ins-vikramaditya-1.jpg

Em 20 de janeiro de 2004, a Índia e a Rússia assinaram um contrato para a reforma e a conversão do cruzador porta-aeronaves Admiral Gorshkov no navio-aeródromo STOBAR (Short Take-Off But Arrested Recovery) INS Vikramaditya.
O Vikramaditya deveria ter sido entregue em 2008, mas seus testes mar só deverão ocorrer em 2011. Além do atraso, o orçamento da reforma estourou.
As fotos deste post, feitas em 21 de outubro, mostram o atual estágio do navio em construção. Na última foto é possível ver o nome do navio na popa.

ins-vikramaditya-5.jpg

ins-vikramaditya-2.jpg

ins-vikramaditya-3.jpg

ins-vikramaditya-4.jpg

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marko Ramius

Pode demorar, mas que o bicho tá ficando bonito, isso tá! Se inveja matasse…
E nóis vai de Opalão sem avião… lá na Índia os MiG-29K já estão voando, sem o navio…rs

Ozawa

Não se nega que é um “fracasso” de linhas muito elegantes… Pelo menos mais elegantes que seu, digamos, congênere no Brasil, com a diferença que eles, talvez, possam se dar ao luxo dessas catástrofes de planejamento. Parece-me inequívoco o erro estratégico da MB com o São Paulo, diante de nosso orçamento. Qualquer idéia de descomissionamento desse Nae parece se equiparar à uma profanação à memória dos oficiais-aviadores que viveram e morreram sonhando com esse dia: um Nae guarnecido por aeronaves da MB… Mas seria “esse” a concretização do sonho, teria sido esse o sonho ? Sob certos aspectos, num sentido… Read more »

Marinheiro Popeye

Que inveja dos indianos!!! Com ou sem orçamento estourado!!!

joao

Seria maravilhoso ver o Brasil “fracassando” assim. o coitado do Opalao encalhado sem eixo,e com dois A-4 da Guerra do Vietnam,e,parecendo brincadeira,com duas bombas de brinquedo.

joao

Tiro o chapeu para a india. Isso sim que e uma Marinha de Guerra.

RL

Esse “fracasso” todo ai quando estiver “fracassando” pelas águas da Índia e do mundo, vão deixar muita gente de “fracasso” totalmente “fracassadas”.

Olha, nunca pensei que esse dia iria chegar, más admito.

De todos os “Fracassos” da mentalidade politica desse país, esse ai caso fosse nosso, seria o nosso maior e mais belo “Fracasso” com direito a curvas e linhas muito elegantes.

Almeida

“O barato acaba saindo mais caro”, especialmente quando falamos de projetos russos… Eu queria ver o pessoal aqui defendendo o Su-35 quando a Sukhoi atrasasse a entrega, os avioes ficassem em terra por suporte logistico inapropriado, etc.

Alexandre F.

Fico aqui pensando, já que o SAMPA (OPALAO), esta encostado pela 2ªvez, e é um puta navio, com um comprimento e tonelagem boa, em termos de PA, por que nao aproveitamos e reformamos literalmente o mesmo? já esta gastando um nota mesmo, com as reformas atuais, gasta mas um pouco com umas reformas estruturais, faz um rampa sky jump como esta do INS VIDAMARDITA, e ja poderiamos usar uns avioes mas recentes em termos navais, de aviaçao aerea naval embarcada. Caramba, já se gastou tando neste PA, gasta logo um pouco mas, e manda esse bixo valer a pena, ter… Read more »

Alexandre F.

Aproveitando, alguem ae tem umas fotos do atual estagio da F-47 Dodsworth? tenho um carinho especial pela mesma, e gostaria de saber seu atual estado, e se ainda a chançe da mesma um dia voltar a navegar, claro depois de uma bela reforma, sei que ela se encontra na reseva naval, com manutençao minima, e sem armamento e já um pouco canibalizada, gostaria muito de uma materia, aqui do BLOG NAVAL, sobre navios na RESERVA NAVAL.

Abraço a todos.

Coralsea

Uma pergunta de leigo em engenharia naval:
O navio está num dique-seco? Não dá para ver direito nas fotos…até parece mais com um canteiro de construção civil…

edilson

Quando é que vão ressucitar e refromar o YAMATO?

pablo

pessoal, me corrigam se eu estiver errado. o Brasil diz que se arma para se defender… um porta avioes e para ataque… e eh um alvo muito “facil” de ser abatido… deveriamos fazer como a China, investir em submarinos… imaginem a situacao, o opalao operando com 16 Rafales, ai vem nosso amigo Chaves com os seus “Kilos” armados com misseis e torpedos… basta ele apertar um botao para o opalao juntamente com os rafales, Sea Kink, Sea Hawk afundar com todos as suas belonaves… o opalao deveria servir como alvo para as nossa forcas armadas num eventual futuru treinamente em… Read more »

welington

Bom eu acho que a Índia não está achando muito ruim os caças Russos, pois já encomendaram MIGs novinhos em folha noticia publicada aqui no BLOG e as aeronaves Chinesas e Indianas não ficam paradas por falta de peças e manutenção não, elas voam e são temidas. Enquanto isso no Brasil o programa “político” FX2 vai comprar caças que não conseguiram cobrir nosso território sem apoio, o SU-35 BM era a única aeronave capaz de cobrir todo o nosso território sem apoio e com menos aeronaves devido a levar mais armas que os seus concorrentes e com a melhor transferência… Read more »

JSilva

Esta num canteiro mesmo, em um canteiro de construção naval, mais especificamente em uma carreira. A aparencia e essa mesmo, uma zona heheheheh

Corsario-DF

Almeida, caso você não se lembre os Russos entregaram recentemente aviões dentro dos prazos programados, Venezuela, Índia, China entre outros. A Venezuela em menos de 2 anos viu uma força aérea que estava parada por falta de peças (Estatunidenses para ser mais exato e não Russas) se transformar em uma das mais fortes do continente, e enquanto isso a quanto tempo mesmo estamos fazendo o upgrade dos F-5? Quando se tem dinheiro é muito mais fácil. Agora sobre o projeto da Índia, infelizmente foi mal elaborado o projeto e por isso estorou o orçamento. Agora já que você gosta muito… Read more »

marcelo r

O navio russo aparentemente se apresenta com uma proa descomunal ou lançada exageradamente para a frente e a estrutura montada acima da linha do casco (obras mortas), se apresenta como uma remontagem de um navio mais antigo(dá esta impressão).
O nosso OBELIX (A 12) se apresenta como uma estrutura de casco muito mais sobria e com linhas firmes e uma aparencia de navio mais resistente.
Emfim este russo aí parece um porta avioes da Disneylandia.
Pena que o CLEMANCEAU ou o outro frances foi para o sucata.

Coralsea

Oi JSilva!

Obrigado pelo esclarecimento….depois a carreira com o navio em cima é rebocada até um dique? é assim que funciona?

BVR

Marcelo r,
Tive a mesma impressão.

Sds

Norberto Pontes

pUTZ, NEM SE COMPARA esse porta-aviões como São Paulo….
o ex Foch (pra mim,) é muito feio de design.

Paulo Costa

O “Dojão” esta ficando pronto….

Nunão

O “opalão” Obelix parece um Essex.

Ou seja, é lindo.

Marko Ramius

INS VIDAMARDITA foi demais! heheh
O nosso NAe é que deveria receber esse nome:
BNS VIDAMARDITA.

Nunão

Não gosto de Ski Jump. Parece que o navio tomou um soco no nariz.

Alexandre F.

Sinceramente… nao sei quem é o pior dos casos, se do “NAE OPALAO CONSUMIÇAO” e/ou o do “INS VIDAMARDITA”, estou para descobrir. Caracas, que custava reformar decentemente o PA SAMPA (A-12 OPALAO), e poner para funcionar, e nao desfilar, vamos gastar uma FORTUNA, para construir SUBs Nucleares, e enquanto isso os EUA, literalmente encostando os deles, vide o caso do USS HONOLULU (se nao me engano), que preferiram retirar a PROA, e poner no USS SAO FRANCISCO (já com re-carga nuclear 2001-2002), do que pagarem para RE-CARGAR o USS HONOLULU, é mole, e ainda vamos nos jogar nesta enrascada, já… Read more »

marcelo r

Nao esquenta!!!.Com esta crise econômica “braba” aí, vai ter um monte de sub nuclear indo para o sucatão da praça logo!!
Vai sobrar as OHP para distribuir de brinde!.

Alexandre F.

Sinceramente… nao sei quem é o pior dos casos, se do “NAE OPALAO CONSUMIÇAO” e/ou o do “INS VIDAMARDITA”, estou para descobrir.

Aproveitando o texto acima:

E navegando (bem devagarzinho por fora), o PA Frances “Charles de Guella”, outro que se esta tornando comico, para nao falar RIDICULO.

joao

Vamos rebatizar o Opalao:vai se chamar VIDAMALDITA. RSRSRS.

Almeida

Eh por ai mesmo, NAes russo-indianos fracassando, NAes franceses fracassando… e a gente achando que tem capacidade e orçamento pra manter uma aviaçao naval de asa fixa! Defesa anti-aerea da frota? Prefiro escoltas com um sistema 3D como os Aegis ou Aster. Projeçao de força bem fundo em territorio inimigo? Prefiro misseis cruise superficie-superficie de longo alcance lançados por submarinos e escoltas! Projeçao de força no litoral? Navios doca porta-helicopteros bem equipados e canhoes de 127mm! Eh isso o q podemos ter de verdade ao inves de ficar gastando recursos com SUCATA de mentira.

Joaca

OHP não sobrou nenhuma, estam virando alvos.
Já uns Tico ou Spruance, quem sabe…
At
Joaca

Coralsea

Joaca; os Spruance podes esquecer…de 31 navios, 28 já foram afundados ou viraram panelas…dos 3 restantes a situação é a seguinte: DD 964 Paul F. Foster: plataforma de testes em Pt. Hueneme/CA. DD 968 Arthur Radford: está em Philadelphia/PA, será usado como alvo. DD 979 Conolly: mesma situação do DD 968 Dos 5 Ticonderogas retirados de serviço (todos sem VLS)a situação é: CG 47 Ticonderoga CG 48 Yorktown CG 51 Thomas S. Gates Todos os 3 estão em Philadelphia/PA O CG 49 Vincennes está em San Diego O CG 50 Valley Forge, foi usado como alvo (que desperdício) Mas não… Read more »

Henrique Sousa

Desculpe a pergunta newbie, mas este NAe já viu água alguma vez na vida?

Henrique Sousa

Vida como STOBAR, e não como Project 1143/Kiev.

KURITA

Incrível parece que botaram uma proa em cima da outra

JSilva

Coral Sea, na verdade eu pensei, como da para notar em uma das fotos, que fosse uma carreira convencional (se é que podemos chamar assim). Depois notei que há algumas construções na popa do navio, mas existe água na lateral a boreste, ou seja, lançamento lateral. Fui confirmar por meio de fotografias aéreas do local e essa carreira fica dentro de um dique mesmo, na verdade uma bacia de evolução enorme, fechada que deve ser para a carreira não ser afetada com a variação das marés. O (re)lançamento será o normal, com o navio deslizando lateralmente pela carreira, com um… Read more »

Zorann

Aqui é assim;
nóis capota, mas não freia!
nóis gasta, mas num navega!
nóis compra, mas num usa!
nóis treina ,mas num vôa!
nóis cunserta, mas num fica bão!
nóis é chic no urtimu!

Aqui é assim:
Nós compramos o São Paulo mas:
-Fica mais em manutenção, do que navegando.
Nós compramos os A-4 mas:
-Não tinhamos pilotos para opera-los
Nós treinamos os pilotos mas:
-Não temos aeronaves em condições de vôo
-Não temos Nae. em operação.
Pô! Deveríamos só ter comprado uns vídeo-games para os pilotos voarem nos jogos de simulação e já era….
rs, rs, rs, rs

Leonardo

O colega lá em cima, que falou do pulso forte do governo Getúlio, provavelmente se esqueceu que o Brasil foi pra guerra sem nenhum equipamento que não fosse estrangeiro. Nem os navios de transporte de tropas eram nossos.

Leonardo

“O (re)lançamento será o normal, com o navio deslizando lateralmente pela carreira, com um monte de elefantinho empurrando o navio para água, incentivados por um monte de cheerleaders vestidas de vaquinhas, do jeito que indiano gosta.”

Essa valeu a noite! hehehe

joao

Leonardo,de acordo contigo. Ate os uniformes dos pracinhas da Segunda Guerra eram 100% americanos. Cobertura blindada no campo de batalha,so pedindo para os americanos tambem.E o Castelo Branco,o outro “heroi” citado acima,foi praticamente instalado pelo nosso “amigo” do norte como presidente apos o golpe de estado,matando assim a nascente democracia brasileira. Infelizmente,como brasileiro,e com muita tristeza que devo reconhecer que para mencionar grandes lideres do nosso pais tenho que remontar a era imperial,com verdadeiros herois como o Duque de Caxias,General Osório,Almirante Barroso e o grande Marquês de Tamandaré. Tambem nao ofereco um momento de silencio aos pobres pracinhas,aviadores e marinheiros… Read more »

joao

Correcao: Quiz dizer “tambem ofereco”

airacobra

não sei pq descem tanto o pau no vikramaditya, se o projeto e orçamento estouraram, fazer oq? isso acontece com todos, com os estadunidenses, ingleses, franceses, até comosco (lembram da barroso?)só pq é com russos/indianos, descem o pau, se ele estrapolou o prazo, paciencia, mas todos sabem que no final vai ser um dos melhores navios da atualidade. é so esperar pra ver

airacobra

* quis dizer conosco

Henrique Sousa

Só uma coisa sobre estouro de orçamento: uma coisa e vc estourar o seu próprio orçamento, outra é o outro estourar o seu orçamento.

Callia

Senhores , é uma simples questão de planejamento , nehum vento é favorável para quem não sabe a que porto seguir, o brasil precisa decidir se é colonia ou kilombola , decidir uma politica de defesa sustentavel.eu não entendo qual é o real projeto da nação a unica coisa que eu vejo é um programa de perpetuação do poder.Podem malhar os russos mas eles são os senhores da guerra , sãpo bons no que fazem , concordo com o articulista que falou sovbre Chaves.Eu prefiro um “fracasso” como esse nae indiano do que o fracasso , do nosso opalão apodrecendo… Read more »

[…] Medvedev à Índia. Nas fotos, o estado do INS Vikramaditya em janeiro de 2008. Comparar com as fotos de outubro. No infográfico, a configuração do navio antes e depois de […]

Danilo José

é uma baita de uma doca seca eim … que inveja !

Adriano Pereira

É impressão minha, ou ampliando a foto é possível ver a bandeira da rússia tremulando no alto do mastro?????????