Nakhoda Ragam: mais um caso de navios de guerra recusados pelo cliente

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A classe “Nakhoda Ragam” (F2000) de navios-patrulha offshore (OPV) foi construída para a Marinha Real de Brunei pela BAE Naval Systems. São três navios:

  • KDB Nakhoda Ragam 
  • KDB Bendhara Sakam
  • KDB Jerambak

O contrato foi adjudicado à GEC-Marconi em 1995 e os navios foram lançados em janeiro de 2001, junho de 2001 e junho de 2002, no estaleiro Scotstoun, da então BAE Marine Systems.
Mas na data da entrega, o cliente se recusou a aceitar os navios e os contratos passaram a ser objeto de litígio e colocados sob um Tribunal Internacional de Arbitragem.
Vários são os motivos apontados para a recusa dos navios, entre eles divergências sobre o preço final, número insuficiente de marinheiros para operá-los na Marinha de Brunei e a falta de preparo do pessoal para operar alguns equipamentos de bordo.
Quando a disputa foi resolvida, os navios foram entregues à Royal Brunei Serviços Técnicos, em junho de 2007. A Marinha Real de Brunei ainda tenta vender os navios, em vez de comissioná-los. A Malásia quase os comprou, mas o alto preço impediu o negócio. Outras marinhas também demonstraram interesse, mas alguns equipamentos a bordo necessitam de licença do Governo Britânico para venda.
Na parte eletrônica, os navios são bastante sofisticados. Possuem um sistema de comando e controle Nautis II, MAGE Cutlass 242 (ESM), ECM Jammer Scorpion, lançadores Super Barricade de chaff/flare, alça eletroóptica Radamec 2500, sonar de casco de média freqüência Thales Underwater Systems TMS 4130C1, radar de busca combinada 3D BAE Systems Insyte AWS-9 3D, dois radares de direção de tiro BAE Insyte 1802SW, radar de busca de superfície Thales Nederland Scout e radar de navegação Kelvin Hughes Type 1007.
Os navios são armados com mísseis MBDA Exocet Block II e mísseis antiaéreos MBDA Seawolf VLS. Como armamento de tubo têm um Oto Melara 76 milímetros, levam também dois tubos triplos de torpedos anti-submarino de 324mm e possuem um convôo para operação de um helicóptero.
As “Nakhoda Ragam” deslocam 1.940t, têm comprimento de 95m, boca de 12,8m e fazem 30 nós de velocidade, movidas por 4 motores diesel e dois eixos.

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Pedro

Sim, mas tem que pagar quanto?
Dependendo do valor taí uma compra “de ocasião”…navio novo, sem uso e razoavelmente armado..

Nimitz

Alguém deve ter levado uma boa $$$ para empurrar esses navios para a pequena Marinha do Sultanato de Brunei.

johrys

seriam muito bons para cobrirem essa falta de navios que nos temos, e ajudar na patrulha na costa do pré-sal, e com isso a marinha aumentaria sua presença naquela região

marujo

Esse OPV é muito melhor armado e muito mais sofisticado que nossas Inhaúmas e as Pohang que têm muito admiradores neste blog.Quanto Brunei pagou por cada unidade?

marujo

No meu ponto de vista, seu único defeito é não ter plataforma e hangar para helicóptero ASW.

Alexandre Galante

Marujo, esses navios têm plataforma, só não têm hangar.

marujo

Obrigado, Galante, pelo esclarecimento. Mas, abusando…eles podem receber um Linx no convés?

Alexandre Galante

Podem receber até um Sea Hawk SH-60/70.

MarceloRJ

Isto seria sim, uma compra de oprtunidade na minha opinião….

Alexandre Galante

Marcelo, o problema é o preço, elas devem sair pelo mesmo valor da “Barroso”, uns US$ 200 milhões cada, por causa do Sea Wolf VLS e dos sistemas eletrônicos.

Fábio Max

Ou seja… custaram menos que a Barroso, atpe por serem mais modernos!

EMERSON FULLY

Deveriamos,é comprar uns seis ct americanos que estão prestes a dar baixa.Pra suprir a falta de ct na cobertura anti-submarino.Que com a baixa do Para,ficou praticamente a mingua,sem falar que se depender do ex-plano de defesa nacional,não vamos comprar coisa nenhuma,quer dizer”novos navios zero km”…

guilherme

O brasil deveria comprar estes navios!! XD

Douglas

600 mihloes US? com sea wolf VL.. poderíamos compra-los e encomendarmos mais 3…

Vagner

Patético.

luciano

Oiaaaaa.kd o dindin do petroleo??? como sempre seu lula e turma só avacalham as coisas. 3 navios novos. seria uma bela aquisição.

Cinquini

Na minha opinião, essas embarcações apesar de modernas nao servem para operação na MB por causa da questão do Hangar. É padrão na operação da nossa Marinha o udo de helicopteros embarcados e apesar dessa classe prover a operação, não ha suporte para eles.

Traduzindo em “miudos” o que escrevi, vai na contramão da doutrina de emprego de embarcações da MB.

Abração

Cinquini

Alexandre F.

Tambem concordo com o Emersom acima, o Brasil agora de momento deveria adquirir navios de ocasioes, poís do jeito que estamos, daqui que uns novos derem entrada, já estaremos quesa uns 5 anos sem nada. Por isso sou a favor de comprar umas OHP, ou umas T23 e T22 (BIII), este programa de renovaçao esta fadado ao descaso, infelizmente, acho que se sair alguma coisa, será no fim do mandato do Lula, deixando para o proximo, como o FHC fez, e o Lula manteve, deixa para o proximo, nisto os 4 CTs já foram e nada, em Breve vae as… Read more »

Alexandre F.

Alias deixo aqui um ideia ao amigo Galante:

Por que se criar um Artigo (Materia) no Blog, sobre provaveis compras de ocasioes da MB, oportunidades interessantes, como Spruances, OHP, T22 (III), T23 e outras? acho interessante, assim como estas citadas neste Artigo (Materia).

Abraço a todos.

marujo

Galante, acho boa a sugestão do Alexandre F. aí de cima. Os OPVs do Brunei podem ser caros, mas por serem mais bem armados que as nossas Inhaúmas e fragatas, esse caro torna-se barato. Não conseguiríamos construir um barco novo, com os mesmos sensores e armamentos, por esse preço (US$200 milhões).

marujo

A Barroso, menos capaz, custou US$300 milhões. Nada de OHP e Spruances, lixos norte-americanos caros de manter.

Vassily Zaitsev

Tb gostaria de ver esses navios equipando a MB, porém a falta de um hangar impede o uso dos Linx. O que vai contra a doutrina operacional.

rodrigo rauta

Cabcelem as canhoneiras e comprem esas 3 e encomendem mais 12!!!!!

JSilva

Emerson, Não existe CT norte-americano nenhum para dar baixa a curto prazo. Alexandre F, Os Spruances já foram. Eu também gostaria, ainda mais se modernizados ao nosso gosto. Mas isso a 10 anos atrás, hoje já não vale mais a pena. As OHP estão peladas e muito usadas, para mim só valem pelo hangar e convoo (2 He); as Type 22 Batch III os ingleses vão usar até o fim e acho que é muito capaz de sair mais alguma Type 23 de serviço e esse Type 22 continuarem mais um tempo. De qualquer forma acho que a RN não… Read more »

direto do fundo do mar

Senhores, se vcs se dessen ao pequeno trabalho de pesquisa, aqui mesmo em fóruns brasileiros como o Base Militar e o Defesa Brasil, veriam que estes navios não serão comprados por ninguém. Os navios foram construidos para a Marinha de Brunei e nas especificações, a altura do pé direito dentro do navio é para a estatura do povo de Brunei. Ou seja, excessivamente baixa. A MB teria que colocar a bordo uma tripulação de anões para operar esses navios. Para a MB é impossivel. Porque não pode ir para outros paises? Europeus, por exemplo? Pq os navios não tem aquecimento.… Read more »

Leonardo Besteiro de Almeida Alves

Caro amigo do Direto do Fundo do Mar, como você sabe tudo isso sobre essa embarcações, você poderia me enviar estas matérias, um grande abraço e até.

direto do fundo do mar

Procure na internet. Sites em ingles. E verá o que digo!

Guilherme Poggio
direto do fundo do mar

Thanks Poggio!