NFH90 1

O primeiro helicóptero naval NFH90 está agora nas mãos dos militares da Marinha da Holanda, mas o sistema ainda não está pronto para uso operacional.

O desenvolvimento do NFH90 vem sofrendo com vários problemas nos sistemas, incluindo o radar de busca e o sistema de navegação tática. Estes problemas levaram repetidamente à mudanças no cronograma do projeto.

Para minimizar os atrasos, o NH Industries Consortium e os governos compradores optaram por acelerar o processo de obtenção de aeronaves e colocá-las em fase de operação inicial, o que ocorreu na semana passada com a entrega do primeiro NFH90 holandês.

O NFH90 foi entregue com o status “meaningful operationally capable”, que significa que ele não tem todas as condições operacionais. Mas a aeronave pode ser usada para treinamento e operações SAR. A França será o próximo país a receber seus NFH90.

NFH90 2

NFH90 3

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Luan

Que pena,prefiro os EH-101 para a Marinha de minha Bisavó…a mais bela de todas juntamente com varias outras.

Operarão juntamente com as Ms De Zeven Provincien??

Pecado…

[]’s

Mauricio R.

Resolveu-se o problema do peso dessas aeronaves holandesas???

Xande

Bom tem um e outros que queria ele ou MERLIN no lugar do EC-725 estão dando com os burro na agua, Merlin caro de mais até para os padrões europeus o outro nem esta pronto, acertada mesmo foi A compra EC-725 por nossa parte hele ja maduro, com manutenção ate que aceitavel para nosso padroes. para alguns aqui deveriamos todos ter o Huey!!!

alfredo.araujo

Infelizmente nossas FA’s nao possuem recursos para se meterem nessas aventuras…
Nesse ponto fomos felizes em termos escolhido o EC725…

Wolfpack

Este cara ai deveria ter sido o escolhido para equipar Marinha Aeronautica e Exercito, não o EC725. Por favor, se ainda tivermos chance, alguém dá uma dica lá encima para eles abandorem estes EC725 da EADS e trocarem pelos NH90. Aceito até os Mil Mi17, ou mais e muito mais Blackhawk.

Wolfpack

Esqueçam o meu último post, ficaria mesmo com mais UH60 e/ou Mil Mi17 novinhos, e este último com uma porta traseira muito útil para desembarque/embarque e apoio aéreo.
Abs

Danilo

Eles não lembram um pouco o Sea King ?

Sds.

Xande

A melhor coisa que o BRasil fez foi comprar o EC-725!!!

Mauricio R.

EC-725 é tão bão que até a própria França tem duzias de NH-90 encomendados p/ a ALAT e p/ a Aeronavale.
Ao contrário da tranqueira francesa, que é somente navalizada, o Merlin foi desde o inicio pensado como um helo naval e portanto é mto mais capaz.

Mauricio R.

Mas brasileiro é mto burro mesmo, “nós” aqui arrotando um caviar desgraçado pq vamos “sabe-se lá o que” 50% de um helo morto no mercado, enquanto isso os australianos vão montar kits de 34 MRH-90; versão própria do NH-90.

Xande

Deve ser mesmo viu seu Mauricio!!! Com a nossa burrice quem vai ganhar um monte vai ser o a Australia montando SH kits MRH-90 eles vao ser eximius montadores, preferimos mesmo um heli morto ou avião que ninguem quer !! Imagina que sonho o Brasil montando um monte de coisa quem sabe a FIAT libera para a marinha montar o Fiat 147 aqui no Brasil que honra!! Imagina a FAB montando o SH nussa é o Brasil que todo mundo quer!! Vamos ter propagandas assim O que você tem ai que o Brasil monta aqui!! me poupe burrice é ficar… Read more »

Xande

o Merlin é um OTIMO heli, o problema dele que nos foruns varias pessoas querem ele é um heli que o Brasil não tem condições de manter, muito caro ate mesmo para padrões de paises ricos. entra na mesma sina do Rafale para FAB, as duas são otimas aeronaves mas muito caro para nossos padrões, sobre EC-725 o que que tem ele ser navalizado? ham me diga ????? O Gripen estão querendo navalizalo e o que faz dele um avião pior? Existe um processo para isso Mauricio muitas vezes so a “casca” parece a mesma mais do restante tudo é… Read more »

Xande

* ondenescrevi Australia montando SH kits MRH-90

o certo seria

Australia montando SH e do kits MRH-90

Mauricio R.

“…muito melhor é pegar ToT mesmo que seja 5% ou menos mais pelo menos vou saber fazer nem mesmo que seja para fazer um parafuso!!” -> E vc faz o que c/ esses 5% de ToT??? Nada, pois vc vai continuar na mão do fabricante que não te repassou a totalidade da tecnologia!!! “…o Brasil não tem condições de manter, muito caro ate mesmo para padrões de paises ricos.” -> Errado, pois a base instalada de Merlin é mto maior que a de EC-725, então como o Merlin tem essa vantagem, ele é o helo mais barato de manter em… Read more »

carl94fn

O que tem de errado no EC-725, por que tanta implicância com esse helicópteros.

Propulsão: 2 motores Turbomeca Makila 2A com 2413 hp cada.
Velocidade máxima: 314 Km/h.
Velocidade de cruzeiro: 280 Km/h.
Alcance: 1400 km (travessia).
Razão de subida vertical: 216 m/min.
Teto de serviço: 6000 m
Carga: 29 soldados equipados; Cargas externas de até 5670 kg.

Cara um helicóptero desses com transferência de tecnologia só reclama quem quer reclamar!

Xande

Sobre a modificação Não digo que ele fica melhor mais também te digo que não fica pior…
Pense nos casos dos caças!

Acho que voce não anda acompanhado o blog, sobre as Forças que não estão conseguindo manter o Merlin no ar e sim no chão!!!

Prefiro saber fazer um parafuso e nunca usalo, mais com o parafuso que aprendi a fazer posso modificar (modernizar) e achar um uso para ele. Bem melhor do que só saber montar KITS

Pedro Rocha

Olá senhores! Eu estou de volta a esse precioso fórum de discussões, agradeço a volta dos acessos gratuitos! Eu reconheço que nossos fóruns devem ser remunerados, porém não podia assim fazê-lo haja vista que sigo ordens do alto comando domestico (esposa) quanto a uma nova incursão no orçamento familiar! Senhores de volta ao tema, o NFH90 está sendo desenvolvido como um substituto do Lynx para algumas marinhas da OTAN. Como é muito maior que este, as plataformas com convés de vôo menores (como as nossas) não poderiam operá-lo! Tanto isso é critico que a Royal Navy continua desenvolvendo o Lynx… Read more »

Mauricio R.

“Sobre a modificação Não digo que ele fica melhor mais também te digo que não fica pior…”

Que nada é somente uma pequena bobagem vc ter que trocar TODA a avionica de uma aeronave homologada e de produção seriada, somente pq a empresa que a fabrica lhe negou transferência de tecnologia.

“Acho que voce não anda acompanhado o blog, sobre as Forças que não estão conseguindo manter o Merlin no ar e sim no chão!!!”

Nem eu e nem o mercado aeroespacial inteiro, tb.

Mauricio R.

“Cara um helicóptero desses com transferência de tecnologia só reclama quem quer reclamar!”

Pois é justamente a falta de transferencia de tecnologia total a principal reclamação qnto a este negócio.

Mauricio R.

“…o NFH90 está sendo desenvolvido como um substituto do Lynx para algumas marinhas da OTAN.” -> Na Europa, fora a Grã Bretanha, NH-90 tem sido o substituto de qq coisa em asas rotativas de Alouette II á Sea King. “…e em nenhum momento nos foi oferecido nenhuma participação em seu desenvolvimento!” -> O mesmo se aplica ao EC-725 e a TODO o portifólio de produtos Eurocopter, montados á partir de kits CKD no Brasil. “…eu ainda não entendi qual é o grande problema com o EC725, pois em termos tecnológicos não tem nada a dever ao NH90…” -> O NH-90… Read more »

carl94fn

Mauricio R. em 04 jan, 2010 às 11:35

Engraçado eu não li isso em lugar nenhum, pelo contrario kra… sem falar que a proposta é transferi a tecnologia durante os próximos anos aos poucos.
Nem tudo que o Brasil faz é errado, se vai criticar algo que seja de forma correta e técnica e não por simples desejo de vê o circo pega fogo só pra depois dizer “eu não disse” isso não ajuda em nada uma discussão sadia onde nos encontramos para ouvir e compartilhar nossos conhecimentos.

sds

Mauricio R.

“…e não por simples desejo de vê o circo pega fogo só pra depois dizer “eu não disse” isso não ajuda em nada uma discussão…”

Que posso eu fazer, pois critico baseado no que aprendí em como a industria aeroespacial funciona e não baseado em ufanismo tolo e desembasado.

Xande

Mauricio onde você aprendeu isso? no mesmo lugar onde você aprendeu a ofender a opnião da pessoal ( burros, tolos, desembasados ) se tiver pago peça seu dinheiro de volta!!!

amigo ALÔ!!!! TERRA BRASIL CHAMANDO!!!!

Luan

Afinal,tópico é sobre os novos helicópteros da Holanda ou os caracal da FAB??

carl94fn

Caro Mauricio em mim não existe nada de ufanismo, apenas não fico colocando defeito onde não existe… bem claro se eu quiser assim como vc ou qualquer outro posso encontrar defeitos em qualquer vetor, mas não acho interessante, colocar defeitos em um helicóptero que as 3 forças armadas aprovaram mesmo que alguns sem prova digam que foi o governo que empurrou vai muito além de mim. Nem me incômodo com seus comentários “bem” raivosos sobre mim por que vc não tem como saber nada sobre mim, já sobres os helicópteros é outra história os dados são de conhecimento publico, mas… Read more »

Mauricio R.

“…no mesmo lugar onde você aprendeu a ofender a opnião da pessoal…”

Xande,

Aquele seu post aonde vc fala do Fiat 147, releia e procure moderar a sua agressividade.

“…bem claro se eu quiser assim como vc ou qualquer outro posso encontrar defeitos em qualquer vetor…”

Carl94fn,

Não existe aeronave ou qq sistema de armas perfeito, somente que alguns preferem não saber sobre essas deficiencias e outros mto pelo contrário, querem esmiuça-las ao máximo, vc é do 1º time eu do 2º simples e impessoal assim.

carl94fn

Mauricio

Vc ta errado 2 vezes primeiro sei de suas capacidades e deficiência, segundo vc apenas critica por criticar e até falando digamos inverdades para se mais delicado…

Ex.“Pois é justamente a falta de transferencia de tecnologia total a principal reclamação qnto a este negócio.”

Quando não existe qualquer problema até aqui. Mas sinceramente esta um bocado cansativo discutir com alguém que não aceitar pontos de vistas diferentes e gosta mesmo é de criticar e julgar as pessoas e não o apenas o vetor se bem que vc pode me julgar o quanto quiser…

Sds camaradinha

Xande

“me poupe burrice é ficar pensando em montar kits que até você consegue montar”

Qual foi a agressividade? Burrice? Burro por burrice estamos kits

ou será que foi até você consegue montalo. se for isso desculpe me fiz um julgamento de você, julguei que você não é um engenheiro aeronaltico se for isso me desculpe,

Mais uma coisa é certa você não sabe discutir em forum ou blog

ate!!

Pedro Rocha

Olá senhores! Inicialmente gostaria de pedir perdão sobre o “furo”: Realmente os Pumas ingleses são operados pela RAF, mas o restante das informações sobre os mesmos procede. Serão modernizados com atualização da aviônica e troca das turbinas pelas Turbomeca Makila! Sobre essas turbinas gostaria de dizer que as turbinas Rolls-Royce Turbomeca RTM322 que equipam o NFH90 derivam dessa confiável turbina! Eu gostaria que o senhor Mauricio R, por gentileza me informasse de onde obteve a informação que as Makila superaquecem quando estão sob efeito solo! Eu estou pesquisando para confirmar, mas acho que os Super Pumas da Marinha do Chile… Read more »

Mauricio R.

“Eu gostaria que o senhor Mauricio R, por gentileza me informasse de onde obteve a informação que as Makila superaquecem quando estão sob efeito solo!”

Pesquisa aqui no blog uma outra matéria, não lembtro o titulo, de EC-725 X NH-90.
É parte de uma apresentação do piloto-chefe da Bristow Helicopters em um simpósio da industria petrolifera.

Mauricio R.

“…mas acho que os Super Pumas da Marinha do Chile operam sonar de imersão e me parece que o Chile está satisfeito com a versão naval do Super Pumas!”

Problema do Chile, pq p/ eles é bom então p/ nós tb tem que ser!

Mauricio R.

“…e a indústria israelense não só está investindo na infra-estrutura aqui no Brasil como está investindo pesado na formação de pessoal técnico!”

Somente Engenharia de produto e alguma localização do software, de resto é produto de prateleira mesmo.

Mauricio R.

“Lembro que o UH-72 é um produto da Eurocopter e será montado nos EUA num processo de manufatura/montagem muito similar a linha do EC725 aqui da Helibras!”

Errado, até o 50º exemplar da emcomenda foram montados kits tal qual no Brasil, daí por diante será fabricado nos EUA, célula, turbinas, glass cockpit, etc…

Francisco AMX

Este heli é muito lindão! vai dar o que falar ainda! de bom!