HMS “Chatam” chega ao Golfo de Aden
O HMS “Chatham” chegou no Golfo de Aden para participar da operação OTAN Ocean Shield – A missão da OTAN contra a pirataria ao largo da África e da costa somali.
O HMS “Chatam” se juntará a Força Tarefa (FT) multinacional que está ajudando a proteger os navios mercantes que transitam pela área.
Desde que deixou o Reino Unido, no início de janeiro, a tripulação do HMS “Chatham” têm realizado ensaios de missão, praticando táticas e procedimentos a serem utilizados no Teatro de Operações.
Toda a capacidade do navio contra a pirataria tem sido testada a partir da utilização de seu helicóptero Lynx Mk 8, rápidos barcos infláveis e pelo destacamento de Royal Marines, que estão ansiosos para por em prática seu treinamento.
HMS “Chatham” está patrulhando uma seção da rota segura, através do Golfo de Aden, onde a FT da OTAN e os navios de outras nações supervisionam os navios mercantes e observam as atividades suspeitas para deter os ataques dos piratas.
SAIBA MAIS:
Eu não entendo como é que os britânicos ainda usam essa porcaria de fuzil.
Ainda que garibado, o SA80 continua uma M.
Essa lancha rápida é tudo o que a Marinha do Brasil precisa para realizar as operações de MIO ( Maritime Interdiction Operations ), que é feita pelo Grupo de Vistoria e Inspeção (GVI) e o Grupo de Presa (GP). Mas o que eu vejo para minha tristeza é a compra de motores para lanchas menores e sempre sub-dimencionadas, como podemos prever com esta compra abaixo que saiu no DOU. EMPRESA GERENCIAL DE PROJETOS NAVAIS EXTRATO DE CONTRATO No- EGPN-43/2010-015/00 N° Processo: Pregão Presencial 116/2009; Contratante: Empresa Gerencial de Projetos Navais; CNPJ Nº. 27.816.487/00001-31; Contratada: Yamaha Motor da Amazônia Ltda.; CNPJ… Read more »
Essas 22 são lindas demais….gostei dessa parte aqui:
“…destacamento de Royal Marines, que estão ansiosos para por em prática seu treinamento…” hehehe
Corsário..
Ia pergunta isso agora, “Provavelmente a MB não deve ter sequer uma lancha nesse estilo da foto?!” uma pena….
mas se entendi seu comentário a MB comprou 600 motores, como sei nada de marinha, esses motores seriam para barcos, navegar em rios ou pra lanchas com uso no mar??
Corsario, emendando outra pergunta, a lancha Sueca que o EB testou na Amazônia, poderia ser usada no mar tambem??
abraço
É linda demais estas Type 22!
Não é o chile que modernizou suas Type 22 com radar da Elta e 32 mísseis VLS Barak-1, Israelense? Bem que a MB poderia aplicar uma modernização nas Greenhalgh até a chegada das novas escoltas!
Hehehehe…
Aquela foto dos fuzileiros britanicos no barco, me fez lembrar os soldados daquele filme “Tropas Estelares” hahahaha…
Impressiona mesmo as fotos do treinamento dos royals marines, mas a foto do HMS “Chatham” não fica a dever nada.
O comentario do IVAN sobre a modernização das Greenhalgh seria ecomomicamene viavel ou não abrandaria a aquisição das novas escoltas para a MB?
Que derá que pudessemos enviar um meio como este escoltando o NDCC ALMTE SABOIA ao Haiti, não entendo porque o EMA não designou nenhuma escolta para o NDCC, deveria ao menos ter empregado uma fragata com o seu componente aereo embarcado, assim poderiam dar um suporte maior aos heli que ora se encontram operando no CAVOUR. Nosso EMA em determinadas horas deixam passar a oportunidade de mostrar a bandeira brasileira.
Será que esses fuzis dos britânicos batem de frente com as AKs dos somalis??
Obviamente, estou desconsiderando outros pontos, como logística, possíveis canhões e etc….
Fuzil X Fuzil….
A funçao do HMS “Chatham” é proteger o trafego maritimo ao longo da costa africana contra atividade pirata, perfeito, constante treinamento para atender as novas demandas.
A MB tem proposto utilizar os novos ‘MACAE’ para patrulhar nossas novas areas de pre-sal, minha pergunta é se os novos navios de patrulha oceanica terão capacidade similar ao HMS “Chatham” afim de evitar e retoma que nossas plataformas ou navios sejam abordados.
Galileu, este numero deve englobar as lanchas escolares que a MB mandou construir tb. Mas a MB tem usado umas lanchas com o GVI com motores de 90HP e elas simplesmente “agonizam” no mar. Enquanto os americanos, canadenses e alemães, iam e voltavam, nós ainda estavamos indo. 🙁 Eu não gostava nada de ver os olhares e os risinhos dos estrangeiros quando nossa lancha chegava. Mas, talvez eu esteja errado. Quanto a lancha sueca, ela é boa, porém , para o cenário amazônico ela não se daria bem não. Gente, os rios da amazônia possuem tudo o que a imaginação… Read more »
Galileu, esqueci de responder. A MB possui nas T22 a lancha Pacific. esta lancha dá um banho em tudo nas velhas e caquéticas baleeiras. Infelizmente ainda somos obrigados a conviver com elas, pois para os engenheiros da MB, tudo é muito difícil e complicado. Troca-las então, complicadíssimo. Por isso ainda veremos por muito tempo a classe Niterói usando-as. Existe um “Turco” ( nome do equip. que baixa a lancha na água) no caminho. hahahahahaha Imagina vc em Mayport nos EUA com 8 Marinhas lá e só a Constituição e o Cartagena de Indias da Colômbia, um navio do tempo do… Read more »
Sr Corsario boa noite,esta compra já esta fechada pela marinha,se a resposta for sim, pagaram caro por cada motor R$ 26.000,00 mesmo sendo de 4 tempos,no mercado tem loja que vende a 23000,00 motor de 90HP 4tempos yamaha,por outro lado são 1500cm3 cada motor, se colocar 2 em cada lancha já melhora um pouco,o ideal era botar motores de 225HP mercury ou yamaha v6 4 tempos injeção direta ai ia ficar no padrão.
um abraço.
Esses motores podem ser também para aquelas lanchas escolares que a Marinha está construindo para serem usadas para o transposte de crianças e adolecentes até a escola na amazônia.
Corsário, não esqueça das “ambulanchas”. Elas também precisarão de motores.
Poggio eu não esqueci não, mas é que como não vi nada no outro sentido, fico com a impressão de que o pessoal que faz GVI vai continuar agonizando no mar. 🙁
Concordo com vc corsario01, só quando os mais novos de mente aberta ganharem os postos de comando é que a Marinha do Brasil vai mudar, até lá fico na torcida.
Abraços,
Danilo