Marinha do Paquistão vai comprar fragata ‘OHP’ por US$ 78 milhões
A fragata USS McInerney, da classe “Oliver Hazard Perry” será adquirida pelo Paquistão, pelo valor de 78 milhões de dólares.
O navio tem 30 anos de idade e deverá ser transferido para Karachi no final de 2010.
Foi noticiado que Islamabad está negociando com Washington a compra de mais 5 fragatas da classe.
Mais barata que um Rafale. 😀
“Mais barata que um Rafale.”
KKKK. Tens razão Jacubão.
E a nós aqui no bananal, só vendo a MB baixando suas escoltas.
Quantas oportunidades já desperdiçamos?
Classe M, T22 adicionais, T23, OHP, ouvi dizer que até Spruance.
Dou a sugestão aos editores, se já não publicaram antes, que vcs deem um histórico do que já nos foi oferecido em matéria de escoltas e nós declinamos.
Sds.
Esse navio é pura sucata. Seus sensores (os que ainda restam) estão todos obsoletos e com cadeias logísticas finalizadas. quer isto dizer que já é muito difícil, senão impossível encontrar peças de reposição. Há uns anos os EUA (chegou a ser publicada a aprovação pelo congresso) estiveram a ponto de ceder duas dessas fragatas para Portugal. Felizmente que o negócio nunca chegou a se concretizar e a marinha portuguesa pode agora orgulhar-se de suas duas M-Class adquiridas da Holanda.
Abraços a todos,
João Gonçalves
As M são muito mais navios.
Para os que acham que as OHP são sucata, perguntem aos turcos se eles não estão contentes com as deles? E não são apenas os turcos que as utilizam não! As OHP podem transportar 2 helicopteros e ainda contam com bons sonares e provavelmente o Paquistão se beneficiará da experiencia ganha pelos turcos e poderão equipa-las com harpoons ou mesmo ESSMs no futuro. O custo beneficio é ótimo pois uma fragata de 4000 toneladas não sai por menos de 300.000 dolares e o Paquistão poderá estar adquirindo 6 navios, depois de devidamente melhoradas pelo preço de 3 e estes navios… Read more »
Concordo com o Dalton, fora que são bons navios, feios (o MO vai reclamar..rsrsrsr), mas bons navios. Uma pena que os lançadores Mk-13 foram retirados, perdendo a capacidade de disparar os SM-1.
Abraços!!!!
Concordo com o Dalton..
Poderiamos comprar 1 e reforma-las aqui memso.
Até os novos meios estarem prontos nao perderíamos capacidade.
Tb não acho má escolha, antes as FFG-7 do que se ainda fosse possível, os “Spruance”.
Em se considerando que são de construção americana e portanto caros, são quase que um design COTS, ao contrário dos finados destroyers que eram altamente proprietários.
E no lugar do Mk-13 vc pode colocar o Mk-41, que é ainda capaz de sobrar margem p/ baixar o Mk-75 p/ a proa, ou então se coloca um Mk-110 igual ao do LCS-1.
Belos navios esses da classe Oliver Hazzard Perry !
Os camaradas não estão fazendo bem as contas. Houve quem fizesse as contas e segundo parece para que as duas Perry tivessem um valor militar próximo das M era preciso gastar mais do que custaram estas. Sem contar que aquele casco e sua ergonomia estão completamente ultrapassados. Por favor, não pensem mais em navio de ocasião. Exijam uma marinha de primeira mão para o Brasil. Esse grande País merece! Agora, não sei se não ter marinha à séria vale o preço dum projecto de SSN, ou de um sonho de navio aérodromo.
Cordiais saudações a todos.
João Gonçalves
Srs boa noite, se esta compra fosse a uns 10 ou 15 anos atras seria uma aquisição muito boa para a marinha.
Que venham as fremm,e que os paquistaneses fazam bom proveito de sua compra
João… os paquistaneses fizeram a conta e vale a pena. As fragatas portuguesas são navios multi-proposito e a intenção dos paquistaneses parece que será um navio para luta anti-superficie 8 celulas de harpoon já estarão de bom tamanho, mas, adiante dos harpoon, um lançador MK-41 de 8 celulas abrigando 32 ESSms poderá ser instalado equiparando as OHP com as classe M portuguesas. Os australianos foram precursores destas melhorias, sofreram um pouco, os turcos se aproveitaram desta experiencia assim facilitou-se as coisas e os paquistaneses poderão se aproveitar da experiencia turca. Estes navios já provaram ser resistentes, vide a USS Stark,… Read more »
Amigos, um pouco off-topic
Por falar em sucata, eu vi novamente os navios da Marinha da Argentina e Prefectura Naval, em Ushuaia.
Pareciam muito pequenos e em estado apenas razoável.
Considerando que os “hermanos” consideram Ushuaia “la capital das Malvinas” pergunto:
a) não seria muito pouco para quem tem pretensões tão grandiosas, como enfrentar a Royal Navy?
b) qual o valor militar de navios pequenos, antigos e pouco conservados?
Pergunto isso por que já visitei o USS Vicksburg em sua base e me pareceu relativamente pequeno, mas incrivelmente bem conservado e armado…tão diferente do que vi em Ushuaia…
Como já postei antes, acho interessante essa compra, como tb o acordo com os coreanos para a construçõ de KDXIII, recebendo 12 corvetas antes. Acho ainda, que poderíamso pegar da usn uns 5 navios de transporte e tanque. Depois de reposta as perdas, desemnvolver uma nova classe de corvetas e fragatas, com todo o conhecimento recebido. Ontem estava conversando com um enegenheiro naval do AMRJ e o mesmo disse que os conhecimentos dos IKL estão se perdendo. já que muitos profissionais estão indo ou ja foram ao exteriro e outros para outras empresas atras de melhores condições. Acho que como… Read more »
Por falar em escolta o brasil ja escolheu que modelo de fragata vai comprar, alguem tem novidades ?
Saudações,
Oi Ivan… vc achou o USS Vicksburg, pequeno? Pergunto porque já visitei também o USS Anzio da mesma classe e não achei pequeno não… mas tentando responder suas perguntas… Ushuaia é capital de uma provincia argentina que teoricamente teria jurisdição sobre as malvinas se estas fossem de fato argentinas, algo como Fernando de Noronha pertencer a Pernambuco. a)a Argentina não tem pretensões de enfrentar a Royal Navy tão cedo até porque não tem condições de invadir novamente as Falklands como fez em 1982 e não há previsão a longo prazo de que possa. b)navios pequenos e antigos são necessários para… Read more »
Olá Dalton
Obrigado pelas boas respostas.
Quanto ao Vicksburg ser pequeno, acho que a minha comparação é de leigo por que geralmente vou nos navios da classe Millenium da Celebrity( 92000 t, 292 m) . Talvez acostumei com navios grandes e os outros me parecem pequenos…
ahhhhhhhhhhhh bom Ivan, agora está explicado…(rs) mais de 90.000 toneladas é muita coisa!
O maior navio que conheci entre os ativos e museus foi o museu USS Midway.
abraços
ola senhores
ao meu ver acho que a MB não deveria mais realizar compras de oportunidades, ao menos em relação as escoltas, deveriamos manter as que ja temos fazendo as modernizaçoes necessarias, pois a vida util delas aguenta muito bem ate a incorporação de novas escoltas (sejam elas FREMM, KDX-II ou III ou ate mesmo F-100), desde que sejam fechados contratos de imediato para q gradativamente sejam incorporadas como foram as niteroi no seu tempo
abraços
O SM-1 não funciona? Então faça como Taiwan e coloca os SM-2 em casulos. Cabe a meia nau e na proa.
Ola Doc
Não a como comparar os navios de passageiros com navios de guerra
o Vicksburg éorme para o padrão dos navios de guerra atuaisto que tres tiros do Vicks derruba o Infinity bonito, pra vc ver a não relação tamanho x operacionalidade funcional (de uma embarcação militar)
quanto a Ushuaia, um pequeno detalhe que vc não considerou
La estão apenas embarcações de socorro, de patrulha e FPB´s, Ushuaia não é base de navios de combate, que é em Rivadávia
O que vc viu lá é exatamente adequado ao teatro local e suas funções primárias
Abs
MO
Quanto a operacionalidade da OHP, apesar do Gonçalves ter recebido ou disponivel mais subsidios tecnicos que eu, uma coisa é certeza, a plataforma é excelente, que o diga a Stark e a Roberts
Abs
MO
“O SM-1 não funciona?”
A solução australiana foi esta:
“…the Improved Adelaide Class’ weapons upgrades effective. The ships’ existing Mk13 GMLS pop-up launcher will retain its 40 round magazine, but will be fitted for more advanced SM-2 anti-air missiles and Harpoon strike missiles (usually fitted 32 SM-2 and 8 Harpoon). An 8-cell Mk41 tactical-length (vs. longer strike length) vertical launching system adds room for another 8 SM-2 Standards – or up to 32 shorter-range RIM-162 Evolved Sea Sparrow air defense missiles.”
(http://www.defenseindustrydaily.com/australias-hazardous-frigate-upgrade-04586/)
Marcelo e Dalton Obrigado pelas respostas. Dalton, mesmo atracado perto do Midway e mais ou menos proximo ao Reagan e Nimitz o Infinity não fazia feio, rsssss…isso foi há 1 ano em S. Diego Marcelo. Muito obrigado pela exatidão e conhecimento que vc sempre demonstra. É interessante aprender que para os padrões de navios de Guerra o USS Vicksburg é grande. Dá pra imaginar o estrago que faria no Infinity(rssssss). Quanto a Ushuaia, imagino que não é realmente o grosso da armada argentina…por que com aquilo não invadem nem a Ilha Porchat rsssss(acho que é perto da sua casa, não… Read more »
complementando o citei acima, nada de compra de oportunidade, so a modernização das inhauma e greenhalgh, instalação de containers de SM-2 nas niteroi (no lugar do boroc, que sinceramente não sei oq ainda ta fazendo la) e de imediato decidir sobre uma classe de escolta e encomendar umas 14 que seriam incorporadas gradativamente quando das baixas das atuais aproximadamente a partir de 2015, incorpoorando-se a media de duas por ano (contando com a contrução em dois estaleiros no pais de origem, pq se fosse no Brasil seria uma acada 5 anos ou mais) ai em 2021 teriamos uma esquadra renovada… Read more »
Airacobra,
Concordo.
Mas poderiamos ter umas escoltas mesmo usadas para suprir essa lacuna hoje existente e já treinar tripulação para quando for feita gradativamente,a substituição, ter pessoal já treinado.
Nao podemos mais ser uma marinha de terra, com mais da meade do efetivo fazendo serviços administrativos,,,nao procede..
valeu..
“…instalação de containers de SM-2 nas niteroi (no lugar do boroc, que sinceramente não sei oq ainda ta fazendo la)…”
Mediram p/ saber se cabe, pois o SM-2 é bem grandinho, e não é VL Sea. Wolf.
Só o missíl são 8,23m de comprimento e 1360Kg de peso, então deve necessitar ao menos de VLS Mk-41 Tatical Lenght.
Gente esa e quente a Doodswort estara de volta ano que vem ,quem quizer ver vai ao Arsenal e veja
Celso,
A única forma da Brilliant voltar a navegar e por reboque, infelizmente.
Caros amigos, só espero que quando a MB for fazer suas compras não emperre como as da FAB. mais poderiaos comprar umas duas por preço de ocasião enquanto as novas serão fabricadas.
Curiosidade:
A McInerney foi a primeira OHP a ter o sistema de recolhimento RAST e o navio que colocou em operação o sistema LAMPS III/SH-60B Seahawk.
Nome original Francis X. McInerney.
Nomes grandes ficam melhor para escoltas e deixam os bonés lindões lembrando os da antiga:
Reubem James
Doyle (James H. Doyle)
Brinkley Bass
Henry W.Tucker
Samuel B.Roberts
Clifton Sprague
Elmer Montgomery
Samuel E. Morrison
Francis Hammond
John Young
e tantos, tantos outros
Celso, me desculpe, mas se alguém for ao Arsenal, irá ver a 12 volts no dique para a retirada de mais peças para as suas irmãs. Em especial a Rademaker que está em PMG. Tudo o que prestava nela foi e ainda está sendo retirado. A docagem é pq o navio precisava de inspeção, senão ele afundava lá na BNRJ. Portanto, não se anime e nem “anime” os outros, pois a 12V certamente irá ao fundo por um MK-48 logo depois do classe Pará que já está até pintado como alvo na BNRJ. A MB irá gastar seu pouco dinheirinho… Read more »
Sei não Doc Perto demais Ilha porchat é um franchising da Ilha de Lost Ilha Porchat fica em São Vicente Viselva (Kalungalandia), um local habitado por Indios Aquidauanus canibais armsados com arcos and flechas and tacapes para fazerem escalpo Dizem que Sao Vicente Viselva é um dos portais para entrada no Acre Em uma mensagem psicografada de Maritin Afonso de Souza, sobre a inauguração da Vila de São Vicente Viselva, ele afirma: “FOI A MAIOR M_____QUE FIZ NA VIDA” Sé é ou não não foi confirmado ainda, mas São Vicente Viselva faz fronteira em sua periferia com Klingon, Mordor, Praia… Read more »
Marcelo,
Vc esqueceu a fronteira com Monguagua e Cidade Ocean, rsssssss…
Mas a sério, será que você e os nossos amigos podem me explicar por que o Infinity ligava os 4 holofotes (marca Seematz) da proa na Antarctica? Aquilo iluminava até as nuvens!
Mais de 3 meses no mar e nunca tinha visto ligarem á noite!
Será que os sistemas de navegação não eram suficientes? Tinham que ver o que ia a frente?
Ou era para ser visto por algum outro navio naquelas regiões pouco navegadas?
Passivel de ser de duas uma, ou para segurança na navegação (blocos de Jelo, Icebergues, Focas, agentes da CET ou camelos)
ou para causar algum efeito visual aproveitando o ambiente para os pax
Abs
MO
Bem, ao menos visto da Disco(que ficava bem em cima da ponte, o efeito era muito legal, fantasmagórico, rsssss. Deu para ficar com uma oficial, ainda que muito de leve(rssssss)…
boa Doc
Ponto para os meninos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
MO
Vish…. que lixo!!!!
Me desculpa Dalton e companheiros, mas esta classe de navios não tem a menor chance contra as máquinas em serviço na Índia!!!
Francoorp, por favor, aprofunde seu argumento contra as OHP, só chamar de “lixo” não atende aos requisitos de debate de alto nível do Blog Naval.
Eu não consideraria uma OHP “lixo”, longe disso……….
Mas, devemos ter em mente que este navio já tem 30 anos de atividade, ou seja, atingiu a idade clássica de “MOSTRA DE DESARMAMENTO”.
Acho que o Paquistão vai se sentir igual à MB na atualidade: comprou por uma bagatela um modelo de navio com excelente ficha corrida, mas muito antigo, necessitando de extensas reformas, tanto eletrônicas como estruturais………..
Essa é a minha opnião………
abraços.
Escrevi acima que o Paquistão é um pais pobre. Cometi um erro…o Paquistão não é pobre é m i s e r a v e l ! Por um preço simbolico eles poderão receber 6 fragatas e acreditem os EUA irão entrega-las em ótimo estado. Por uma ninharia, 2 baterias quadruplas de harpoon poderão ser acrescentadas, somando ao canhão de 76 mm, o CIWS de 20 mm, 2 canhões bushmaster de 25mm, os EUA ocasionalmente os empregam logo atrás dos tubos de torpedos e principalmente a capacidade de transportar 2 helicopteros…fará estes navios entre os melhores da marinha paquistanesa. Se… Read more »
Dalton, bem que um lançador Mk-49 (RAM) poderia vir a calhar no local antes ocupado pelo Mk-13.
Ficaria completa:
1 canhão de 76 mm
1 Phalanx
1 Mk-49
2×4 Harpoon
2×3 Mk32
2 Mk38 (25 mm)
2 Helis.
Um abraço.
Bem lembrado Bosco!
Mais fácil e barato do que instalar um MK-41 com ESSM !!
abraços