Submarino RSS Archer de Singapura é batizado na Kockums
No dia 16 de junho, foi batizado no estaleiro Kockums, em Karlskrona na Suécia, o submarino RSS Archer, o primeiro da classe para a Marinha de Singapura.
O submarino é um dos dois ex-RSwN da classe “Vaastergotland”, de 1.150t, adquiridos por Singapura em 2005. Os submarinos foram completamente modernizados e tropicalizados pela Kockums, para garantir o bom funcionamento nas operações nas águas ao redor de Singapura.
As tripulações da RSN foram treinadas durante dois anos na Suécia, para operar e manter esses submarinos. O RSS Archer passará por provas de mar depois do lançamento e espera-se que chegue a Singapura em 2010.
Propulsão AIP
O RSS Archer foi equipado com um sistema de propulsão independente da atmosfera (AIP) do tipo Stirling, através da inclusão de uma seção no casco. Com o sistema AIP, o RSS Archer poderá navegar por semanas totalmente submerso, sem precisar usar o snorkel.
Além disso, o submarino é equipado com avançados sistemas de comando e controle, sonares, periscópios e torpedos.
Abaixo, o vídeo do lançamento do RSS Archer:
Finalmente consegui acessar os comentários!
Se esse sub teve uma nova seção montada para que o sistema AIP pudesse ser instalado, imagino que o peso dele subiu proporcionalmente ao aumento do tamanho.
Se ele deslocava até 1150tons antes da Modernização, suponho que agora ele desloque algo como 1500 ou 1600 tons.
abraços.
Galante.
Boa tarde, poderia me dizer se os 4 submarinos que irão ser construídos no Brasil, vão ter o melhor sistema AIP, ou vão ser unicamente convencionais.
Saudações.
CADU, os Scorpenes brasileiros não terão sistema AIP, porque a marinha julga ser muito caro, de difícil manutenção e não exatamente necessário. Além disso como o Braisl tem programa de desenvolver submarinos de propulsão nuclear, a necessidade do AIP fica em segundo plano.
O Brasil, quis dizer, acho que estou perdendo a capacidade de digitar…