Modernização dos E-6B da USN recebe “sinal verde”
O programa de modernização dos Boeing E-6B Mercury da US Navy recebeu recentemente autorização para entrar na fase de desenvolvimento e produção em pequena escala (Low Rate Initial Production – LRIP). O contrato de desenvolvimento e projeto de sistema estará completo no segundo trimestre de 2011. A primeira aeronave deverá ser entregue no primeiro semestre do no fiscal de 2012 e três outras aeronaves serão entregues no primeiro trimestre de 2013.
As modificações, denominadas Block I mod, estenderão o número de horas de voo de cada célula de 25.000 para 45.000 e permitirão que a frota de E-6B possa voar por um horizonte superior a 20 anos. Caso o programa não fosse implementado, os E-6B deveriam ser substituídos por volta de 2018 por outra aeronave.
Os Mercury da US Navy são baseados na plataforma civil do Boeing 707 e estão entre as aeronaves mais novas deste modelo em todo o mundo. Os primeiros E-6A foram recebidos em 1988 e acredita-se que dezesseis deles entraram em operação. Eles substituíram os EC-130Q e tinham como missão o estabelecimento das comunicações entre a frota de SSBN .
No final da década de 1990 os Mercury foram modernizados e receberam a designação E-6B. Foi também nesta época que as aeronaves englobaram capacidades C3 (comando, controle e comunicação) e assumiram as funções dos EC-135C da USAF, provendo coordenação a todas as forças estratégicas dos EUA em caso da destruição dos centros de comando no continente americano.
FONTE/FOTO: NAVAIR
Para ver que não é só o Brasil que moderniza…
Vida longa ao sucatão