NDCC Mattoso Maia levará arroz para Jamaica, Cuba e Haiti
O navio de desembarque de carros de combate “Mattoso Maia“, da Marinha do Brasil, atracou no cais do Porto Novo na manhã de ontem, vindo do Rio de Janeiro, de onde saiu no último dia 7 para realizar o transporte de alimentos para ajuda humanitária e de material da Força de Fuzileiros Navais da Esquadra e do Exército Brasileiro. No porto rio-grandino, está recebendo 1.500 toneladas de arroz beneficiado e leite em pó, que consiste na primeira parcela de alimentos doados pelo governo Brasileiro à Jamaica, República de Cuba e República do Haiti, conforme o estabelecido na Medida Provisória nº 444/2008, para atender as populações afetadas por eventos meteorológicos adversos. São 600 toneladas de arroz e 900 toneladas de leite em pó. Das 1.500 toneladas, serão destinadas 200 de arroz e 300 de leite em pó para cada um dos três países.
A operação de embarque se iniciou por volta das 14h de ontem e deve se estender até sexta-feira. O navio já veio trazendo a bordo 10 caminhões, seis jipes e 32 contêineres (seis montados e 26 desmontados), além de móveis e outros objetos, que são material de apoio para os militares brasileiros que atuam na Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti, conforme diz o comandante do navio, capitão-de-mar-e-guerra Antônio Vinicius Ferreira Bezerra. Os contêineres serão transformados em banheiros, escritórios e alojamentos, entre outras instalações.
A tripulação normal do Mattoso Maia é de 250 militares, mas nesta viagem será de 402, pois seguem com ele fuzileiros que ajudam na segurança do navio, mecânicos e motoristas para as viaturas que estão a bordo. A embarcação deixa o porto do Rio Grande no próximo sábado e segue para Fortaleza, onde irá parar para abastecimento. De lá, irá primeiro à Jamaica (porto de Kingston), depois a Cuba (Havana) e por último para o Haiti (portos Principe e Gonaives). Conforme o comando do navio, “as atuações do contingente brasileiro nas Nações Unidas e da própria Marinha em missão de ajuda humanitária reforçam, de forma concreta, a tradição de fraternidade e solidariedade entre os países da América Latina e do Caribe”.
O embarque ocorre no Rio Grande do Sul porque as doações têm origem nos estoques de arroz em casca pertencentes aos estoques reguladores do governo federal, que estão depositados no Estado, e no leite em pó adquirido em projetos do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar. Os dois programas são gerenciados pela Conab e esses produtos são operados pela Superintendência da Conab do Rio Grande do Sul. O arroz em casca foi trocado por beneficiado por meio de leilão na bolsa. Segundo o superintendente regional da Conab/RS, Carlos Farias, a MP 444/2008 prevê doações aos países do Caribe (Cuba, Jamaica, Haiti e Honduras) no volume total de até 45 mil toneladas de arroz beneficiado e de até 2 mil toneladas de leite em pó, mais 500 quilos de sementes de hortaliças.
Fonte: Agora, o jornal do Sul – reportagem de Carmem Ziebell
Fotos: Nunão – NDCC Mattoso Maia- G28 fotografado em Santos em dezembro de 2007. Imagem do reparo Phalanx (fotografado na mesma ocasião) foi adicionada após serem levantadas, na sessão de comentários, questões sobre a operacionalidade do sistema.
Nota do Blog: clique aqui para ver post de 1º de novembro sobre a necessidade, admitida então pelo presidente Lula, de alugar um navio de maior porte para missões humanitárias.
parabéns aos idealizadores desse site!assim me mantenho informada.a paz do senhor a todos.
olá ticiane demorei a entrar nos site,mais estou vendo as notícias,bom eles pediram pra não informar e-mail,msn li lá em cima! sei que estão bem,pena que estão contra a maré,e vai atrasar a chegada bjão.
Boa noite,tambem estou morrendo de saudades do meu filho,estou aguardando anceosamente sua chegada,que Deus o abençoe e ilumine a todos.
um abraço para os familiares e o pessoal do blog.
Aninha pelo q eu sei, ele (o navio) vai passar em fortaleza dia 13 e sair de lá dia 15, isso se nao atrasar, pois já estão atrasados 1 dia pq estão contra a maré, aí fica mais dificil, mas a previsão é essa.
Bjos a todos(as)
Zelia
Oie Boa Noite!!
Eu queria saber se o Mattoso Maia passa em fortaleza em março?
preciso muiito saber meu namorado e da marinha…
Bjim..
oi pessoal!!!!então vamos ficar “a ver navios” novamente se tiver outra viagem……e eu que tava planejando férias com meu esposo..
Agora é esperar eles chegarem pra termos certeza.
A todas, muito obrigado pelo apoio!!!!
bjos e bom final de semana!
Oie tbm sou de São Gonçalo!!!pois parece que vaii ter outra mesmo, realmente nem pensar , mas agora q estou gravida sinto muita falta do meu marido…Bjus a todos
Oieeee! Eu sou de São Gonçalo! rsrsrsrs
Nem me fale em outra viagem dessas em março!
Passar aniversário sem o namorado vai ser triste demais!!!
Já chega o que eu chorei no Natal e no Ano Novo… snif…
Bjos a todos!
Fernanda.
Boa noite . Bom, soube hoje que vai atrasar um dia, eles estão contra a maré, e devem chegar em Fortaleza dia treze às 18:00 e sair de lá no dia quinze. Vamos continuar orando para q tudo corra bem e que estejam em casa quanto antes. Rafaela Leite, eu soube que em março tem outra dessa, quem se arrisca? Bom pra mim essa foi a primeira e a última, pois ainda mais com um filho pequeno, q não entende e só fica perguntando pelo pai, ta sendo difícil. Vamos nos animar, agora falta menos do q faltava. Bjos a… Read more »
Também fiquei feliz em “descobrir” este blog. É um meio muito legal de trocar informações sobre pessoas tão queridas e amadas por nós! Que Deus abençoe a viagem de retorno deles e aproveito para desejar feliz 2009 a todos do Blog!!! Vamos orar para que tudo corra bem, e que muito em breve possamos matar nossa saudade!!!
Bjs,
Fernanda.
Senhoras,
Por questões de segurança, favor não publicar informações pessoais (endereço e-mail, MSN, etc.) aqui. Para maiores informações, entrar em contato com o e-mail da administração do blog.
PS: Fico muito feliz em saber que o blog também ajuda a unir os familiares dos tripulantes da Marinha do Brasil.
Pois é realmente vao chegar em Fortaleza dia 12 e no Rio dia 25 gaças Adeus!!!ontem faleii com meu esposo, agora vamos orar q essa viagem de volta ocorra bem… bjus meninas.
olá pessoal!!! obrigado pelas notícias….é muito difícil a comunicação com eles, só assim , com a ajuda de cada uma de vocês, podemos ficar mais tranquilas.Espero que tudo ocorra bem!
A saudade não cabe mais em mim….
Espero que, nem tão cedo tenha outra viagem dessa…apesar de que, meu marido disse que possivelmente terá outra….sabem de alguma coisa???
Não deixem de me responder.
Meu msn é: _________@hotmail.com
estava sem noticias sobre o retorno da tropa muito obrigada pelas informações.vamos orar para que cheguem bem.
Ola rafaela leite ??? tbm fiqueii sabendo desse sub-oficial q morreu atropelado na jamaica…Mas vaii dá tudo certo com eles, vamos pedir Adeus q ocorra tudo bem nessa viagem de volta…Bjus a todas essa foii uma das formas de sabemos noticias deles…
É verdade rafaela, e um outro teve AVC e tinha ficado em um outro país q não me recordo qual, mas ja esta no rio e passa bem. Eles saíram do Haití dia 1° às 6:30 daqui +ou-.
Bjos a todos(as) e q eles tenham um bom retorno.
É isso ai galera!!!!!!!!!!!!!Graças a Deus eles estão de volta ao lar, chegam em Fortaleza dia 12 e aqui no RJ dia 26. Pessoal eu peço que vcs possam orar por eles….As lutas lá nao tem sido fácil…que se apeguem com Deus pois só Ele poderá traze-los em paz!!!
OLÁ,RECEBI NOTICIAS DE MEU NAMORADO E ME DISSE QUE JA SAIRAM DO HAITI,QUE DEVEM ESTAR CHEGANDO NO RIO DE JANEIRO NO DIA 25 DE JANEIRO.GRAÇAS A DEUS….
obrigado por terem me respondido,mesmo assim quando sairem por favor me avisem.Estamos todos morrendo de saudades realmente…
Pois é a saudades está cada vez maior, mas se ficarem sabendo de alguma coisa avisem aquii por favor!!!!!!!!!!!!
Olá pessoal, também sou mulher de um dos marinheiros e estou ansiosa por notícias…..fiquei sabendo que um sub-oficial morreu atropelado na Jamaica, vocês sabiam?? Espero que tudo acabe o mais rápido possível!!! Tô vendo que só devem chegar em fevereiro.
Abraço a todas as esposas, namoradas e familiares.
Na verdade dois geradores deram problema. Um já foi consertado e o outro, deve ficar pronto até amanhã. Aí, FINALMENTE eles vão poder começar a viagem de retorno. A saudade está aumentando a cada dia que passa…
Um abração a todos do blog,
Fernanda.
Acho que esse tal tecnico já chegou pois talvez o navio saia de la hoje.
Pois é eles estao esperando o tal tecnico chegar!!!sabe Deus qdo …Isso sim a impresa poderia noticial , um navios desse como o Matoso nao tinha condiçoes de fazer uma viagem dessas , alem do mais eles estao la sem energia… Isso sim é uma falta de consideraçao com os militares que estao abordo ..
Gostaria de ter noticias do navio Mattoso Maia,pois aqui no Rio de Janeiro estamos sem noticias.Queria ter noticias de quando eles realmente estiverem saido dai.Por favor se alguém puder dar noticias agradeceria muito.E tb se souber a data prevista do navio chegar ao Rio tb gostaria de saber.Todos aqui estamos ansiosos por noticias.Agradeço de imediato a quem responder.Obrigado e boa noite!!!
Infelizmente tenho más noticias…eles voltaram de Goinaves para Poto Principe pois o navio quebrou e estão com previsão de sair de lá só depois do dia 01 quando for um tecnico pra reparar o gerador…
Essa sim é uma missão gloriosa, que dá todo sabor de felicidade que o mundo pode oferecer. Parabéns a todos os envolvidos e que os necessitados tenham, com isso, dias menos lastimáveis.
Os produtores de leite em pó do Paraná estão jogando leite fora ou fazendo derivados como queijos e afins, uma vez que o mercado externo está em retração. Por que o governo não compra a um preço em conta e distribui não só aqui dentro, mas também nestas ajudas humanitárias?
Não sei se interessa muito, mas o Brasil acabou de assinar (11/11/2008) um acordo bilateral militar com a Itália. Aqui está o link: http://blogdoaleitalia.blogspot.com/2008/11/defesas-italianas-e-brasileiras.html
abraços a todos
esse é uma linda missão parabens a marinha.
tenho uma duvida não sou especialista em navios alguem poderia me dizer se aquilo montado em cima da ponte é um sistema CIWS tipo Phalanx obrigado desde ja
sds
Não quero entrar no mérito da ajuda para os paises citados. Porém fico vendo na TV q no nordeste o povo passa fome e cede e no Haiti o exercito perfura poços.
Acredito que podemos ajudar a todos mas poderiamos começar com nossos brasileiros que passam necessidades e esquecer por um tempo a tão pretendida cadeira no conselho de segurança da ONU.
Jessé,
Perfeito, aquele é o próprio Phalanx. O único da MB.
Sim Jessé, é o único Phalanx da MB, mas que é só de enfeite, não funciona.
Poggio,
Você saberia me dizer se esse Phalanx do Mattoso Maia está plenamente operacional?
Sds
Aproveitando a pergunta tão repetida por meses aqui no Blog, “quando chega o Sir Galahad”, atualizo a questão para os amigos: “quando vai o Garcia D’Avilla”?
Ao Haiti, no caso.
O orgulho de quem serve no Mattoso é a imponente e ainda bastante útil rampa de embarque / desembarque. Não é fácil de mantê-la, mas eles sabem que se um dia ela encrencar de vez, será o fim do navio na MB.
Nunão, porque o sistema CIWS Phalanx do Matosso Maia não funciona?
Sds.
Taer, parece que para fazer funcionar o CIWS Phalanx seria necessário um contrato de manutenção com o fabricante, coisa que não aconteceu até hoje.
Aliás, esse Phalanx é da primeria versão ainda, necessitaria de um grande upgrade em seus sistemas.
Taer, só pra completar: esse caso do Phalanx não funcionar é sintomático do que acontece na MB. Muitos sistemas não funcionam, eles só servem para ver que estão ali, mas se o bicho pegar mesmo, já era.
Mas aqui é o país da paz, não teremos guerra, para quê se preocupar não é mesmo?
Guilherme Poggio, Nimitz.
obrigado pela informação.
abraço
Nimitz, obrigado pela esplanação, concordo e compartilho de sua indignação sobre como o governo brasileiro trata de assuntos relevantes relacionados as nossas FAAs.
Abraço.
Valeu pela resposta à minha indagação!
Segundo a revista Segurança e Defesa, número 76, de 2003, o Phalanx Mk 15 chegou a ser calibrado na fase de adestramento que se seguiu ao PMG recentemente (à época, friso) realizado, para o que um elemento do VF-1 simulou ataques. Se o sistema realmente se manteve operacional até essa época eu não sei (já haviam se passado quase 10 anos da incorporação do Mattoso…) mas dizem que não. De qualquer forma, é um exemplar só. Na minha opinião, só valeria a pena manter o sistema operacional se houvessem mais, em outros navios. Acho que seria melhor tirá-lo do alto… Read more »
Parabéns ao Poder Naval por mais essa informação de interesse.
Olha eu por fora de novo. Não sabia que a MB tinha um CIWS Phalanx não. Mas, como não funciona, não faz diferença alguma. Tira de lá, pôe num museu. Um Trinity funcionando impõe mais respeito.
Muito boa reportagem, e excelente trabalho da MB.
Mas só para esclarecer um fato, o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, ou simplesmente PAA, e gerido pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) porém é um programa do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a fome) inclusive mantido com recursos desse mesmo ministério.
Sds.
Nimitz
eu sou leigo no assunto o q é CIWS Phalanx ???
“O orgulho de quem serve no Mattoso é a imponente e ainda bastante útil rampa de embarque / desembarque. Não é fácil de mantê-la, mas eles sabem que se um dia ela encrencar de vez, será o fim do navio na MB.”
Ao sr. Nunão,
Qndo a referida rampa não mais funcionar, capa fora tal qual no classe “Newport” australiano.
A chatice de novo: quem sabe que destino teve a negoicação para compra do Sir Bedivere? E o navio que o Lula pediu ao Zapatero para levar os alimentos ao Caribe? Ele recebeu um não? Viva o Mattoso, com ou sem a rampa de embarque e desembarque (como os australianos).
Deixa o Phalanx aí gente, ele pode ser reparado. Os peruanos vão comprar dois navios iguais ao Mattoso Maia. O Chile já opera um.
Marujo, sobre outro navio para levar o arroz, pelo que pude me informar o Mattoso está aproveitando uma missão programada para o Haiti (veja no texto as outras cargas que está levando) para já ir adiantando parte da ajuda humanitária. Pelas informações disponíveis, a questão de alugar um navio para levar o grosso da ajuda continua em andamento (fala-se num total de 45.000 toneladas de alimentos, e nesta missão o Mattoso Maia está levando 1.500). Sobre a rampa: apenas divulguei, a título de curiosidade, a opinião de tripulantes do Mattoso a respeito da utilidade de ambos (da rampa e do… Read more »