Prestes a ser comissionado, LHD 8 demonstra economia de combustível
A Marinha dos EUA (US Navy) informou que seu mais novo navio de assalto anfíbio, o USS Makin Island (LHD 8), será comissionado formalmente no próximo sábado, 24 de outubro de 2009. O navio chegou à sua base em San Diego (Califórnia) na metade do mês passado, estando prestes a finalmente unir-se à esquadra (Expeditionary Strike Group 3).
No trajeto até San Diego a partir de Pascagoula (Mississipi), que deixou em 10 de julho passado, o navio já demonstrou uma importante economia em relação a seus irmãos mais velhos (da classe Wasp LHD 1, com propulsão a vapor). Sendo o último navio da classe, mas o primeiro a incorporar propulsão por turbinas a gás e motores elétricos, o LHD 8 consumiu, no trajeto de circunavegação da América do Sul (em que visitou o Rio de Janeiro), 900.000 galões de combustível a menos do que seus predecessores consumiriam, economizando mais de 2 milhões de dólares em combustível. Espera-se que, ao longo da vida útil do navio (estimada em 40 anos), essa economia chegue a 250 milhões de dólares.
Além dessa economia, outras iniciativas “amigas do meio ambiente” foram incorporadas ao navio, tais como o uso de eletricidade ao invés de vapor para máquinas auxiliares, e sistemas de purificação de água por osmose, sem utilização de produtos químicos.
O USS Makin Island desloca 42.800 toneladas, tem 257 m de comprimento, 32 metros de boca e, com seu sistema de propulsão híbrida de 70.000 cavalos, pode atingir velocidades superiores a 20 nós. Operacionalmente, destina-se ao transporte de uma Unidade Expedicionária dos Marines (cerca de 2.000 fuzileiros navais), efetuando o desembarque deles em terra por helicóptero, embarcações de desembarque e veículos de assalto anfíbio. A missão secundária do LHD 8 é o controle do mar e a projeção de poder com helicópteros e aeronaves de asa fixa de decolagem curta e pouso vertical.
FONTE e FOTO (LHD 8 em 15 de agosto no Estreito de Magalhães – cortesia da Marinha Chilena): US Navy
SAIBA MAIS:
Alguém sabe quanto custa esse LHD?
Será que não seria bom para a nossa Marinha? Já que demonstra grande economia de combustível.
Deixo para o pessoal do blog comentar!
Ou seja … a coisa é uma mini-Forças Armadas. Infantaria, Marinha e Força Aérea num só lugar! ahuahauhauha
Só falta mergulhar rsrssr.
E por falar nisso, há algum país louco da vida bancando porta-aviões submarino ou é só boato?????
Colt essa e a formula do USMC
Leonardo,
Deve ser caro pra “burro”o deslocamento dele é maior do que o do São Paulo. Ainda prefiro 2 BPC Classe Mistral.
Sds,
Leonardo,
Ele demonstra grande economia de combustível comparado a seus irmãos mais velhos de propulsão por turbina a vapor, todos LHD de grande porte como ele.
Em relação a navios de emprego similar, porém de menor porte, como por exemplo os BCP classe Mistral citados pelo Marcelo Tadeu, ele tem muito mais potência (o que é necessário pelo maior porte)e certamente gasta mais.
Como contribuição, o correto é sistema de purificação de água por osmose inversa ou reversa, uma vez que a osmose só ocorre naturalmente do meio mais salino para o menos, sendo que na purificação se quer exatamente o contrário, ou seja, a eliminação de íons presente na água, como sais, o particulado menor que existe, não podendo nem ser filtrado por nanomembranas. Este sistema deve ser um bocado caro. Só para se ter uma idéia, alguns países árabes estão fechando suas usinas de dessalinização da água do mar (que só pode ser purificada por osmose inversa), pois sai mais em… Read more »
Uma maquina muito util para projeção de poder.
Pergunta: Quando teremos um estaleiro capaz de realizar construçoes Navais desse porte?
Marine ! lembrei da sua sugestão para as FAs brasileiras!! rs
Embora seja novo, mas esse navio tá com um aparência de velho.