NAeL Karel Doorman, o “Colossus” holandês, antes de se tornar o 25 de Mayo
O vídeo mostra o NAeL Karel Doorman em operação e visitando o Rio de Janeiro. Alguém saberia dizer em que ano ele esteve no Brasil?
O vídeo mostra o NAeL Karel Doorman em operação e visitando o Rio de Janeiro. Alguém saberia dizer em que ano ele esteve no Brasil?
O Karel Doorman visitou o Rio em 1960 (28 Novembro – 3 Dezembro).
O Almirante-de-Esquadra Jorge da Silva Leite aparece no video (2:02). Na página do Tymbira (www.naval.com.br) ele é referido como o CEMA em 1959, portanto o video deve ser da visita em 1960.
HMS Venerable
Lançado em 30 de Dezembro de 1943 Comissionado em 17 Janeiro de 1945
Vendido a Holanda em maio de 1948 com o nome de Karel Doorman
Reformado em 1955 a 958
Visitou o Rio de Janeiro na data de 28-11-1960 tendo deixado a cidade maravilhosa em 03-12-1960
Vendido para a Argentina em 1969 onde passou a se chamar 25 de maio.
Sensacional esse vídeo! Pena que de “neerlandélico” eu não entenda nada. É só Zrumwens Walszen struffun Sea Hawk sgárigs nilsvins bourfuns Avenger zevens zuvens zivens.
Esses Sea Hawks eram muito bonitos, e operaram em mais de um classe “Colossus” durante os anos 50 e 60. Repararam no Avenger “AEW” enganchando?
Pra descobrir a data tem que buscar pelo nome de quem eles parecem designar como Ministro da Marinha da época – que entendi do vídeo era Jorge da Silva Leite, e tem mais o Aluísio Teixeira Martins, cujo posto meus pra lá de parcos conhecimentos em neerlandélico não permitiram entender.
Taí então, enquanto eu escrevia já responderam. Valeu!
e sei que esse Nael teve problemas se não e engano de caldeiras, e sem grana, foi ficando na berlinda, e vendeu suas turbinas pro Brasil, pois que nosso país operava um irmão “gêmeo: que era o Minas Gerais…
Isso como vientecinco de Mayo, já em posse da Argentina
Ao final do vídeo pode-se perceber a Banda Marcial do CFN.
Vídeo bem interessante!
Sds a todos.
Muito bacana qdo o blog garimpa e encontra essas raridades.
Parabéns.
Agora, fica uma sugestão: Quem sabe qdo o “Opalão” sair do periodo de reparos, possa haver uma cerimônia com apresentação da Banda do CFN também.
Sds
Alguém sabe dizer que diacho de descarga de fumaça é aquela dos Sea Hawk (0,34 do video)?
Também achei estranho aquilo, Camilo.
Parece até alguns daqueles ônibus que soltam bastante fumaça pelas ruas de nossas cidades.
Eu acredito que deva ser o APU
O fumo vem do escape do “pré-APU”. Era conhecido por “Coffman starter” ou “shotgun starter”. Usava os gases da detonação dum cartucho com pólvora para fazer girar o motor no arranque.
Uma imagem de Canberras a ligarem os motores usando o sistema: http://img177.imageshack.us/img177/4859/ccustomqz9.jpg
Ramillies, obrigado pela informação técnica. Realmente é novidade para a maioria. Um abraço.
Ramillies, agradeço também pela informação. Nunca sequer havia imaginado coisa semelhante. Bom, era mais fácil do que “rodar a manivela” né? :))
Os blindados M3 Stuart que o EB operava tinham motores radiais, e a partida era por cartucho tb.
Diversos caças do período da Segunda Guerra Mundial usavam esse método de ignição para fazerem seus motores pegarem. Tais como Avenger, Hellcat, entre outros. Mas que eu não sabia o nome exato, não sabia; é novidade.
Além do mais, o blog hoje está cheio de ” raridades”!!!!!!!!!!!! que continue assim!!!!!!!!!!
Como disse Norberto Pontes,
os argentinos não tinham a mínima condição de ” manter” um navio desse porte. Quando fora requisitado seus serviços, em maio de 1982, seus motores estavam condições deploráveis, nem de longe conseguindo fazer a velocidade necessária para lançar seus jatos A-4 com um mínimo de carga de combate. Os 8 Skyhawks restantes da Aviação Naval Argentina fizeram a guerra desde o continente, depois que o 25 de Mayo voltou para o porto. E olha que eram os pilotos mais bem treinados na função de interdição marítima.
Valeu pela informação, ramillies.
De todos os da classe Colossus, depois da 1ª reforma na Holanda, eu acho o mais bonito.
Fotos de NAes
http://www.militaryphotos.net/forums/showthread.php?s=b1f7a051298a7bc758d2ad4e3018b147&t=129481
Fotos da HNLMS Karel Doorman na página 8