Yaroslav Mudryy, a “Barroso” russa
Fragata demorou quase 20 anos para ser construída
As fragatas da classe “Neustrashimy” ( “Temível”) foram concebidas para combater alvos de superfície e submarinos, e fornecer escolta a forças-tarefa e comboios. Conhecidas como Project 1154, são produto de um longo processo de pesquisa e desenvolvimento. Os requisitos de concepção e operação da Marinha Soviética foram estabelecidos em 1972, para substituição do Project 1124.
O novo navio deslocaria inicialmente cerca de 800 toneladas e desenvolveria uma velocidade de 35 nós. Mas depois de alguns anos, o deslocamento acabou chegando a 2.500 toneladas, com um helicóptero a bordo.
A idéia inicial era produzir um grande número destes navios a fim de substituir os da classe “Krivak”, mas apenas três cascos haviam sido construídos até ao final da Guerra Fria. A primeira unidade, Neustrashimy, entrou em serviço na Marinha Russa em 1993.
A segunda da classe, Yaroslav Mudryy, foi lançada ao mar em maio de 1991.
Em novembro de 1998, o Estaleiro Yantar, em Kaliningrado, anunciou que iria desmanchar os cascos incompletos das segunda e terceira “Neustrashimyy”, para recuperar parte dos seus investimentos.
Até 2002, a fragata Yaroslav Mudryy permaneceu oitenta por cento completa, após quatorze anos de construção. Em 2002, o trabalho foi retomado no estaleiro Yantar.
A foto acima, mostra a Yaroslav Mudryy, em 17 de outubro de 2008, recebendo os retoques finais.
Nas foto abaixo, a fragata vista em maio de 2008. Na última foto, o estado do navio em 2005.
È a Barroso não demorou tanto se comparado com essa.rsrs
Saudações
Realmente!! rsrs
Caramba,de 800t para 2500t,refizeram o projeto.
Virou um sucata durante a sua construção, em vinte anos ocorrem muitas atualizações de sistemas navais e de armas.
E uma lição para todos os que precisam construir os seus navios de “briga”.
Os EUA investiram na classe “Arleigh Burke” e tem sucesso pois a classe é polivalente em atualização de tudo, por exemplo o DDG99 USS Farragut apresenta muitas modernizações em relação ao primeiro DDG51 Arleigh Burke, apenas a configuração de casco é semelhante em vinte anos de produção desta exelente classe de navios de “briga”.
[…] Sua construção levou quase 19 anos anos. Novos atrasos oorreram no começo de maio deste ano quando o navio realizava seus testes de mar. As pás do rotor do helicóptero orgânico Ka-27 Helix atingiram o navio, danificando-o levemente. A aeronave acabou caindo no mar. […]