria bem legal.

Moriah

Acredito que Almirante Karam deveria ser o nome de um quinto SBR, mas não dos modelos atuais e sim da versão Evolved.

Rogério Loureiro Dhiério

Podiam colocar “LULA” e o outro “Bolsonaro”.

André Luis Ribeiro

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Kkkkkkkkkkk

Leandro Costa

Aí vai rolar guerra para saber qual vai ficar na ativa e qual vai ser canibalizado.

Mas gostei da idéia. Dois inúteis heheheheh

Camargoer.

Quando estiverem mortos… Pres. Itamar Franco é possível, considerando o período da redemocratização.

Nunes Neto

Por essa lógica seria José Sarney

Camargoer.

Sarney está vivo
Vi uma entrevista dele semana passada… vivo e lúcido

Santamariense

Vivo, lúcido e coronel do Maranhão …

Antonio Palhares

Pense num cara inteligente e bom de manobra.

Nunes-Neto

Ele é um Imortal, nunca terá essa homenagem.

Camargoer.

Boa.. riso.

odin

Nessa pegada seria Tancredo Neves

Camargoer.

Verdade.. acho que é um nome um nome importante na história do Brasil.

Sulamericano

Se for pra homenagear o Sarney, pode colocar os nomes de Brasileiros e Brasileiras.

Neto

Tancredo Neves It is.

MMerlin

O ex-presidente Itamar Franco, se levarmos em consideração as características de liderança, está em quarto, numa lista inversa.
Só perde pra Dilma (essa é mais que inútil – é uma incompetente), Lula e Bolsonaro empatados em segundo.
Agora, Leandro.
Esse dois últimos não são inúteis. São corruptos.
Deveriam estar longe de qualquer opção de liderança. Seja para cargos no setor privado quanto (e principalmente) para o cargo de Presidente.

Afonso Bebiano

Pensei o mesmo, mas preferi não arriscar.
Qual deles seria o navio a canibalizar?

Gustav

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fábio Mayer

Tá pedindo para afundarem?

Leandro Costa

Boa! hehehehehe

Franz A. Neeracher

Rio Grande do Sul e Espírito Santo…..só chutando mesmo!!

Hamom°

Marajó e Trindade, duas ilhas…

India-Mike

Ceará (o outro seria Pernambuco se não viesse pra canibalizacao)

Franz A. Neeracher

Tanto Ceará quanto Pernanbuco foram utilizados “recentemente”…

RS, ES, SC ou MT faz muito mais tempo que não são homenageados.

Felipe M.

Então vamos homenagear quem nunca foi. Brasília e Santos.
NDD Brasília Amarela e NDD Pelados em Santos. Pronto

Franz A. Neeracher

“Mamonas Assassinas”…..quanto tempo!!

Claro que não tém que ser nomes de estados….pode ser tb cidades, rios, montanhas, heróis militares ou civis e etc…

Camargoer.

Independência, Constituição, União, Defensara também foram nomes legais.., Niterói e Liberal destoaram..

Tribos indígenas também foi legal…

continuo achando que as imperatrizes brasileiras merecem ser homenageadas… particularmente, Leopoldina (nossa imperatriz Habsburgo) foi diretamente responsável pela independência…

o fato histórico que Leopoldina era cunhada de Napoleão é apenas das grandes curiosidades de sua vida… o fato principal é o seu papel na independência do Brasil

O A140 deveria ter recebido o seu nome.

Franz A. Neeracher

Pois é…..as opções são várias!!

Camargoer.

Eu também já sugeri batizar a última patrulha da classe Macaé de “Mamargo”

Last edited 4 dias atrás by Camargoer.
Flavio Cardia

ao contrário, será Pernambuco o Bulwark

Flavio Cardia

O nome, pq o Albion é só para ser canabalizado!
O nome do ex Bulwark será PERNAMBUCO.

Koprowski

… NDM G171 PERNAMBUCO

Santamariense

Hehehe…boa!

Bardini

NDD Paraná e NDD São Francisco… Fica no tema hidrografia e banca duas grandes e importantes bacias, que tem relação entre si e com o Atlântico, diga-se de passagem.

Last edited 6 dias atrás by Bardini
Bueno

Bom ! gostei
sigo o relator

Neto

Gostei.

Danilo José

frota anfibia e de comando, provavelmente algo como Ceara, Pernambuco, Paraná ou Pará.

Zoe

Esbanja

Flavio Cardia

hauhuahhauuahuhuha

nativo

micheque kkkkkk

Afonso Bebiano

“Presente” e “Futuro”.
“Presente” será a unidade operacional.
“Futuro” será canibalizado.

Camargoer.

“Nóisvai” (ser desmantelado) e “Nóisfoi” (canibalizado)

Marcelo Baptista

B1 e B2 (para quem não lembra, bananas de pijamas, eheheh)

Nunes Neto

Tico e Teco,kkkk

Joao Ricardo

Esbanja e Lula3 kkkkk

andre

G158 Rio de Janeiro e G159 Rio Grande do Sul.

Sulamericano

Claudinho & Buchecha

Ricardo Taer

Rio de Janeiro e Ceará

Leandro

Sugiro NDM Fernado de Noronha e NDM Ilha da Trindade

Comenteiro

Cosme e Damião.

Camargoer.

Yemanjá e Yara

carvalho2008
  • Pedro I
  • Pedro II
  • D. João
  • Rui Barbosa
  • Jose Bonifácio
  • Zumbi
  • Maria Quitéria
  • Visconde ou Barão de Mauá
  • Joaquim Nabuco
  • J.K.
  • Alvarez Cabral
  • Vaz de Caminha
  • Princesa Isabel
Ofical de Pijamas

Patati e Patatá.

Mig25

NDD Incomível e NDD Imbrochável

Romualdo

Ary Parreiras, Soares Dutra.

Renato

Mais uma aquisição desnecessária!! Cada vez mais MB virando uma mera força meio do CFN. Não há cenário geoestratégico minimamente verossímil que justifique esse investimento em meios para uma força expedicionária que é por definição ofensiva. O principal equivoco é o tamanho e custo do CFN, não há nada que justifique seu porte. O que a MB deveria fazer é investir em patrulhas, escoltas e subs convencionais, ao invés de gastar com o CFN. Sua missão primária deveria ser a capacidade de negação de uso da costa brasileira. Sua última prioridade deveria ser uma força expedicionária do porte atual.

Dom Lazier

Pergunte para os moradores do Rio Grande do Sul se é uma aquisição desnecessária.

Renato

Uso humanitário não justifica aquisição de equipamentos militares. A decisão tem que passar por seu potencial de uso militar.

Samuel Asafe

Ah Renato, vai plantar batata amigo

MMerlin

Ele está certo.
Existem outros meios, de ajuda civil e adquiridos pelo governo federal, muitos mais úteis e que não ficam limitados à operações litorâneas.
Mas é preciso primeiro saber se o governo federal tem essa intenção.
Nosso Brasil não é muito conhecido pelas prevenções contra desastres naturais.

Nativo

Vários equipamentos militares tem múltiplos uso: aviões, helicópteros ,lanchas , navios….

Marco Antônio

04.04.25 – sexta-feira, btarde, Renato, FFAA’S, além de estarem como defensora da pátria, podem/devem ser usadas pelas forças armadas em caso de calamidades. Quantas vezes usou-se aviões da FAB para trazer brasileiros do Líbano, da Palestina; gente no mundo inteiro usa-se aa FFAA’S nas emergências, porque por aqui seria diferente????

Salim

A Inglaterra cobrou passagem de quem foi repatriado, por isto compramos navios usados da Inglaterra.A estrutura estava funcionando no Sul, mais econômico e prático via terrestre. Dever MB e proteger Costa, já tem Bahia eA140, deveriam focar em mais NAPAOC.

Renato

Deixando bem claro que o uso para fins humanitários de um meio disponível, é mais do que nobre é uma obrigação da nação. Agora, a capacidade de realizar missões humanitárias é secundária e acessória na avaliação de um meio militar. Suas capacidades devem ser avaliadas com foco primário nas suas capacidade de cumprir missões militares relacionadas as missões prioritárias de cada força.

Rafael Oliveira

A ajuda por terra e ar foi muitíssimo maior do que aquela provida pelos navios da MB. Não tem nem comparação ou justificativa.

Santamariense

Sou gaúcho e acho uma aquisição completamente desnecessária.

Deadeye

Por 20 milhões de libra, saíram de graça.

Sturiale

a manutenção tbm vai sair “de graça”?

Deadeye

Não, mas pelo custo original de aquisição compensa.

Canja

Pow mas aí vc quer beber leite no boi

Santamariense

Pelo que já li e ouvi, a manutenção de um navio desses gira em torno de 25 milhões de libras/ano, o que, ao câmbio de hoje, equivale a R$ 184.164.750,00 … “bem baratinho”…

MMerlin

Então seriam pouco mais de US$ 30 milhões por embarcação, o que daria US$ 60 milhões ao ano pelas duas.

Convertendo, anualmente gostaríamos RS 350 milhões na manutenção destas embarcações, sem envolver possíveis atualizações.

Este valor é o aproximado do custo unitário para cada NPA 500 BR.
Classe essa que a MB já deveria ter iniciado sua construção a mais de década.
Então, para cada ano com estas duas embarcações da classe Albion, é um navio patrulha de deixaríamos de construir.
Lembrando que os navios patrulha já são uma necessidade real da MB há tempos.

Santamariense

Exatamente. O custo de aquisição, muitas vezes, como nesse caso, é o de menos. O custo de operar e manter é que realmente importa.

Henrique A

Pelo preço é quase de graça; vale a pena.

MMerlin

Bom.
Hoje em dia é possível comprar BMW relativamente recente por 100k.
Uma pechincha se compararmos com carros nacionais do ano atualmente vendidos.
Mas torça forte para não precisar fazer manutenção porque só um farol quebrado não sai por menos de 15k, original, na concessionária.
Seguro então…

Então, vai da necessidade de se compra uma BMW.
É um veículo que está em outro patamar, imponente, mais do que seguro com inúmeros benefícios.
Mas o que é sacrificado, que talvez seja mais importante, ao adquirir um veículo desse?

Last edited 5 dias atrás by MMerlin
Infantebrasil

Sabe tudo de defesa, mais um especialista de internet, graças a Deus ninguém te escuta.

Pablo

Os fuzileiros possuem o Clanf como principal meio de desembarque, hoje, só temos o bahia com a capacidade de transporte e desembarque desse blindado. Tu acha que um navio e suficiente pra isso???

Renato

A questão é o que deve ser prioridade para a MB gastar hoje? Ter a capacidade de fazer um desembarque anfíbio sabe se lá onde. Ou investir em patrulhas oceânicas ou em fragatas e submarinos convencionais para ter a capacidade patrulhar e de negar o uso de nossas aguas territoriais.

carvalho2008

No meio marinho, existe a patrulha policial e a patrulha militar….traduzindo….aquela que se destina a : exploração naoautorizada de recursos marinhos (patrulha policial, guarda costeira, distrital)Vigilancia Militar, aquela que monitora, rastreia, sombreia e escolta unidades militares estrangeiras dentro da area de interesse Brasileira dentro e fora da ZEEexiste a categoria dos NapaOc que se presta a transição destas duas areas…. Um Navio Anfibio Médio, pode atuar neste mesmo nicho, se agregar um pouco mais de custo….mas pode tambem agregar um nivel maior de eficiencia dependendo da missão, pois podem atuar como MINI CAM….uma base Oceanica emque se desdobram unidades de… Read more »

Last edited 4 dias atrás by carvalho2008
bjj

Concordo plenamente. Praticamente todas as ultimas compras de oportunidade da MB foram de embarcações anfíbias, ao mesmo tempo em que cogitamos vender submarinos que ainda podem operar por um tempo por falta de grana para manutenção. Creio que esses mais de 140 milhões de reais poderiam bancar o PMG de um ou dois de nossos subs IKL para mantê-los mais uns 15 anos na ativa.

Felipe Mendes

De acordo. Esses navios, como a própria justifica comprova, são penas para gerar uma imagem positiva da MB na população.

carvalho2008

Não se pode desprezar a capacidade de mobilização de uma navio destes…..ele confere numa tacada só:

  • meios hospitalares
  • Agua potavel
  • energia
  • Milhares de refeições

é uma cidade flutuante…

Na inglaterra….”O navio forneceu 7.170 refeições quentes, 78.000 litros de água, 20 toneladas de provisões secas e tratou 35 casos médicos….” em uma unica ajuda humanitaria no Caribe….



Renato

A questão é para qual missão militar em um cenário geopolítico verossímil eu preciso que as quatro maiores embarcações (e mais custosas de manter) sejam para a primordialmente atender ao CFN? Mais importante, para que eu preciso de um CFN de um porte tal que precise de quatro navios desse porte? Qual o cenário que prevê a utilização de nossa força expedicionária ofensiva (CFN) no porte atual? Invadiríamos quem? Esse dinheiro destinado a essa força expedicionária certamente teria outros usos mais urgentes e prioritários.

FERNANDO

Pois é.
Agora uma fragatas seria bom

Papercutwound

“O melhor que posso fazer são 4 corvetas.” (Ler com a voz do Rick do Trato Feito)

natan

MB deve ter algum consorcio firmado com Royal Navy não é possível

Flavio Cardia

Que bom!

Willber Rodrigues

A MB vai levar esses dois navios, ok. Tudo bem.
Aquela situação recente no Sul do Brasil, quando apenas o Atlântico estava disponível, pois o Bahia estava docado, talvez justifique essa compra.

Contanto que isso “abra as portas” pra um Wave em breve, melhor ainda.

Flavio Cardia

Boa compra, devido ao valor está “de graça”!!
O crime é esses navios não possuírem hangar!

Paulo

Dai porque sempre operam com um navio porta helicópteros como o NAM atlantico ou um quase porta helicópteros como o NDM Bahia. O Bahia é o mais estratégico meio naval da Esquadra : Ele é realmente multiproposito : É navio doca , e tem hangar para 3 UH 15 ou 4 SH 16 ,alem de torre de controle para operar simultaneanente decolagens e aterrisagens de 4 helicópteros. Possui o maior hospital da frota, com salas de cirurgia, UTIs , laboratórios de analises clinicas ,etc. E leva grande quantidade de blindados, clanfs e lpds. Tem capacidade de reabastecimento de outros navios… Read more »

Leo

Só não tem banheiro rsrs

Flavio Cardia

Mas um navio desse tamanho e com um deck daqueles TINHA que ter hangar!!!
Não sei o que é pior, na engenharia naval britânica, o Atlântico não ter doca alagável ou o Bulwark não ter hangar!! Onde estavam com a cabeça? no pub?

Dom Lazier

Acho que o nome será NDM Pernambuco

Ozawa

Só não disseram ainda os nomes que terão na MB: Lucas Paquetá e Richarlison? 😏

Bruno

Vai chamar Vinicius Junior

Fernando Vieira

O Albion poderia se chamar Neymar, afinal vem pra ficar no estaleiro.

MMerlin

Do jeito que nosso país, principalmente boa parte da juventude, está desvirtuado, capaz de homenagearem o Neymar, rs.
Aí aposentaria as chuteira em relação ao desejo de ver uma MB bem administrada e construída.

Last edited 6 dias atrás by MMerlin
Danilo José

O Bulwark está cem por cento operacional, o Albion é o mais velho espero que façam o PMG dele e deixem os dois na frota operacional uma adição importantíssima a força anfíbia e de superfície.

Bueno

Não usaria 1 par canibalizar peças ?

Nunes Neto

A pergunta que não quer calar, vai vir com aquele sistema de defesa próxima que a marinha sempre diz que é cara de manter?Phalanx CIWS …..

Flavio Cardia

Phalanx CIWS  nunca vem…. EUA nao deixa, é caro, eles tiram pra colocar em outros navios, etc….

Santamariense

Como que os EUA não deixam? O Mattoso Maia tinha um Phalanx, a MB que não quis, oi não teve dinheiro, para mantê-lo operacional.

Guizmo

Esse formato de texto da Comunicação Social da Marinha é irritante. Que medo de dizer que sao navios de guerra……”ajuda humanitária, defesa civil, calamidade pública”…..parece que estao comprando ambulâncias pra alguma prefeitura do interior

Fernando Vieira

Você tem razão. Mas isso é muito por culpa da população leiga, grande maioria que, ao receber a notícia de que o Brasil está comprando navios de guerra, já critica dizendo o clássico “tantas pessoas passando fome e o governo gastando dinheiro com navio de guerra se nem em guerra estamos”. Atire a primeira pedra quem nunca ouviu isso.

Aí a Marinha fica tentando dourar a pílula para ver se toma menos críticas.

Guizmo

Sim, eu sei. E isso enerva mais ainda, mostra fraqueza, subserviência, falta de personalidade. Igual essa denominação absolutamente ridícula do Álvaro Alberto, “convencionalmente armado”

Marcelo

Essa é a maneira suave de anunciar a aquisição dos navios sem criar tensão belicista com nossos vizinhos na america do sul.
Todo cuidado no anúncio é importante para nenhum país da america do sul se sentir ameaçado e começar um corrida armamentista desconfiando das nossas intenções.
Adquirir os navios e manter a tranquilidade na América do sul também é importante !!!

jean

O ideal seria criar uma corrida armamentista, aí nossos planejados 108 Gripens teriam verba. hehe, parece brincadeira, mas é mais ou menos assim que as coisas sempre funcionaram, EUA X URSS, e mesmo na Europa agora (veja a Polônia)

André

Pois é…

Henrique A

O ideal seria algo novo como os Makassar, mas em tempos de vacas magras uma belonave operacional com uns 10 anos de vida útil ou mais por um custo baixíssimo é um bom negócio.

eder

Nossa que marinha mercante maravilhosa !

adriano Madureira

Filhão, nem sempre para a guerra um país ou uma organização militar deve ficar preparado, tempos de paz, acontecem tragédias…

Ou você não se lembra do que aconteceu no RS?!

Estradas e aeroportos bloqueados e alagados, certamente você deve achar que tal meio é um luxo desnecessário…

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Navios como esse poderiam se deslocar para o litoral do RS e ajudar no deslocamento de mantimentos,remédios,roupas, brigadistas e intervenções médicas.

FERNANDO

Se for para escolher nome de estado, está na hora de privilegiar o PARANA.
Né MB!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Somos a 4ª economia do país, temos que ser valorizados.
Chega de SP, RJ,MG,RS.
Ou, sejam criativos!
Assim como eu.
Podem colocar MARTE, JUPITER, ORION, SATURNO,
Enfim ser criativos.

Camargoer.

Mõnica e Magali

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Last edited 6 dias atrás by Camargoer.
Guizmo

Kkkkkk

Fábio Mayer

NDD Edson Arantes do Nascimento e NDD Ayrton Senna da Silva

Camargoer.

NDD Corinthians e NDD Flamengo

Fábio Mayer

NDD Coritiba e NDD Grêmio

Camargoer.

NDD Ferroviária de Araraquara…

Santamariense

Segundo o Navios de Guerra Brasileiros, aqui do Poder Naval, cinco navios da MB receberam o nome Paraná, 4 navios (incluindo 2 submarinos) receberam o nome Rio Grande do Sul, 4 receberam o nome Rio de Janeiro, 5 foram batizados como São Paulo e 3 receberam o nome Minas Gerais. Então, o Paraná está entre os que mais foram homenageados.

Dalton

Penso que a “queixa dele” é que nenhuma “grande unidade” foi chamada “Paraná”
até hoje.

Neto

A classe Pará, a do sonar grande, chegou a ter um Paraná?

Last edited 5 dias atrás by Neto
Franz A. Neeracher

Sim, o D 29…..

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Boa Tarde! também sou contra a compra desses meios navais…, mesmo com preço bom…, são mais meios para a marinha gastar com manutenção + combustível + pessoal… O foco da marinha deve ser a defesa do nosso litoral com: submarinos, fragatas, corvetas… Vão ficar 3 alvos grandes: Atlântico, Bahia e este próximo…, sem escoltas… Pois 4 Tamandaré não são suficientes para a defesa do nosso imenso litoral…, sempre vai estar 1 ou 2 em manutencão…, assim como os submarinos… Fuzileiros deveriam virar uma brigada COMANF só…, e diminuir o efetivo…, não vamos invadir nenhum litoral… Desastres naturais têm as defesas… Read more »

MMerlin

Mas ficam bonitos na foto.

José Luís

Boa, isso aí é visão de respeito, a Marinha está desdentada, precisa urgente de Fragatas, Corvetas etc, sua atividade primordial é a defesa/patrulha do Litoral. Mas fazer o que, um monte de alvo sem escoltas.

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Quanto aos nomes…, sou paulista…, más…, reconheço que está na hora de darmos um reconhecimento para nossos irmãos lá do nordeste e norte…

Seria interessante: PIAUÍ…, um povo trabalhador e esquecido lá do nordeste

RORAIMA…, onde está os olhos das forças armadas devido a Venezuela…, bem como a ajuda humanitaria que o governo brasileiro da para eles na fronteira…, e já que este navio vai ser praticamente para missões humanitárias…

A não ser que a marinha vai transforma-lo em navio escola…

Abraço a todos…

Dalton

“Roraima” não está disponível por conta do Navio Patrulha Fluvial Roraima (P 30).

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Valeu 😊👋🏻

Nunes Neto

Para dobradinha escolheria, Rio grande do Norte e Rio grande do Sul, navios igual, mesma classe,merecem nome de gêmeos kkkk

ChinEs

Agora sim o Brasil fez uma Parceria estratégica , 1 NAM Atlantico + 2 LPD Albions , isso dá um poder astrónomico sem paralelo para as forças armadas Brasileiras no Hemisfério Sul, acredito que o Brasil já se acostumou com a doutrina Britânica, e operar 3 ex-navios da Royal Navy vai ser um incremento de capacidades.

Fernando Vieira

Quando esses navios chegarem no Arsenal no Rio de Janeiro e encontrarem com o Atlântico eles provavelmente irão beber vários pints de Guinness e comer alguns pratos de fish and chips pelos velhos tempos. Tudo isso enquanto sacaneiam o francês Bahia.

Willber Rodrigues

“(…) isso dá um poder astrónomico sem paralelo para as forças armadas Brasileiras no Hemisfério Sul”

“Poder astronônico” sem escoltas e sem poder aeronaval?

Ivan herrera

Pra que escoltas , é só pra missão humanitária rssss.

MMerlin

Certo.
E navios de apoio logístico para apoiar todas estas embarcações em uma eventual operação?

Last edited 6 dias atrás by MMerlin
Santamariense

Pô, MMerlin, não faz pergunta difícil…

carvalho2008

Mestre Merlim…justamente o navio anfibio já é quase um navio logistico…ok??? sua capacidade é exatament esta..o transporte de material e indiretamente atécombustivel….

De todos, é o que menos demanda eventual navio logistico para suporte…ele em si, já é o suporte….embora não seja especializado…

MMerlin

Mas não é dedicado a tal tarefa. Se for seguir esse logística, o NAM Atlântico pode servir como tal. Nem vou entrar no mérito do modelo de abastecimento e outras questões técnicas. Atualmente, o Gastão Motta fica sobrecarregado, devido ao seu tamanho, para prestar serviço para os atuais meios da Esquadra. E vai ficar mais ainda com a entrada dessas outras duas. O que não entendo é porque a MB não trabalhou para adquirir ao menos uma embarcação da classe Wave. Este tem um deslocamento três vezes maior que nosso G-23. Esta sim é uma compra de prioridade para a… Read more »

Dagor Dagorath

Ótima aquisição.

Agora, meu lado torcedor vai para a aquisição das duas FREMM que os italianos supostamente vão se desfazer (com a MB aplicando a Lei de Gerson nos gregos).

Flavio Cardia

Força-Tarefa Anfíbia da Marinha do Brasil (em breve):
A-140 Atlântico (ex Ocean)
G-40 Bahia (ex Siroco)
G-41 Pernambuco (ex Bulwark)
G-25 Almirante Sabóia (ex Sir Bedivere)

Alessandro Machado

A marinha poderia ter negociado também pra vir um navio tanque classe wave.

MMerlin

Essa sim é uma necessidade da MB.

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Os Phalanx deles…, a marinha deveria tirar e instalar no Atlântico, como defesa de ponto…

Nunes Neto

Se vierem com Phalanx,kkkk

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Kkkkkkkk

Wellington

Sinto muito, mas os Phalanx não vem. Primeiramente teria que ter aprovação do congresso americano.
A MB não tem interesse algum em defesa de ponto, isso fica evidente no Atlântico, um tremendo relaxo a MB não conseguir ter uma defesa de ponto descente no NAM.
Esses vai ficar sem, no máximo um mistral dos anos 80 manual.

Santamariense

Cara, o Mattoso Maia veio com um Phalanx. A MB nunca quis, ou não teve dinheiro para operá-lo.

Ricardo Rosa Firmino

A Marinha podia inovar nos nomes: um Luís Ignácio e o outro Jair Messias kkkkkkkk

Camargoer.

Ainda que tenha gente que gostasse da ideia, só pode homenagear gente morta…

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Leandro Costa

Poxa… deveria servir poder usar dois zumbis. Estão braindead de qualquer maneira.

BrunoFN

agora sim , vamos comemorar … recentemente acho q a ”Filipinas” mostrou forte interesse em uma deles . e pela demora do acordo , bate aquela insegurança .. acordo fechado ,vamos com os 2 ,, L15 pronto para uso desde ja e o L14 deve ser reformado por aqui mesmo .. e um navio bom d+ para virar sucata , agora e esperar um acordo no meio do ano para pelo menos 1 WAVE para ja .. dos 2 navios . o Wave Knight acho que se encontra reformado e na reserva a quase 5 anos . o outro deve… Read more »

Alessandro Machado

Uma pena que o albion não será operacional . Os dois juntos operando seria muito bom para a marinha.

Claudio quadros

Outro serviço navios escola nak precisa muita atualização nosso navio esclarecer esta últimas

Heinz

Excelente, agora vamos para os Wave!

Salomon

Poderia ser NDM(?) “Mário Kozel”, em justa homenagem ao coitado que foi explodido na porta do quartel em São Paulo, pelo grupo da Dilma, VPR-Vanguarda Popular Revolucionária, hoje presidentA do banco dos BRICS, com notável atuação, sentida claramente pelas classes menos privilegiadas da nação brasileira.

Salomon

Saiu no lugar errado, desculpem.

Underground

Albion comissionado em 2003
Bulwark comissionado em 2005, sofreu uma “modernização” Fase 1 em 2010, outra Fase 2 em 2020. Haveria necessidade de fazer uma recertificação Fase 3, que não foi feita.

Carlos Pietro

Boa noite, uma pergunta de leigo no assunto, estas duas defesas de ponto, giratórias, viram junto com os navios ou serão retiradas?

adriano Madureira

Off-Topic:

Alguém sabe se é verídico noticia de que a MB, juhto ao EDGE group está querendo adquirir duas fragatas( ou NP Off-shore…) classe
Falaj – 3?

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Last edited 6 dias atrás by adriano Madureira
MMerlin

Duvido. Pela tonelagem (680 ton( concorre com programas nacionais que estão caminhando (bom, há décadas, mas estão).
Algum oficial da MB deve ter parado no stand da EDGE Group, se interessado (pessoalmente) e daí já soltam na mídia que a MB tem interesse.

Last edited 6 dias atrás by MMerlin
Wellington

Até porque conhecendo as FAs Brasileiras, iremos ficar por muito tempo dependentes das 4 Tamandares e da Corveta Barroso sem dente.

Camargoer.

Improvável. È um navio equivalente as NPa500

Thomaz

Parece bom, ainda mais que um vai ficar para canibalização e assim ajuda muito para aumentar a vida útil na MB.
Outro fator é que o NDM Bahia talvez não aguente mais uns 10 anos, antes do PMG já teve vez que ele apresentou problemas…
E sabemos o histórico de navio francês por aqui…

Fábio Mayer

Pelo estado operacional do Bullwark e pela recente manutenção geral do Albion, não parece que haverá canibalização, os dois estão em condições de operar por anos, ainda.

Santamariense

Pelo que eu li, o Bulwark foi que passou por PMG. O Albion que está sem manutenção recente.

Luís Henrique

Acho que é a maior aquisição da MB em tonelagem.
Cada navio desloca 19.560 toneladas, os dois deslocam 39.120 toneladas.

O Nae A-12 São Paulo tinha deslocamento de 32.800 toneladas.
O NAM Atlântico desloca 21.500 toneladas.

Segundo o global Fire power a Marinha do Brasil tem uma frota que desloca 135.737 toneladas, atrás da marinha do Peru (170.344) e da marinha Chilena (176.065), em 22o lugar na classificação geral.

Com esta aquisição o Brasil salta 39.120 toneladas e chega em 174.857, ainda atrás da marinha Chilena mas quase empatado e passando de 22a para 20a marinha em tonelagem.

Tio Velho Comuna

A Royal Navy tem sido uma mãe para a Marinha Brasileira nos últimos anos!

Leandro Costa

Uns sete helicópteros da MB passaram aqui em cima agora pouco. Em formação. Acho que era um Jet Ranger, dois Esquilos, dois Seahawks e um Super Cougar. Não deu para ver direito para ter certeza. Estavam indo na direção geral do Mocanguê, mas pode ser que estivessem desviando do SDU no caminho da LAAD para fazerem uma passagem baixa.

Adriano

A única diferença visível entre os navios é o sistema de defesa de ponto na proa, porém como virão sem os referidos não haverá problema logísticos rsrsrsrsrs.

SG R. Ramos

O disign desse canhão está diferente de todos os OTO’s 76mm que ja vi. Até a classe Horizon que tbm o utiliza, possui um modelo mais moderno 2x na proa, e um modelo anterior a ré, acima do hangar. Achei esse 76 da tamandaré muito esquisito.

Alguem poderia comentar a respeito!? nao se trata dessa matéria, mas como ja tem um tempinho que foi publicada ninguem visualiza mais.

https://www.naval.com.br/blog/2025/03/09/video-fragata-tamandare-recebe-o-canhao-principal-de-76-mm/

adriano Madureira

Acredito que se fosse para batizar um navio com o nome de alguma personalidade histórica, um que há muito está merecendo, é um que talvez tenha tanta importância quanto tamandaré.

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Não sei se é devido a patriotismo ou xenofobia, mas acho que
o nome de Thomas Cochrane,Conde de Dundonald e Marquês do Maranhão, deveria ser lembrado, ele tem sua importância em nossa história como país a nossa marinha,e outras como do Chile e Grécia.

Lutou pela independência do Chile, Peru, Grécia

Camargoer.

A Imperatriz Leopoldina foi mais importante para a independência que o almirante escocẽs.

Marcos Reis

É o Brasil comprando lixo dos ingleses por puro puxadaquismo. Eu quero entender porque as forças armadas compram sucatas hora da frança, hora da Inglaterra, hora dos Estados Unidos, se tem capacidade técnica para fabricar embarcações modernas muitoelhores que esses lixos com 30 anos de uso. Fabricamos navios off shore para a Edson Chouest, com 28 mil BHP, com DP de última geração, classe DP2, o resto é só parafernália militar que se consegue facilmente. Fabricamos Navios especiais classe DP2 para o grupo Fisher, para AstroMaritima, o que falta para fazer navios para marinha do Brasil? Duvido que um navio… Read more »

Paulo Alves

Saíram de graça, mas são navios que não são interessantes para as necessidades da Marinha do Brasil. Espero que a MB não esteja aprendendo com esse governo corrupto e incompetente que sempre arruma uma cortina de fumaça para esconder a realidade!

Daniel

O fato de a Royal Nave optar por vender esses navios ao Brasil está patente aos olhos de todo mundo, dada aos condições de nossa frota estes navios são “seminovos”. Mas os ingleses não estão nem aí se nossa frota é na sua quase totalidade obsoleta, o que eles querem mesmo é um Brasil no mínimo neutro em uma possível nova reinvindicação da Argentina sobre as ilhas Falkland (Malvinas para os Argentinos).