Sea KIng HS-1

vinheta-especial

Criado através do Decreto nº 55.627 de 26 de janeiro de 1965, que estabeleceu normas para o emprego de meios aéreos para as operações navais, reformulando a Aviação Naval e restringindo o emprego de aviões à Força Aérea Brasileira (FAB), tendo como conseqüência o Aviso nº 0830 (RESERVADO) de 28 de maio de 1965, do Exmo. Sr. Ministro da Marinha, Almirante-de-Esquadra PAULO BOSISIO, que determinou a ativação imediata do 1° Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1).

Com isso, os helicópteros Sikorsky SH-34J, tiveram sua operação transferida do 2° Esquadrão do Primeiro Grupo de Aviação Embarcado (1° GAE) da FAB para a Marinha do Brasil, onde receberam a denominação de SH-1 e ficaram conhecidos carinhosamente como “BALEIAS”.

O HS-1 tem como missão detectar, localizar, acompanhar e atacar submarinos e alvos de superfície a fim de contribuir para a proteção das forças e unidades navais.

Além das tarefas previstas realiza, eventualmente, tarefas de emprego geral, de acordo com as determinações do Comando da Força Aeronaval, tais como:

Evacuação Aeromédica (EVAM);
Busca e Salvamento (SAR – Search and Rescue);
Transporte Aéreo Logístico;
Lançamento de Pára-quedistas;
“Fast rope”;
“Rappel” ;
Penca;
Transporte Administrativo e
Transporte de Tropas.

As Primeiras Aeronaves

Seus primeiros quarenta dias de vida foram na Base Aérea de Santa Cruz, onde foram ministrados, aos oficiais e praças do Esquadrão HS-1, os conhecimentos mínimos indispensáveis para a operação das novas aeronaves, tendo suas fases de instrução terrestre e aérea realizadas no período de 20 à 22/06/65.

SH-34J_N-3001

Lá foram recebidas quatro aeronaves SH-34J (N-3004 e N-3006 em 29/06, N-3003 em 28/09 e N-3002 em 14/10/65), em uma cerimônia onde cada oficial do 2°/1° GAe da FAB se retirava de formatura, um a um, após o recebimento da função pelo respectivo oficial da MB.

O SH-34J N-3001 foi recebido em 19/05/66 na recém-concluída Base Aérea Naval de São Pedro D’Aldeia, assim como o N-3005, que foi recebido ao final do mesmo ano.

SH-34J_N-3004

O Comandante do Esquadrão e o seu Imediato trouxeram a primeira aeronave (N-3004) recebida pela Marinha do Brasil do Parque de Aeronáutica do Campo de Marte para Santa Cruz, após o seu “overhaul” (período de revisão geral).

Em 07/07/65 o Esquadrão HS-1 deslocou-se para a Base Aérea Naval de São Pedro D’Aldeia (BAeNSPA), transportando por via terrestre todo o material que constituía os acessórios das aeronaves para o Depósito Secundário – DepSec (atual Depósito Naval de São Pedro D’Aldeia – DepNavSPA) e para o Departamento de Operações da Base (atual DIACTA), e instalando-se inicialmente no Hangar nº I, o único existente à época, dividindo-o com os Esquadrões HU-1 e HI-1.

BAeNSPA

Em 1967 passou a ocupar o Hangar nº II e, finalmente, em 14/07/95 também o Hangar nº III, após a desocupação deste pela 2ª ELO (Esquadrilha de Ligação e Observação) da FAB que deixava a área de São Pedro D’Aldeia, mantendo-se nestes dois hangares até os dias de hoje.

A primeira missão Antissubmarino

Ainda entre os meses de Agosto e Outubro de 1965, se intensificaram os adestramentos operativos, tendo sido apresentada a teoria da Operação ASW em cursos de apenas uma semana no Centro de Adestramento Almirante Marques Leão (CAAML), de modo que ao final do mesmo ano, na Operação UNITAS VI, deu-se a primeira participação de aeronaves A/S brasileiras baseadas no NAel “Minas Gerais” (A-11), recém-incorporado à Marinha do Brasil.

O adestramento foi incrementado para a participação da UNITAS VII no ano seguinte, porém devido à situação das aeronaves, não fora concluído a tempo, tendo o HS-1 cumprido apenas tarefa de aeronave-guarda durante essa comissão.

O primeiro lançamento de torpedo

O HS-1 foi o primeiro esquadrão a lançar um torpedo de um helicóptero (N-3001) da MB em 21/07/67, colocando-se na vanguarda do emprego de armamentos aerotransportados.

SH-34J_N-3001

O primeiro pouso a bordo noturno

Apesar de homologado para operações ASW noturnas, o veterano SH-34J apresentava limitações operacionais nessas condições de voo.

Esse fato foi contornado apenas mais tarde, entre os anos de 68 e 70, com o regresso de oficiais treinados na US Navy e com a chegada dos modernos SH-3D, homologados oficialmente para IFR (Instruments Flight Rules), traziam de volta este tipo de voo para a MB, que tinha até então o seu uso conhecido apenas nos antigos aviões que operava.

O Esquadrão realizou o primeiro pouso noturno a bordo do NAel “Minas Gerais” em 01/05/69.

A chegada dos “Sea King” ao Brasil

Em 28/04/70, chegaram ao Brasil, a bordo do USS “America” , os quatro primeiros SH-3D (denominação americana), de numerais N-3007, N-3008, N-3009 e N-3010.

Essas aeronaves começaram a operar no NAel “Minas Gerais” no mesmo ano.

Nos anos seguintes, chegaram as aeronaves N-3011 e N-3012.

Chegada-SH-3D_N-3012

O moral da tripulação novamente estava alto com a aquisição das novas aeronaves e o excelente treinamento de oficiais e praças que foi realizado nos EUA.

O voo por instrumentos

Em 1975, o HS-1, único esquadrão na época homologado para voo por instrumentos pelo Ministério da Aeronáutica (Of. 064/75 do EMAer), transmitiu aos pilotos do 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1) a experiência do IFR, que teria a técnica então, disseminada aos futuros Aviadores Navais, e alavancaria o emprego dessas regras de voo  na Força Aeronaval, tornando-se uma referência nessa modalidade.

No início de 1977, o Esquadrão qualificou pela primeira vez a bordo do NAel “Minas Gerais” seus pilotos de SH-3D em pousos noturnos por instrumentos (IFR/IMC).

O primeiro Reabastecimento em voo (HIFR)

O HS-1 realizou o primeiro HIFR (Helicopter In-Flight Refueling) na MB, em Janeiro de 1978, com a Fragata “Defensora” (F-41), em uma operação que durou cinco minutos e foram transferidos 1.200l de combustível, o que proporcionou uma ampliação das possibilidades de emprego desses meios aéreos, extendendo suas autonomias e possibilitando que a aeronave permaneçam “on station” por mais tempo.

1° HIFR MB

As aeronaves SH-3 italianas

No ano de 1984, o Esquadrão recebeu quatro helicópteros designados SH-3A (N-3013, N-3014, N-3015 e N-3016), fabricadas pela empresa AGUSTA na Itália e trazidas a bordo do Navio-Transporte de Tropa (NTTr) “Barroso Pereira” (G-16).
A 15/01/87, as aeronaves SH-3D N-3007, N-3010, N-3011 e N-3012, embarcaram no NTTr “Barrosos Pereira”, para serem transportadas para o porto de La Spezia (Itália), e encaminhadas para a fábrica da AGUSTA para modernização e capacitação para o lançamento do MAS “EXOCET” AM-39.

Retornaram ao Brasil em Maio de 1988 e também receberem a denominação de SH-3A no Esquadrão.

SH-3A N-3016 (Guerreiro 16) com domo no trail

O Míssil AM-39 “EXOCET”

Em Abril de 1991, foi realizado o primeiro pouso a bordo do NAel “Minas Gerais” de um SH-3A armado com Míssil Ar-Superfície (MAS) AM-39 “EXOCET”.

No dia 11/11/92 foi realizado o primeiro lançamento real desse míssil, com a aeronave embarcada no NDD “Rio de Janeiro” (G-31) contra o casco do ex-CT “Mato Grosso”.

A realização desse evento fez com que o SH-3A se tornasse, até os dias de hoje, o maior braço armado da nossa Marinha.

SH-3A-lançando-Exocet_01

O recebimento dos SH-3 americanos

Em 13/05/96, seis SH-3 (N-3017, N-3018, N-3019, N-3029, N-3030, N-3031), equipados com sonares mais modernos, foram recebidos pela MB na NAS Pensacola (FL) e trazidos para o Brasil a bordo do NAel “Minas Gerais”, quando então receberam a denominação de SH-3B.

SH-3B N-3017 (Guerreiro 17)

Seahawk, o futuro Guerreiro

S-70MB

Em 2008, foram adquiridas 4 aeronaves Sikorsky S-70B Seahawk, com opção para mais duas unidades, de um total que poderá chegar a 12.

O modelo adquirido pela MB é semelhante ao modelo Strikehawk (MH-60R) da US Navy, capaz de realizar missões ASuW e ASW.

Para missões ASuW, utilizará o seu radar AN ∕ APS-143(V) e mísseis AGM 119B Penguin MK2 MOD7 e para missões ASW, utilizará o sonar AN ∕ AQS-18(V), torpedos MK.46 e cargas de profundidade.

Assim, o 1° Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino, com seu passado repleto de glórias e de pioneirismo, continua através dos anos fiel ao seu lema ” AD ASTRA PER ASPERA” (É ARDUO O CAMINHO PARA OS ASTROS), esforçando-se para que sejam cumpridas as tarefas que lhe são atribuídas com eficiência, demonstrando a dedicação e o profissionalismo dos “GUERREIROS”, chamada-fonia dos helicópteros do HS-1 e nome dado pelos “esquadrões-irmãos” no passado, devido às diversas dificuldades encontradas desde sua criação, porém sempre superadas ao longo de sua gloriosa história.

Seu atual Comandante é o Capitão-de-Fragata Rogério de Oliveira Miranda, que assumiu o posto em 30.01.2009.

FOTOS: Esqd. HS-1, ComForAerNav, CCSM e Guilherme Wiltgen/Poder Naval.

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Papagaio

Parabéns aos Guerreiros do HS-1, que ao longo de 45 anos escreveram uma memorável página na Aviação Naval da MB. Que venham os S-70B e se façam mais tantos anos de sucesso.

Alex Nogueira

Parabéns ao esquadrão por todo serviço prestado; lindas aeronaves.

Espero ver nosso esquadrão sempre bem equipado e que nossa MB consiga ter as 12 unidades necessárias do S-70.

Em tempo, vamos torcer para o governo custear logo a desenvolvimendo do MAN-1.

Simom

Parabens aos bravos guerreiros !
Alguem sabe dizer quando vem os Seahawk ?

Alexandre GRS

Prezados,

Um BRAVO ZULU ao HS-1!
Um BRAVO ZULU ao profissionalismo demonstrado ao longo desses 45 anos, colocando a MARINHA DO BRASIL, como uma das melhores operadoras de asas rotativas no mundo!

Sds.

Átila

Coaduno com os comentários dos amigos; e com o mesmo orgulho, entusiasmo e satisfação rendo minhas homenagens ao profissionalismo e dedicação desses “nossos guerreiros”.
Parabéns e muito obrigado

Galileu

Tenho algumas perguntas ao pessoal que manja de marinha….

1-Quando os SH3 vão se aposentar??

2-Não ia ficar mais barato de a MB adquirisse apenas S70 e ao invés do EC725 adquirisse os Esquilos??

3- Linx não faz o mesmo que um S70, se fizer, porque não o Linx que a MB já tem conhecimento??

Eu acho o S70 um dos melhores do mundo, com o penguim então…uma dupla que tem a crescer, mas acho estranho a MB não ir de Linx, que não deixa a desejar em nada

To esperando as respostas, abraço

Wiltgen

Galileu, 1 – Os Bravo, quando da chegada dos S-70, os Alfa ainda vão voar por mais um curto período; 2 – O EC 725 pertence a uma categoria de helicópteros superior ao do Esquilo, que é uma aeronave leve, e não tem a capacidade do EC 725 em apoiar o CFN, MEC e etc… A MB também está negociando a integração do EC 725 ao Exocet (função hoje do SH-3A) 3 – O S-70 é o sucessor natural do SH-3, e por ser uma aeronave de maior porte, escolheu-se esta plataforma para ASW, ao invés de adquirir mais Super… Read more »

Alex Nogueira

Quanto a escolha dos S-70 ao invés do Lynx, acho que o S-70 deva ter maior poder de fogo e talvez uma maior autonômia, sem contar que a capacidade dos sensores deve ser superior (o S-70 parece ser maior em tamanho do que o Lynx).

Alex Nogueira

Hehe Galileu o Wiltgen já te respondeu enquanto eu estava elaborando meu comentário, de qualquer forma acho que eu estava no caminho certo xD

Wiltgen

Com certeza Alex!

Abraços,

Galileu

Valeu Wiltgen

Quando eu disse “..mas acho estranho a MB não ir de Linx, que não deixa a desejar em nada” me referia ao novo modelo Lynx Wildcat (não me lembrava o nome). pela MB já ter experiência com essa linha.

O penguim é melhor que o Sea Akula, e se o Lynx Wildcat o suporta, então não haveria motivos para ir de S70.

Mas como eu disse também não tenho nada contra o S70 é um dos melhores!……e outra se a MB conseguir integrar Exocet no EC725, já era, seria fantástico.

valew Wiltgen

Wiltgen

Simom,

Provavelmente no final de 2011!

Abraços,

Alexandre GRS

Prezados Wiltgen,

Corretíssimos os seus apontamentos.

Sds.

Wiltgen

Galileu,

Somente retificando, é Sea Skua e não Akula (que é uma classe de submarino russo).

Valeu Alexandre GRS!

Abraços a todos,

Comte. Norberto

BZ Guilherme, pela excelente matéria sobre nosssos valorosos Guerreiros.

Pedro

Boa Noticia para o Brasil e para a defesa de nossas plataformas e instalações offshore

Oito EC 725 da Mareinha serão configurados com os Exocet AM 39 Block 2, o mesmo missel de ultima geração que equipa os Rafale
detalhe de maior relevancia os motores do AM 39 block 2 serão produzidos no Brasil pela Avibras nos moldes do MM 40 em curso

Galileu

Wiltgen

Valew, sempre troco os nomes ^^

SERGIO

Parabens pela excelente reportagem sobre os 45 anos do HS-1, sou nostalgico, amo os Sea King, mas o futuro esta aqui e agora, certamente os S-70 e os EC-725, serao uma revolucao na aviacao naval, quem sabe amigo Wiltgen, os Wild Cats pintem tb. Bravo Zulu!!!

Sonia

Parabéns ah todos os guerreiros do HS 1….
EU SOU FÂ DA MARINHA…. APAIXONADA MSM…
ACHO LINDO POR DEMAIS….

Mauricio R.

“…e outra se a MB conseguir integrar Exocet no EC725, já era, seria fantástico.”

Quem está fazendo o serviço, é a Eurocopter, na França cobrando os tufos p/ tanto.
Se a Helibrás realmente “fabrica” os produtos da Eurocopter no Brasil, como alguns dizem, pq esse serviço não está sendo feito aqui???
É a “parceria estratégica” Caracú em ação.

Mauricio R.

“…detalhe de maior relevancia os motores do AM 39 block 2 serão produzidos no Brasil pela Avibras…”

A Avibrás não fabrica motor-foguete de Exocet nenhum, somente fez a revitalização dos motores dos Exocet existentes na MB, em conjunto c/ a MBDA fabricante do missíl.

Mauricio R.

Se eu não me engano, o SH-60/S-70 é 1m mais curto e 1 ton mais pesado que o Sea King. Então o Super Lynx é menor e mais leve que o SH-60/S-70, além do que a maioria dos atuais escoltas não tem convoo e nem hangaragem adequados ao Seahawk, tanto pelo peso como pelas dimensões do helicóptero em sí. Acho que a MB deveria ir atrás do S-92/CH-148 Cyclone descartando a porcaria francesa, pois tem empresa brasileira que é parceira de risco da Sikorsky nesse projeto. Agindo assim, vc cria a condição em que pode pleitear fatia maior da divisão… Read more »

Wiltgen

Mauricio R.,

“…além do que a maioria dos atuais escoltas não tem convoo e nem hangaragem adequados ao Seahawk,….”

Retificando, a maioria não, nenhum dos atuais escoltas pode operar com o Seahawk embarcado!

Abraços,

Pedro

Ao Editor
porque vc nâo publicou minha resposta ao Mauricio R sobre a ” porcaria francesa ” e a noticia do contrato ( em vigor ) para fabricação do motor do Exocet MM 40 pela Avibras ?

Wiltgen

Pedro,

Não vi nenhum comentário seu (nem no spam), além do postado em 28 de maio de 2010 às 21:32.

Se possível, mande novamente.

Abraços,