A volta do Ark Royal
A Royal Navy (Marinha Real) informou que o navio aeródromo HMS Ark Royal voltará a ser o capitânea da frota a partir desta segunda-feira, 25 de janeiro. O navio passou por um PMG (Período de Manutenção Geral, ou Major Overhaul) de 7 meses de duração no ano passado, assim como por um período de provas e adestramento, com destaque para as 6 semanas do BOST – Basic Operational Sea Training (treinamento no mar operacional básico) antes da licença de Natal.
Com a volta do HMS Ark Royal ao setor operativo será a vez de seu “irmão”, o HMS Illustrious, iniciar seu período de manutenção. Nas próximas semanas, o capitânea da esquadra deverá ser municiado e receber sua ala aérea de Harriers.
Na agenda, estão o exercício Joint Warrior 101 e, após a Páscoa, um grande exercício multinacional na costa leste da América do Norte, assim como uma visita a Halifax, no Canadá, para as comemorações do centenário da Marinha Canadense.
FONTE / FOTO: Royal Navy
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Ah, que pena não vai dar uma passadinha pelo Haiti, e se juntar a vitrine naval…
enquanto isso, o São Paulo continua em sua interminavel rotina…que grande negocio fez a MB…por isso, embora eu defenda o Rafale e…bom, uma coisa é uma coisa…alguem sabe de uma previsão confiavel quanto a volta do PA SP a ativa???
A marinha tinha esperança de que em dezembro de 2009 ele estivesse operacional, acontece que com a “verbinha” da marinha falta ainda muita coisa para terminalo, a ultima noticia era de que estavam instalando misseis para defesa de ponto, acho que em breve estara navegando só não sei se estara 100% operacional porque mesmo com navio em bom estado a ala aerea não esta operacional os A-4 ainda aguardam a vez delez de serem ressucitados.
Abraços,
Danilo
Manoel… para vc consolar-se um pouco, pense que o USS Enterprise iniciou em abril de 2008 um periodo de manutenção que deveria durar 16 meses e até agora, janeiro de 2010, não terminou e o orçamento estourou em mais de cem milhoes de dolares e tudo isso para que ele funcione por mais 3 anos apenas. Sim, mas eles tem outros porta-avioes, então console-se mais ainda: USS Theodore Roosevelt, iniciou ano passado seu RCOH e só retornará a frota em 2013. USS George Bush, este é novo demais e precisará passar por um ano inteiro de provas antes de estar… Read more »
Dalton, Mas há de se levar em consideração que o PMG de um PA do tamanho dos americanos e de propulsão nuclear é, necessariamente, uma operação muito complicada. Especialmente se considerarmos que no PMG o reator também passa por manutenção e/ou reabastecimento. Além disso a quantidade de horas de mar nos navios da USNAVY os colocam num patamar de desgaste que muitas vezes acaba atrasando o PMG e o deixando mais caro que o natural. Fato é que, pelo menos pra mim, é perfeitamente aceitável que um PA deste tamanho, com propulsão nuclear e com tantas horas de mar em… Read more »
Caro Bronco… no caso do USS Enterprise, ele não está sendo reabastecido, mas o fato dele ser o unico de sua classe acarreta um grande problema já que os porta-avioes da classe Nimitz possuem uma maior comunalidade…sem falar que o Enterprise aproxima-se dos 50 anos. O São Paulo, é pouca coisa mais novo que o Enterprise, menos de 2 anos e ele foi extensivamente utilizado pelos franceses e da mesma forma como o Enterprise é o unico de seu tipo existente. Se os problemas técnicos são simples como vc observou, o mesmo não aplica-se às verbas para manutenção e construção… Read more »
Afinal eles tem 2 ou 3 porta aviões?
Esdras:
Eram 3 até 2005: HMS Invincible, HMS Illustrious e HMS Ark Royal.
Em 2005 o HMS Invincible foi descomissionado passando à reserva da Royal Navy, onde deverá permanecer até 2010 até dar baixa e ser retirado completamente do serviço ativo.
Esdras… apenas 2. O HMS Invincible foi colocado na reserva em 2005, por um periodo de 5 anos, ou seja, 2010. Embora a Royal Navy tenha alegado que ele poderia ser rapidamente mobilizado caso alguma crise surgisse o que se lê na Internet em foruns é que é apenas “fachada” e que ele necessitaria de peças dos outros dois que estão ativos e seriam necessários ao menos 2 anos para coloca-lo em serviço e devidamente treinado. Um navio anfibio LPH o HMS Ocean é ligeiramente maior que os 2 porta-avioes e pode em caso de emergencia embarcar harriers, mas nao… Read more »
Dalton, Eu entendo seu ponto de vista e compartilho da mesma benevolência em relação ao São Paulo. Acho que certas críticas são injustas ao navio, embora eu tenha severas críticas ao modo como as FAs brasileiras planejam seus gastos sem definição de prioridades. Vemos, aí, uma série de exemplos caros de como a falta de planejamento faz a MB querer um monte de coisas e ao mesmo tempo não conseguir resultado algum. Você nos lembrou do motivo pelo qual o São Paulo veio ao Brasil: ser um navio para manutenção de doutrina e de garantir que a MB possa operar… Read more »
Bronco… concordo que a situação é séria…aliás, com o A11 Minas não foi muito diferente, até lembrei de duas situações quando fui ao Rio de janeiro ainda garoto e o Minas encontrava-se docado em ambas as vezes. O fato é que apareceu uma oportunidade única…o Foch colocado a venda pela França por um preço simbolico e sim, sabiamos que teriamos que gastar centenas de vezes mais depois, mas, qual seria a alternativa? Quantos anos se passariam até podermos adquirir outro? Chegaram até a mencionar que o USS Independence poderia ser adquirido na mesma epoca em que o Foch estava sendo… Read more »
E aquela aquisição das possiveis 10 fragatas FREMM sera que vai acontecer ?
Dalton, Concordamos muito, então. Mas não me parece sensato que se tenha dinheiro para a compra dos Caracal (dos quais cerca de 17 irão para a MB) e de 4 submarinos convencionais e do casco e sensores de um nuclear, e não se tenha dinheiro para reparar tubulações de vapor e para resolver de vez o problema da vibração de um dos eixos de um navio que, por maior que seja, não deixa de ser um reparo não muito complicado para quem realiza o PMG de diversos meios navais. No AMRJ tem 2 subs docados, um deles será modernizado em… Read more »
Parece mesmo que estão fazendo corpo mole com a manutenção dos meios…
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