Brasil enviará navio ao Haiti e Itália colocou navio-hospital à disposição
Em entrevista à Globo News, agora, ao vivo, 14h10, o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, informou a ida de um navio da MB (não especificou o tipo, mas já era esperado, e estava demorando…) ao Haiti, com a previsão de chegada em 3 semanas. O prazo, segundo disse, é o necessário para carregamento de víveres, pessoal e o efetivo deslocamento.
Disse ainda que “A ITÁLIA CEDEU AO BRASIL UM NAVIO HOSPITAL QUE SERÁ ENTREGUE ÀS AUTORIADES BRASILEIRAS EM FORTALEZA, PARA INGRESSO DE TRIPULAÇÃO NACIONAL E DESTINADA AO AUXÍLIO HUMANITÁRIO NO HAITI”.
COLABOROU: WDias
O navio escola Brasil não pode ser transformado em navio hospital? Li isso no blog do NE Brasil..
Confirmado no noticiário “Em cima da Hora” da Globo News, às 15h05: O Governo Brasileiro recebeu telefonema do Governo Italiano oferecendo a embarcação para operação de tripulação brasileira, o que foi debatido na reunião do gabinete de crise agora a pouco em Brasília.
Agora é o governo do Brasil que precisa de ajuda para ajudar o haiti?
É a ajuda dentro da ajuda…
…fico me perguntando (ainda) porque os processos para adquirir aviões VIP são tão rápidos (e caros) e os para adquirir navios essenciais paraas funções da FFAA, são tãoooo demorados?
Fábio Mayer,
Já fiz a mesma pergunta..e creio que a melhor resposta é..
Politico (que no final libera a verba para a compra) não quer colocar a sua _______em risco voando em avião velho (sem contar a sua vaidade), agora os milicos que defendem a pátria não precisam … E tem gente que ainda defendem os politicos..
Aproveita e no final do “emprestimo” já compra o navio.
Celio, acredito que “alugar” um NaH de projeção oceânica, neste momento, é mais barato e rápido do que converter o NE Brasil.
Primeiro foi a queda do Airbus da Air France, agora o Haiti… O que mais o Estado Brasileiro espera ocorrer para escancarar as nossas fragilidades de projeção de força, mesmo em caráter humanitário.
Fabio, não misture as coisas. 1) os três aviões que foram comprados para o GTE vieram substituir aviões com 30 anos de uso. O jato presidencial, um ex-Varig apelidado de sucatão, havia sido aposentado de seu uso durante todo o governo FHC, quando eram alugados aviões da TAM, como tripulação da TAM. Na época da aquisição do VC-01 (um airbus), a embraer foi convidada mas não pode atender na época o pedido dentro das especificações, mas recentemente pode atender à requisição para a substituição dos velhos sucatinhas 737. O preço de cada um deles é da ordem de 50 milhões… Read more »
E pq a propria Italia ñ manda o navio para o Haiti?
Cláudio, se de fato a iniciativa partiu dos Italianos como se ouve dos noticiários podemos ter algumas explicações, 1) por motivos estritamente econômicos, com um viés, digamos, mesquinho, uma vez que o custo de operação do navio, pelo tempo que fosse necessário, e não será uma operação curta, será finaciado pelo Brasil, 2) razões políticas, ajudando a reforçar a imagem do Brasil, país de tradições latinas como a Itália, no comando da MINUTASH, se contrapondo à imagem militar avassaladora dos EEUU… Bem, são especulações apenas… Mas, pode haver uma razão oculta, e aí invertendo o pólo, o Brasil, de forma… Read more »
I’m sorry but I’m not able to write in portughese.
From italian news the mission on Haiti is a joint operation, not a loan or sell, between Italy and Brasil with the newest Cavour at its first mission.
PS: Fremm cost about 560 milions of € each with R&D
A notícia ou é falsa. Basta ver de onde veio, de um ministro júnior, de uma área que não tem nada a ver com o assunto. Deve ter ouvido a proposta e já saiu gritando para ganhar espaço na imprensa. Existe uma impossibilidade prática para essa idéia funcionar. Já pensaram no tempo necessário para qualificar uma tripulação nacional para operar um novo navio (não estou falando do pessoal médico). Quanto estivermos prontos a urgência já vai ter passado…
Emerson,
Me veio uma dúvida, para mim o avião que trouxe os militares feridos era um 707 (ou o sucatão como alguns os chamam), é claro que posso estar errado pois vi a reportagem de supetão. Já a do Jobim e toda a comitiva além do caixão com a Sra. Zilda era um dos aviões novos do GTE..
Abraços
Olá Humberto,
Acho que voce tem razão… quem veio de VC-02 foi o corpo de Arns e nosso Patton… os soldados feridos estavam mesmo embarcados no KC-135 com pintura branca.
Acho que me confundi. Peço desculpas.
ummm very interesting info
If it confirms will be very nice a joint ops on board Cavour
thanks a lt for the info
Brgds
MO
Emerson, Não misturo as coisas. Os F-5 já tem 30 anos de uso e nem por isso resolve-se rápido sua substituição. Alguns C-130 já tem bem mais que 30 anos, e sua substituição está programada para 2015 (no mínimo). Os Búfalo foram substituídos depois de quase 40 anos de uso. Os Mirage III, depois de 33 anos de uso e mesmo assim, por aviões USADOS. Já os aviões VIP, estes são comprados novos, RAPIDAMENTE, sem burocracia, sem licitação, sem encheção de saco e principalmente, SEM VEXAME, como esse RIDÍCULO processo do FX-2. Quem mistura as coisas são os políticos de… Read more »
Olá Fabio, obrigado pelos comentários. Apenas mostrei que a compra dos três novos jatos para o GTE somam cerca de 150 milhões de dolares em um orçamento já empenhado de algo próximo a 10 bilhões de dolares, sem contar os novos programas que ainda serão contratados que deverão ser da ordem de outros 10 bilhões. Assim, a compra dos três jatos para o GTE (dos quais dois foram adquiridos da Embraer) represetam 1% dos gastos, o que não representaria grande coisa no orçamento. Mas não posso concordar com você que apenas os VIP´s foram contratados rapidamente, basta lembrar a compra… Read more »
Salve Ostra.
Acho que a informação procede sim vi na RAI TV que o Cavour está sendo preparado para seguir para o Haiti transportando suprimentos e diversas equipes de resgate e saúde.
levará helis e muitos outros equipamentos necessários para o resgate.
e Fará uma escala no Brézil onde embarcarão efetivos, equipamentos e suprimentos para o apoio das vítimas…
a menos que trocaram Jesus por G-enésio… vai ser ele mesmo…
grande abraço
Salve Ostra, saiu também no
http://www.defensenews.com/story.php?i=4459137&c=LAN&s=TOP
Emerson,
Não reclamo da compra dos aviões VIP, entendo que são necessários.
Mas reclamo da política de dois pesos e duas medidas.
QUando é interesse para mordomia, rápido e a qualquer custo.
Quando é interesse de toda a nação: licitação e negociação.
Olá Fabio, Concordamos sobre a necessidade dos VIP´s e acho que temos o mesmo desprezo para situações nas quais alguém é privilegiado não por mérito, mas por suas relações políticas ou partidárias. O que discordo é sermos levados pela mesmo retórica partidária e embarcarmos no clima fla x flu, absolutamente desnecessario nesse blog. Felizmente, somos todos apaixonados pelos assuntos de defesa e, pelo que me parece, é o que nos motiva aqui além de nosso trabalho e rotina. Por isso é bom estarmos atentos para não darmos lastro aos radicais da direita e da esquerda, muito mais focados em angariar… Read more »
Bom, fui no CAN-DF e o que o Fábio fala é verdade.
o GTE semana passada tinham 11 aviões, e o can 2, sendo um c 130 e uns bimotor véio de guerra lá.
no hangar do gte tinha bem uns11, sendo 3 ou 4 emb 145, 2 emb 190 e 2 airbus 320 e uns jatinhos sinsitros.
Sei lá..nao entendo…Sei que tinha jato pra caramba no GTE e no can só teco teco.
Nem eu consigo entender, caro “prefiro-não-comentar”, Talvez voce pudesse rebater o valor de um dos programas de reaparelhamento que listei, poderia corrigir algum informação, poderia até debater sobre as prioridades da FAB ou da MB na escolha de um ou de outro programa. Falei de programas consolidados da ordem de 10 bilhões de dolares e de programas previstos de outros 10 bilhões, mas o cerne da discussão são os avioes do GTE. Como ja comentei, o A320 (VC1) foi comprado para que a FAB voltasse a conduzir o presidente (para mim, era vergonhoso contratar a TAM para isso) e os… Read more »
Nossa que bobagem é essa???? Só pode ser trote de 1° de abril, antecipado!!!
Desdequando um país peça ajuda ao um outro país para ajudar no fim um 3° país? Ou o Brasil tem navios próprios para ajudar ou não.
Isso parece mais como essas palhaçadas do governo, fazendo parcerias com os estados/municipios. E depois se algo dá errado, ninguem é responsável.
Aí ,aí aí assim o Brasil nunca vai ganha a vaga no Conselho de Sedurança da ONU.
O Brasil se os pulitico tomar juiz já estva no top,vamos botar o pé no chão, olhe para vrente,qualificando o povo brasileiro áh viver com mas dignidade,o governo lula deu um salto bom mas pressisamos avançar,olhai os liros do campo, como eles avansão,vocês pulicos olha ás mudanças do mundo,olha a palma de sua mão depois faça um anállice!
Já que não tem navio hospital de campanha igual a dos Yangues, é só mandar o barco hospital Dr. Montenegro que esta a navegar nas águas do rio amazonas. Só não deixar se confrontar com o navio hospital dos yanques, se não a cara cai. Ô pessoal ja era pra termos esse navio faz tempo. É só acontecer um cenário catastrófico e aparecer na mídia o que os yanques possuem, e logo nós ficamos boquiabertos. Se a MB até hoje não tem, talvez porque não a considere primordial.