Novas pistas sobre o ‘S-BR’, o novo submarino convencional Brasileiro

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ALIDE apurou durante o evento de apresentação da nova Fragata FREMM, em Lorient na França, nesta terça-feira precisamente o que será o modelo de submarino que a empresa francesa fabricará no Brasil nos próximos anos.

A despeito das graves desavenças públicas entre a DCNS e a Navantia espanhola, sua ex-sócia no programa Scorpène, o modelo de submarino oferecido para atender às necessidades declaradas do Brasil é realmente uma versão alongada e modernizada deste mesmo design.

Para aumentar o raio de alcance do novo modelo, o submarino passará a medir perto de 70 metros de comprimento, entre quatro a cinco metros, mais comprido do que o Scorpène padrão vendido para o Chile e para a Malásia. Essas seções adicionais do casco permitirão a expandir em 20 toneladas a capacidade de óleo diesel combustível transportado pelo Scorpène brasileiro. Para fazer a autonomia do modelo brasileiro alcançar os 60 dias desejados pela MB , no mesmo esforço, será aumentado a câmara frigorífica e o espaço de armazenamento de víveres secos. Outra modificação resultante será o aumento de 31 para um total de 35 camas nos camarotes, aumentando, assim, potencialmente, o tamanho da tripulação ou número de militares de forças especiais transportados no submarino.

O sistema de combate dos submarinos brasileiros, como os indianos, será bastante modernizado em relação àquele instalado nos Scorpènes chilenos e malásios. Na parte de motorização, haverá outra grande alteração: ao invés de usar apenas dois grandes motores diesel , como nos demais submarinos Scorpène, a MB solicitou à DCNS que se empregasse, alternativamente, no S-BR quatro motores de menor porte no seu lugar. Segundo a fonte, este requerimento seria fruto da experiência satisfatória brasileira com os U209 alemães, que usam quatro motores diesel.

O S-BR terá dois periscópios, sendo apenas um deles tradicional (ótico), do tipo penetrante no casco. O outro se compõe de um câmera de vídeo digital na ponta do mastro capaz de transmitir a imagem capturada para uma ou mais telas no interior do submarino, sem que, para isso, seja preciso abrir um outro orifício no casco de pressão. O S-BR terá seis consoles multi-função digitais que podem se substituir mutuamente, sem restrições, caso um deles apresente uma pane.

Toda a parte frontal do primeiro submarino S-BR, da proa até depois do compartimento de comando/combate, será construída na França, com a participação direta dos engenheiros civis e militares brasileiros alocados a este projeto. Daí em diante, 100% dos demais submarinos passará a ser construído no novo estaleiro de Sepetiba, no Brasil. Em alguns dias, chegarão a Cherbourg e a Lorient os primeiros brasileiros que trabalharão no processo de absorção da tecnologia transferida pelos franceses dentro deste programa . No final do mês de maio ocorrerá a cerimônia de início da construção do primeiro submarinho no estaleiro de Cherbourg.

FONTE: ALIDE

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Alex Nogueira

UUUHHHHUUUU!!!!! Parece que agora vai! 😀

Muito me agrada saber que o “SBR” será diferente de outros modelos já em operação, e fico muito feliz em saber que sua construção irá contar com a mão de obra de brasileiros. Ponto para a marinha brasileira.

paulo

Excelênte noticia.
Pra quem não acreditava no projeto francês, alvissareiras novidades!

FERNANDO

Achei interessante, principalmente o periscopeo tipo tela, isso significa que um grupo maior de oficiais poderá ver o alvo.

LBacelar

É muito bom saber que a experiência da MB fará parte do projeto, desenvolvendo um submarino mais capaz do que os Scorpenes vendidos ao Chile.

Bem que a FAB poderia ter um pouco dessa seriedade da MB

Lanterna Verde

É bastante positivo ver que o projeto Scorpene Br terá alterações, muitas delas já sabidas pelo publico em geral, principalmente nos sitesmas de combate, por este motivo, considero a parceria com a França bastante construtiva, pois ao contrário do acordo passado com os Alemães no qual os subs eram apenas montados aqui, mais uma prova de que a França não é tudo aquilo que se diziam para todos os ventos, e aliás estes novos Scorpenes não podem ser comparados aos outros já construídos, pois serão significativamente maiores, com maior poder de fogo e com maior capacidade de permanência em combate,… Read more »

Ricardo

como o amigo disse….

Ponto pra MB

Edu Nicácio

“estas alterações irão praticamente criar um novo submarino.”

E é exatamente essa a premissa da MB. Além disso, os subs convencionais poderão ser convertidos, no futuro, em submarinos nucleares, bastando incorporar a seção do reator no lugar dos motores a diesel.

Que venham novos e melhores equipamentos para as três forças.

BRASIL POTÊNCIA!

Galileu

Não entendi uma coisa…….
Apenas a parte frontal será construída na frança, não era o sub todo??

Gabriel

OLa galera tudo bem!!!
Gostaria de saber dos mais bem informados se com essa nova forma de motorização ja pode-se dizer q ele sera mais veloz q as outras versões ?? E se o formato dos lemes em cruz e realmente menos eficiente q em x ?? Vlw galera fico no aguardo grande Abraço!!

marcandrey

Edu Nicácio disse:
6 de maio de 2010 às 14:04

“Além disso, os subs convencionais poderão ser convertidos, no futuro, em submarinos nucleares, bastando incorporar a seção do reator no lugar dos motores a diesel. ”

Para vc ver Edu, os projetistas tambem vão instalar na proa um turboélice Pratt & Whitney Canada PT6A-68C de 1.600 shp de potência (aquele do ST) e um pod de canhão de 20mm. E ao centro um par de asas.

Teremos o primeiro submarino nuclear voador da história…

Ai Deus dai-me paciencia pq se me der forças……

Edu Nicácio

Realmente Galante, comi bola. Segue o link:

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,submarino-nuclear-brasileiro-pode-sair-daqui-a-12-anos,372283,0.htm

“Além de ter sensores e sonares mais modernos do que os Tupi, o Scorpène tem o formato arredondado inspirado no nuclear francês, o que favorece a operação a profundidades maiores. O que muda no caso do nuclear é o tamanho. Enquanto o convencional tem 6,3 metros de diâmetro e desloca 1,4 mil toneladas, o nuclear precisará de 9 metros para abrigar o reator nuclear e deslocar 6 mil toneladas.”

Abraço.

Nick

Bom saber que esse S-BR não será exatamente igual. Espero que engenheiros navais da MB estejam ajudando a fazer essas modificações no projeto do Scorpene. E já que é uma classe um tanto quanto diferente do Escorpene, deveria ser batizada com um nome nacional, como o Tupi.

[]’s

A7X

Parabéns a MB , por saber exatamente o que quer e pelo profissionalismo mostrado em relação aos submarinos.

Pelo visto a DCNS fará excelentes melhorias no Scorpènes brasileiros, tornando os mesmos mais capazes que o modelo original.

E o mais importante: Brasileiros participarão do projeto!!

Abs.

Marcelo

Eles poderão levar o SCALP naval?

Cláudio

Galante disse: 6 de maio de 2010 às 14:30 É seu Galante, os EUA tinham uma cartada para vender os F-18 Super Hornet ao Brasil, equiparam os Super Tucano com alta tecnologia, todos nós ficamos BABANDO, e disseram que irão adquirir 200 unidades, Belo Blá-Blá-Blá…!!! Pois está aí a cartada final da França, vão começar a construir o Submarino Convencional e transferir conhecimento que nos permitirá construir o Submarino Nuclear Brasileiro, e isso vai coincidir com o anúncio do vencedor do FX-2. Levando-se em conta o “preço” do Super Hornet de prateleira, e o “preço” do Rafale com alguma transferência… Read more »

MO

alguem ja foi a padaria, comprou pauns e o pakote estava furado ?

o que acontece no meio da rua a caminho de casa ….?

MO

Wladimir

Os subs da MB serão equipados com mísseis superfície-ar? Ou os Scorpenes não têm essa capacidade?

Abraço a todos.

corsario01

Wladimir vc poder ver o SM-39 aqui.
Sim, o nosso SBr irá ter a capacidade de disparar misseis.

http://i16.photobucket.com/albums/b24/hybenamon/NAVAL/NAVAL%20WEAPONS/Missiles/EXOCET/SM39-highdetail.jpg

Mauricio R.

Até aqui nada de mais, este submarino está sendo construído na França, sequer existe lugar p/ tanto no Brasil hoje, agora, pois o tal do estaleiro existe somente em power point.
Então estamos p/ ver se a França realmente vai transferir a tecnologia da construção desses submarinos e de seus sistemas ao Brasil.
Pq como diria o ministro Jobim, as evidências são do contrário.

André

A noticia de que o primeiro SBR será construído no final de maio, o começo da contrução da base/estaleiro e estas novidades do momento são importantes para ficarmos eufóricos em relação aos novos submarinos do Brasil. Vamos ver se a imprensa brasileira vai anunciar o começo da construção do submarino, que, por sua vez, se não destacar tal acontecimento não vai ser surpresa. Digo isso porque a dita imprensa só se lembra dos nossos navios e até mesmo os navios em geral, se os mesmos estiverem em situação de risco como o naufrágio do Kursk – que esse ano completa… Read more »

Mauricio R.

“Segundo a Estratégia Nacional de Defesa, todos os submarinos devem contar com mísseis de cruzeiro,…”

Cuidado c/ o que está escrito no papel higiênico petralha, existem implicações politicas mto sérias em equipar submarinos c/ misseis de cruzeiro.

Mauricio R.

“…entre quatro a cinco metros, mais comprido do que o Scorpène padrão vendido para o Chile e para a Malásia.”

Não implica em piorar a já famosa e péssima manobridade deste design???

corsario01

Mauricio, você pode colocar aqui no Blog algum documento “real” factível comprovando o que você disse? “Não implica em piorar a já famosa e péssima manobridade deste design???” Na internet existem muitos “entendidos” de muita coisa, porém, posso te garantir que, de submarinos Scorpene e com gabarito para declarar isso, ainda não conheci e não vi. Apenas boatos plantados, certamente pelos alemães, tentando denegrir o produto do concorrente. Isso é o que se sabe, mas, voltando para o plano terreno da realidade. Você afinal, teria ou não como comprovar que os Scorpenes são péssimos em manobra? Apenas lembrando que tudo… Read more »

Diego Tarses Cardoso

Pelo jeito a Marinha tah “manjando” em fechar contratos hein,os submarinos tao andando a passos largos,o SNB tambem tah andando,vai comecar a contrução da nova base naval ainda este ano,esta noticia,a quilha do primeiro sub vai ser batida este mes ainda…huaaa Pena q a Fab tah penando com os caças…affff… Reparem numa coisa,quando o negocio eh feito certinho,a fabricacao começa logo,nao fica enrolando dois anos pra comecar,como serao os caças… E olhem que tentaram boicotar o negocio ainda tirando R$3,1 bilhoes da MB e dando para aquele negocio de banda larga…. E o FX de fragatas tah rolando hein,parece que… Read more »

Renato

Pergunta de leigo, qual a vantagem do periscópio óptico sobre o eletrônico? Suponho que instalar um pericópio óptico seja algo mais complicado, não?

corsario01

Renato, menos um furo no casco de pressão, logo, menos um ponto critico.

Certamente se tivermos algum engenheiro aqui, o mesmo talvez possa confirmar, mas creio que isso aumenta um pouco a resistência do casco de pressão.
Mas isso que digo, é apenas achismo de um leigo.

lucas

Poderia convocar os marujos pra ajudar na escolha do fx2 ensinar a fab como se faz parece amadores.

Renato

Corsário, foi isso que me ocorreu também, se já vai haver um periscópio funcionando com câmera, que deve ter instalação mais simples, para quê o segundo? O que me ocorreu é que poderia haver alguma vantagem no óptico, mas é um chute meu de leigo.

RobsonMBr

MO disse:
6 de maio de 2010 às 17:21
“””alguem ja foi a padaria, comprou pauns e o pakote estava furado ?

o que acontece no meio da rua a caminho de casa ….?

MO””

não apela não.

RobsonMBr

Na época era somente críticas. Agora vemos plenamente o que é apenas pacote, ou apenas montagem aqui que muitos afirmam que é a verdadeira tranferência e vemos tambem o que é realmente parceria. A MB não cedeu a lobby, propagandas na TV, e a oportunismo de sindicalistas eleitoreiros. O resultado está aí. Tenho certeza que a FAB vai encontrar seu caminho. Concorda comigo Galante! So fico chateado por você não ter conhecido a França, somente a alemanha. rsrsrsr O pessoal do Alide foi mais feliz…..rsrsrs Dá tempo ainda. É como muitos dizem: Você não pode perder o trem da história.… Read more »

WAR

corsario01 disse: “6 de maio de 2010 às 20:47 Renato, menos um furo no casco de pressão, logo, menos um ponto critico. Certamente se tivermos algum engenheiro aqui, o mesmo talvez possa confirmar, mas creio que isso aumenta um pouco a resistência do casco de pressão. Mas isso que digo, é apenas achismo de um leigo” Eu explico: O casco é uma estrutura fechada (claro) submetida à enormes pressões hidrostáticas (água) externas. Na superfície dela (estrutura), desenvolvem-se tensões. Em torno de furos nesta “casca” ocorrem concentrações de tensões similares às que provocam as fissuras (rachaduras) em torno de janelas abertas… Read more »

Ilya Ehrenburg

Não sei, estou apreensivo…
Não vi na matéria, aumento no número de baterias. Fala-se apenas em óleo, além disto, não compro a idéia de quatro motores menores serem melhores que dois maiores. Será?

Preferia que o espaço a mais, fosse entupido de baterias. Tempo submerso, é vida. “Snorquear … É morte!

bulldog

“””alguem ja foi a padaria, comprou pauns e o pakote estava furado ?

o que acontece no meio da rua a caminho de casa ….?

Já…voltei e reclamei para o portuga…que resolveu o problema…
Estando “no papel” tem como brigar com a empresa.
abço

fsinzato

“Galante disse:
6 de maio de 2010 às 14:30

Para receber o reator nacional um novo casco de diâmetro muito maior terá que ser projetado.”

Galante,

Em minha opinião de leigo, não é tão absurda assim a idéia, porém não utilizando reatores nucleares e sim pilhas nucleares com tecnologia de materiais radio/termoelétricos de alta eficiência.

Não daria para fornecer energia para altas velocidades (aí seria necessário um reator), mas para velocidades baixas de patrulha é possível sim, pelo pouco que conheço. Uma espécie de “AIP” Nuclear.

Abs.

fsinzato

Se a especulação que fiz nos comentários acima tiver algum respaldo, explicaria a negativa da MB de não querer “AIP tradicional”, e a quantidade de 6 submarinos nucleares.

Seriam 2 de águas azuis e 4 de marrons.

Abs.

Carlos

Ah tá,

Entendi. Quer dizer que seremos os únicos usuários dessa pseudo Scorpene, assim como a nossa classe (única) IKL mod Tikuna.

Engraçado que a Marinha pode ter o seu pseudo Scorpene e a FAB não pode ter o Gripen NG. Não seria o mesmo caso? Bom, isso eu comento mais lá no Aéreo.

Até

corsario01

Ilya haverá aumento tb do numero de baterias. Isso não foi colocado, mas é fato.
O aumento previa isso desde o inicio das conversas. baterias, mais fuel, melhor acomodação e 4 ao invés de 2, motores diesel.

Manock

Continuará com apenas 1 banheiro? Sacanagem! 30 homens no mar, sem mulheres, por 60 dias ininterruptos e apenas um banheiro? Isto estrimula motim… rsrsrsrsrsrs

Edcreek

Olá, Manock

Não esquenta não, como dizia o sabio Gil em procurando nemo:
“Filho, todo esgoto vai para o mar”
Falando serio:
Parabens a Marinha por pagar mais e adptar o projeto as suas necessidades;
Parabens a marinha por não vazar relatorios;
Parabens a marinha por colocar um ponto final na questão do preço quando levandada a questão pela imprenssa não especializada;
Parabens a Marinha pela condução exemplar do projeto e a construção de uma empresa totalmente nova e dela para fazer os submarinos conforme suas necessidades sem visar apenas lucro;
Parabens pela não atenção aos lobbys;
ETC….

Abraços,

Carlos Ivan

Mauricio R. disse: 6 de maio de 2010 às 19:33 “Cuidado c/ o que está escrito no papel higiênico petralha, existem implicações politicas mto sérias em equipar submarinos c/ misseis de cruzeiro.” Pelo que eu saiba o Missile Technology Control Regime (MTCR) apenas restringe o Brasil de transferir ou exportar a tecnologia de mísseis ou VLS com alcance superior a 300 km para outros países. Mas não o impede de desenvolver um míssil de cruzeiro para a sua própria defesa, pois o país já detém a tecnologia básica do VLS. Por exemplo, o Brasil poderia ter mísseis de cruzeiro de… Read more »

Degan

Hola,

Solo algunas aclaraciones respecto al los Scorpene chilenos:

a) Poseen 4 motores MTU 16V 396 SE84, los mismos de los U214 (los Scorpene Malayos poseen 2 motores SEMT-Pielstick 12 PA4 200 SM DS)
b) Miden 66,4 metros de comprimento, por lo que la versión BR sería 3,6 metros mayor
c) Poseen 2 periscopios, ambos no penetran el casco de SAGEM, tipo SMS, y de ataque APS.
d) También posee 6 consolas multifunción que se sustituyen mutuamente, parte de su sistema SUBTICS.

Saludos,

Dalton

Por que o SBR terá 2 tipos de periscopios…o convencional e o optronico, se os submarinos chilenos , os Virginias, os Astutes, os futuros
SSNs franceses, etc, possuem apenas 2 optronicos ?

Alex Nogueira

Acredito que o convencional vai vir simplesmente por ser convencional, ou seja, algo já provado por muito tempo que serve bem sendo simples.

Cláudio Melo

Onde devo postar “off topic”? Revista Alemã especula se Brasil quer bomba atômica Agência Estado A revista alemã Der Spiegel questiona, em matéria divulgada em seu site nesta sexta-feira, 7, se o Brasil pretende construir uma bomba nuclear. A publicação afirma que, sob o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil “recomeçou a flertar” com a ideia de produzir uma bomba atômica, após tentativas anteriores mal sucedidas durante o regime militar. No entanto, a Der Spiegel afirma que não há provas definitivas de que o Brasil esteja construindo armas nucleares, mas “eventos passados sugerem que é bastante… Read more »

Carlos Augusto

Prezado Cláudio Melo, eu li esta reportagem e creio que o principal mesmo foi bater na tecla do Sub Frances, em detrimento ao projeto alemão. Quem pensou que eles não estavam importando mais com a preferência brasileira, eis ai a resposta com um incentivo de querer desvendar os segredos militares do Brasil, aguçando o apetite da AIEA.

Wolfpack

Tomará que a reportagem da Der Spiegel esteja correta, pois não podemos ser coadjuvantes e sim protagonistas no novo balanço de forças mundial. Somente o B, dos BRICs não possui dissuasão nuclear. Porque?

Nelson Lima

Atenção,o estaleiro será na Ilha da Madeira em Itaguaí o que deixou os ecologistas Marina Silvistas trepados nas tamancas!