N/T ‘Celso Furtado’ – ‘nossas’ primeiras fotos
Seguem as “nossas” primeiras fotos do casco 199 – IMO 9489895, N/T Celso Furtado, em construção no estaleiro Promar/Mauá – Niterói, cuja quilha foi batida em 08.09.09, com ‘previsão’ de lançamento parra o final de junho e entrega em outubro de 2010.
Principais dados:
• Loa: 182,85 m
• Lbp: 174,00 m
• Boca: 32,20 m
• Calado: 12,80 m
• Pontal: 18,90 m
• Dwt: 48.300 t
Outras unidades da classe:
IMO |
Hull |
Built |
Gross |
DWT |
Status |
9489900 |
MAUA 200 |
2011 |
28,900 |
48,300 |
Keel Laid |
9489912 |
MAUA 203 |
2011 |
28,900 |
48,300 |
On Order/Not Commenced |
9489924 |
MAUA 204 |
2011 |
28,900 |
48,300 |
On Order/Not Commenced |
Ver Também:
FOTO: L. Padilha – Niterói Shiplovers
Ai vem outra pergunta besta minha……
Tem como faser um bom porta aviões no formato de um petroleiro???
eu acho que teria mais espaço para aviões e pista mais seria mais lento.
Porfavor não me chinguem com essa pergunta….
o que fala para fazermos aki, navios de aopio, porta aviões, cargueiros para a MB ?
Dinheiro $$$.
olha MatheusTS, ate daria para fazer um porta avioes assim mas não seria viavel porque apesar do grande comprimento, o porta aviões seria muito fino e seria dificil acomodar equipamentos, pessoal ou ate mesmo avioes de medio porte.
O melhor a fazer seria fazer um porta aviões do tipo Admiral Kuznetsov que possui quase o mesmo comprimento de um petroleiro mas e bem mais largo.
Espero ter ajudado.
Vamos ater ao tema, 4 coments e ate agora nada a ver com o post, não vamos dar uma de c omentaristas da veja …
MO
E é justamente daqueles comentários idiotas da veja que eu vou comentar MO, agora em relação ao Celso Furtado: espero que aquela revista inútil não cometa a mesma asneira! Por ser ano eleitoral, toda aquela polêmica com certeza tem o propósito de dificultar a candidata petista, dada a atenção politica que a revista reservou no final do texto . O próprio almirante Moura Neto disse em uma entrevista sobre o subnuc que a cada dia que passa o Brasil tem um papel cada vez mais importante no cenário internacional, e essa retomada da indústria naval é uma das provas disso.… Read more »
Não André Ele é um Handy size, se fosse de 483.000 dwt seria um ULCC e impossivel ter apenas 183 m Outra coisa, no mundo maritimo (pra quem é do) Titanic não é referencia para nada, apenas no “mundo buneco (*)” Ele simplesmente não foi o primeiro da classe, não foi o maior em sua época, não era o mais luxuoso (O imperator que o diga, por exemplo), não foi o mais rápido, não tinha o melhor aço a disposição, não foi o que morreu mais gente e foi vitima de uma das maiores k..H..das .. da história, pois encontrar… Read more »
Tudo lindo, lindo, mas e o “novo NT da MB????????”
Alguém viu??????
Nossa de onde tirei “parada” naval?! Pois é, realmente há categorias diferentes de petroleiros e eu não me dei conta disso. Assim como tem porta-conteineres de diferentes padrões, tem cruzeiros, bulk carriers, gaseiros, navios químicos -parecidos com gaseiros – etc de dimenções distintas. Mas a primeira vista nessas fotos pensava que fosse um ULCC. O Wikipedia mostra em inglês a variação de modelos desse tipo de petroleiro. Se for pesquisar na mesma fonte em português, nada! Quanto á classe Olympic, os padrões de construção modernas são muito superiores do inicio do século 20 (tenho uma antipatia por aviões ja que… Read more »
Justa homenagem a um dos grandes economistas que o Brasil teve e um verdadeiro veterano de guerra. Celso Furtado foi 2 Ten R 2 da FEB e lutou na Itália. Que muitas homengens como essa ainda venham nos próximos NT. Sds
Legal André Risos, tbm sou meio avesso aos avioes, mais ou menos pelos mesmos motivos Tenho uma maquete bacana do Olympic quianto aos handys, encontrar em portugues é meio dificil, afinal, segundo nossa cultura “generica” naval navio é navio (risos) Ver abaixo: Tanker Types Liquid Cargo Carriers, or tankers, are specifically designed to transport liquid cargoes in bulk. Although tankers differ greatly in size, their cargo handling equipment is similar. Specific features of the cargo handling equipment differ, however, based on the intended cargo. These differences may limit the capability of the ship to carry cargo other than that for… Read more »