O ‘Fita Azul’ atualizado no NGB
Atualizadas e reorganizadas as fotos na página do CT Santa Catarina (D 32), o “Tigre do Caribe” no NGB. Veja no link.
Colaboração: Comandante Edmundo Amaral Baptista, CB-DT (RnR) Luiz Brazil Cotta, Guilherme Wiltgen e José Henrique Mendes.
Senhores
Me lembro de uma T&D da década de 80, lá pelos 84/85 que falava dos
CT’s da MB. O Santa Catarina sempre me imprecionou, um desenho suave, bonito, um navio com cara e jeito de navio de combate.
At
Joaca
FIZ UM PPS SOBRE OS BICOS FINOS E FOI UMA BRIGA POR ESSA FITA AZUL. AGORA TEMOS DADOS E O SANTA É O NAVIO MAIS VELOZ DA MB . BREVE IREMOS PRESTA A MERECIDA HOMENAGEM EM UM PPS SOMENTE FEITO COM ELE .
BRAVO ZULU.
O desenho dos cascos desses “CT’s” eram fantásticos. Quando uma das fragatas classe Niteroi viajavam lado a lado de uns desses CT’s podia-se notar as diferenças marinheiras. Imaginem esses CT’s com a propulsão utilizada nas fragatas, sobretudo as turbinas Rolls Royce (28.000 HP). Geralmente com ventos fortes, as fragatas viajam de lado, devido a altura da superestrutura. Uma situação incômoda para um navio de guerra. Os CT’s com o casco fino, superestrutura mais baixa e com uma silueta mais esguia só podia ser “fita azul”.
Como neto do CF (na época) Steenhagen, o homem que “envenenou” a máquina do Catarina, gostei muito desse merecido reconhecimento! 🙂 Tigre do Caribe!
Boa lembrança feita pelo Steen.
Me parece que o envenenamento se deu nos queimadores das caldeiras. Foi um fato muito comentado na época. Se alguém souber mais informações agradeço.
Tive o prazer de conhecer esta fera de perto, em uma das muitas semanas da Marinha em que eram abertos a visitação pública muitos navios da MB de todos os tipos.Dentre os Cts que visitei o D-32 parecia novo em folha apesar dos anos de serviço.Abraços.
Esses sim que eram navios e não essas porcarias que temos hoje na MB