Os incansáveis voos dos helicópteros no Haiti
Peças fundamentais no esforço do transporte da ajuda humanitária no Haiti, os helicópteros embarcados nos diversos meios da US Navy, fundeados ao largo de Porto Príncipe, realizam o transporte de mantimentos, água e medicamentos dos navios para o aeroporto internacional, além das essenciais evacuações aeromédicas (EVAM) para o USNS Comfort e USS Carl Vinson.
Seria interessante para a MINUSTAH o EB ou a FAB deslocar de 2 a 4 helicópteros Sikorsky UH-60 BlackHawk para o Haiti, para apoio aeromóvel e logístico da tropa.
Pelo que lembro havia helicópteros chilenos ou argentinos, mas melhor seria usar os nossos BlackHawk, que inclusive estariam padronizados com os yankees, facilitando a operação.
Ainda haveria o ‘bonus’ do aprendizado com a atividade no ambiente de crise e coordenado com o tráfego aéreo de outras nações, mais experientes.
Ivan.
Concordo com o amigo acima, o número de 4 seria ideal, a capacitação, experiencia e troca de informações seria sem igual, e alem de tudo nossas tropas necessitam dos Helis em todos os sentidos.
Caros,
Com todo mérito a juda dos EUA, mas é lamentável a posição da administração americana e dos militares em agir independentemente no socorro das vítimas! Não estou vendo seu contingente agir no “trabalho sujo e pesado” de remoção dos corpos, atendimento as vítimas e distribuição de alimentos direto a população.
Até agora tem sido divulgado fotos do seu pessoal somente em helicopteros e aviões que aliás devem ter centenas no TO para manter 10 mil homens trabalhando intensamente! Além de não submeterem seu contingente ao comando da ONU.
Lamentável e triste!
Isto é uma lição de logistica, infra-estrutura, organização militar, quem estiver por lá deve ser humilde e apreender os ensinamentos dos americanos.
Nas fotos dos palets, a ajuda cai do céu, literalmente.
Já eu acho que alguns Super Puma e/ou Esquilo bi-turbina da MB embarcados nos NDD e/ou NDCC já seriam mais do que suficientes. Enviando os 2 NDCC e pelo menos 1 NDD já daria para levar PELO MENOS 6 helicópteros para o Haiti, fora tropas, mantimentos, equipamentos, tratores, guindastes, médicos e enfermeiros, geradores de energia elétrica, combustível… Com apenas uma escolta já seriam 7 helis. Mas que eu saiba, pelo menos até agora só suspendeu um navio da MB em direção ao Haiti com um equipamento de desalinização que ninguém sabe qual é, pois a própria MB não divulgou, mas… Read more »
Ivan, Os EUA estão usando isso como campanha mundial para “limpar a sua imagem.” Claro, existem pessoas de boa vontade mas dúvido, dúvido mesmo que a intenção seja totalmente “humanitária”. Já pensou? a opinião pública “caindo de pau” na gestão Obama por não ter feito nada??? seria um custo politíco muito alto. Realmente esta desgraça esta sendo usada como “bancada política”… Acredito que o Brasil deva aumentar sim seu contigente. Mas o problema é que tem muito “nego” no congresso que acha que: “se os gringos tão lá pra que se meter?”… Agora tenho certeza que os soldados Brasileiros que… Read more »
OPS !!!!!!
Temos dois IVAN na área!
Eu sou o Ivan (Ivan em 20 jan, 2010 às 9:15).
O Gripeiro, mas comedido.
Galante ou Poggio,
Vcs podem verificar?
Abç,
Ivan
Getulio – São Paulo em 20 jan, 2010 às 9:53
Isto é uma lição de logistica, infra-estrutura, organização militar, quem estiver por lá deve ser humilde e apreender os ensinamentos dos americanos.
Nas fotos dos palets, a ajuda cai do céu, literalmente.
Caro Getulio, assim como nós, os yankees tambem tem más idéias, dá uma olhada no video abaixo para ver a bobagem que é lançar ajuda sobre um povo faminto.
Abraço
http://www.cnn.com/video/?/video/world/2010/01/16/vo.chopper.drop.chaos.cnn
Bronco, O deslocamento de NPD e/ou NDCC com helicópteros orgânicos é muito inportante e deve ser feito, para que a Força de Paz Brasileira na MINUSTAH tenha uma base segura (nos navios), onde possa usar a infra-estrutura própria de uma navio de desembarque. Contudo minha sugestão se prende a necessidade urgente de helicópteros brasileiros para a MINUSTAH, sem depender do eventual uso de aeronaves norte americanas, mas operando em conjunto e coordenados com ele. Além da necessidade operacional há também a oportunidade de aprender as regras de tráfego de/em combate, numa situação real, com a mais poderosa e experiente força… Read more »
Ivan…
certamente vc não está vendo tudo o que se passa no Haiti e evidentemente há uma maior exposição de nossas tropas na midia,
mas tenho visto sim americanos pegando no “pesado” inclusive bombeiros e estas imagens foram mostradas na tv.
Eduardo…
será que o governo brasileiro que deseja tanto uma cadeira no Conselho de segurança da ONU não vê o Haiti como um trampolim?
sds
Só completando:
Acredito que os BlackHawks da FAB ou do EB podem ser transportados por C-130 Hercules, então podemos ganhar tempo com estas aeronaves no Haiti.
Ivan.
Dalton,
Este Ivan concorda com vc.
Mas vc sabe qual Ivan é este?
Ivan.
Galante, Nunão ou Poggio,
Complicou com dois amigos com o mesmo nome.
Abç,
Ivan.
Ivan, tá resolvido.
Wiltgen,
Vc está logado.
Pode verificar a questão de dois ‘IVAN’ no Blog?
Abç,
Ivan.
de: Ivan em 20 jan, 2010 às 9:15
Galante,
Não sei como vc resolveu, mas de qualquer forma, obrigado.
Abç,
Ivan.
Poderiam definir as identidades com o uso do gravatar!
Abraços,
Wiltgen,
Sou meio ‘pé duro’ para usar estes recursos como estabelecer um avatar ou coisa parecida.
Mas vou procurar uma imagem que fique legal.
Ivan (o antigo).
Boa kkk !!!
Belas fotos!