Alte Montt_01

Alte Montt_04Em 20.04, o Ministro de Defensa Nacional deu as boas vindas ao novo navio tanque da Armada de Chile o Almirante Montt (AO 52), que se encontrava fundeado na baía de Valparaíso.

A aquisição do NT chileno se deu pela necessidade de se substituir o veterano Araucano (AO 53), que se encontra no fim de sua vida útil.

O Almirante Montt é o ex-US Navy T-AO 190 USNS Andrew J. Higgins, da classe Henry J. Kaiser.

Alte Montt_02

Alte Montt_03

Alte Montt_Convoo

Alte Montt_05

FONTE e FOTOS: Armada de Chile

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Robson

O Brasil ficando atrás do Chile mais uma vez.

Ivan

Parece bem conservado!

Mauricio R.

Ah, mas nós temos a END, aquele papel higiênico petralha…

Henrique Sousa

Elaia vidão.

Nunca antes na história deste pais…..

Marcus

Será que algum navio desta classe tem capacidade de fazer UNREP com o Nae “São Paulo”? O “Marajó” vai acabar deixando na mão…..

marujo

Os chilenos, ao contrário de nós, brasileiros, não perdem tempo e buscam sempre solução para os problemas de suas FAs. Não há como entender porque a MB não negocia uma uniade desta Classe, aproveitando o acordo militar com os EUA. Todos sabemos que a Marinha tem necessidade de um novo navio-tanque.

fullcrum

Simples, a MB planeja, propõe e espera. Aí vem o corte e nem novo nem velho. Aliás ela já podia oferecer um plano B com escoltas, transportes e o que mais precisasse porque a carência é tamanha que não da pra esperar mais. A mais de vinte anos nesse passo de tartaruga. E podia junto as outras forças cortar despesas com medalhas para certos inúteis que nem se importam com a situação de penúria de nossas tropas.

rogerio

Robson disse: O Brasil ficando atrás do Chile mais uma vez. marujo disse: Os chilenos, ao contrário de nós, brasileiros, não perdem tempo e buscam sempre solução para os problemas de suas FAs. Não há como entender porque a MB não negocia uma uniade desta Classe, aproveitando o acordo militar com os EUA. Todos sabemos que a Marinha tem necessidade de um novo navio-tanque. fullcrum disse: A mais de vinte anos nesse passo de tartaruga. E podia junto as outras forças cortar despesas com medalhas para certos inúteis que nem se importam com a situação de penúria de nossas tropas.… Read more »

rogerio

Brasil vai ficar atras do chile ,venezuela,argentina,colombia,mais calma oresto da região ta atras paises que são quase igual o brasil sem capacidade militar

lucas

ao contrario do brasil eles so vai ter um navio tanque, o atual navio vai sair de seviço e esse vai entrar no lugar eles vão ficar so com um navio tanque, em caso de guerra o alvo principal é o unico navio tanque deles e as “modernas fragatas deles” vai servir de tiro ao alvo.ja que quem vai reabastece-la

Ilya Ehrenburg

Alto lá ao criticar o END, pois, sem um documento norteador das ações devidas do Estado, perante a defesa pátria, o que se tinha era uma bagunça, uma barafunda de intenções e desejos, que nunca eram concretizados. Sob a batuta séria do Presidente Luís Inácio Lula da Silva, secundado pelo seriíssimo Partido dos Trabalhadores, contando, portanto com a presença brilhante da Ministra Dilma Russef, hoje candidata, o país ganhou um norte e uma direção, onde as prioridades são apontadas e atacadas com altivez! Navios de abastecimento de frota, ou reabastecimento, como preferem os amantes do anglicismo, não foram apontados pela… Read more »

Tito

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa 😮

Dalton

Caro Ilya” Respeitosamente discordo! O Brasil, não começou em 2003! Muita gente séria cumpriu seu dever antes e cada governo aprendeu com os erros do governo anterior. A década de 90 não foi nada fácil mas até mesmo o Sr Lula declarou a importancia do plano real e da responsabilidade fiscal. Veja…também já fui um explorador do proletariado e seu “Satanás” certamente virá atrás de mim. Tive 3 linhas telefonicas alugadas…a um preço proximo do salário minimo da epoca. E ainda “brigavam” pelas minhas linhas. Então o “FDP” do “FHC” acabou com a minha alegria …em valores de hoje seriam… Read more »

Vitor

Olha …

(Nota dos Editores – MO) – comentario editado – nada a ver com o post

Rafael

“Enrolou …

(Nota dos Editores – MO) – comentario editado – nada a ver com o post

MO

Atenção um detalhe aos Oil Supply Masters e Tankerman Trainees de plantão a se levar em consideração para depois não ficar sem argumento, se eventualmente resolverem investir em conhecimentos maritimos e navais e forem questionados pela depreciação em nossa NAO atitude em adquirir um nas mesmas condições …

o Montt é SH !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Não esquecer disto e os Chilecos até então não pretendem converte-lo em DH

Cuidado para não pecar nas comparações e esculhambações afins

Abs
MO

Para deixar claro = Sou fanzasso dos HJK !

Dalton

Para deixar claro = Sou fanzasso dos HJK !

Faço suas minhas palavras Mestre MO !

Aliados a um T-AKE 1 então dá gosto de ver aqueles CSG/ESG navegando.

abração

MO

É NOIS Mestre Dalton !!!!

Abs
MO

brunoholtz

MO,

Explica para nós leigos o que quer dizer “SH”, “DH” e “HJK”.

GUPPY

Caro brunoholtz,

“HJK” é Henry J. Kaiser – a classe do navio (está no texto).
“SH” e “DH” devem ser abreviaturas de duas outras classes de Navios-Tanques, ou de abastecimento de frota ou, em inglês, Tanker. Fica tranquilo que logo um dos Almirantes do Blog nos socorrem. O Dalton e o MO estão a bordo. É só aguardar na bóia.
Abraços.

Ilya Ehrenburg

As viúvas …

Ilya, comentario Editado, advinha porque … (MO)

Wiltgen

Senhores,

Vamos discutir sobre o assunto em pauta, estas questões políticas não são pertinentes a matéria.

Obrigado!

MO

Ok Bruno

HJK = Henry J. Kaiser

SH = Single Hull = casco simples

DH = Double Hull = casco duplo

Abs e grato pelo interesse
MO

MO

Pronto Wiltgem, realizada a 4a parte do boletim … Justiça e Disciplina

clean up

abs
MO

Zirium

O que o país precisa é de um conflito…somente assim ficará evidente, a base do sofrimento do povo e vergonha das condições operacionais de nossas Forças, porque profissionais são e são muito, pra que o GF mude a mentalidade que tem.

Ilya Ehrenburg

Caro Dalton, Sob o comando nefasto do PSDB eu vi esta nação de joelhos. Joelhos! E críticas, não haviam, se não quando a situação, insuportável que era, tornou o então sapo barbudo em algo palatável. Pois, o Sapo, o partido da Estrela, e todas as caricaturas possíveis de serem inventadas, não resistiram à realidade dos fatos: vivemos a melhor gestão pública dos últimos 30 anos! E o que vejo? Pessoas a desancar o governo por não ter comprado um petroleiro de frota, de “prateleira”!!!!!!! Que absurdo! Não é prioridade para a nossa Marinha ter de imediato um petroleiro de frota.… Read more »

Marcelo Brandão

Pior que se fossemos nós a comprar ia ter um monte de gente dizendo… lixo americano, deveriamops desenvolver no Brasil…
Mas a verdade é que algumas compras de oportunidade são um grande negócio… outras não… depende de quem compra de quanto tem pra gastar… mas principalmente de saber comprar, e os chilecos tem feito isso muito bem.
Saudações a todos!

Ilya Ehrenburg

Caro Senhor Administrador MO. O senhor editou um comentário de minha autoria, e jocosamente disse para que eu adivinhasse o motivo. Digo, pois, que a minha manifestação de cunho político, de forma incisiva, deu-se após várias outras serem pelo senhor toleradas e acolhidas! Não só aqui, como nos dois outros “blogs”. Há no pé da coluna de comentários, um postulado com regras. Mas, vejo que elas são encaradas de maneira seletiva, pois, quando há manifestações injuriosas contra o Presidente da República, contra o Governo Federal e o Partido dos Trabalhadores, tais regras são esquecidas. Lembro que este comportamento, acontece já… Read more »

Ilya Ehrenburg

Em tempo: O comportamento que por acaso chamei atenção, acima, ocorre à larga nos três “blogs”: “Poder Aéreo”, “Poder Naval” e “Forças Terrestres”.

Seria de interesse dos editores, a partir de agora, coibir toda e qualquer menção de cunho político, haja vista, que as “emocionalidades” ainda não afloraram.
Depois da Copa do Mundo, será o inferno.

A eqüidade é a melhor política.

MO

Ilya Não sou especialista em modos (delicadesa), e nem o quero ser (não que me julgue o super, eh que simplesmente não estou aqui pra saber se assim se escreve assim ou açim), sinceramente poderia ter deletado os seus dois coments, este e o outro, pois vc poderia passar o mesmo por mail (não para mim, pois na pagina não consta o meu mail naval (pq eu não quis, mas, respeitando Vso comentario manterei isso, pois neste post do N/T vc falou de tudo, menos de NT´s Meu (mais uma vez, ter bom modos e ser delicado e escrever bonitinho… Read more »

MO

ahh, lendo depois o que escrevi me lembrei de uma coisa que não falei

quanto ao “Advinha porque”, cara, não foi o primeiro, não será o último, pro bom malandro pingo é letra, avisamos a todos, ver neste post, quantos coments foram editados por mim assim

coisas de Exmo, Ilmo Dr, Caro, Prezado, Querido, Exelencia, Majestade and afins não é muito comigo nao, ao menos no “nosso” blog, salvo a situação julgue necessária ou confortavel aos meus olhos ou sentimentos, no resto é mesmo os cara, os maluco, os inuteu (igual a mim mesmo), tudo no singular/plural mesmo

MO

Wiltgen

Ilya,

Como o MO falou, gostaríamos de opniões sobre o NT chileno e não considerações sobre este ou aquele Governo, que não nos interessa.
Comentários de cunho político sempre acontecem o que estamos tentando coibir é palanque político.
Quem quiser fazer isso escolheu o lugar errado, nosso assunto é NAVAL!

Marcelo Brandão, muito bem observado, se é aqui……..

Abraços,

Caipira

MO e demais editores me desculpem e editem/apaguem o meu coment se acharem necessário…tem grilo não….mas num resisti….essa parte do coment do Ilia tive que reproduzir…essa parte vai para a história…. “…Alto lá ao criticar o END, pois, sem um documento norteador das ações devidas do Estado, perante a defesa pátria, o que se tinha era uma bagunça, uma barafunda de intenções e desejos, que nunca eram concretizados. Sob a batuta séria do Presidente Luís Inácio Lula da Silva, secundado pelo seriíssimo Partido dos Trabalhadores, contando, portanto com a presença brilhante da Ministra Dilma Russef, hoje candidata, o país ganhou… Read more »

Dalton

Caro Caipira…

Os HJK tem esta capacidade sim, combustivel para aeronaves e navios
e mais ainda, uma limitada mas util capacidade para transportar e transferir comida fresca ou congelada em 8 containers transportados
no convés adiante da superestrutura…ou…qualquer outro tipo de
carga seca respeitando estes limites.

abraços

Caipira

Vlw Dalton muito obrigado e o fato de ser casco simples? Trás algum impedimento para a nossa MB por exemplo?

MO

Tras sim Everson

Logo logo não será possivel navegar em um monte de áreas e mais logo ainda, em lugar nenhum, regulamentação IMO

Abs
MO

MO

Ou tbm Mestre Dalton, eventualmente TEUs e FEUS no convoo, adaptando, como se fazia nos cargueiros convencionais, mas ai anulando até decarga a sua capacidade de operar com aeronaves

Abs
MO

MO

Everson

Tem sim, especificamente:

5 Estaçoes de fornecimento nos bordos (3 x 2) capacitadas para fornecer 900 galoes de Diesel ou 540 galoes de JP5 por hora

O requerimento IMO sobre a restrição hoje e proibição amanha do SH se chama OPA 90 (Oil Protection Act 1990)

vc ja viu esta materia ?

http://www.naval.com.br/blog/2009/07/15/navios-tanque-classe-henry-j-kaiser/

o casco duplo reduziu a capacidade de carga nos tanques em relação aos SH em 17%

GUPPY

MO, help

What’s meaning TEUs and FEUS(escrito no coment acima)?

Abraços

MO

Ok Ivanildo, sorry usei linguagem de cais

TEU = 20´container unit ou container de 20´

FEU = 40´container unity ou container de 40´

abs
MO

Bruno Holtz

MO,

Obrigado pelas explicações. A questão single hull/double hull de Nt´s já havia lido a respeito, mas não liguei ao debate.

Abraços,

Bruno

GUPPY

Um post relacionado a este: http://www.naval.com.br/blog/2010/03/10/us-navy-vai-reativar-o-navio-tanque-usns-joshua-humphreys/

Aproveitando, o que significa também UNREP descrito pelo amigo Marcus, bem acima?

Abraços

Ilya Ehrenburg

Olá MO. Gostaria de dizer, que o meu pensamento é o de colaborar. Sou um visitante e leitor, que gosta do espaço. Por isso, longe de mim, atrapalhar ou bagunçar uma coluna de comentários, pelo contrário, tento no que posso ajudar. Eu não brigo com outros comentaristas e não uso do artifício de recortar palavras para citá-los, justamente, para não alimentar obsessões e egos. Além disso, costumo manter-me nos temas propostos, Mas… De um tempo para cá, observo que alguns costumam do nada usar do tema para emitir opiniões políticas contra o Presidente da República, Ministros de Estado, o Partido… Read more »

GUPPY

Caro MO,

Obrigado mais uma vez.

Abraços

MO

UNREP = Underway replenishment, lembrando que eles fazem tbm o VERTREP, que por dedussaum seria o de helescospiterus

Que em verdade eh isso mesmo = Vertical Replenishment

Abs
MO

MO

Blz Ilya

Grato
Abs
MO

GUPPY

MO,

Thank you pela décima milésima vez.

Abs

Caipira

MO, grato pela indicação de matéria, muito boa.
Os HJK são os principais NT da USNavy até hoje?

Parece que o ideal seria (se tio samuel concordar em nos vender é claro) adquirir as duas unidades que estão 95% prontas e converte-las para casco duplo, não? Ou será que os custos são proibitivos ?
Ahhh outra coisa, na tua matéria consta que essas duas unidades não foram incorporadas por dispustas entre a navy e o estaleiro, será que num tem “algo grave de errado” com esses navios não?

MO

Everson Lembrar que eles não são da USN e sim do MSC, seus comandos e maioria disparada de suas guarnições são civis, mas sim eles são hoje a espinha dorsal em combnustiveis para a USN, em conjunto ccom o classe Supply, apesar destes ultimos serem de funções um pouco diferentes Não, foram diferenças de clausulas contratuais mesmo, um estaleiro não terminou os navios, qdo foi para o outro nao queria refazer o que o outro tinha feito sem pagamentos extras e afins Quanto a conversão em casco duplo, tres navios ede nossa empresa o fizeram, na PRC, mas o material… Read more »

GUPPY

Afirmativo MO. Sei que você não gosta de puxasaquismo, mas você é um dos Almirantes de Esquadra do Blog. Eu, fui MN-QSM, isto é, Marinheiro do Quadro Suplementar de Máquinas(marinheiro não especializado) e servi apenas no último S-11 conforme já relatei em outros coments. Ah, fiz algumas poucas viagens(G-21, D-36(ou D-34), G-26) e, apesar de ser de máquinas(cheguei a cursar motores(MO) durante nove meses, adorava marinharia. Coisa rara entre a marujada que nada tinha com MR(Manobras e Reparos). Viu, eu ia ser MO. Ahahahahahahah… Resumindo, tenho o curso de Aprendiz-Marinheiro com o respectivo embarque e, claro, a linguagem e alguma… Read more »