EVAN do NDCC Mattoso Maia para Isla Margarita
Na manhã do dia 03 de dezembro, a aeronave “Águia 84” (UH-12 Esquilo), pertencente ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), decolou do NDCC Mattoso Maia, que se encontrava a 50 milhas náuticas da Isla Margarita – Venezuela, a fim de efetuar a evacuação aeromédica (EVAM) de um militar do navio que apresentava hipóteses diagnósticas de Ataque Isquêmico Transitório, Síndrome Conversiva ou Acidente Vascular Cerebral em evolução.
No final da manhã, a aeronave pousou no pátio do hangar da “Guardia Nacional Bolivariana”, localizado no Aeroporto Internacional do Caribe – General Santiago Mariño, onde uma ambulância já o aguardava para o encaminhamento para o Hospital Militar Coronel Nelson Sayago Mora, a fim de submeter-se a exames mais minuciosos.
Após a internação do militar naquele hospital, o “Águia 84” decolou da Isla Margarita de regresso ao navio-mãe.
Os resultados de exames detalhados que foram realizados, revelaram que a presteza do atendimento médico prestado a bordo, bem como a agilidade da EVAM, contribuíram de forma decisiva para que o quadro do militar não evoluísse para uma Isquemia Irreversível.
A aeronave “Águia 84” está embarcada no NDCC Mattoso Maia desde o dia 07/11/2008, para cumprimento da Operação Haiti-VI, que leva ajuda humanitária a Jamaica, Cuba e Haiti.
Fonte e fotos: ComForAerNav
Nota do Blog: A utilização dos meios aéreos para as marinhas modernas, muitas vezes são vistos como vetores de armas. Os DAE’s são de fundamental importância e a sua disponibilidade para embarque, pode as vezes determinar a vida ou a morte de um tripulante. No caso acima, a vida do nosso marinheiro foi salva, primeiramente pela atuação competente da equipe médica de bordo, seguida pelo eficiente cumprimento da EVAM pela aeronave UH-12 N-7084, demonstrando o preparo de seus tripulantes e do HU-1, que mais uma vez, fez juz ao seu título: “O Faz Tudo”.
BRAVO ZULU NDCC Matoso Maia e HU-1!
São notícias como essas que me enche de orgulho, saber que temos forças militares e competentes.
Putz, tem gente que vai me chamar de o CHATÃO pq todas as vezes que leio noticias como estas me da uma sensação de orgulho do C$#%#$%….
E sempre digo..
Me orgulho do profissionalismo desses caras.
Realmente a visão mecionada pelo Galante, a de que é tida por muitos em relação utilização de meios aéreos armados em marinhas modernas acaba ofuscando um pouco uma realidade muito atuante e primordial para muitas tripulações.
Como o exemplo do post ai.
E tem gente que defende uma marinha só de submarinos nucleares e navios patrulha.
RL, desta vez a nota foi do Wiltgen.
Bravo Zulu ao HU1 e à tripulação da aeronave!è assim que se faz!
Bravo Zulu, para o profissionalismo do da tripulação do Matosso Maia e da Aeronave do HU-1, parabéns!
Isso faz parte da rotina do melhor esquadrão de helicópteros do mundo!
Fazer a diferença………. ESSA É A QUESTÃO
Parabéns ao nosso TUDÃO!!!!!!
Estes Aviadores Navais diariamente exibem provas reais e indiscutíveis de elevado grau de profissionalismo, mostrando sempre com muito trabalho e esforço, o verdadeiro significado do que é executar com brilhantismo tarefas de Emprego Geral.
Parabéns ao DAE do HU-1 e a tripulação do “Rhino da Esquadra” por mais esta demonstração de profissionalismo e operacionalidade da Marinha do Brasil.
“Não nos pergunte do que somos capazes, dê-nos a missão” – TUDÃO!!!
[…] Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, uma missão muito especial, a de salvar vidas. Seja de um dos tripulantes do NDCC Mattoso Maia ou da população atingida pelos furacões no […]