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Navio-aeródromo São Paulo (A12) fotografado na sexta-feira 26.02. Observar o AF-1 Falcão N-1010 sobre o convoo, que está provavelmente sendo usado para treinamento das equipes do convoo. Esse é um dos aviões que talvez não voem mais.

Observar que a catapulta lateral ainda está em reparos, o que fica evidente pela cobertura sobre o convoo.

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eduardo

Como é que puseram o avião lá. Foi de caminhão até o cais e subiu por meio de grua?
Triste marinha do brasil…

fullcrum

…alguém sabe quando ele volta a operar, pena não estar pronto para uma Passex com o navio americano, é falta de verba ou planejamento????

Ricardo

Triste Brasil ainda usar AF-1 Falcão e ter nenhum outro avião que pouse e decole desse porta avião triste mesmo marinha…
Por favor autoridades de valaro marinha exercito força aerea

jacubao

Não é triste não Eduardo. Esses aviões de “manejo”, são usados até mesmo na USNAVY. O último porta aviões americano que esteve no Brasil, levava na bagagem, ou melhor, hangar, rs… um F/A-18 do esquadrão agressor que não voava mais justamente para ser usado no treinamento das equipes de vôo do navio. Veja a foto a bordo do USS George Washington.

http://www.alide.com.br/artigos/unitas49/imagem/unitas49_599.jpg

Abraços

Giordani RS

Qual o problema de se colocar um caça num NAe por meio de uma grua? Por acaso as US NAVY não se utiliza deste artíficio? Tristeza é ver que toda uma geração de profissionais capacitados a operar uma máquina tão complexa quanto um NAe, PERDIDA…dinheiro para as FFAA não tem, mas pra fazer copa do mundo, carnaval e olímpiadas, SOBRA!!!!

vassili

Uma pena que o A12 esteja desta forma lamentável: parado à bastante tempo, com o nível de treinamento da tripulação indo para o latão de lixo………

Sei não, mas eu vou falar uma bobagem das grandes:

Se o “pacote” de navios italianos realmente incluir 1 unidade do Conde cavour, provavelmente o São Paulo não mais voltará à ser reincorporado na ala operativa da Esquadra…..

Devemos lembrar que a END prevê o uso de “NAVIO AERODROMO MULTI-PROPÓSITO”. Neste quesito, o modelo italiano se enquadra perfeitamente…..

Abraços.

latino

volta pra gente OPALÃO !!!!!!!

tomas

Essa foto mostra a triste realidade da Marinha.
É para ficar irado!!!

Nick

Caro Vassili

Só uma observação, com o NAE da classe Cavour, necessariamente precisariamos do F35B como caça embarcado, não haveria alternativas.

[]’s

Dalton

Vassili…

o nae italiano chama-se apenas Cavour e não Conte di Cavour, que
foi um encouraçado “meia boca” italiano. Aliás chamar “aquilo” de
encouraçado era uma piada.

Apesar de homenagear a mesma pessoa, com o fim da nobreza na Italia,
os titulos foram abolidos, então para ficar politicamente correto,preferiu-se a versão “light” do nome, ficando apenas Cavour.

abraços

Francoorp

Nick em 28 fev, 2010 às 21:20 Teria também a opção pelo YAK-141, também supersônico como o F35B. Os Harrier estariam fora do baralho…mas eu ainda prefiro o Opalão, melhor se copiarmos cada parafuso, e certamente melhorar os mesmos, fazendo uma NAe aqui mesmo no Brasil, quem sabe outras duas, mas deveria ter defesa anti-aérea eficaz também. O Cavour é excelente para a MB pois é uma multi-roll, e poderia ser usada para porta Helis, como o Mistral Francês. Mas o Cavour é mais versatíl e com mais caracteristicas operativas que a Mistral. No fim o que serve mesmo é… Read more »

Marcus

é o blog esta fazendo uma boa cobertura tirando fotos no rio pena q vcs não tiraram fotos quando os veleiros estavam por aqui realmente foi uma pena q o blog não tenha feito uma melhor cobertura sobre o encontro de veleiros.

Marcus

amigos uma amiga q trabalha no arsenal me contou q a catapulta esta para ser substituida pois sua vida util ja esta para chegar ao fim.

Paulo Costa

Pelo menos as fotos de uma certa distância indica que está bem conservado,sem áreas de manchas ou ferrugem na parte externa.
Alguém tem idéia de quando volta a ativa?Disseram em março,
que uma turbina estava com problema,mas agora com as obras da catapulta,quem sabe a nova data?

corsario01

Bom, vamos por partes: – O SP mesmo que estivesse operacional full, estaria com a mesma aparência das fotos, logo, por que “triste realidade da MB?” 100% sem nexo esta afirmação. – Vassili, no PEAMB ou na END está escrito 2 PA Multipropósito e até lá, a MB irá usando o SP. A baixa do mesmo deverá ser lá por 2025/2030. O SP está hoje com 99% dos problemas resolvidos. O problema é que este 1% não depende da MB. Depende de fornecedores estrangeiros e isso está atrasando a volta do mesmo. – A catapulta lateral está sendo revitalizada, ou… Read more »

marcos silva

CAROS AMIGOS,ALGUEM PODERIA ME DIZER ONDE FORAM INSTALADOS AS BATERIAS MISTRAL SIMBAD ANTI-AEREOS NO A12.

bulldog

“O SP está hoje com 99% dos problemas resolvidos. O problema é que este 1% não depende da MB. Depende de fornecedores estrangeiros e isso está atrasando a volta do mesmo.”

Isso quer dizer….franceses?

Galileu

CORSARIO tenho 2 perguntas;

-Sabe dizer quando a meia dúzia dos temidos A4 irão pra Embraer ressuscitar??

-Quanto a motores, será feito troca e se for como será??

abraço

marujo.

Que radar é aquelena lateral, na última foto da série sobre o São Paulo? Parece RTN-30,igual das Niteróis modernizadas.

MHenrique

Marujo, tirou a pergunta dos meus dedos.

O que um RTN 30X esta fazendo alí, qual arma ele vetora?

Diego

Rapaz e num é que deixaram o bixo bonito, está novinho pelo menos por fora…

MHenrique

Algum armamneto novo está sendo instalado?

Thiago

É lamentável que nossa Marinha esteja em tal estado de sucateamento. Utilizar essa aeronave é brincadeira, ela pode ser abatida com uma cartucheira! A MB necessita de um novo vetor para o SP urgentemente!

corsario01

Marcos, da uma olhada nas fotos da ALIDE – http://www.alide.com.br do SP e verá aonde eles estão instalados. Eu fotografei de helicóptero e estão bem visiveis. Só não me pede o link pq não lembro de cabeça. Pesquise lá que vc acha. Bulldog, não é culpa dos franceses, mas a solução passa por eles. Já tem 1 A4 em SJC. Os motores não serão trocados por que eles são ótimos e a relação pesoxpotência está super dentro do que o avião precisa para cumprir a missão. Teve A4 com motor mais forte que rachou os berços. Melhor deixar o nosso… Read more »

Braziliano

Caro corsario01 Se o NAe São Paulo só vai dar baixa a partir de 2025, porque não dota-lo de armamentos de defesa AAe mais adequados já nessa reforma, que deve ser a última dessa magnitude. Tempos atrás aqui no blog, foi publicado uma imagem da área de defesa do SP em comparação com outros NAe e foi assustador ver a “exagerada pobreza” defensiva do mesmo. Reitero também a pergunta do colega acima: O 1% é culpa dos descendentes do Asterix? E para finalizar, espero que a impertinência dos funcionários do AMRJ não se reflita na qualidade dos serviços de recuperação… Read more »

corsario01

Como respondi acima, a culpa não é do irmão do Axterix ou do Obelix. rsrsrsrsrs A MB irá dotar o SP com um sistema de defesa de qualidade. Mas, neste momento, a MB tem outras prioridades e o dinheiro é curto. Depois que o SP voltar, vcs verão que muitas coisas irão acontecer. Ele deverá receber o SICOMTA4 e logo em seguida ao SICOMTA, virão os misseis. Tem que ter paciência, pois a MB não é a US Navy. Já falei isso. Não comparem pq não tem como. Somos pobres. O AMRJ não tem problema de M/O. Tem é falta… Read more »

Ricardo

Muita gente aqui gosta de criticar, mas nem para parar e analisar uma foto antes o fazem…

“Estado lamentável” outro ja disse, mas onde esta ? É so olhar nas fotos, não tem um ponto de ferrugem ali 🙂 Ta novinho e recebendo a manutenção que precisa conforme é possivel, paciência.

Corsario, da para saber como vai fica ro “corpo aereo” do SP depois ? Alem dos A4 o que mais vai ser embarcado ?

[ ]´s

corsario01

A4, EC-725, SH-60B, Esquilos Mono e Bi, Super Puma, Sea King, S2 COD e REVO e S2 AEW se a MB e a Embraer encontrarem um radar moderno para inserir nele.

Andre

será que o nosso presidente e o MD não ficam com vergonha ao ver essa belonave americana, com tecnologia de ponta, e q é apenas 1 entre 10 ou 11, ao lado dos nossos navios a necessitarem de itens básicos como melhores radares, pontos de defesa, armamentos, etc? eu pelo menos sinto vergonha. Um país com tantas riquezas, despreza publicamente suas FFAA’s… falta-nos uma opção de governante voltado mais ao lado militar, com base em disciplina e doutrina… não apenas populistas ou sociólogos…

MOsilva

Olha, pelas fotos, o NAe São Paulo está em (muito) bom estado. Alguém mais afoito pode dizer: “Claro, depois de tanto tempo docado, isso é o mínimo que se pode esperar!”. Como já foi dito, a MB não é a USA Navy. Mas ambas tem seu ritmo de trabalho e operação ditado pelos recursos disponíveis. Ao contrário de muitos outros foristas, acredito que a compra do Ex-Foch tenha sido um bom negócio. Infelizmente, muita gente também acreditou que o navio não necessitaria de uma reforma. A reforma veio (está vindo), o navio vai voltar a ser (plenamente) operacional, tendo o… Read more »

Wilson Marcos Santos

Corsário, não tem jeito de adaptar alguma coisa que já esteja sendo usada no R 99 nos S2 AEW ?

Afinal, se não me engano, estes sistemas são compatívesis com com os F 5M que amodernização que será aplicada aos A 4.

Os A 4, aliás, seriam maquinas mais eficientes que os Super Etandard, é verdade ?

Dunga

Fica aqui o meu agradecimento ao competente pessoal do Poder Naval, por estar fazendo estas sensacionais fotos dos ultimos acontecimentos da area naval no Rio de Janeiro. Parabens!!! Mas vendo estas fotos verificamos que vai algo errado com a Marinha do Brasil, para o governo brasileiro que fala em gastar US$20,000,000,000.00, com um submarino atomico nos proximos 30 anos, parece que não vai mais ter marinha de superficie para se chamar de “Esquadra”, estas fotos mostram uma triste realidade de ultimas e “decrépitas” belonaves do Brasil. Infelizmente hoje o AMRJ parece um desmanche de velhos navios… Para mim que conheço… Read more »

Nautilus

Dunga, não exagere. Dizer que fotos exibidas pelo Poder Naval mostram belonaves “decrépitas” é ridículo. As Niterói, a Barroso e a as Type 22 exibidas são navios válidos. A Barroso ainda está sendo avaliada. Mal entrou em operação e você a considera “decrépita”? O NAe São Paulo foi totalmente recondicionado e ainda vai operar muitos anos na MB. Sobre os investimentos em submarino atômico, não há nada errado. A MB tem que se preocupar com três áreas: 1) Presença no mar (as ações, digamos, policiais, de patrulha. 2) a negação do uso do mar e, 3) o controle do uso… Read more »

Lacerdinha

Nautilus em 01 mar, 2010 às 5:04

assino aonde parceiro ???
Inferir questionamentos e dúvidas a partir de fotos e outros que tais é de uma leviandade monstruosa, ninguém nega a necessidade de modernização de nossa MARINHA, fosse fácil e nem existiria o BLOG.

corsario01

Wilson, a antena do Erieye não cabe no S2. Isso nem foi cogitado pelas evidentes discrepâncias de tamanho. Só se a SAAB reduzir o tamanho da antena, mas perderemos muita capacidade do equipamento, o que não é valido para nós. O radar Searchwater 2000 que cabe no avião, não satisfaz a MB pq não é moderno. Funciona, mas não é o que a MB deseja. Acho/creio que a Embraer estava encarregada de “achar” um que coubesse. Mas isso é especulation. Nada confirmado. Sobre o A4 ser melhor do que o SUE, eu acho que cada um tem suas vantagens sobre… Read more »

Dunga

Verificamos que desde a decada de 80 houveram muitos planejamentos, e nenhuma execução de construções e o tempo é implacável com homens e navios, todos envelhecem muito rapido, nós homens podemos prosseguir a jornada atraves dos nosssos filhos, mas navios tem que ser construidos… Estamos “boiando” em uma falássea já ha muitos anos de que vai ter LHA, LHD, CV, Mistrals, Cavours, FREMM,SSN, DDG, Patrulhoes, patrulhinhas, mas tudo isto ainda não saiu do papel… Neste país temos que trocar o “deitado eternamente em berço explendido” por “levantando e partindo para o trabalho”… Com estão fazendo os estrangeiros, sejam os ingleses,… Read more »

Robson Br

Nautilus em 01 mar, 2010 às 5:04

CONCORDO CONTIGO

Você esqueceu de mencionar que a MB terá uma estrutura física muito maior e para cada estrutura nova tem que construir os próprios militares (bases, conjuntos residenciais, treinamento das equipes de operação e manutenção….). Basta ver a necessidade de construir um novo estaleiro, pois o atual da Amerj não comporta a construção de um sub maior.

Dunga

Na guerra naval do sec. 21 não existe barco totalmente recondicionado, com 34 anos de idade ou 50 anos de idade.
Vocês fariam uma viagem até o nordeste em uma Brasília de 1974, mas totalmente recondicionada?

Rss.

Dunga

Sr. Nautilus

Teremos um “MARE NOSTRUM” em 2030, é filme do Walt Disney…

Os estrangeiros já estão no mare nostrum em 2010…

Sandro

Caros Amigos, Alguem ai falou no Yak-141, primeiro a yakolev não existe mais faliu, quanto ao yak-141 não foi fabricado em serie, a marinha Russa resolver não apostar em aeronaves Sthol e partiu para o uso de skyjump com o uso dos SU. Quanto ao reaparelhamento das forças armadas eu estava mais empolgado antes, principalmente com as noticias do pré-sal, mas quando vi que a politicagem vai deixar as forças armadas sem Royalts, estou vendo que vamos continuar na penuria como sempre. Quanto aos planos mencionados de 2 Naes e 4 Mistral acho incrivel seria um sonho mas não acredito… Read more »

COMANDANTE MELK

Caro corsario01 em 28 fev, 2010 às 22:09,

muito bom o seu comentário(Esclarecedor na verdade), eu creio piamente que a MB está fazendo um excelente trabalho de recuperação no “Sâo Paulo´´, quando o mesmo estiver operacional a meu ver, se descortinará um novo tempo para a força aero-naval brasileira.

Quem viver, verá…

Saudação a todos.

Almeida

Tá aqui atracado e soltando aquela monte de fumaça escura característica dele. Deve dar pra ver de qualquer ponto da Baía da Guanabara, parece um incêndio em algum armazém no cais do porto. Lamentável.

Danilo

Situação tensa e dramatica, simplesmente inaceitavel que um pais com a extenção litoranea do brasil não possua uma marinha capaz de chegar aos mais diversos pontos da costa, mesmo que seja somente para ajuda humanitaria, porque empreender combate com esses navios no estado em que estão é loucura só amando muito o que se faz pra continuar lutando em uma marinha destas.

Mauricio R.

“O radar Searchwater 2000 que cabe no avião, não satisfaz a MB pq não é moderno.”

A Raytheon está colocando uma funcionalidade, de detectar aeronaves no radar do “Poseidon”.

Galileu

DANILO, concordo até comentei algo nesse sentido ontem. Quem permanece nas Forças desse país, com certeza é muito caxias…., por isso que e eu e varios outros que iriam seguir carreira desistem, ano após ano é recorde de baixas nas forças. A gente vê muita coisa errada e não há futuro lá…..no fim eu parecia um funcionário municipal de uma sessão qualquer, do que um militar Tudo por falta de grana, sabe muita coisa errada, pra um país com nosso PIB, e uma economia que economistas daqui e do esterior dizem a tempos estar forte, é muito estranho ter forças… Read more »

eduardo

Vamos lá. a crítica à MB é porque o São Paulo está em reforma há 5 anos e ainda não está operacional. O navio tá bonito, todo pintado, mas não navega e não opera aviões e, portanto, não cumpre sua função. Segundo, reformar navio de mais de 50 anos é jogar dinheiro fora. Como disse um colega, é como reformar uma Brasília 74. Se for para manter como carro de colecionador, tudo bem, mas se for para usar no dia-a-dia, não serve. E não falem que falta dinheiro para investimento. Eu sempre digo: comparem o tamanho da MB com a… Read more »

eduardo

Ooops!
falha nossa.

(Como diria o MUSSUM – Cacildes!!!)

Alexandre

E o Marajó quando fica pronto. Como se sabe ele é fundamental para a total operacionalidade do SP tendo em vista que o Gastão motta não transporta o combustível adequado ao SP.

corsario01

O Marajó está sofrendo um retrofit para poder atender o SP. Creio que até o fim do ano ele deverá estar terminando. A MB irá usa-lo até a chegada do novo navio.

Dunga

Mr. Eduardo, veja que a nossa Marinha está toda assim, um verdadeiro Museu a ceu aberto. Compare com a marina da Coreia do Sul, veja o estado de prontificação e idade de cada navio de sua marinha. Não adianta ficar falando em “investimentos previstos no PEAMB”, em PAC, em fabrica maravilhosa de chocolate da Wonka, nesta altura dos comentários. Ninguem fez nada neste 30 anos. Faltou uma licitação para contratar um “estaleiro de verdade” para fazer navios, faltou uma licitação para fazer um projeto de casco, de maquinas econômicas, de armamentos atuais, de sensores atuais padronizados; é atraves de licitação… Read more »