USS Ronald Reagan no periscópio de um U209 da Marinha Peruana

96

uss_ronald_reagan-desde-periscopio-de-u209-mgp-en-siforex-2004-cortesia-de-mgp

Embora com a descrença de alguns, apresentamos mais uma “perifoto” de um NAe americano na mira de um submarino convencional U-209.
A foto foi feita durante o exercício SIFOREX 2004 , com a Marinha Peruana. Pela evidência, mais um NAe siforex diante de um submarino de uma marinha mais fraca… 😉
Neste link, outro NAe americano aparece em perifoto de um submarino italiano.

Subscribe
Notify of
guest

96 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Douglas

Prezado LM, No post acima eu disse que não sou contra o desenvolvimento do nuclear, porem não vejo efetividade no projeto antes de 2030, momento em que poderíamos contar com algumas unidades, se tudo der certo. Neste hiato como ficamos?? dái minha opção pela impulsão do FX 2, pois como vc reconhece não há dinheiro para tudo. Eu tenho sérias duvidas se teremos orçamento para uma flotilha de nucleares afora as questões de uso em combate de um ou dois submarinos e seu eventual afundamento, o que é perfeitamente factivel, pois não existe arma indestrutível. A opção por SSK’s avançados… Read more »

Bosco

Netuno,
belas palavras meu caro!
Um grande abraço e feliz 2009!

Alexandre Galante

Netuno, seja bem-vindo!

“Podem até tirar o marinheiro do mar, mas nunca vão tirar o mar do marinheiro”.

Dalton

Francisco!

Acho que vc tem razao e pelo menos para mim é muito frustrante ver o estado em que a outrora poderosa marinha inglesa chegou.
Assim como todos que frequentam este site, independente de entender
ou nao,como frisou o NETUNO, todos gostamos de navios e historia naval e a marinha inglesa tem um passado glorioso.
Se nao houver mais cortes…e o projeto dos novos porta-avioes nao for cancelado…dentro de dez anos a marinha inglesa corre o risco de ficar reduzida a 2 porta-avioes, 6 destroyers T-45 as 13 fragatas T-23 e apenas 6 submarinos nucleares de ataque.

Sds

Marine

NETUNO,

Me senti da mesma maneira quando descobri esse blog pela primeira vez!
Sds!

NETUNO

Ah!! Feliz 2009!!! hehehe

NETUNO

Holá para todos do Blog! Gostaria de expressar em poucas palavras o quanto estou contente de encontrar este Blog. Estive na Marinha do Brasil por mais de 10 anos e confesso que não fazia idéia que existia um grupo de pessoas que não pertencem diretamente a MB (sei que alguns são militares, mas na sua grande maioria não são) teriam um conhecimento tão vasto sobre o assunto. Dentro de um país onde o povo desconhece a real importância de se ter uma Força Naval em condições operativas, talvez por interesse do governo em manter uma população “ignorante” ou por simples… Read more »

Francisco AMX

Dalton, somente com a interferência direta dos USA os britânicos poderiam retomar a ilha caso tivessem que abondonar o cenário, eles levariam mêses para tentar formar nova força tarefa, pois a que participou da ação era o que de melhor a Inglaterra dispunha em tecnologia, além do mais é sabido que a Argentina não esperva que a guerra de fato acontecesse, e mesmo assim tendo derrotado uma flotilha especial da Royal Navy, eles ficariam com o moral elevado, fariam nas ilhas o que não fizeram por não acreditar na guerra no início, e não teria como tomar a ilha! os… Read more »

Adler Medrado

LM. Obrigado pelos seus comentários.

LM

Prezado Douglas, Como o senhor mesmo disse, existe uma limitação orçamentária. Dessa forma, ou construímos diversas bases navais e não teríamos meios para operar nelas, ou então, construíamos mais uma única base naval e os meios para operar nelas. Optou-se pela segunda. Está totalmente equivocada a sua informação que os SNBR seriam submarinos semelhantes a classe francesa Rubis∕ Amethyste. Não estamos comprando um casco pronto, iremos projetar um casco novo, em conjunto com a DCNS, e pelo que eu sei, esse projeto terá como base a nova classe de SSN da marinha francesa. Quanto a sua afirmação: “Será então um… Read more »

Dalton

Eu sempre fiz esta pergunta a mim mesmo! Os Estados Unidos permitiriam que seu mais fiel aliado fosse mandado de volta para casa com o rabinho no meio das pernas?? Ou…os ingleses intensificariam a luta, inclusive havia planos de usar alguns bombardeiros Vulcan, com reabastecimento aereo para atacar alvos em territorio argentino e o desembarque por submarinos de comandos tambem em territorio argentino. Já na epoca das malvinas os britanicos eram uma sombra do que foram, mas nao acredito que eles desistiriam da luta por ter mais alguns navios afundados. Eles até poderiam realizar uma retirada estrategica e voltar com… Read more »

Francisco AMX

Vejo que muitos esquecem da doutrina, qualquer navio neste mundo é vulnerável a um sub convencional moderno! este provável exercício e acontecimento teve, provalemente tb, hora e local marcado, haja visto que uma área de exercício deva ser demarcada por vários motivos, sendo assim, os americanos devam ter reduzido suas escoltas e seus meios para, justamente treinar em uma situação de maior paridade! de que adianta treinar com supremacia total? e se um dia der uma “zebra” e eles tiverem que “se virar nos 30”? estes exercícos não provam nada na realidade. Porém é fato que os USA só colocam… Read more »

Douglas

Não acredito que os franceses nos forneçam gabaritos industirias bons. Poui é isso que importa. tecnologia é isso, vc transfere “conhecimento” por meio de gabaritos industriais que te permitam construir em tempo menor o que levaria anos de experimentação. Podem até transferir, agora, se o que vão nos fornecer será a base adequada a um bom projeto de casco e mecanica FURTIVOS para um sub neclear é outra história. Acho que vão se aproveitar dos antigos conhecimentos da classe rubi ametista da década de 70 para “cumprir” seu lado do contrato. Que tenhamos a percepção que isso é apenas um… Read more »

Douglas

Feliz ano novo a todos… LM, Se o problema é dinheiro (sei disso) pergunto; Se temos dificuldade em contruir um porto/base militar naval, como vamos resolver o problema financeiro para construção de uma flotilha de subss nucleares efetivos??? Digo efetivos, pois os da classe rubi/ametista franceses são barulhentos e por isso ineficientes, quiçá, se só podermos construir apenas UM com a tecnologia deles. Será então um “belo antonio”, bonito, rapido, vistoso, mas barulhento e por isso facil de enquadrar e destruir por uma moderna rede de detecção de uma força de ataque (como vc colocou em seu cenário). Finalizando, temos… Read more »

Vassily Zaitsev

Galera,

Feliz passagem de ano. Torço para que todos nós tenhamos um 2009 bem melhor, se comparado à 2008. Agora, fui. A família está chegando e a casa está ficando bem cheia. Até mais e nos vemos no ano que vem, se Deus quiser.

Abraços do Vassily, que escreve algumas bobagens, mas aprendeu bastante por aqui.

Bosco

LM,
longe de mim tal pretensão. O mérito é todo do “Cação”.
Um abraço meu caro e feliz 2009.

Gunter

Para todos, leitores, comentaristas e mediadores!
UM FELIZ 2009
Que tenham todos, o sonho realizado, o AMOR esperado,
e a ESPERANÇA renovada.

LM

Prezado Marujo,

Obrigado!

A melhor estratégia é sempre a dissuasão, ou seja, mostrar a um hipotético inimigo, mesmo que bem mais forte militarmente do que nós, que caso ele venha a se aventurar em um conflito conosco, terá que pagar um preço muito alto para isso.

Ninguém quer a guerra, temos que fazer de tudo para evitá-la. A melhor maneira de fazermos isso é estando preparados.

Feliz ano de 2009!

LM

Prezado Marcelo Ostra,

Seus comentários estão fazendo muita falta aqui no blog. Estimo que você tenha uma recuperação rápida.

Abraços

Hornet

LM,

aproveito que dei uma passadinha por aqui para lhe desejar um Feliz ano novo.

Que 2009 seja um ótimo ano para a MB e para todos nós!

grande abraço

LM

Hornet,

Muito obrigado!

Também desejo que 2009 seja um ano ainda melhor para todos nós e nossos familiares.

Grande abraço a todos os comentaristas aqui do blog!

LM

Prezado bosco,

Obrigado por complementar o meu comentário.

LM

Marine,

Passarei o seu e-mail para o Canelas na sexta-feira. Vou te enviar o meu e-mail para que possamos debater mais a respeito dos assuntos navais.

Feliz Ano de 2009!

Marcelo Lopes

Ola Marine

Muito obrigado, contando pra acabar 2008, que paa mim foi uma trgedia

Hope a one finw year 2009

Semper FI !

Ooooooohhhhrrrrrah

marujo

LM, o post do senhor sobre a visão da MB sobre o papel dos submarinos convencionais e nucleares é muito esclarecedor e de uma clareza ímpar.Sei, agora, como a a Marinha, usará os dois meios. Galante, aproveite a estada em Santos para descandar e carregar as baterias para um 2009, espero, cheio de novidades. Pronta recuperação ao MO. Um feliz 2009 para os dois, também ao Poggio, Nunão, ao José da Silva e a todos os companheiros que frequentam o blog.

Dalton

Bom dia ! Já acompanho este site ha algum tempo e tenho aprendido muito. Concordo com LM quando cita que a melhor maneira de negar o mar ao inimigo é através de submarinos. Certa vez conversando com um jovem oficial submarinista norte-americano quando fui visitar o submarino museu Nautilus, ele citou uma frase que nunca esqueci: “Só existem dois tipos de navios. o submarino e o alvo” . Mas no caso hipotetico de uma força naval norte-americana ameaçar uma invasao…receio que nossa força submarina pouco impacto teria. Mesmo que 4 de nossos 5 submarinos estivessem aptos para combate, o que… Read more »

Hornet

Vassily,

vamos nessa…atrás da bomba!!!hehehehe

um feliz ano novo pra vc e pra todos aqui do blog!!!

Hornet

Galante,

faço minhas as palavra do Marine.

um feliz 2009 para todos nós!!!

Marine

happy new year!!!

Marine

Paulo S.

Exatamente, so pela foto nao sabemos quando foi tirada ou mesmo quais eram as ROEs ou os meios disponiveis no cenario do exercicio…nao passam de fotos e mais nada.

Sds!

Marine

Galante,

Mandando ao Ze, o MO, voce, Nunao e Poggio um Feliz Ano Novo e muita saude pra todos e suas respectivas familias!!

Semper Fidelis!

Alexandre Galante

Vassily, estou aqui em Santos agora, na casa do Zé, o Marcelo acabou de chegar aqui. Estamos conversando sobre navios, pra variar. Ele está melhorando e manda um abraço pra galera!

paulo s

esta foto e apenas uma foto,nao prova nada.nos 14 anos que passei na fors,tiramos fotos antes,depois e durante os exercicios.as vezes o navio alvo sabia que estavamos la,afinal o exercicio nao tinha ainda começado.mas como tem gente aqui neste blog que sao anti americanos patologicos e terceiros mundistas convictos,nao se satisfazem com fatos vivem navegando na maionese.provavelmente a us navy deve ter defeitos e falhas,mas nao e composta de 100%de imbecis como alguns aqui querem fazer acreditar.
boa noite a todos

Vassily Zaitsev

Pessoal,

O Marcelo Ostra apareceu por aqui a semana passada, mas foi uma única vez. Será que ele já melhorou?

Vassily Zaitsev

Aos companheiros solidários com a minha pessoa: muito obrigado, ou Domo Arigatô! Bosco, 20:07hs, bem feito para mim, estava tão bem sozinho. Mas a “patroa” sabe compensar todo o meu vale-fome que ela pega todo dia 6. E como sabe……….. não é azar meu amigo, é sorte mesmo. A patroa é nota dez. Já quanto à sogra, só tenho uma coisa à dizer: a grana que estava economizando para comprar a placa de vídeo, ja era. Foi desviada para um “fundo soberano” para molhar as mãos de um guarda árabe-turbante-Kalashnikov-Bin-Láden que fica na fronteira entre sìria e Israel. O presente… Read more »

Ulisses

Hornet.

Tudo bem mas “isso ai”é o melhor jogo de estratégia naval que existe.Tanto um contra o outro.

Sds.

Hornet

ops! “pende nisso!” = pense nisso!

Ronaldo de souza gonçalves

A foto mostra que eswtavam a alcance de torpedos, e isto e o real,e digamos que as forças peruanas não são tão atrestadas e nem tem os melhores meus corparadas ao Brasil.Digamos sem desmerecer os peruanos que o brasil forma variaos comandantes de sub a cada ano podendo ter varias dezenas deles com comandantes a altura, claro que tem se formar o submaristas . Creio que a preocupação dos Eua em detectar sub diesel e justificadas pelos exercicios .

Hornet

Vassily,

faço minhas as palavras do Bosco…mas qualquer problema o Batalha Naval ainda é um bom joguinho de passa-tempo, e roda em qualquer PC…pende nisso!…hehehe

um grande abraço

Hornet

Vassily, hehe…nem tinha pensado em “abandonar” o blog e nem nada disso. Eu estava só conversando com o Marine sobre um ponto que eu acho que tanto eu como ele (me corrija se eu estiver enganado, Marine) não acreditamos muito: tirar conclusões efetivas sobre a divulgação que se faz desses “adundamentos” de Nimitz…todo dia tem alguém afundando algum NAe norte-americano em treinamentos, já reparou?…é uma “facilidade” fazer isso….kkkkkkk E eu disse que iria jogar “batalha naval”, pois neste jogo o porta-aviões é sempre o mais fácil de se achar, e portanto, de se destruir (o mais difícil é o caça… Read more »

Vassily Zaitsev

Ulisses,

Arigatô!

Bosco

Vassily,
eu também me apiedo da sua condição financeira e que em 2009 você consiga um emprego melhor e não essa pasmaceira que arrumou e que possa comprar quantas placas de vídeo quiser para essa encreca que é o seu PC.
Também torço para que em 2009 arrume uma mulher bem rica e gostosa. Se já for casado, azar o seu.
Um forte abraço meu caro.

Ulisses

Vassily Zaitsev

É realmente uma pena porque você não possa comprar uma melhor,te desejo boa sorte para que você possa comprar uma melhor e possa também ter melhores condições.

Um abraço e feliz 2009.

JACUBÃO

Pergunta de prova. tem algum jogo de combate aéreo entre internautas em que um pode ser inimigo do outro, e a geripoca comer entre os amigos do blog? Acho que seria interessante, não é mesmo?

Bosco

LM, muito esclarecedor e obrigado pela consideração com todos. Só complementando o texto do LM, tomo a liberdade de postar o texto do “Cação” de ontem, que trata do mesmo assunto e é igualmente esclarecedor: “normalmente os submarinos são posicionados em uma área denominada Zona de Patrulha (ZP), onde se espera que os alvos em questão irão passar. Em geral as ZP são estabelecidas em áreas focais, ou seja, locais onde espera uma grande movimentação de navios como penínsulas, pontas ou cabos, entradas e saídas de canais ou portos. Para aumentar a probabilidade de o ataque ser bem sucedido em… Read more »

Vassily Zaitsev

LM,

OK! tb faz sentido.

abraços.

LM

Prezado Vassily,

Seria em uma modernização de meia-vida!

Abraços

Vassily Zaitsev

Ulisses,

XBOX-360 com Battlestations……………..

E eu com um Pacific Heroes que o pc se nega à rodar. Minha placa de vídeo é a culpada, e o meu emprego tb, que não permite que eu compre uma mais atualizada.

Hornet,

Esquece desse negócio de jogar batalha naval, fica por aqui mesmo. Aqui tb não é Naval? e veja só, tem cada batalha de opnião. É só se juntar à um dos lados e mandar opnião.

LM

Marine,

Pode deixar, vou transmitir seu recado.

Semper Fidelis e Ad Sumus!

Vassily Zaitsev

LM,

concordo plenamente com seu comentário.

Se, daqui à ums 10 ou 15 anos, o sistema AIP se mostrar favorável no quesito custo/benefício, como a MB pretende instalar o mesmo nos novos SSK encomendados junto à França? Seria durante um PMG? , pois esse seria o momento mais oportuno para se realizar um procedimento deste porte.

abraços.

Marine

LM,

So gostaria mandar um alo a ele. As vezes ele pode nem lembrar de mim, mas so o diga se possivel um alo do Marine brasileiro que fez todas as traducoes para o comando da Unitas 43-2002. Lembro ate hoje que chuveu a semana toda la na Marambaia e o cabo de guerra que fizemos tambem com o CFN la no Rio.

Foram memorias que nunca se esquece, a amizade feita com ele e os Navais da sua companhia!

Semper Fidelis e Ad Sumus!!