Porta-aviões USS Nimitz inicia seu último desdobramento operacional rumo ao Pacífico Ocidental

6

O porta-aviões USS Nimitz (CVN-68) deixou o porto de San Diego no dia 26 de março para iniciar oficialmente seu último desdobramento operacional rumo ao Pacífico Ocidental. A emblemática embarcação da Marinha dos Estados Unidos havia partido de sua base de origem em Bremerton, Washington, no dia 21 de março e atracado em San Diego no dia 24, de onde zarpou para a missão.

O USS Nimitz lidera um Grupo de Ataque de Porta-Aviões (CSG) composto por quatro destróieres: USS Curtis Wilbur (DDG-54), USS Gridley (DDG-101), USS Lenah H. Sutcliffe Higbee (DDG-123) e USS Wayne E. Meyer (DDG-108) — este último proveniente da base de Pearl Harbor, de onde partiu em 9 de março e chegou a Singapura em 26 de março.

A missão do Nimitz ocorre em meio a uma reorganização estratégica das forças navais dos EUA na região Indo-Pacífico e no Oriente Médio. Com sua partida para o Pacífico, o porta-aviões USS Carl Vinson (CVN-70) se desloca do Pacífico Ocidental em direção ao Mar Vermelho, acompanhado pelo cruzador USS Princeton (CG-59) e pelo destróier USS Sterett (DDG-104). O trio encerrou uma visita ao porto de Apra Harbor, Guam, no último dia 28 de março e está em trânsito para sua nova área de operações.

O USS Nimitz, comissionado em 1975, é o navio-líder da classe de dez super porta-aviões movidos a propulsão nuclear da Marinha dos EUA. Após quase cinco décadas de serviço, esta última missão representa o encerramento de uma era, consolidando o legado de uma das embarcações mais icônicas da frota americana.

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Abner

O fim de uma época.

Se não estou enganado vai ser o JFK (CVN-79) que vai substituir ele.

Dalton

No inventário sim, mas, na Frota do Pacífico ainda levará uns 3 anos então é bem possível que ele acabará substituindo o USS Ronald Reagan quando este vier para a costa leste para modernização de meia vida.

LucianoSR71

Pra sempre ficará na minha memória devido ao filme The Final Countdown (Nimitz Volta ao Inferno) de 1980, assisti no cinema, ele, os F-14 e os ‘Zeros trans’ – eram T-6 maquiados que se sentiam Mitsubishi A6M Zero, rs.

Burgos

Não tem tu, vai tu mesmo 🤷‍♂️
Uma maquiada aqui, ali, tá pronto pra filmagem e ficou bom 👍

LucianoSR71

Eu tinha 13/14 anos (não lembro quando passou nos cinemas por aqui) e já gostava de aviação, 2ªGM e temas de defesa em geral, inclusive visitava os navios da Esquadra quando possível, mas na época nem percebi a transformação diria que dei uma de Ronaldo Travecômeno, digo Fenômeno. E falando sério, conseguir um Zero verdadeiro já era muito difícil ainda mais vários p/ usarem nas filmagens, foi assim c/ outros filmes como Tora!Tora!Tora!, Midway de 1976, etc.

Alex Barreto Cypriano

Estranho 🧐: entre o advento do Nimitz e o do Gerald R. Ford (ou Enterprise) há quase tantos anos quantos aqueles entre o advento do Langley (ou Lexington) e o do próprio Nimitz. 🤪
Se fosse brasileiro, o Langley ainda estaria em operação, talvez com upgrade pra propulsão nuclear mas ainda chamado de navio aeródromo nuclear convencionalmente armado (pra não confundir a audiência, sabe?…)🙃