Nas fotos, alguns F/A-18 Hornets são vistos estocados no AMARC (Aerospace Maintenance and Regeneration Center), em Tucson, Arizona.
Um total de 371 F/A-18As and 40 F/A-18Bs foram fabricados desde 1987, depois a linha de produção passou a ser dos F/A-18C/D.
Que ironia…o problema dos EUA e exatamente o contrario do nosso. Um numero ecessivo e descomunal de caças modernos. Uma quantidade tão enorme que não ha aonde colocar-los. Gostaria de ver a MB e a FAB com o mesmo problema.
Olha seria bom ver alguns desses sem fazer modernização nenhuma somente para exercicios e testes na marinha, para o pessoal nao ficar parado a espera de motores e modernização igual os A4.
Quem sabe venha alguns de verdade para o A12…
Que eu saiba estão considerando os Super Hornets E no FX2 (concorrendo com Su 35, Rafale e Eurofighter), não os Hornets A/B.
A foto mostra apenas que depois da segunda guerra os EUA aprenderam que quem guarda tem. Mesmo os velhinhos, se preciso, estão ai, seja para agregar à Guarda NAcional, seja para servir nas forças.
Inimaginável aqui no pais, em que os meios atuais são ainda obsoletos de comparados aos “velhos estoques americanos”…
Uns 36 desses aí para a Força Aérea e uns 15 para a Marinha fariam do Brasil a segunda potência aérea do continente… esses equipamentos aí, como estão, são muito mais letais que os aviões também de segunda mão de Huho Chaves.
De Hugo chavs são novos e se não forem atualizadores não terão armas superiores aos mesmos (Não sei qual a versão do AIM-120 da época mas não creio que seja superior aos R_77 venezuelanos.
Agora uns F-18 atualizados com as ultimas versões do AIM-120 e Sidwinder concerteza seria uma maquina perigosa a nivel mundial!
sabe que nesses passeios na web, eu vi o site da amarc. e tinha umas viagens do tipo : “até os f4 serviriam para as nossas FFAA”. mas não vejo dessa forma. claro que dá pra comprar os viking. mas as células estão ok? tem kc 153 pra fab, mas esses equipamentos, são econômicos e silenciosos? sem contar as dezenas de f14.. e sea knight.. um helicóptero mais do que provado em combate… e por aí vai.. mas vale a pena? será? formamos centenas de engenheiros no país. assim como na américa latina, que tirando o alucinado do bobo chavez,… Read more »
A Guarda Aérea Nacional, pelo menos no tocande ao Comando Aéreo Sul, utiliza F-16 do mesmo modelo e em igual quantidade que a USAF, segundo palavras de seu comandante em entrevista dada a uma das publicações brasileiras.
os avioes da segunda foto podem ser repostos em serviço em menos de 30 dias.
AJS a guarda aérea nacional norte americana é mais forte que qualquer força aérea européia…………. F-16 e F-15 em todos os esquadroes de caça.
mas maioria é de Block 15 e no maximo 30/40.
Enquanto a USAF usa Block 50/52 e a melhor versão dele é o Block60.
saudações
É König, mas a renovação é constante. Com a entrada dos F-22, vários F 15 D e E vão ser designados para a guarda aerea. Mesmo vai ocorrer com o F-35 deslocando os F-16.
enquanto isso nos…
Continuaremos com F5 Mirage e A1
Pessoal, por favor não misturem a ANG e ARFRes com a Reserva Naval dos EUA. Esses Hornets caso voltem ao serviço, logicamente sera nos Esquadroes da Marinha ou dos Fuzileiros.
Outra coisa, manter material para, em estoque custa mais caro do que parece. Fica caro comprar, caro manter e caro descartar.
Mias caro ainda é estar desprevenido em uma guerra primeira coisa que vai pro espaço é a infraestutura.
Os A4 da nova zelandia quando foram estocados foi gasto um bom dinheiro neles para os manter devidamente estocados.
Esses estoques dos EUA, são justamente pra guerras prolongadas. Tem uma área no deserto só para os B-52. E ainda existe o estoque de aviões para desmonte e aproveitamento de peças (parece-me o caso da primeira foto) Aquela película branca no aviaõ da segunda foto só é usada quando se quer manter o aparelho pronto para retorno à revisão em caso de reintegraçaõ à ativa.
O Hornet todo coberto de lona ficou com um visual bem stealth…
Tive o prazer de passear um dia no meio dos aviões que eles estocam no deserto, e no museu ao lado (acho que chama Pima air museum, esqueci) e andar tranqüilamente no meio dos imensos B52 aposentados é uma experiência inesquecível. Já faz um tempo que fiz isso, mas já na época tinha muitos F18-A/B estocados, assim como F4, F14 e A6. Mas o tempo passa implacavelmente. Para trazer F18 A/B pra cá, na minha opinião tem que dar um upgrade na aviônica e sensores de qualquer jeito, não vai ter peça de reposição fácil para esses itens, da mesma… Read more »
Valeu Nunão, voce acertou na mosca!
Basta que a Embraer recubra nossos meios aéreos, com lona bem esticadinha, com plástico transparente na cabine, para em curtíssimo tempo, termos a FA com maior número de aeronaves stealth do continente.
Agora vai!
Olá senhores! Como já falei em tópicos anteriores as versões Alfa e Bravo são desperdiço de recursos, hoje mais escassos que nunca. Utilizá-los como treinamento não seriam desperdiço, mas estupidez. Os atuais A-4 são muito melhores para treinamento primário e avançado em porta-aviões (hora de vôo mais barata, mais amigável a erros de pilotagem, etc.) Os A-4 são um dos aviões Agressor da famosa escola de aperfeiçoamento da US Navy / Marines, Top Gun (o outro é por incrível que pareça é o F-5). Exemplifico como seria estupidez utilizá-los como treinamento. Nesse mesmo AMARC estão armazenados A-4 modernizados nos anos… Read more »
E nunca é demais lembrar que diretamente de um piloto de F-18C da US Navy:
– Aqueles F-18C que estão no deserto não servem pra mais nada. Nós voamos eles até não poder mais. Estão “moídos”!
Dito a mim num almoço após perguntar se eles serviriam para a MB usar no SP.
Pode até ser que ele tenha exagerado, mas se ele que é piloto diz isso, quem sou eu para discordar!
direto do fundo do mar esta muito correto sobre o comentario do piloto..e o q ainda por cima a fabricacao foi limitada….significa q naum tem continuacao de pecas pra manutencao…..isso tenho visto na base aerea de ayer ma.
Em estoque tem vários F-18 caso fossem adqueridos peças não seriam o problema, mas se formos levar em conta que os A-4 são até mesmo mais antigos que eles e não se tem muitos usuarios dele no mundo…
Ah uma duvida sera que o A-4AR iria bem no A-12?
Saudações
Bom, vou dar uma good news em primeira mão.Pq 1ª mão? Pq será anunciado em breve a assinatura do contrato.
Os A4 serão modernizados pela Embraer para um padrão semelhante ao do F5-M e será capaz de lançar misseis anti-navio.
Portanto, F-18 ou similar, só depois que os A4 estiverem voando no novo padrão, “conversando” com os R-99,F5-M e A-29. Infelizmente os M2000 por serem uma “Jaca” que a FAB foi obrigada a entubar, não “conversará” com as aeronaves acima citadas.
Tenham paciência e esqueçam o F-18 por agora, pq ele não virá!
Pelo menos, não antes de 5 anos.
Muito bom, “direto”…
Quanto aos F/A-18 A/B tomara que fiquem onde estão.
Sds.
Para o amigo direto do fundo mar, esta afirmação deste oficial aviador está corretissima, pois a Navy assim como os Marines usaram os F/A 18 C/D até os ossos, pois estavam aguardando os Super Hornets, quanto as versões A/B elas foram menos usadas e menos sacrificadas, mas não necessáriamente que servem para nós neste momento.
Torço para que venha o que vier, modernize-se o que a MB achar melhor, mas que não demore demais, porque muito foi investido em treinamento de pilotos e tudo isso merece ter continuidade dado que a MB aparentemente continua firme na intenção de desenvolver sua aviação de asa fixa embarcada, ou não estaria investindo nos reparos do São Paulo, mesmo que no ritmo do possível. Só não dá pra continuar como está, certamente.
Ótima notícia !!! A4 no padrão F5M e com capacidade de lançar mísseis anti-navio(EXOCET)será uma grande evolução !Se modernizarem uns 12 aviões,armados com EXOCETS,a MB terá uma grande capacidade de ataque !
Não sei se será AM-39 não. Fiquem ligados!
Radar dos F-5EM na capacidade Ar-Ar é muito limitado e para ar-terra creio que devera ser modficado.
Argentina ja lança exocets de aviões desde os anos 80 e nos ainda não…
E agora que ja tem os misseis super sonicos…
Interessante, quando o tema é avião os comentários se multiplicam. E ainda tem gente que torce contra o Opalão. Queremos uma MB completa. Tantos anos para conseguir ter sua aviação naval de novo e depois jogar tudo fora.
Mas vale a pena com isso manter os navios no cais para manter um grande alvo flutuante so para ter estatus?
Caro König pelo que consta o radar GRIFFO que equipa os F5M é superior ao ELTA israelense,presente nos F5 chilenos.Baseado em que,ele seria limitado no modo ar-ar ?
Acho que a EMBRAER deverá considerar a instalação do memso radar que será usado nos A1 modernizados(SCIPIO),desenvolvidos em conjunto com uma empresa italiana.
Alcance de quanto cerca de 50Km?
Para um caça que não contara com Apoio de aviões radares é muito pouco se for levar em conta os usados nos F-18 que speram os 100Km e usam misseis que ultrapassam os 80Km.
e por que diabos temos sempre que nos comparar com os americanos???????
F-18 – radar fodão e missil mais ainda!
Será que ainda não deu pra perceber que somos pobres?????
Então vamos nos armar ao nivel da Etiopia!!!
Isso sim é sindrome de “vira latas” um dos maiores paises do planeta 8º Economia e nos somos menos armados que a Turquia,Egito,EAU e nosso PIB é muito que o destes paises e nosso territorio nem se fala!
A China tem 1Bilhão e meio de habitantes e as forças armadas dela superam as nossas Tecnologicamente em todos os quesitos…
A India o mesmo…
Esse pensamento de que não precisamos sermos bem armados so seria valido caso aqui não tivese nada absolutamente nada e não focemos nada para os demais paises…
ACORDA BRASIL!
Não adianta ficar comparando nossas FA com as americanas e européias !!! O nosso cenário é a América Latina,e nossa realidade orçamentária nunca permitirá ir além.O importante é se impor no cenário sulamericano e pronto,ou alguém acha acha que um dia poderemos enfrentar a Rússia ou USA ?
Pena que o mundo não gira em torno da America latina!
Não existe paises amigos o que existe é intereses em comun algo que pode vir a mudar..
“qm muito se abaixa aparece fundilho” america latina naum aparece porq eh pobre ou por naum querer entrar com forca no cenario mundial?!!!
E verdade,Rodrigo. Para que comparar o a FAB com a USAF? Nao ha como. O que temos que fazer e fazer nossos proprios projetos REAIS,nao sonhos que nunca acontecem como o tao falado FX,FX-2,etc. Temos estaleiros para navios e submarinos modernos,temos a Embraer,a base industrial mais descomunal da AL.
A maior noticia ultimamente foi a compra de QUATRO helicopteros pra MB. Eu pergunto: Comprar quatro pra que? E melhor nao comprar nada mesmo. Para um pais gigantesco como o Brasil? Quatro helicopteros talvez sejam suficientes para proteger o litoral da Guatemala. Nao duvido da capacidade ou patriotismo para o Brasil ter as FAAS melhor equipadas da AL. So o que falta e vergonha na cara dos politicos que nao valem nada mesmo. Enquanto ao 7 de Setembro,ja nao espero nada nao. Assim nao me decepciono.
há sim e a Africa por exemplo continente rico não?!
Não precisa nem conparar com a USAF a FAB conpara com a força aérea da Turquia,Grecia,Arabia Saudita,EAU.
Brasil ja devia ter visto sua posição a nivel mundial não é mais um pais do fundo de quintal de uma das super potencias.
Caros amigos. Há tempos nesse Forum e em outros, venho insistindo que nunca existiu descaso dos políticos com relação às FF.AA. do Brasil. O que há, notadamente nos últimos governos dos marxistas FHC e Lula, é reduzir o Brasil a um papel de coadjuvante (carregador de piano, escada, burro de carga, etc.). Bastou o Gen Heleno nos alertar sobre a traição em curso envolvendo as áreas indígenas e começam a “pipocar” na mídia os problemas envolvendo o Exército. Colocam num mesmo balaio todos os militares, dele tiram os piores casos e haja barulho em cima. Em Sete de Setembro, acredito,… Read more »
Parece que o míssil antinavio já compatível aos A4 é o Gabriel III israelense com alcance de apenas 40 km.Os Exocet lançados por helicóptero alcançam 70 km. Os novos Seahawk só utilizam o Penguin com pequeno alcance também.
Segundo informações,os SEAHAWK terão compatibilidade com o EXOCET.
Parece que para ataque naval,o SUPER ETENDARD seria mais adequado,pois o alcance de seu radar no modo ar/mar é de 110 Km.Somando o alcane do Exocet,que é de 70 km,superaria em muito o A4 !Talvêz fosse interessante,comprar alguns SE somente para ataque naval,mantendo os A4 para defesa aérea.
Os SEM (Super Etendard Modernizé)só são operados pela França e Argentina (dos Iraquianos não se tem notícia), e estão paraticamente nos 46 do segundo tempo de vida útil de suas células, que lembro sofrem pacas no uso de NAe e da corrosão salina do ambiente marítimo. Algumas células foram modernizadas em 1992 e serão totalmente substituídas em breve pelos Rafale F3. Compra-las, ou como dizem alguns que nos seriam doadas, seria mais uma dor de cabeça logistica e financeira do que propriamente um avanço tático.
Sds.
E quando o “Direto do Fundo…” diz que não serão (como MAN) os AM-39, é porque vamos ter outro modelo. Comenta-se, inclusive, que talvez possa ser um nacional……
Sds.
Baschera, os iraquianos devolveram os SUE quando chegaram os F1. Veja maiores detalhes no texto sobre o ataque à Stark no Poder Naval.
Na minha modesta opnião ,creio sim q o F/A-18 caberia perfeitamente p/ a marinha desde q seja modernizado p/ o mesmo opadrão dos F-5M ,creio q uns 12 HORNET e os 23 A-4 modernizados colocaria respeito no Atlântico Sul juntamente c/ o São Paulo (também modernizado),com relação ao MISSÍL ANTINAVIO-NACIONAL este poderia ser uma variante do MAR-1 q está sendo homologado pelo CTA.
Ah como eu queria que a nossa FA tivesse ao menos uns 25 caças FA-18 Hornet e uns 15 na nossa MB já estaria bom,tomara que o Presidente atual olhe por esse lado também!