Primeiro hélice pronto para o navio-aeródromo classe ‘Queen Elizabeth’
A Rolls-Royce concluiu dois marcos significativos para os futuros navios-aeródromo da classe “Queen Elizabeth” da Royal Navy, com prontificação do primeiro hélice e dos testes bem-sucedidos da turbina a gás MT30.
A peça, medindo cerca de sete metros de diâmetro e pesando 33 toneladas, concluiu os testes de aceitação nas instalações da Rolls-Royce em Kristinehamn, Suécia.
O hélice Kamewa de passo variável é fabricado de bronze, alumínio e níquel e apresenta cinco pás montadas num hub central – haverá dois hélices em cada porta-aviões.
SAIBA MAIS:
- “Prince os Wales” para a Índia?
- Um CVF diferente
- Reino Unido sacrifica um porta-aviões
- HMS Queen Elizabeth: começa o corte de metal para o casco
- Como seria o CVF CTOL
- Toma lá, dá cá: contratos para porta-aviões noticiados também no Reino Unido
- Marinha Real terá de esperar mais tempo pelos seus novos navios-aeródromos
- CVF “Queen Elizabeth” e “Prince of Wales“
- Sarkozy adia decisão sobre novo navio-aeródromo
- Frota de NAes da RN ficará reduzida por algum tempo
Muito bonito!
Muito interessante. Geralmente é dificil vermos uma foto de partes de navios assim. Parece que o Parlamento britânico vai cancelar um dos navios, é verdade?
capricharam MUITO
divina xD
Quanto custa?
Sem querer ser chato, mas sendo, a palavra “hélice” não é substantivo feminino? seria então a hélice. ok?
Não xará, na Marinha hélice é masculino, só na Aeronáutica que é feminino.
Uma pergunta
-4 Hélices num nae é melhor ou pior, no geral??
Uai! Como fica aquela história de se esconder “o hélice” para não calcularem ou descobrirem o som produzido “pelo mesmo”.
Ou isso só é válido para submarinos?
P.S.: Galante! Isso de “o hélice” não vai dar certo!
Galante,
Hélice de passo variável dá pra “camuflar” a assinatura acústica?
Como assim Braziliense ?
No mundo maritimo e naval, esquisito eh chamar o hélice de ‘a hélice’, salvo, claro eu não ter entendido o que vc quiz dizer
MO
MO,
valeu pela resposta, muito esclarecedora, temas navais é um barato discutir…..outra pergunta de leigo, por que o material dos hélices não é feito de aço ou titânio? é so fator preço ou tem algo técnico também? sempre que vejo fotos de hélices navais, seja de navio ou sub’s, não me recordo de ver algum com essa caracteristica(aço/titânio).
***melhoras ai cara!!!
Gostaria de ver 2 dessa classe “Queen Elizabeth” na MB, mas no sistema CATOBAR. Não tão grandes como os Nimitz e nem tão pequenos como os CdG.
[]’s
Quem lê o Poder Naval todos os dias e ainda não sabe que é “o hélice” vai andar na prancha! 🙂
Muito antes da hélice aparecer já existia o hélice.
E o também Nick, mas o ideal seria pelo menos 3 aerodromos para que cada esquadra possa ter um pelo menos operacional e um reserva ativo e operando como navio escola para formar novos pilotos aeronavais e marinheiros para o convés e convoo.
Bom acho que vai leva muitos anos até isso acontecer se é que vai acontecer !
Caro MO, é Braziliano (com zê) e não sou anglófilo! Caro Poggio! Prancha!? Necas de pitibiriba! Mas você está correto! Olha o que consta no dicionário Aulete: http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=loadVerbete&pesquisa=1&palavra=h%E9lice hélice hélice1 (hé.li.ce) sf. substantivo feminino 1. Aer. Peça propulsora das aeronaves. 2. Cnav. Dispositivo composto de duas ou três pás fixas que giram sobre um eixo, us. como propulsor de embarcação. [Na Marinha brasileira e na portuguesa, us. no masc.] 3. O conjunto das pás do ventilador. 4. Geom. Curva traçada sobre um cilindro ou cone que corta o elemento num ângulo constante 5. Qualquer estrutura em forma de espiral. 6.… Read more »
Ahh tah Caro Brazilianoense, OK
Sabia que nao tinha entendido nada no coment anteriior
ei, anglofilo eh o que ? colecionador de icoisas inglesas 8-P (rssss)
Abs cara, valeu ai por este coment seu
MO
Essa coisa de “o hélice” muito provavelmente tem a ver com jargão/tradição na marinha mesmo.
Uma pergunta, essa coisa de hélice com passo variável em navios é coisa nova? Porque se não me engano, as hélices em aeronaves de combate, já utilizam passo variável a um bom tempo, se realmente for novidade porque demorou tanto para chegar aos navios? Qual foi o impecilho em termos de engenharia/técnica de construção?
Obrigado, Abs
Obrigado a todos pelos esclarecimento sobre o hélice.
Braziliano,
Não esquenta. O nosso MO é um “SeuCreissianófano”. Outro dia me chamou de Guppys. Mais é legal…
Abraços
Verdade Guppy, “A gente SOMOS assim mesmo”
Ou vc acha que o Ostra de MO veio de quem ou veio por eu ser muito esperto ?]
Veio, de um careta que me chamou de burro, so que pro azar dele, achei legal !!!!
hehehehehe
MO
Papi Aurélio diz isso:
“2.Constr. Nav. Propulsor de navio, que substituiu as rodas. [Consta de cubo e pás. Nesta acepç., nas Marinhas brasileira e portuguesa só se usa no masc.]”
No masculino nas duas marinhas. Creio então estar a brasileira a manter a “tradição” portuguesa.