Esquadrão de Treinamento da JMSDF chega a Santos
Chegaram ontem ao porto de Santos os navios do Esquadrão de Treinamento da JMSDF (Força Marítima de Auto-Defesa do Japão), que estão participando das comemorações dos 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil. As belonaves devem abrir à visitação do público no sábado.
O Esquadrão chegou às 8:00h, com os navios entrando na seguinte ordem: navio-escola JDS Kashima (3508), destróieres JDS Umigiri (158), apelidado de “Tigershark“, e JDS Asagiri (3516, ex-151), que atracaram no cais dos armazéns 30 e 31.
As fotos foram feitas pelo editor do NGB, José “Big Head” da Silva, responsável pela sucursal do Poder Naval Online em Santos.
Bonito e curioso como estes navios de uma certa forma tem semelhanças com o s navios japoneses da segunda guerra, me refiro a proa alta com outrora foi. Logicamente que a tecnologia embarcada é outra.
A bandeira também ajuda a dar o ar retrô, já que os principais países que lutaram na 2a guerra acabaram por mudar de bandeira:
Alemanha
Italia
URSS
EUA (adicionou duas estrelas e mudou a disposição das mesmas)
Canada (e todos os outros países da Commonwealth)
França (teve três, as versões Tricolor, da República de Vichy e da França Livre)
O que acho estranho é estas faixas brancas e/ou partes pintadas de branco nos navios….
Sds.
Essa bandeira não é a bandeira do Japão, é a Insignia Naval do Japão(bandeira de cruzeiro). A Insignia Naval dos EUA é representada pelo campo estrelado da bandeira nacional, a nossa é semelhante a americana mas com as estrelas dispostas de forma adequada ao numero de estado, a Britanica é a tradicionalissima White Ensign (Marinha de Guerra) e Red Ensign (Marinha Mercante).
A Insignia Norte-Americana desde 2001 voltou a ser a da época de Independencia, ou seja listrada com a serpente com a inscrição “Don’t Tread on Me”.
Acho que a faixas brancas e/ou partes pintadas de branco é pra segurança, recentemente um navio pesqueiro japonês colidiu à noite com um navio militar mantando 2 civis… Despois da derrota a bandeira da Marinha Imperial foi banida da frota, depois de vários anos seu uso foi liberado novamente… Pra quem não sabe, existe um altar xintoista dentro do navio escola da marinha japonesa em homenagem ao comandante da Marinha Imperial (Alm.Yamamoto), que liderou o ataque aos EUA na Segunda Guerra Mundial. Ele é venerado até hoje pelos marinheiros japoneses, além de ter sido o único alto comandante morrido em… Read more »
é verdade… a bandeira é a bandeira naval imperial….
Alguém saberia por favor informar quais os horários de visitação dos navios, no sábado?
Cuidado, o Yamamoto ainda vive !!!! Heheheheeee…
Sds.
Neste sábado vou ver se ele aparece tentando entrar na capela dele. Banzai!!!
Leo, também estava com essa dúvida e dei uma busca no google por notícias.
Todos os jornais online e congêneres que apareceram davam a mesma informação:
Sábado, das 10h as 11h30 e das 13h as 16h, e só falavam de visitação ao Kashima.
Se for assim, que pena, tinha a esperança de subir no convés dos CTs. Enfim, amanhã sanarei a dúvida de qualquer forma. Banzai de novo.
Boa sorte Nunão !!
Depois manda as fotos pro Poggio ou o Galante postarem no Blog.
Sds.
Show de bola os japaships, muito bem cuidados, guerreiros, visita de primeira e na boa companhia de Ostra, Galante e Poggio, não dava pra pedir mais.
[…] sábado (21) à tarde, fomos até Santos para conhecer de perto o Esquadrão de Treinamento da JMSDF. Dos três navios, estivemos a bordo apenas dos dois contratorpedeiros Asagiri e Umigiri , pois o […]