O professor Hellmuth Walter foi  um brilhante engenheiro alemão que, em 1933, criou uma nova turbina a gás no estaleiro Germaniawerft, em Kiel. Foi ali que nasceu o primeiro sistema AIP, de circuito fechado.

Walter idealizou um submarino movido a peróxido de hidrogênio (H2O2), que em sua forma estabilizada chama-se “Perydrol”. A combustão do H2O2 com o óleo era bastante complexa, mas prometia motores mais compactos e mais leves que os motores diesel-elétricos daquele tempo.

O submarino equipado com o sistema “Walter” também não necessitava permanecer longas horas na superfície para recarregar as baterias.

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As propostas

Em outubro de 1934, Walter fez propostas incriveis ao OKM (Alto-Comando da Kriegsmarine), na forma de um U-boat de 300t (similar ao tamanho do Type IIA), com uma velocidade na superfície de 26 nós e a fantástica velocidade de 30 nós submerso! O submarino teria alcande de 2.500 milhas à 15 nós ou 500 milhas em velocidade máxima submerso. O U-boat convencional daquela época tinha uma velocidade máxima na superfície de 11 nós e podia fazer apenas 7 nós submerso.

As ideias de Walter foram prontamente rejeitadas pela Kriegsmarine, por serem pouco convencionais e fantasiosas. Mas Walter não desistiu e em 1937, ele mostrou seus planos ao Kapitän zur See Karl Dönitz, que naquela época era comandante de uma flotilha de U-boat de treinamento.

Dönitz ficou tão impressionado com a proposta de Walter, que ele conseguiu através do canais apropriados fechar um contrato de projeto em 1939, para um pequeno submarino de pesquisas chamado V-80.

O primeiro submarino ‘verdadeiro’

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O V-80 foi projetado por Walter e a Germaniawerft em Kiel e construído sob grande sigilo numa carreira cercada por uma alta cerca. O submarino foi lançado em 14 de abril de 1940 e os resultados obtidos durante as provas de mar, tendo o próprio Walter nos comandos, foram sensacionais.

O V-80 atingiu mais de 23 nós submerso, mais que o dobro do que qualquer submarino da época podia atingir.

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Depois do protótipo

O OKM ficou tão impressionado com os resultados do V-80 que sugeriu a construção imediata de seis submarinos costeiros baseados naquele projeto. Mas muitos questionaram que um submarino operacional poderia ser construído com tal sistema e que os estaleiros estavam ocupados produzindo outros tipos de U-Boat, como os Type VII e IX. Um projeto mais convencional de 600t foi então proposto e chamado de V-300 (Type XVII, depois U-791), que poderia atingir 19 nós submerso. Sua construção foi iniciada no Germaniawerft, mas depois foi cancelada quando Walter considerou o projeto muito lento e propôs sua própria versão de U-boat de 220t.

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Na foto acima, o submarino Walter Wa-201 (U-793), sendo parcialmente desmantelado no final da guerra. Na foto abaixo, as bolsas de peróxido de hidrogênio sendo removidas do Type XVIIB, de 300t. O combustível ficava fora do casco de pressão, assim quando era consumido, não provocava mudanças apreciáveis no balanceamento do submarino – a água do mar ocupava o espaço do combustível.

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Nasce a próxima geração

Depois de encontrar Dönitz em janeiro de 1942, contratos foram fechados para a construção de 4 U-boats: (Wk202 – U-792 e U-793) no Germaniawerft em Kiel e (Wa201 – U-794 e U-795) no Blohm & Voss, em Hamburgo.

As quilhas dos quatro submarinos foram batidas em dezembro de 1942 e o primeiro, U-792, foi lançado em 28 de setembro de 1943 e o U-794 em 7 de outubro. Estes submarinos foram usados extensivamente para treinamento e alcançaram mais de 25 nós submersos em 1944. Em uma dessas corridas, o U-794, na Baía de Danzig, Dönitz e outros 4 almirantes foram testemunhas do U-boat atingindo 24 nós!

Em 1942, Walter propôs o grande Type XVIII, de 1.475t, que poderia levar 23 torpedos. Dois contratos foram fechados em 4 de janeiro de 1943, para a Deutsche Werke em Kiel (U-796 e U-797), mas foram cancelados em 28 de março de 1944, em favor do Type XXI, que tinha o mesmo design do Type XVIII, mas com uma grande quantidade de baterias no lugar da propulsão Walter, o que dava ao submarino 17 nós de velocidade máxima submersa.

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O lado ruim

Os submarinos Walter eram extremamente complexos de construir e manter e também dependiam de um fornecimento incerto de Perydrol. O combustível era extremamente inflamável e os britânicos no pós-guerra o consideraram tão perigoso que foi abandonado.

Os submarinos Walter e o final da guerra

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Nenhum desses submarinos entrou em combate com o inimigo e nenhum entrou em serviço na linha de frente, pois somente 3 U-boats planejados para combate foram lançados durante a Guerra e nenhum (U-1405 – U-1407) passou pela fase de testes e treinamento.

Os submarinos Walter não tiveram efeito real na Guerra mas, de acordo com o almirante Dönitz, o seu desenvolvimento, com um pouco de coragem e visão, poderia ter sido feito dois anos antes e certamente teria impacto no conflito.

O destino final dos U-boat Walter

hellmuth_walterTodos os 10 submarinos Walter (3 não comissionados) e o protótipo V-80 (que nunca entrou para a Kriegsmarine oficialmente) foram afundados pelos próprios alemães em maio de 1945.
Além de ser experimentado em submarinos e torpedos, o professor Hellmuth Walter também projetava motores foguetes para a aviação. Sua empresa HWK produzia os motores foguete do Messerschmitt Me 163 Komet e do Bachem Ba 349 Natter. O professor Walter continuou seu trabalho nos EUA depois da Guerra e faleceu em 1980, com 80 anos de idade.

FONTE: Uboat.net

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