‘A Marinha dos EUA precisa das capacidades do F-35’, diz Almirante

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X-35C - foto jsfmil

F-18F - foto USN

O texto abaixo é a tradução de uma reportagem do American Forces Press Service, publicada nesta terça-feira, 25 de maio. A mesma matéria também está sendo reproduzida no Poder Aéreo, por motivos óbvios: além do F/A-18 Super Hornet ser um tema fundamental das declarações do Almirante da Marinha dos EUA (USN), também é um dos concorrentes do programa F-X2 da FAB.

Por isso mesmo, solicitamos que comentários a esse texto, que se refiram ao F-X2, sejam feitos somente no Poder Aéreo, deixando para o Poder Naval os comentários mais voltados ao futuro do F/A-18 E/F e do F-35C nos navios-aeródromos da USN (ou mesmo em relação à Aviação Naval da Marinha do Brasil), sem “poluir” o Poder Naval com temas do F-X2. Boa leitura e bons comentários a todos!

O Almirante Michael C. Manazir, da USN, conversou com repórteres porque desejava “dissipar completamente os boatos de que a Marinha é compassiva em relação ao F-35C”. O F-35C é a versão para operação em navios-aeródromo com catapultas e aparelho de parada do joint strike fighter (caça de ataque conjunto). O F-35A é o modelo da Força Aérea, e o F-35B será a versão de decolagem e pouso vertical dos Fuzileiros Navais.

Manazir disse que “o F/A-18E e o F/A-18F Super Hornet são grandes aviões, mas não têm as capacidades que os F-35C vão trazer à Marinha. Atrasos no programa joint strike fighter e o aumento de custos associado aos mesmos levaram a algumas suposições de que a Marinha se voltaria aos F/A-18.”

“A Marinha tem mantido o F-35C em seu horizonte há mais de uma década”, disse o almirante. Nesse meio tempo, as capacidades do F/A-18 cresceram, com os mais recentes modelos E, F e G alcançando os limites das células de quarta geração. “Nós precisamos avançar com o F-35C para concretizar nossa visão tática aeronaval a partir de navios-aeródromos. O joint strike fighter traz capacidades furtivas, fusão de dados e sensores avançados e uma abordagem de sistemas para a guerra. Nós estamos totalmente comprometidos com o F-35C”, disse o Almirante, destacando que ficar apenas com o Super Hornet colocaria os EUA em desvantagem contra um competidor próximo.

Ainda assim, o Almirante acrescentou que o programa Super Hornet não está acabando. A USN pretende comprar 124 aeronaves do tipo até o ano fiscal de 2013, alcançando o número de 515 Super Hornets. A partir do ano fiscal de 2016, os navios-aeródromo da USN embarcarão um mix de aeronaves Super Hornet e F-35C, e a USN precisa de 44 “strike fighters” por convoo, acrescentou o Almirante.

A reestruturação do programa joint strike fighter, no ano passado, ordenada pelo Secretário da Defesa Robert M. Gates, permitiu à USN colocar uma aeronave adicional para voos de teste, assim como comprar uma linha de software que “traz uma capacidade de integração adicional e uma redução de riscos no software, que é sempre a coisa mais difícil de se fazer em um novo programa”, segundo Manazir, que acrescentou para os repórteres que os testes operacionais foram mudados para abril de 2016, o que vai cumprir todos os pré-requisitos para a capacidade inicial de operação (initial operational capability).

A primeira comissão da nova aeronave será em dezembro de 2016, e a segunda em fevereiro de 2017. O Almirante disse que a Marinha encara um déficit na quantidade de caças que, “sem atenuações,  é de 177 aviões em todo o Departamento da Marinha, com pico em 2017”. Esforços para atenuar o problema trazem esse déficit para aproximadamente 100, o que pode ser diminuído ainda mais se as demandas da frota diminuirem – uma conclusão que o Almirante disse que não vai fazer, dados os tempos incertos: “Estamos focados em resolver esse déficit. A Marinha não passa por uma diminuição no número de aviões de ataque hoje, mas a “data de desgaste (wear-out date)” esperada para seu inventário começa no ano fiscal de 2012.

Os 1.180 aviões de ataque no inventário da Marinha diminuem em face da capacidade de manutenção, assim como em relação às aeronaves necessárias para uma rotação das forças.

FONTE: American Forces Press Service / Departamento de Defesa dos EUA

FOTOS: jsf.mil e USN

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cronista

Bom, que todo avião chega a seu fim é um fato….logo, nenhuma surpresa na substituição do F-18E/F pelo F-25. O que eu acehei interssante foi o horizinte de convívio das duas aeronaves, bastante longo….

Dalton

O F-35C substituirá os F-18C da marinha e o F-35B substituirá os
F-18C e D além dos Harriers do corpo de fuzileiros navais.

O Super hornet deverá permanecer em serviço até ao menos 2030!

abs

Edu Nicácio

E a nossa MB, qual sua opinião sobre o que nos foi oferecido até agora? Sim, pois pela END, deverá haver uma homogeinização de meios… Saem os A-4 e entram:

Gripen Naval?
Rafale M?
F/A-18???

Penso que, qualquer que seja o escolhdo para equipar a FAB, ele também o será pela Marinha. Ou a lógica necessariamente não precisa ser essa? Ex: FAB = Rafale; Marinha = F-18???

E no futuro (quando tivermos dois novos porta-aviões, lá pra 2030-2035), que meios operaremos? F-35C? PAK-FA Naval? Gripen Naval? Su-33?

Ó, dúvidas, dúvidas…

Galileu

Eu não entendi que o F18 será aposentado, e não vai o SH e o F35 serão uma dupla por muito tempo.

Quanto a aviação de caça da MB, só vai existir no papel como é o que acorre hoje, se vier um novo Nae, como não virá e acho que só eu estou enxergando isso, a MB ficará sem aviação de caça.

A menos que alguns velhos tapados da MB começem a ver que aviação de caça na MB sediada em terra, é o melhor pra Marinha

Rodrigo

A USN precisa do seu Stealth – o SH e o F35 formarão uma dupla formidável.

F35 para ataques iniciais e depois o SH assume como faz tudo.

Edu Nicácio

“A menos que alguns velhos tapados da MB começem a ver que aviação de caça na MB sediada em terra, é o melhor pra Marinha” Também acredito que seria mais barato, mais viável e operacionalizado em menos tempo: a MB operaria uns 60 aviões desse porte (F-18, Rafale, Su-35, Gripen, Typhoon, etc) em cinco bases navais ao longo do nosso litoral… E, puxando sardinha agora, não vejo outra aeronave para essa função que não o Su-34 Fullback… Imaginem uns 60 desses protegendo nssa Amazônia Azul!!! Mesmo que fosse o Gripen E/F, em mesma quantidade, a MB estaria mais bem servida… Read more »

Francisco AMX

Para bom entendedor …. basta,

O SH fecha sua “participação” na Boeing em 2013… e em 2025 ele será um quebra-galho, enquanto a USN não preenche o restante da “frota” com os melhores e mais capazes F-35C e B….
SH vai combater FARCs da vida… trabalho “sério” será para o F-35!

Sds!

Francisco AMX

“o SH e o F35 formarão uma dupla formidável.”

Sim, um atua e o outro carrega as “maquiagens”….

Rodrigo Rauta

Chicão, vc foi cirurgico!
É extamente isso que vai acontecer,,,,F-35 e SH juntos, so enquanto a US Navy termina de fazer as “compras” de F-35!

Abraços!!!

Fábio  Mayer

Mas, segundo as autoridades brasileiras, ele não serve para o Brasil…

Lanterna Verde

Chicão, falou tudo e mais um pouco. O F-35 atua e o F-18 corre com a “maquiagem”. Só sendo muito ingênuo para acreditar que a US Navy irá manter 2 caças em sua linha de frente, tendo logísticas diferentes e custos de manutenção exorbitantes por este motivo, e não venham me dizer que eles podem ter estes custos por que são os EUA, hora, se o custo pode ser menor, por que não? É como nosso ilustríssimo amigo Francisco AMX citou, a linha do F-18 ficará aberta até no máximo 2013, pois com o F-35 entrando em serviço, ele não… Read more »

Rodrigo

Francisco AMX disse:
26 de maio de 2010 às 21:39

Pode ter certeza e pela diferença de capacidade de carga, nós sabemos quem vai atuar.

Aviões Stealth são caros de manter, os cuidados são triplicados em relação ao avião “normal”.

Stealths serão somente armas para ataques iniciais ou a alvos de altíssimo risco, o resto ficará com os convencionais.

A USN segue com o Imminent Fury, porque para as missões atuais até o SH é caro, imaginem o F35.

Pensem amigos! Eu sei que dói no começo, mas depois vocês acostumam.

Nick

Caro Francisco AMX,

Acredito que o F-18E terá seu valor nessa dupla, e lembrando que deverá ser um trio no futuro, com o UCAV da Marinha.

Com certeza o trabalho “pesado” ficará com o F-18E de Interdição e Ataque, e o F-35 ficará com a Defesa Aérea e SEAD.

[]’s

Vader

Rodrigo, excelentes comentários.

Chicão: menos Chicão, menos…

Abs.

Vader

Pergunto aos que apoiam que a MB tenha NAes:

Num futuro hipotético, com muita boa vontade de todo mundo, com muita grana, alinhamento ao Tio Sam, etc e tals, poderia a Marinha do Brasil utilizar em seu Opalão, a plena carga, um esquadrão de F-35B (STOVL)?

Acho que esta seria uma boa discussão.

Sds.

Mauricio R.

“…a linha do F-18 ficará aberta até no máximo 2013, pois com o F-35 entrando em serviço, ele não faz mais sentido, já que ele é um caça tampão,…”

O SH não tem nada de “tampão”, é a aeronave padrão até pelo menos 2016, qndo espera-se que o F-35C entre em operação; se não ocorrerem mais atrasos.

Francisco AMX

Vader… menos pq? vc tem alguma informação privilegiada? rsrsrs

Opinião é como b., vc tem a sua eu a minha! agora não vem querer dizer que a sua é mais legal! rsrsrsrs

Abraço!

Francisco AMX

Relamente faz uma grande diferença, na guerra moderna, para uma força “acanhada” como a USN, a carga de 9 toneladas do SH contra as 8,1 do F-35…

“F-35:

Guns: 1 × GAU-22/A 25 mm (0.984 in) cannon internally with 180 rounds [ nb 5 ] [ 55 ]
Hardpoints : 6× external pylons on wings with a capacity of 15,000 lb (6,800 kg) [ 55 ] [ 59 ] and 2 × internal bays with 2 pylons each [ 59 ] for a total weapons payload of 18,000 lb (8,100 kg) [ 249 ] and provisions to carry combinations of:”

spinks

falando em caças!! alguém sabe me dar noticias do finado FX2 , acho que o unico caça que teremos daki para diante é caça ao pré sal é a unica coisa que os deputados que mandão e são chefes do projeto fx pensam no momento.. porque caças de verdade só quando o sargento garcia pegar o zorro.hahahaha

(Nota dos Editores – MO – O proximo coment sobre fx sera sumariamente deletado, este assunto, alem de ter enchido o saco, existe o poder aereo para se comentar sobre isto)

spinks

e o lula e o jobim!! alguem sabe me falar do …

(Avisado)