Fotos do modelo do NAe São Paulo no Centro Cultural da Marinha, no Rio de Janeiro. Na vida real, o Alfa 12 chegou a embarcar no máximo seis jatos AF-1 Skyhawk.
Esqueceram de retirar os canhões de 100mm dessa maquete.
Invincible
Visitante
14 anos atrás
Queria que fosse verdade!
Yluss
Visitante
14 anos atrás
Penso que a maior parte da frustração que temos em relação ao nosso NAe é resultado de um incorreto posicionamento da Marinha em relação a real utilidade dessa belonave para nosso país. Eu mesmo iria parar de me irritar se a MArinha reconhecesse oficialmente o SP como uma ferramenta apenas para manter doutrina e sem pretensões diferentes, o que deixaria todos nós mais calmos 8D
Guarda Marinha
Visitante
14 anos atrás
Infelizmente o PA SP nunca operou em sua totalidade os meios aereos disponiveis em seus quadros e a julgar pela lentidão dos reparos que ora sofre jamais iremos ver-lo atuar em sua plenitude. Mas mesmo com todos os problemas de manutenção tanto do PA SP como do VF1, creio que devemos nos esforçar para manter a doutrina e treinamento este componente da esquadra, enquanto se fala em aumento de efetivo da armada, distribuição equatitativa dos meios operacionais, até agora somente ouvimos falar nos novos sub e no futuro snb, serão importantes sim, mas não podemos esquecer que os demais ramos… Read more »
Chelo
Visitante
14 anos atrás
Até hoje o A12 está ancorado na AMRJ depois da reforma!Quando voltará ativa?? Falta de verba? Se o brasil, como diz o nosso presidente, tem um potencial para construir plataformas, grandes navios, etc. Por que não teria capacidade de construir o seu proprio porta-aviões? Será que já não estaria na hora em vez de comprar “sucata” dos franceses?
JSilva
Visitante
14 anos atrás
Pô Jacubão vc matou o meu comentário.
A realidade nunca ira se concretizar, por vários motivos dentro na nossa realidade tabajara. Já começa que além de duvidar que uma cena como essa venha ocorrer, o navio já não possui essas torretas de 100mm.
Metade foi retirada na decada de 80 e o resto no inicio dos anos 90.
Guarda Marinha
Visitante
14 anos atrás
Yluss, bom tarde, seu comentario acima foi bastante pertinente.
O SP nunca teve uma orientação bem definida, e agora com esta determinação em se construir os subs scorpene e um snb, será que o SP realmente ficará eternamente docado?
Bean
Visitante
14 anos atrás
Yluss,
Então pode parar de se irritar porque ele serve justo para isso mesmo: treinamento, de vez enquando, com fragmentos de uma tripulação.
A diferença é que a Marinha não admite recuar. Ela segue sonhando acordada em ser uma grande* Marinha.
*(grande no sentido de seu poderio real)
Guarda Marinha
Visitante
14 anos atrás
Srs,
Um dos problemas que impedem o retorno do SP a ativa é no eixo, mas este tipo de problema não pode ocorrer com as fragatas, covertas e guardadas as devidas proporções, este não é um defeito por menor, em especial pela idade avançada do SP.
Giordani RS
Visitante
14 anos atrás
A FAB voa(caça) abaixo do limite de horas estipuladas pela OTAN. A MB tem um museu porta-aviões que não vai a lugar algum…o exército só serve pra desfilar no 7 de setembro…Amigos, só existimos como nação porque nossos vizinhos são muito piores que nós…lamento muito a Argentina ter perdido a Guerra das Falklands/Malvinas, pois se acaso houvessem ganho tal, subjugariam o chile e colocariam em prática o Plano Rosário, forçando o “Gigante Adormecido em berço esplêndido” a ACORDAR DE VEZ!!! Na boa, me irrito, mas esse tal de brasil só se importa com samba, funk, bbb e “muié” pelada! Esse… Read more »
Do pto de vista da Engª Naval seria viável ou recomendável abrir os flancos da proa, tornando-a quadrada ao invés de arredondada e assim aumentar o espaço disponível inclusive c/ a possibilidade de se montar uma 2ª catapulta???
Outra idéia, seria viável e/ou recomendável a realocação do elevador de vante, do meio do convoo p/ a frente da pte???
Guarda Marinha
Visitante
14 anos atrás
Giordani Infelizmente nós brasileiros temos por principio que nada de ruim pode acontecer conosco, esquecemos que muitas conquistas cientificas que hoje facilitam a vida civil tiveram origem nos horrores da guerra. Nossos vizinhos sul americanos possuem um histórico de discordia entre si secular e atualmente se rearmam com a desculpa de combater o narcotráfico, enquanto nós ficamos a discutir se operamos este ou aquele vetor, a FAB com o minimo tentar manter um padrão, o EB não possui defesa anti aerea, blindados em numero suficientes e a MB esta então sobrevive da canibalização e baixa de outros meios que nos… Read more »
Guarda Marinha
Visitante
14 anos atrás
Srs,
Alguns dos senhores possui a informação de quantas escoltas/navios patrulhas está prevista a construção para reforçar nossos meios flutuantes.
Creio que o problema do eixo tenha sido corrigida, agora não sei bem o por que do mesmo não voltar a ativa. OUVI falar que é muito pela perda da operacionalidade da tripulação, muitos já deram baixas ou estão em outros locais, a operação de um PA é complexa demais para se improvisar alguns tripulantes.
No fundo, para mim como a grana é curta, eles tem que priorizar outros meios que são mais urgentes, só isto..É uma pena ter um PA nesta situação.
Abraços
Guarda Marinha
Visitante
14 anos atrás
Galante,
Obrigado, estarei acessando.
Guarda Marinha
Visitante
14 anos atrás
Humberto,
Conseguimos corrigir o problema do eixo, mas perdemos na operacionalidade e capacitação dos tripulantes do PA SP, sem contar ainda que o investimento na qualificação de nossos pilotos navais também fica comprometido devido a falta de treinamento continuo no PA.
Realmente o nosso problema não é falta de investimento, mas de continuidade,prioridade. Gastamos muito e mau..
Guarda Marinha
Visitante
14 anos atrás
Galante,
Antes de mais nada, acompanho com interesse suas matérias postada no blog e mesmo não sendo do ramo militar, é fácil compreender as nuances através de suas discrições.
O projeto da MB em construir 50 navios patrulhas poderá atender a nossa demanda, ainda mais se no futuro houve a redistribuição da esquadra para o Norte/Nordeste?
Excel
Visitante
14 anos atrás
Se a maquete imitar a realidade acho que a coisa ficar mais fácil de resolver, rsrsrs
Guarda Marinha
Visitante
14 anos atrás
Excel,
O SP escoltado pela Liberal,Constituição, Barroso, operando em conjunto com o Tikuna,Timbira, Tamoio fariam uma excelente presença nas operações conjuntas com as demais marinhas amigas.
Marco Passamani
Visitante
14 anos atrás
Pelo menos ele parece estar servindo perfeitamente para adestrar o pessoal de oficina da Marinha.
Guarda Marinha
Visitante
14 anos atrás
Bem lembrado, o PA SP é uma ótima bancada de teste para o equipamento francês, e com a instalação do estaleiro em Itaguai para a construção dos scorpenes, os técnicos já estão sendo iniciados nas qualidades e infortunios do material francês.
Não sou Eng… Mas tenho alguma noção de equilíbrio 🙂 de tanto montar maquetes no passado 🙂
Concordo que aquele elevador é preocupante, mas pensando bem imagina o tamanho e o peso de uma segunda catapulta na proa, , creio que mexeria com o equilíbrio do navio…
REITERANDO ,O A12 SÃO PAULO DEVERIA SER PRIORIDADE DA SEGURANÇA NACIONAL.
CABE A MARINHA ENTÃO LEVAR ESSA PASTA QUE É A INOPERANÇA DO NAEL A12 A MESA DO PRESIDENTE LULA,POR QUE ENTÃO ESSA NEGLIGENCIA DA MARINHA,OU ISSO É UMA COVARDIA DA FORÇA:AFINAL A FORÇA SO VAI DESFILAR NO SETE DE SETEMBRO !!
Excel
Visitante
14 anos atrás
Sem dúvida caro Guarda Marinha, mas se tudo falhar, ainda temos as nossas maquetes, não? Vamos desfilar com elas rsrsrsr …
A arte imita vida, bem MB mesmo, alem de ser um kit fulero da Heller, quem montou não conhecia o SP, montou como Foch….
Se nem na maquete acertamos, quem dirá …..olha ue esta exposta em org~gão de marinha … será que perceberam isso ?
Dunga, que diria vc como grande construtor de maquetes ?
tsc tsc
MO
Bronco
Visitante
14 anos atrás
Sobre a alteração de características do São Paulo, vou dar meus pitacos: A alteração do desenho do proa não gera ampliação significativa de espaço, visto que há um limite de segurança para a alocação de aeronaves e equipamentos tanto à bombordo e boreste quando na proa e à ré. Dessa maneira, os pouquíssimos metros conseguidos não dariam nem para mais um A-4. Outro problema seria a instalação de mais uma catapulta. Pra começar, um PA é um navio de guerra e, portanto, os espaços são otimizados e todos os lugares “vagos” no navio, exceto pelos tanques de lastro, é potencialmente… Read more »
é brincadeira o brasil não ter mais dois porta avioes!!fx demorar dez anos!!! eo avioes para gte sair rapidinho!!tem que se levar á mais á serio!!avioes, navios,submarinos e porta avioes que venha logo!! sao meio para defender á soberania nacional!!brasil poderia construir porta avioes !!sao meios empressiona pelo deu tamanho e poderio!!chega de novela!!ja perdeu graça essa demora!!esse brasil quer ser respeitado!!tem que se respeitar!!
Nick
Visitante
14 anos atrás
Será que vale a pena manter esse PA da década de 60?? Se for para manter doutrina, ok. MAs temos de investir na construção imediata de no mínimo 2(3 é o ideal) de pelo menos na classe do CdG Frances. Começando contruir hoje, em 2018/20 o primeiro estaria sendo comissionado.
Temos de Poder de Pojeção SIM, o A-12 está servindo apenas para manter doutrina.
[]’s
humberto
Visitante
14 anos atrás
Bom, eu vou dar os meus pitacos também. Creio que a explicação do Bronco é fantátisca contudo eu tenho lá minhas dúvidas sobre a possibilidade tecnica de colocar mais uma catapulta, como foi bem dito pelo Bosco, existe uma otimização no uso de espaço, não creio que haja espaço para mais uma. No mais para que mais um se nem usamos as duas atuais (vamos assumir que o PA volte a operar plenamente e que sejam modernizados os A-4, quantos aviões teremos no mesmo? 8-9 com muita sorte). Vamos comprar outros vetores para a MB? Muita gente diz que Lulin… Read more »
Dalton
Visitante
14 anos atrás
Pitaco por pitaco…aqui vai o meu… realmente, duas catapultas na proa não são possiveis , mesmo no ARk Royal IV, bem maior que o São Paulo apenas uma foi instalada e não apenas pelo problema de peso e consumo de espaço mas também porque enfraquece o convoo e o proprio casco. No caso do São Paulo e mesmo no Charles De Gaulle a catapulta localizada no conves em angulo impede que uma aeronave seja lançada pela catapulta de proa ao mesmo tempo que uma aeronave está pousando, portanto seria preferivel que ambas as catapultas fossem localizadas na proa. Quanto a… Read more »
Patriota
Visitante
14 anos atrás
A licitação para as novas escoltas já deveria estar concluida e os contratos já deveriam estar sendo finalizados ! Parece que o Brasil pensa que dezenas de navios podem ser contruidos da noite para o dia, mas não é bem assim demoramos 14 ANOS para construir a corveta Barroso .
Quanto tempo não levaremos para construir um porta aviões ? meio seculo ?!
Almeida
Visitante
14 anos atrás
E ainda deixaram na maquete os crotale e canhoes de 100mm q nem vieram com ele da França… RIDICULO!
Felipe Cps
Visitante
14 anos atrás
Parabéns aos comentaristas pelos excelentes comentários. Com efeito, aprendo muito com todos.
Sds.
Luiz Eduardo
Visitante
14 anos atrás
Não conseguem tirar esse elefante branco do estaleiro desde 2005??? E ainda querem Rafales M nele??? Seriam belissimas “rainhas do estaleiro”! Desse jeito não dá nem “Sea Gripen”ou F-18 hornet…
(ironic mode=on)
A “organização” e “visão” da MB são muito superiores que a da FAB mesmo…
(ironic mode=off)
Douglas
Visitante
14 anos atrás
Sonho meu sonho meu……
A situação é péssima, continuamos deitados em berço esplendido.
enquanto isso, 19 bi a longo prazo passando pelos “atravessadores” de sempre (Odebrecht etc e tal) para se construir 4 scorpenes e um casco grande…
é o fim da picada.
Danilo
Visitante
14 anos atrás
Só assim para ver o capitanea carregado ao maximo !
Dunga
Visitante
14 anos atrás
O navio tem 50 anos…
Existem as mais variadas maquetes por ai.
Mas esta maquete deveria ser “um pouco mais” coincidente com o Sampa!!!
Afinal os caras estão com o maquetão escala 1:1 aí perto…
ilhas costeiras
Visitante
14 anos atrás
Bem gostaria de por minha opinião em discursão, pelos comentarios apresentados seria algo como se no Brasil, o assunto defesa nacional ficasse sempre em um segundo plano. Mas tambem pudera,ao contrario de nossos vizinhos e outros paises pelo mundo temos dentro de nós um aspecto valioso, que é o pacifismo. Só relembrando um pouco nós fomos a unica monarquia das americas conseguimos nossa independencia sem uma unica gota de sangue, conseguimos o fim da escravidão tambem sem grandes conflitos, até a proclamação republica não houve derramamento de sangue. Se não fosse a loucura de Solano Lopes não teria ocorrido a… Read more »
Soldier
Visitante
14 anos atrás
Opinião:
Deveríamos é desmontar esse NA (após sua retirada de serviço) e fazer engenharia reversa nele. Aprenderíamos um tecnologia antiga más aplicaríamos os modernos conceitos de Engenharia Naval num NAe construído e projetado aqui mesmo no Brasil.
Não precisamos de grandes NAe’s. Precisamos de pelo menos 02 NAe’s de 50 ton.cada um e aí sim poderíamos dizer que temos uma força naval de respeito.
Afinal, quem tem 1 NAe, não tem nenhum. Más entendo que nossa esquadra nescessite sim de NAe’s mesmo com o submarino nuclear.
Artur Paulo
Visitante
14 anos atrás
Precisaríamos realmente de 03 NA e mais uns 06 Multifunção, visando dividir nossa Esquadra em 3, uma norte/nordeste, outra somente para o Sudeste e uma menos ao Sul. Conforme comentado e esse é a lógica miliatr 03 NA pois assim teríamos no mínimo 1 operacional, seja qua for a parte do Brasil a qual ela estará, uma em prontidão e outra em reparo ou sobreaviso. Aí é que entrariam os LMD Multifunção. para substituir ou suplantar a falta naquela Esquadra em que a NA estaria etacionada.
Jose Peixoto
Visitante
14 anos atrás
Estou esperando a seguinte notícia:
MB ENCOMENDA NOVO NAE DE 40.000 E GRUPO AÉREO COMPLETO HELICOPTEROS E CAÇAS FRANCESES……!!!???
TÁ NA HORA!!???
Mario
Visitante
14 anos atrás
O nosso ” Belo Antônio” !
Consegui carregar 06 FANTÁSTICOS A-4 ?
Uma perfeita máquina de guerra, talvez como seu antecessor, entre em conflito numa segunda Guerra das Lagostas.
Parabens Brasil.
Átila
Visitante
14 anos atrás
Irmãos! ”Diante de coisa tão doida, conservemo-nos serenos, pois cada instante da vida nunca é mais, mas sempre menos”. É bem verdade que somos de espírito pacifista e graças a DEUS, porque somente com ele poderemos ser ponderados e imparciais em momentos de conflitos extremos. Mas isso não pode ser traduzido como desleixo, omissão ou covardia. É nosso DEVER Sagrado permanecermos alertas, bem treinados e preparados contra quaisquer oportunistas de plantão (vide Chaves e etc.). Nossa Marinha (Leia-se Forças Armadas e país) exige mais respeito de certos apátridas sangue sugas. Nosso povo merece ter orgulho e vergonha na cara. Sinceramente,… Read more »
O que se espera é uma (in)versão naval do dito “A arte imita a vida…”
Esqueceram de retirar os canhões de 100mm dessa maquete.
Queria que fosse verdade!
Penso que a maior parte da frustração que temos em relação ao nosso NAe é resultado de um incorreto posicionamento da Marinha em relação a real utilidade dessa belonave para nosso país. Eu mesmo iria parar de me irritar se a MArinha reconhecesse oficialmente o SP como uma ferramenta apenas para manter doutrina e sem pretensões diferentes, o que deixaria todos nós mais calmos 8D
Infelizmente o PA SP nunca operou em sua totalidade os meios aereos disponiveis em seus quadros e a julgar pela lentidão dos reparos que ora sofre jamais iremos ver-lo atuar em sua plenitude. Mas mesmo com todos os problemas de manutenção tanto do PA SP como do VF1, creio que devemos nos esforçar para manter a doutrina e treinamento este componente da esquadra, enquanto se fala em aumento de efetivo da armada, distribuição equatitativa dos meios operacionais, até agora somente ouvimos falar nos novos sub e no futuro snb, serão importantes sim, mas não podemos esquecer que os demais ramos… Read more »
Até hoje o A12 está ancorado na AMRJ depois da reforma!Quando voltará ativa?? Falta de verba? Se o brasil, como diz o nosso presidente, tem um potencial para construir plataformas, grandes navios, etc. Por que não teria capacidade de construir o seu proprio porta-aviões? Será que já não estaria na hora em vez de comprar “sucata” dos franceses?
Pô Jacubão vc matou o meu comentário.
A realidade nunca ira se concretizar, por vários motivos dentro na nossa realidade tabajara. Já começa que além de duvidar que uma cena como essa venha ocorrer, o navio já não possui essas torretas de 100mm.
Metade foi retirada na decada de 80 e o resto no inicio dos anos 90.
Yluss, bom tarde, seu comentario acima foi bastante pertinente.
O SP nunca teve uma orientação bem definida, e agora com esta determinação em se construir os subs scorpene e um snb, será que o SP realmente ficará eternamente docado?
Yluss,
Então pode parar de se irritar porque ele serve justo para isso mesmo: treinamento, de vez enquando, com fragmentos de uma tripulação.
A diferença é que a Marinha não admite recuar. Ela segue sonhando acordada em ser uma grande* Marinha.
*(grande no sentido de seu poderio real)
Srs,
Um dos problemas que impedem o retorno do SP a ativa é no eixo, mas este tipo de problema não pode ocorrer com as fragatas, covertas e guardadas as devidas proporções, este não é um defeito por menor, em especial pela idade avançada do SP.
A FAB voa(caça) abaixo do limite de horas estipuladas pela OTAN. A MB tem um museu porta-aviões que não vai a lugar algum…o exército só serve pra desfilar no 7 de setembro…Amigos, só existimos como nação porque nossos vizinhos são muito piores que nós…lamento muito a Argentina ter perdido a Guerra das Falklands/Malvinas, pois se acaso houvessem ganho tal, subjugariam o chile e colocariam em prática o Plano Rosário, forçando o “Gigante Adormecido em berço esplêndido” a ACORDAR DE VEZ!!! Na boa, me irrito, mas esse tal de brasil só se importa com samba, funk, bbb e “muié” pelada! Esse… Read more »
Do pto de vista da Engª Naval seria viável ou recomendável abrir os flancos da proa, tornando-a quadrada ao invés de arredondada e assim aumentar o espaço disponível inclusive c/ a possibilidade de se montar uma 2ª catapulta???
Outra idéia, seria viável e/ou recomendável a realocação do elevador de vante, do meio do convoo p/ a frente da pte???
Giordani Infelizmente nós brasileiros temos por principio que nada de ruim pode acontecer conosco, esquecemos que muitas conquistas cientificas que hoje facilitam a vida civil tiveram origem nos horrores da guerra. Nossos vizinhos sul americanos possuem um histórico de discordia entre si secular e atualmente se rearmam com a desculpa de combater o narcotráfico, enquanto nós ficamos a discutir se operamos este ou aquele vetor, a FAB com o minimo tentar manter um padrão, o EB não possui defesa anti aerea, blindados em numero suficientes e a MB esta então sobrevive da canibalização e baixa de outros meios que nos… Read more »
Srs,
Alguns dos senhores possui a informação de quantas escoltas/navios patrulhas está prevista a construção para reforçar nossos meios flutuantes.
Guarda-Marinha, acesse aqui:
http://www.naval.com.br/blog/11-os-principais-programas-da-marinha-do-brasil/
Creio que o problema do eixo tenha sido corrigida, agora não sei bem o por que do mesmo não voltar a ativa. OUVI falar que é muito pela perda da operacionalidade da tripulação, muitos já deram baixas ou estão em outros locais, a operação de um PA é complexa demais para se improvisar alguns tripulantes.
No fundo, para mim como a grana é curta, eles tem que priorizar outros meios que são mais urgentes, só isto..É uma pena ter um PA nesta situação.
Abraços
Galante,
Obrigado, estarei acessando.
Humberto,
Conseguimos corrigir o problema do eixo, mas perdemos na operacionalidade e capacitação dos tripulantes do PA SP, sem contar ainda que o investimento na qualificação de nossos pilotos navais também fica comprometido devido a falta de treinamento continuo no PA.
Realmente o nosso problema não é falta de investimento, mas de continuidade,prioridade. Gastamos muito e mau..
Galante,
Antes de mais nada, acompanho com interesse suas matérias postada no blog e mesmo não sendo do ramo militar, é fácil compreender as nuances através de suas discrições.
O projeto da MB em construir 50 navios patrulhas poderá atender a nossa demanda, ainda mais se no futuro houve a redistribuição da esquadra para o Norte/Nordeste?
Se a maquete imitar a realidade acho que a coisa ficar mais fácil de resolver, rsrsrs
Excel,
O SP escoltado pela Liberal,Constituição, Barroso, operando em conjunto com o Tikuna,Timbira, Tamoio fariam uma excelente presença nas operações conjuntas com as demais marinhas amigas.
Pelo menos ele parece estar servindo perfeitamente para adestrar o pessoal de oficina da Marinha.
Bem lembrado, o PA SP é uma ótima bancada de teste para o equipamento francês, e com a instalação do estaleiro em Itaguai para a construção dos scorpenes, os técnicos já estão sendo iniciados nas qualidades e infortunios do material francês.
Leiam essa notícia e tirem suas conclusões:
http://odia.terra.com.br/portal/brasil/html/2010/1/marinhas_do_brasil_e_italia_acertam_parceria_para_enviar_ajuda_humanitaria_no_haiti_60649.html
Agora se perguntem, temos um aeródromo?
nao amigos //temos um emgodromo\\ sds
Mauricio R.
Não sou Eng… Mas tenho alguma noção de equilíbrio 🙂 de tanto montar maquetes no passado 🙂
Concordo que aquele elevador é preocupante, mas pensando bem imagina o tamanho e o peso de uma segunda catapulta na proa, , creio que mexeria com o equilíbrio do navio…
[ ]´s
REITERANDO ,O A12 SÃO PAULO DEVERIA SER PRIORIDADE DA SEGURANÇA NACIONAL.
CABE A MARINHA ENTÃO LEVAR ESSA PASTA QUE É A INOPERANÇA DO NAEL A12 A MESA DO PRESIDENTE LULA,POR QUE ENTÃO ESSA NEGLIGENCIA DA MARINHA,OU ISSO É UMA COVARDIA DA FORÇA:AFINAL A FORÇA SO VAI DESFILAR NO SETE DE SETEMBRO !!
Sem dúvida caro Guarda Marinha, mas se tudo falhar, ainda temos as nossas maquetes, não? Vamos desfilar com elas rsrsrsr …
Qual a fonte Galante?
Gostaria de ver mais fotos!
Abs!
A arte imita vida, bem MB mesmo, alem de ser um kit fulero da Heller, quem montou não conhecia o SP, montou como Foch….
Se nem na maquete acertamos, quem dirá …..olha ue esta exposta em org~gão de marinha … será que perceberam isso ?
Dunga, que diria vc como grande construtor de maquetes ?
tsc tsc
MO
Sobre a alteração de características do São Paulo, vou dar meus pitacos: A alteração do desenho do proa não gera ampliação significativa de espaço, visto que há um limite de segurança para a alocação de aeronaves e equipamentos tanto à bombordo e boreste quando na proa e à ré. Dessa maneira, os pouquíssimos metros conseguidos não dariam nem para mais um A-4. Outro problema seria a instalação de mais uma catapulta. Pra começar, um PA é um navio de guerra e, portanto, os espaços são otimizados e todos os lugares “vagos” no navio, exceto pelos tanques de lastro, é potencialmente… Read more »
Qdo chegam os chineses que vão treinar no SP ???
é brincadeira o brasil não ter mais dois porta avioes!!fx demorar dez anos!!! eo avioes para gte sair rapidinho!!tem que se levar á mais á serio!!avioes, navios,submarinos e porta avioes que venha logo!! sao meio para defender á soberania nacional!!brasil poderia construir porta avioes !!sao meios empressiona pelo deu tamanho e poderio!!chega de novela!!ja perdeu graça essa demora!!esse brasil quer ser respeitado!!tem que se respeitar!!
Será que vale a pena manter esse PA da década de 60?? Se for para manter doutrina, ok. MAs temos de investir na construção imediata de no mínimo 2(3 é o ideal) de pelo menos na classe do CdG Frances. Começando contruir hoje, em 2018/20 o primeiro estaria sendo comissionado.
Temos de Poder de Pojeção SIM, o A-12 está servindo apenas para manter doutrina.
[]’s
Bom, eu vou dar os meus pitacos também. Creio que a explicação do Bronco é fantátisca contudo eu tenho lá minhas dúvidas sobre a possibilidade tecnica de colocar mais uma catapulta, como foi bem dito pelo Bosco, existe uma otimização no uso de espaço, não creio que haja espaço para mais uma. No mais para que mais um se nem usamos as duas atuais (vamos assumir que o PA volte a operar plenamente e que sejam modernizados os A-4, quantos aviões teremos no mesmo? 8-9 com muita sorte). Vamos comprar outros vetores para a MB? Muita gente diz que Lulin… Read more »
Pitaco por pitaco…aqui vai o meu… realmente, duas catapultas na proa não são possiveis , mesmo no ARk Royal IV, bem maior que o São Paulo apenas uma foi instalada e não apenas pelo problema de peso e consumo de espaço mas também porque enfraquece o convoo e o proprio casco. No caso do São Paulo e mesmo no Charles De Gaulle a catapulta localizada no conves em angulo impede que uma aeronave seja lançada pela catapulta de proa ao mesmo tempo que uma aeronave está pousando, portanto seria preferivel que ambas as catapultas fossem localizadas na proa. Quanto a… Read more »
A licitação para as novas escoltas já deveria estar concluida e os contratos já deveriam estar sendo finalizados ! Parece que o Brasil pensa que dezenas de navios podem ser contruidos da noite para o dia, mas não é bem assim demoramos 14 ANOS para construir a corveta Barroso .
Quanto tempo não levaremos para construir um porta aviões ? meio seculo ?!
E ainda deixaram na maquete os crotale e canhoes de 100mm q nem vieram com ele da França… RIDICULO!
Parabéns aos comentaristas pelos excelentes comentários. Com efeito, aprendo muito com todos.
Sds.
Não conseguem tirar esse elefante branco do estaleiro desde 2005??? E ainda querem Rafales M nele??? Seriam belissimas “rainhas do estaleiro”! Desse jeito não dá nem “Sea Gripen”ou F-18 hornet…
(ironic mode=on)
A “organização” e “visão” da MB são muito superiores que a da FAB mesmo…
(ironic mode=off)
Sonho meu sonho meu……
A situação é péssima, continuamos deitados em berço esplendido.
enquanto isso, 19 bi a longo prazo passando pelos “atravessadores” de sempre (Odebrecht etc e tal) para se construir 4 scorpenes e um casco grande…
é o fim da picada.
Só assim para ver o capitanea carregado ao maximo !
O navio tem 50 anos…
Existem as mais variadas maquetes por ai.
Mas esta maquete deveria ser “um pouco mais” coincidente com o Sampa!!!
Afinal os caras estão com o maquetão escala 1:1 aí perto…
Bem gostaria de por minha opinião em discursão, pelos comentarios apresentados seria algo como se no Brasil, o assunto defesa nacional ficasse sempre em um segundo plano. Mas tambem pudera,ao contrario de nossos vizinhos e outros paises pelo mundo temos dentro de nós um aspecto valioso, que é o pacifismo. Só relembrando um pouco nós fomos a unica monarquia das americas conseguimos nossa independencia sem uma unica gota de sangue, conseguimos o fim da escravidão tambem sem grandes conflitos, até a proclamação republica não houve derramamento de sangue. Se não fosse a loucura de Solano Lopes não teria ocorrido a… Read more »
Opinião:
Deveríamos é desmontar esse NA (após sua retirada de serviço) e fazer engenharia reversa nele. Aprenderíamos um tecnologia antiga más aplicaríamos os modernos conceitos de Engenharia Naval num NAe construído e projetado aqui mesmo no Brasil.
Não precisamos de grandes NAe’s. Precisamos de pelo menos 02 NAe’s de 50 ton.cada um e aí sim poderíamos dizer que temos uma força naval de respeito.
Afinal, quem tem 1 NAe, não tem nenhum. Más entendo que nossa esquadra nescessite sim de NAe’s mesmo com o submarino nuclear.
Precisaríamos realmente de 03 NA e mais uns 06 Multifunção, visando dividir nossa Esquadra em 3, uma norte/nordeste, outra somente para o Sudeste e uma menos ao Sul. Conforme comentado e esse é a lógica miliatr 03 NA pois assim teríamos no mínimo 1 operacional, seja qua for a parte do Brasil a qual ela estará, uma em prontidão e outra em reparo ou sobreaviso. Aí é que entrariam os LMD Multifunção. para substituir ou suplantar a falta naquela Esquadra em que a NA estaria etacionada.
Estou esperando a seguinte notícia:
MB ENCOMENDA NOVO NAE DE 40.000 E GRUPO AÉREO COMPLETO HELICOPTEROS E CAÇAS FRANCESES……!!!???
TÁ NA HORA!!???
O nosso ” Belo Antônio” !
Consegui carregar 06 FANTÁSTICOS A-4 ?
Uma perfeita máquina de guerra, talvez como seu antecessor, entre em conflito numa segunda Guerra das Lagostas.
Parabens Brasil.
Irmãos! ”Diante de coisa tão doida, conservemo-nos serenos, pois cada instante da vida nunca é mais, mas sempre menos”. É bem verdade que somos de espírito pacifista e graças a DEUS, porque somente com ele poderemos ser ponderados e imparciais em momentos de conflitos extremos. Mas isso não pode ser traduzido como desleixo, omissão ou covardia. É nosso DEVER Sagrado permanecermos alertas, bem treinados e preparados contra quaisquer oportunistas de plantão (vide Chaves e etc.). Nossa Marinha (Leia-se Forças Armadas e país) exige mais respeito de certos apátridas sangue sugas. Nosso povo merece ter orgulho e vergonha na cara. Sinceramente,… Read more »