Primeiro voo do Lynx Wildcat
A AgustaWestland realizou com sucesso em 12.11.09, o primeiro voo do AW159 Lynx Wildcat , nas suas instalações em Yeovil, tendo o chefe dos pilotos de teste da Westland, Donald Maclaine, nos controles.
A aeronave completou uma série de verificações durante o voo e que foi executado conforme o esperado pelo fabricante.
Mais dois AW159 irão completar os testes de voo em 2010 e testar a vasta gama de equipamentos que a nova aeronave irá transportar.
O voo inaugural do AW159, que será conhecido como o Lynx Wildcat pelos militares do Reino Unido, é um marco importante no desenvolvimento deste novo helicóptero militar, dos quais 62 unidades já foram encomendadas pelo Ministério da Defesa britânico para equipar o Exército e a Marinha Real, executando missões terrestres e marítimas.
A primeira aeronave será entregue em 2011 e vai se tornar plenamente operacional no Exército em 2014 e na Royal Navy em 2015.
Os AW159 Lynx Wildcat, do Exército britânico, irão realizar uma amplo leque de tarefas no campo de batalha, incluindo reconhecimento, comando e controle, transporte de tropas e material e proteção das forças terrestres.
A variante naval irá fornecer uma capacidade de transporte marítimo ágil, proporcionando capacidade de guerra anti-superfície (ASuW), anti-submarino (ASW), proteção da Esquadra e ainda irá operar no apoio às operações anfíbias e ser um elemento importante na defesa contra ameaças de navios de superfície.
Em ambas as versões, haverá um alto grau de comunalidade, o que vai significar que a aeronave poderá alternar os papéis com facilidade além de proporcionar uma redução nos custos de manutenção.
O AW159 é alimentado por dois motores de nova geração CTS800, cada uma capaz de produzir continuamente 1.281 shp, dando a aeronave uma excepcional reserva de potência, aliada a uma alta performance, característica da família deste felino.
A cabine inclui um sistema totalmente integrado, utilizando quatro display’s 10×8″, sensores montados no nariz incluem IR/gerador de imagens de TV com designador laser e na variante naval, montado sob o nariz o radar de varredura ativa da Galileo Selex 7400E de 360°.
O AW159 também possui um abrangente conjunto integrado de defesa, composto por um sistema de alerta de mísseis, receptores de aviso de radar e um sistema de contramedidas eletrônicas. Além disso, o AW159 será capaz de carregar uma variedade de armas, que inclui desde metralhadoras, torpedos e cargas de profundidades até o Future Anti-Surface Guided Weapon (FASGW), que substituirá o MAS Sea Skua como armamento ASuW.
Assista ao vídeo do primeiro voo AQUI.
SAIBA MAIS:
- Sinal verde para o Future Lynx
- Agora é AW159 Lynx Wildcat
- Começam os trabalhos no projeto do substituto do Sea Skua
FONTE, FOTOS e VÍDEO: AgustaWestland
Galera,
sou fã assumido desta aeronave. Espero sinceramente que a MB adquira algumas unidades desta beleza.
Um abraço a todos e bom fds.
Ídem, ídem, na mesma data.
Ivan.
Como “asa” do esquadrão gostaria muito que a opinião dos amigos se concretizasse. Mas a curto período, na atual conjuntura, acho muito difícil.