Onde está o São Paulo?
Alguém se lembra? O navio-aeródromo São Paulo (A12), capitânea da Esquadra brasileira, recebeu, no dia 4 de agosto de 2004, a visita do Presidente da República e sua comitiva, que assistiram a exercícios, notadamente os pousos e decolagens dos aviões AF-1 Skyhawk, na área marítima do Estado do Espírito Santo. Foi realizada, ainda, uma “Parada Naval”, evolução em que os navios participantes da operação desfilaram em continência em homenagem ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O navio encontrava-se realizando a Operação “ESQUADREX”, da qual participavam, também, as fragatas Bosísio, Rademaker e Defensora, a corveta Inhaúma, o contratorpedeiro Pará e os submarinos Tapajó e Tupi.
Um ano depois, o NAe São Paulo sofreu um acidente com o rompimento de uma tubulação de vapor e de lá para cá, o navio ainda não voltou a operar normalmente, devido a outros problemas técnicos e ao contingenciamento de recursos.
O Esquadrão VF-1, que opera os jatos Skyhawk, viu seus aviões diminuírem cada vez mais a disponibilidade para o vôo, a ponto de ficar sem nenhum avião disponível por meses.
Dizem que a primeira pergunta que um presidente dos EUA faz, quando é informado de uma crise no exterior, é: “onde está o navio-aeródromo mais próximo na região?”.
Será que o Brasil, que almeja um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, terá algum dia, um presidente que fará a pergunta do título?
Pois é, parece que está (ou está para ser) docado para recolocação do eixo que foi retificado….ai, ai opalão…
Sds.
Esse Opala ta mais pra fusca 1200…
A valer aquele provérbio: Quem tem um não tem nenhum; Quem tem dois talvez tenha um e Quem tem três aí tem um! Se não existe perspectiva de termos 3 PA novos e adequadamente armados por menos de US$ 5 bilhões, não está na hora de pensarmos em investimento em Mísseis SS + caças-bombardeiros Sukhoi 34 + Embraer P195 + NaPaCos 1700 ton. e Subs+AIP, todos modernos e funcionais. Se for correta previsão de disputas por riquezas minerais e talvez por áreas agricultáveis que vai acontecer na África (pobres africanos). Se for correto pensar que por motivação ideológica e pragmática,… Read more »
Caros colegas,
Não esperem muito deste nosso governo, que só promete mas não cumpre nada!
Saudades do Minas….
Alguem sabe sé a MB tem condições de fazer um porta aviões de grande porte? Gostaria muito de ver nossa MB com um porta aviões novo,desse tipo http://navalpowercb.blogspot.com/2006/06/cvn-21-uma-nova-gerao-de-super-porta.html obrigado!
A invés de Porta Aviões que tal os navios Anfibios ou mistos como queiram, pois alem de operar Aviões e Helicopteros, ainda de sobra veiculos de Combate tropas e ao meu ver seria de mais utilidade, alem do mais poderiamos investir muito mais em Submarinos, que sem duvidas traria muito mais respeito a nossa Marinha.
Acho que alguns Rafales operando no A-12 daria um bom valor estratégico a ele,pelo menos no cenário sul-americano.
Jah postei este link, mais o artigo acima esta pedindo a ele de novo.
http://www.globalsecurity.org/military/world/carriers.htm
“Jobim, onde está o Nae mais próximo do morro da providência?”
E Jobim responde:
“O que é NAe?!”
Com as atuais verbas, o São Paulo tinha é que sair de operação, pois desvia recursos e não tem qualquer valor estratégico (ver o NAe argentino nas Malvinas). Vejam bem: em um eventual conflito, nós não teríamos como defender o São Paulo sobre ameaças aéreas, por exemplo. Nossas escoltas não tem capacidade para tal, o NAe também não, nem os A-4. É utopia manter o A12 em operação. A MB está fora da realidade.
Na verdade, ninguém está interessado em fortalecer as Forças Armadas, ninguém. Eles acham que o Brasil é um país pacífico por natureza e que ninguém ousará enfrentar o país num conflito armado.
E triste admitir,amigos,mas e verdade mesmo. No Brasil nao existe o minimo interesse em fazer nada pelas FAAS. Faz pouco coloquei um comentario neste blog sugerindo,como medida de emergencia,a cmpra imediata de 24 Sukhoi-35 para a FAB,e 24 Rafales,com complemento de 4 Exocets para cada um,para o Nae Sao Paulo. Assim como o reparo imediato e upgrade dos seus sistemas anti-aereos. Mas,como vejo,estou sonhando. Quando tivermos um conflito,ao estilo Malvinas,levaremos uma surra. Assim como os Argentinos,vamos esconder o Sao Paulo,por obsoleto e indefensivel. No Brasil so se fala e nada mais. Alguns acusam o Chavez de falador,mas ele sim esta… Read more »
PUTS., e decepcionante ver o sucateamento de nossas forças, se entrarmos em um conflito regional seremos castigados pesadamente, talvez não derrotados pois nossos militarem são acima de tudo Guerreiros. Ja sugeri diversas vezes a toda poderosa REDE GLOBO uma matéria sobre a atual situação de nossas forças na esperança de conscientizar a população e expor para todos a nossa situação e só obtive como resposta o silêncio, esse nosso presidente “MULA” … ah deixa prá lá. Quando falo neste assunto fico indignidado, ja me sinto derrotado pois após avançarem sobre o Continente Africano nos BRASIL seremos os próximos e ai… Read more »
Parabéns pela colocação… parabéns pelo blog. Forte abraço!
Senhores, a grande pergunta que se faz é:
PORQUE SETORES “CONSERVADORES” DA SOCIEDADE BRASILEIRA, APOIARAM MARXISTAS (FHC E LULA) PARA EXERCER A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA?????
Marxistas (de qualquer viés) são apátridas e internacionalistas, e estão tratando as FF.AA. coerentemente com sua visão de mundo.
Esperar dessa súcia algo que beneficie o Brasil é quixotesco.
Sete de Setembro! E se a decepção vier??
O presidente do Brasil fará essa pergunta o dia que o país tiver a importância geoestratégica concernente. E não vai ser choramingando que isso vai mudar. Está na hora de parar de veicular notícias contextualizadas e ideologizadas ou pior, fazer isso gratuitamente para encontrar o bode expiatório das vontades alheias. É de todos a responsabilidade de criticar e querer o melhor para o país, mas para isso seria bom ter um mínimo de visão imparcial, uma lógica que não vê apenas um lado da moeda, mas o país como um todo – não o que vejo seguidamente, com visões corporativistas… Read more »
O dia que o Brasil der o devido valor as nossas FFAA será quando algum outro pais entrar aqui e fazer o que bem entender, ai talvez o Brasil de o devido valor.
Lamentavel mesmo…
um abraço
Aonde que eu assino Gustavo?
To assinando tbem, Gustavo!
Hugo Chavez não pode servir de parâmetro, ele inventou um inimigo e se aproveita disso para se tornar uma versão ainda mais ridícula do Fidel Castro. Curiosamente o tal inimigo é quem mais compra petróleo venezuelano e acaba financiando a palhaçada. Na verdade ele está é criando uma Força completamente desproporcional ao tamanho e à condição financeira do país, que vai desmoronar assim que ele deixar o poder (um dia isso deve acontecer, né?) e o preço do petróleo cair. E quando a Venezuela não tiver mais condições de sustentar suas Forças Armadas, o que farão com os milhares de… Read more »
Comentário que fiz em março neste blog sobre o modelo de marinha que achava ideal para o Brasil. Na época parecia muita viajem, mas depois da fala do Ministro da Defesa e seus 50 navios e o submarino nuclear de defesa, não é tanta assim. A marinha de superfície seria mais bem empregada se fosse baseada em corvetas e navios-patrulha para guardar as 200 milhas contra pesca ilegal, tráfico, etc. Nosso atual modelo baseado em contratorpedeiros e fragatas são completamente ineficazes quando usadas isoladamente numa guerra de águas azuis (mar aberto). Na guerra litorânea as corvetas seriam mais eficientes e… Read more »
O único acréscimo que faria à minha sugestão seria a adição de 2 ou 3 fragatas para servirem de escolta a uma força anfíbia. Necessária devido às responsabilidade e ao compromisso do Brasil perante a comunidade internacional em relação ao envio de forças de paz.
Ah! Antes que me esqueça.
Plagiando alguém aí de cima.
Parabéns pelo Blog!
Sobre corvetas, deveriam reformar a proa das Inhauma e transforma-las em patrulhas de longo curso, em apoio aos 50 patrulheiros novos. As corvetas brasileiras, não têm capacidade AA e AS, então são imprestáveis como escolta de Nae, e não sobreviveriam sozinhas em TO hostil. Seriam muito úteis como patrulhas de longo curso, como são as Hamilton americanas. Assim teriamos uma força de patrulha razoável. Com orçamento curto, p´roximo passo seria aumentar imediatamente a força de subs convencionais avançados. Tô achando que fragatas eficazes, se vierem serão duas ou três e olhe lá… os projetos europeus estão caríssimos.
Conselho de segurança? Quero conhecer o sonhador que inventou isso. Alemanha, Japão, India, etc, a fila é grande heim.
Ele serve ao menos para treinamento de pouso/decolagem?
Galera, concordo com quase tudo o que foi falado aqui, mas uma coisa tem de ser revista: o problema não é dos “marxistas”, “neoliberais”, ou outros que o valham. Nossas forças armadas estão sucateadas porque esse nunca foi um assunto de ESTADO. Se não é assunto de ESTADO, de GOVERNO tb não precisa ser. Vamos fazer uma restrospectiva: Qual o governo, após a ditadura, investiu realmente nas forças armadas. Nossos políticos são populistas e como não temos uma ameaça real, é melhor continuar com a política baixa que temos aí. MAS TEMOS DE NOS LIGAR: QUEM OS COLOCA LÁ SOMOS… Read more »
Permita-me discordar do seu raciocínio Walderson, e explico. Dizer que político “é tudo ladrão” equivale afirmar que todo funcionário público é preguiçoso, toda a polícia é corrupta, todo patrão é explorador, todo funcionário faz corpo-mole, toda loira é burra, ufa… etc, etc, etc. Percebe como é complicado generalizar? O que falta é um maior conhecimento de como funcionam as instituições, responsabilidade de quem veicula as informações (mídia de modo geral) e a consciência de que podemos cobrar como cidadãos os nossos gestores públicos. Quer um exemplo? Eu não me incomodaria de pagar impostos se eles fossem bem empregados. Aliás, se… Read more »
O Muro de Berlim caiu já faz quase 20 anos. Já vai bem ultrapassado esse discurso de direita-esquerda, não?
Alguém falou dia desses uma coisa que me chamou a atenção: Disse que existem 2 tipos de pessoas, as que enxergam as coisa paradas e as que vêem tudo em movimento.
Eu digo que há quem veja as coisas no passado, outras se preocupam em viver o presente e existem aqueles que tem a capacidade de vislumbrar mudanças e transformações. Agora, a vida deve ser muito mais difícil pra quem fica remoendo as mágoas.
O São Paulo só dá despesa, não é operacional, pois sua hidráulica está vencida, juntas, dutos e valvulas já chegaram no fim da vida útil, a fadiga do material é geral, vai passar 2/3 do seu tempo restante em estaleiro, sob pena de oferecer risco ao pessoal da operação de maquinas. Espero 07/09 e uns 5 scorpenes, ja fico feliz em ver que os oficiais táticos terão condições de montar uma estratégia de guerra submarina com 10 subs à disposição.
Quem lucrou com O A12 foi a França,que se livrou da obrigação de dar fim a grande quantidade de amianto presente no casco.Quando tentaram vender o Clemenceau como sucata,ninguém aceitou receber o navio por esse motivo.Mais um problema para a MB resolver….!
Deixem de lado esse blablablá ideológico. Na França, socialistas e conservadores, que estão no poder, não descuidam do assunto da defesa.Aqui só se pensa na defesa da seleção brasileira.
Toda vez que passo por aqui e leio o título “Onde está o São Paulo” lembro do Rivailde Ovídeo socando a mesa e gritando indignado “Onde está você, Franco Montoro”.
Nada a ver, só precisava externar isso que não saía da cabeça. Podem voltar a falar do A12.
O São Paulo é o navio do futuro gente…
Enquanto ele estiver navegando ou “docando”, vai estar fazendo o futuro financeiro da marinha ir pro ralo.
Isso é cultural e ereditário – vejam os portugueses com seus F16…afinal, temos muitas afinidades..
Chega de palhaçada !!!! Fecha o VF-1 e desativa o São Paulo. Se não fizer isso, rápido, a MB conviverá com dois PROBLEMÕES que drenarão boa parte dos seus recursos sem reverter em nada para a Força e para o País. O A-12 precisa de RIOS de dinheiro para poder voltar a operar segura e decentemente como se espera de um NAe. Os A-4, dá vontade rir, parados em Aldeia há meses porque a Marinha, Força Armada do Brasil, não consegue colocar nenhum avião para voar, olha que não estamos falando do colecionador milionário da “ësquina” que comprou algumas células… Read more »
A MB gastou em torno de 80 milhões de US comprando o A12 e os A4.
Isso sem falar os gastos com a manutenção e os reparos.E o que ela têm a disposição hoje ? Nada !É a mesma história do Minas,que servia apenas como porta heli,isso quando navegava.Se tivessem investido na criação de um esquadrão baseado em terra,teria sido melhor…..!
Caros amigos;parece que estamos f…didos mesmo. Uma “marinha” que se contorce para manter 21 escoltas em condição operacional minima. O que temos no Brasil e,em realidade,uma guarda costeira pequena,não marinha de guerra. Nae São Paulo para que? Estou de acordo com Marcos. E uma palhaçada!!! Nem sequer o A-4,um avião velhissimo e ultrapassado,conseguimos manter no ar. E ficam sonhando com sub nuclear? Com 50 navios novos? E o dinheiro,vai sair daonde? O Opalão e o melhor simbolo da situação nao so da Marinha,senão tambem de todas as FAAS Brasileiras. Um estado de abandono e caos total. Esse negocio de esquerda… Read more »
Pode ter gastado só US$ 80 mi com o A12 e os A4, mas quero ver se alguém arrisca sugerir um multiplicador para os custos até hoje. E são justamente esses custos que têm de ser levados em conta quando se fala em F-18 Hornet. Não adianta, o que temos só vale para treinamento, é bom começar a falar em uma NOVA MARINHA, não em remendar os pedaços.
“Dos cinco elementos, nenhum é predominante; das quatro estações nenhuma dura para sempre; os dias, uns são longos, outros curtos; a Lua enche e míngua.” — Sun Tzu. “A Arte da Guerra” considera a cólera [Paixão forte que nos incita contra o que nos ofende ou indigna], e a cobiça [Desejo imoderado de possuir], as causas fundamentais da derrota. Segundo Sun Tzu, é o guerreiro moderado, reservado, astuto e cauteloso que vence, e não o impetuoso e nem o ambicioso. “A Arte da Guerra”, é um tratado militar escrito durante o século IV a.C. pelo estrategista conhecido como Sun Tzu… Read more »
Bueno, caríssimo Konner, voltemos então a confiar na MB e lembrar como nosso conhecimento é por bastante restrito. Pelo menos o meu.
Eu um leigo ,um joao ninguem ,mas todo mundo tem mania de comparar o Brasil com o Estados Unidos,e verdade eles sao a maior potencia do planeta,tem porta avioes, caças tudo do melhor .Mas pensem comigo ,soh bastou um terrorista com uma pistola num aviao de passageiro manda um monte de americanos para o saco.AH e resposta americana foi uma maravilha com seus misseis de ultima geraçao que so acertavam escolas , hospitais e mercados .eu sou um burro mas de uma coisa eu tenho certeza eh aquele que voce nao ve pode estar ao seu lado pronto para te… Read more »
só lembro uma coisa, França, desde 1960/70 com armas nucleares no arsenal
Algumas Considerações : Pacote A-4 = lixo do Kuwait (= “quebra-cabeças” achado no lixo e faltando peças, fizemos um favor para o Kuwait e ainda levaram um troco)= US$ 70 milhões. A-12 = refugo francês engatilhado e dado ao Brasil por = US$ 12 milhões. Só para fazer uma comparação entre ordens de grandeza: Esse total é próximo do “fly away cost” de 1 (um) F-35, liso. Em contratos de defesa sérios e decentes, pessoal, US$ 80 milhões não não é NADA, é o custo só do contrato de publicações técnicas e suas atualizações. Uma coisa é certa : O… Read more »
Digo ‘nova esquadra’, não ‘Nova Marinha’
Não sou militar, sou patrióta como vocês, e é bom saber que vocês e muitos como vocês estão preocupados com a defesa da Pátria. Existem muitas sugestões de como deveriam ser as FAs, mas vejo que esse não é o principal problema, mas sim a falta de verbas, e acho que os esforços deveriam se concentrar em como mudar essa situação. É necessária maior força representativa no Congresso Nacional, é preciso eleger maior número de representantes preocupados com a Defesa Nacional para o Congresso e Senado, então cabe também à essa classe agir com representantes e votos. Cada militar qtos… Read more »
[…] a matéria feita sobre o NAe São Paulo em 2004, pelo jornal Zero Hora, quando o Presidente Lula esteve a bordo. Leia a matéria clicando […]