‘Almirante Sabóia’ já está de volta
De passagem por Natal depois de realizar uma missão humanitária no Haiti, país do Mar das Antilhas que foi devastado por um terremoto em 12 janeiro deste ano, o navio de transporte da Marinha do Brasil, Almirante Sabóia, está aberto à visitação pública.
O navio Almirante Sabóia passou cinco dias no Haiti, onde chegou no dia 11 e deixou a capital haitiana, Porto Príncipe, dia 16 de maio. A viagem de volta ao Brasil foi de 15 dias, já que a atracagem do navio no porto de Natal foi na terça-feira, dia 1º de junho.
A missão do Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) Almirante Sabóia foi o transporte de 700 toneladas de mantimentos – alimentos, roupas e calçados – como ajuda humanitária para a população haitiana. ajuda humanitária, e às tropas da Marinha (Fuzileiros Navais) e do Exército Brasileiro. Além disso, o navio ficou 30 dias no Haiti em apoio às ações humanitárias e às tropas da Minustah,
O Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Saboia – G 25, pertenceu à marinha inglesa e é o primeiro navio da Marinha do Brasil a ostentar o nome em homenagem ao Almirante-de-Esquadra Henrique Sabóia, Ministro da Marinha no período de 15 de março de 1985 a 15 de março de 1990, no Governo José Sarney.
O navio foi construído pelo estaleiro Hawthorn Leslie, em Hebburn-on-Tyne, no Reino Unido. A sua construção foi ordenada pelo Ministério do Transporte em 1963, junto com outras cinco unidades para serem usadas pelo Exército Britânico, e que poderiam ser fretadas por empresas particulares de transporte marítimo em tempo de paz.
A embarcação foi lançada ao mar em 20 de julho de 1966, e foi incorporado a Frota Real Auxiliar da Marinha Real – Royal Fleet Auxiliary/Royal Navy em 18 de maio de 1967. Em 18 de fevereiro de 2008, deu baixa do serviço da Royal Fleet Auxiliary. Em 2008 o navio foi comprado pela Marinha brasileira por R$ 31,5 milhões. A sua tripulação é composta por 18 Oficiais e 132 Praças. O seu comandante é o Capitão-de-Mar-e-Guerra Oscar Moreira da Silva Filho..
FONTE/FOTO: Tribuna do Norte/R. Sena
olá, é a primeira vez que escrevo. sou estudante universitária da pós da uff, licenciada como of.r2 e gostaria de saber se há alguma notícia a respeito do navio que saira em maio da base naval em niterói com destino ao Haiti na data de 17/05/2010 sem ser o andcc almirante sabóia.. possuem alguma notícia a respeito. quanto ao ndcc almirante sabóia que chegara de volta a missão fora graças a deus veiculada pela mídia sucesso total.