Falcão 21 no Portões Abertos DCTA
O Falcão 21 participou dos Portões Abertos DCTA 2009, realizado no último dia 3 de outubro. A participação não apenas marcou a volta das aeronaves de asa fixa da Marinha aos principais eventos aeronáuticos do País, mas principalmente o fato de que o VF-1 está retomando a sua capacidade operativa, após muitos anos com suas aeronaves baixadas.
O AF-1A N-1021 permaneceu em exposição estática no pátio das aeronaves e despertou muito interesse do público presente que, possivelmente, nunca havia visto uma aeronave desenvolvida para embarcar em um navio-aeródromo.
A equipe do Poder Naval (editores Wiltgen e Nunão) foi recebida pelo CC Sobral, COA do Falcão 21, que promoveu um walkaround, além de prestar todas as informações sobre a aeronave.
A cobertura completa do Portões Abertos DCTA pode ser vista clicando aqui.
NOTA do BLOG: gostaríamos de agradecer ao CC Sobral, que gentilmente recebeu os editores do Poder Naval no Falcão 21 e também ao nosso leitor Rubens Barbosa Filho, que fez as nossas fotos de bastidores.
Almeida,
O desgaste visível é da camuflagem, aparência externa, o que na verdade significa que está voando o suficiente para desgastar a pintura. Internamente, estão fazendo o possível para colocar mais em condições de voo, conforme chegam os motores revisados em Israel.
Saudações!
bela matéria, rapazes e que bom ver os A-4 voando , só falta o “sampa” voltar a navegar, e vermos os A-4 pousando lá
abarços
Bonita camiseta em Fernandinho…..quer dizer Nunão…rssss.
Avisa o Galante que já recebi a minha !!! Ficou BALA…. até já pediram onde “comprei”….
Bela matéria fotográfica de vocês…. Parabéns.
Pena que a gente aqui não tenha estas oportunidades.
Sds.
E com uma boa vibração transparecendo, Operti.
Saudações!
Bela aeronave..sempre achei um avião bonito o a4…a “corcunda” que estraga um poquim..hehe
Bacanas as fotos, é sempre bom ver os AF-1 em atividade.
E bacana saber também que o Sobral já é CC 🙂
Abraços
Em tempo:
Bacana saber que o Sobral já é CC e, principalmente, continua no VF-1!
Abraços
1 – Sem sacanagem, esse é um dos dois que voam?
2 – Sem a corcunda seria uma linda aeronave.
3 – Impressão minha ou os A4 Argentinos parecem aeronaves muito mais modernas que os da MB?
4 – Belas fotos, bela matéria.
Sds.
Felipe Cps,
Só retificando, esse é um dos dois AF-1A que estão voando.
As aeronaves que estão operativas hoje no VF-1 são:
AF-1: N-1011 e 1013 e
AF-1A: N-1021 e 1022.
Abraços,
Wiltgen em 15 Out, 2009 às 13:58:
AF-1A??? Putz, que mania que nós recos de 3o mundo temos de complicar o que é simples…
Como tô na reserva é A-4 e boa. Quando for falar difícil é Skyhawk.
Abs.
Acho que se o $$$ não correr, não tem planejamento que de jeito na situação.
Estão surgindo indicativos não só do governo, mas da sociedade, que o histórico de contingênciamento de verbas de nossas FAs passou tem muito tempo do limite. E totalmente irresponsável.
Acredito realmente que esta situação esta mudando, e isto acontecendo estas aeronaves terão muito a nos ajudar, treinando pilotos, desenvolvendo doutrinas de emprego, gerando experiências em operações embarcadas, CAV e tudo mais.
Esse é um dos poucos que ainda estão em condições de voo e parece tão velho e desgastado? Sério, pra que modernizar isso? Eu acho que a MB tá perdendo o rumo… Espero estar errado.
Tá chegando a hora!!! Aqui no RJ tem Domingão Aéreo no Campo dos Afonsos/MUSAL. Pena que hoje, quinta-feira o tempo tá feio pra burro!!.
Galante, como eu compro uma camisa do Poder Aéreo?
Vai haver equipe do Blog no MUSAL, Domingo?
Estou acertando com o pessoal aqui do RJ para a gente se encontrar lá, quem ainda não enviou seu OK vai meu e-mail: marcelottadeu@hotmail.com, enviar tel tb.
Abraços
Eu, fico mim perguntando, Ora já que o FX da FAB existem dois concorrentes que nas suas propostas incluem transferência de Tecnologia junto a Embraer. Porque não fechar co O Rafale para FAB e o Gripem NG para a Marinha do Brasil é só desenvolver um trem de aterrizagem reforçado e mairinizar alguns componentes e pronto teríamos um caça Multi-Role com peso ideal para operar em sua plenitude no estão de arte no nosso Porta Aviões São Paulo. Imagine o poder de fogo que teríamos.
Prezado Henrique Souza, Concordo com a sua idéia. Porém, temos esse tempo todo? essa é a pergunta. Israel tinha esse tempo todo? Vietnã tinha esse tempo todo? Ok. Ele estavam sobre ameaças diretas, eu sei. Mas será que não temos dado tempo demais? Vejam o FX-2! Acho que as vezes pensamos muito e agimos pouco. Mais pragmatismo e menos filosofia Srs. Enquanto pensamos outros paises estão avançando. Acho válido temos aeronaves A-4 Modernizadas. Obvio que será um salto gigantesco para nós. Agora mesmo com esse passo, onde estaremos? Como e em quem estamos traçando paralelos comparativos? Infelizmente o que vemos… Read more »
Muito boa as fotos!!!
Ditado super batido, mas uma longa jornada começa sempre pelo primeiro passo.
Falam em comprar um super-avião para a MB. E claro que ela merece e precisa. Mas antes precisamos aprender como, onde, quando utilzar algo deste calibre.
Sempre fui favorável à idéia de modernizar estes aviões, e tirarmos o máximo possível deles. Apresar do aparente “gasto” não consigo imaginar modo mais barto de adquirirmos esta experiência.
Quando tivermos maduros nesta etapa, daremos o próximo passo com certeza.
Felipe os A-4 argentinos são os melhores A-4s do mundo, estão equipados com o radar APG-68 do F-16, e podem lançar os AIM-9L/M, além de outras armas inteligentes, é a nata Argentina!
foto do canopy de um A-4AR
http://www.kiwiaircraftimages.com/images/main/01_ohakea/01OHKC10.JPG
Sou apenas um entusiasta no meio de tanta gente especializada, mas estou torcendo pelo Rafale para a Fab , já que acredito que é o mais avançado dos tres finalista , e a Fab tem experiencia com aviões da Dassult (Mirage) , Sobre o Gripen alguem poderia me dizer se ele é capaz de operar no Porta Aviões São Paulo? Não seria uma opção interressante para Marinha desenvolver sua frota aeronaval , ja que provem de um custo mais baixo que os demais, do que adianta ter um porta avioes e não ter caças capazes de intimidar qualquer inimigo. Seria… Read more »