O Fim da vida de um guerreiro
No dia 16 de janeiro, abicou em Aliaga, Turquia o N/T Shiraz, de bandeira das Ilhas Caiman, para ser desmontado.
O Shiraz, nome menos conhecido de sua carreira, foi constrído como o navio tanque inglês Hudson Cavallier, mas antes do final de sua contrução foi requisitado pelo MoD Britânico, sendo entregue ao RFA (Royal Fleet Auxiliary), sendo renomeado RFA Appleleaf (A 83).
Primeiro navio de uma série de quatro, segue abaixo a classe:
APPLELEAF (A79) | CAMMELL LAIRD | COMMISSIONED 1979 | RFA |
BRAMBLELEAF (A81) | CAMMELL LAIRD | COMMISSIONED 1979 | RFA |
BAYLEAF (A109) | CAMMELL LAIRD | COMMISSIONED 28 / 3/ 82 | RFA |
ORANGELEAF (A110) | CAMMELL LAIRD | COMMISSIONED 1979 | RFA |
z |
Em setembro de 1989 foi transferido para a RAN (Royal Australian Navy), sendo renomeado HMAS Westralia (AO 195), aonde participou de inumeras operações com a Marinha Australiana e demais marinhas do mundo.
Pennant | AO 195 – call sign: VKCX |
---|---|
Class | Replenishment |
Launched | 24 July 1975 |
Commissioned | 9 October 1989 |
Decommissioned | 16 September 2006 |
Displacement | 40 870 tonnes |
Length | 171 metres |
Beam | 26 metres2 |
Speed | 16 knots |
Com a entrada em serviço do HMAS Sirius, o Westralia foi desativado em 16 de setembro de 2006. Após passar cerca de dois anos aguardando seu destino nas Ilhas Karimun, na Indonésia, foi vendido para desmanche iniciando sua derradeira vigaem, suspedendo das Ilhas Karimun, a reboque do RbAM Nefetegaz 61, escalando Cape Town, Africa do Sul e Gibraltar, finalmente chegando e abicando em Aliaga no dia 16 de janeiro.
Fotos: Selim San – Aliaga Shiplovers
Nem todos podem virar museus né.
Fazer o que.Bonitão.
[]’s
Tá aí uma otima aquisição para a MB…RsRsRS..
Esse aí já foi, diz o maçarico essa temível arma anti-navio.
Mas e os demais da classe, não estariam em condições de serem adquiridos pela MB???
Que adora compras de oportunidade!!!
Pesquisando, descobrí que tanto o RFA Baylaef como o RFA Orangeleaf ainda estão em serviço na RN, mas um detalhe me chamou a atenção:
Esses navios são de casco simples, ou por algum milagre já incorporaram o casco duplo, em algum pto de suas carreiras???
Uma pena os mais usados sempre tem este terrivel fim, mas deixam seu nome na história de muitas marinhas.
Espero que vire metal reciclado, não podemos nos dar ao luxo de “deixar afundar no mar” como bem fazem os países “desenvolvidos”.
Poxa… fiquei triste agora vendo este lindo navio se transformar em gillete, alguns amigos até brincaram que a MB gosta de umas compras de oportunidade e velharias, mas garanto, algumas destas velharias seriam muito bem vindas, principalmente alguns NT´s, creio que hoje seja a MAIOR CARENCIA da nossa MB. Antes de pensarmos em Fragatas, Destroiers e Porta-Aviões, vamos pensar em 2 Navios Tanques de Média/Alta capacidade de carga? Alguns poderiam serem: Class Henry J. Kaiser, Class Sacramento, Class Supply e outros. OBS: La Escuadra Nacional recibirá un petrolero de la Clase Henry J. Kaiser, ex US Navy, que se encuentra… Read more »