Modernização da esquadra: o contra-ataque francês
A França proporá um “pacote naval” que incluirá navios de patrulha(OPV), fragatas e unidades de apoio logístico com o propósito de contrapor as propostas da Grã Bretanha e da Itália em relação ao programa de reaparelhamento da força de superfície da esquadra, informou o diretor da DGA (Direction Générale de l’Armement) no último dia 20 de setembro.
O Brasil não abriu oficialmente uma concorrência, mas esta realizando consultas com países europeus, disse Jacques de Lajugie, chefe do departamento de desenvolvimento internacional.
“Não temos o hábito de formular ofertas não solicitadas” disse de Lajugie. A oferta francesa será baseada em requerimentos específicos feitos pelas autoridades brasileiras, que procuram por três tipos distintos de navios: um OPV, uma fragata de uso múltiplo e um navio-tanque, disse ele.
A França oferecerá a mesma classe de fragata (FREMM) que é fornecida à Marinha da França.
Reino Unido e Itália estão preparando ofertas similares, disse de Lajugie.
Uma outra autoridade francesa disse que o Brasil quer cinco OPV, um número semelhante de fragatas e um navio-tanque.
O almirante Georges Bosselut, responsável pelo departamento de relações internacionais da Marinha da França, disse que uma delegação de oficiais da Marinha do Brasil visitará aquele país europeu no próximo mês por alguns dias como parte de um acordo militar bilateral.
Oficiais da Marinha do Brasil têm acompanhado o desenvolvimento dos submarinos Scorpene como parte da cooperação Brasil-França. A DCNS, contratante principal para as FREMM e os Scorpene, inaugurou recentemente uma escola de projetos de submarinos para o Brasil em Lorient.
“A escola proporcionará ao Brasil a assistência tecnológica para o projeto das partes não-nucleares do futuro submarino de propulsão nuclear do país, que deve entrar em atividade em 2025,” informou a empresa em um comunicado.
Perto de 30 engenheiros brasileiros e técnicos estão matriculados no curso e nos próximos 18 meses eles terão aulas com especialistas em submarinos da DCNS.
O setor naval representou aproximadamente 10 bilhões de euros (cerca de US$13,1 bilhões), algo como 30% das exportações totais do setor de defesa entre 2005 e 2009, disse Lajugie. No ano passado os sistemas navais contribuirão com 45% do total de vendas externas.
“Equipamentos navais representam um dos pontos mais forte no setor de exportação de material de defesa”, completou.
A França exportou para o Brasil quatro submarinos convencionais da classe Scorpene. O pacote de defesa ainda incluiu 50 helicópteros EC 725 Caracal.
O Brasil também pretende comprar novos caças. A França espera vender o Rafale, feito pela Dassault, mas este compete com o F/A-18 da Boeing e o Gripen NG da Saab.
FONTE: DefenseNews
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Naval
Interessante notar a quantidade de navios que a MB quer comprar.
Com relação à oferta, os franceses acharam uma “mina de ouro” no Brasil e não vão querer largar o osso. Vão tentar vender tudo que puderem.
As FREMM em si me parecem excelentes navios, mas considero a alternativa britânica melhor para o Brasil. Além disso, será um erro termos a frança como único fornecedor dos nosso principais meios.
Abs.
Espero que a MB feche o pacote com os Britânicos afinal o que temos de melhor em navios de superfície foi projetado ou construído na Grã–Bretanha. Chega de entulho francês!
Espero ver esses navios sendo construídos no País. O Brasil precisa projetar seus próprios armamentos, aproveitando as ofertas desses países para obtenção do “know- how” e “know – why”, inclusive, de porta aviões. Pensando de forma estratégica e para obtenção de sinergia, a FAB e o Exército deveriam estar juntos nestas discursões.
Para quem fica reclamando dos acordos assinados……
Se não fosse pelosacordos a França nem se moveria para esta proposta, só esperaria o pedido cair do céu no colo.
A MB buscar fragatas e OPVs em outros construtores é ok.
Mas precisa importar navios de apoio??
Confesso que sou leigo, mas acredito que um navio de apoio(tanque) para a MB segue, de forma parecida, as condições de um navio tanque comercial.
De forma “bruta” esses dois navios compartilham de projetos semelhantes.
Será que não há um estaleiro que consiga produzir um navio deste tipo??
Basta um tanque para combustivel, um porão para carga seca e outras necessidades mais específicas ao projeto.
It’s not rocket science, dude.
As Freemm não são entulho…são ótimas navios…
Apesar de gostas muito da proposta britanica eu acho um pouco demorado a construção delas….
Seja qual for a escolhida…representara um ÓTIMO ganho para a MB do Brasil!
Bem que o vencedor porderia oferecer, no pacote, o projeto para nossos futuros NAe’s de 60.000 toneladas… Imaginem um pacotão inicial com seis fragatas, seis NaPaOc e um navio de apoio. Posteriormente, viriam as encomendas (aqui) para mais seis fragatas, mais seis NaPaOc e mais um navio de apoio. Ah, se houvesse um pouquinho mais de celeridade no processo… Poderíamos ter todas as 30 escoltas, os 60 NaPa, os 4 LHD’s e os novos NAe’s todos em 20 anos… Fala sério: 15º S-BR entregue em 2037? 6º SN-BR entregue em 2047!?! 1º NAe em 2025 e o 2º em 2032???… Read more »
Tomara que todas estas ofertas dêem opção à MB. O que receio é que uma concorrência tão acirrada como esta que se anuncia, provoque adiamentos e sirva de pretexto para não comprar nada, como pode estar ocorrendo com o FX-2 da FAB.
Menos pessoal, falar que as FREMM tá de sacanagem..
Pra as Fremm são é as melhores…
Mas como eu disse num post, qualquer proposta UK ou Fr tá ótima, é como você dirigir um popular e te oferecerem um jaguar ou citroen..
Mais BLA – BLA – BLA que não vai dar em nada.
MVMB disse em 21 de setembro de 2010 às 20:07
Mais BLA – BLA – BLA que não vai dar em nada.
Cara, desculpa, mas os subs não dariam em nada e o estaleiro já está sendo construído e as chapas do 1º sub já estão sendo cortadas….
O “A-12 seria desmontado”……ela já está em testes….
“O F-5M vai parar por falta de verbas”….o programa está quase 100% concluído!
Armas inteligentes…nossa bomba guiada a laser está aí…..
É só acreditar e rezar, mas rezar muito, para os políticos não atrapalharem!
Amigos, particularmente prefiro as freem’s a qualquer outro projeto de fragata, já que esses navios acumulam em sua estrutura notórias caracteristicas furtiva, excelentes sistemas de guerra como radares 3d, excepcional suite de guerra eletrônica alem dos incrível sistema de misseis que tanto podem lançar os Aster 15 e 30 quanto os mísseis de cruzeiro scalp. Na minha opinião a França deveria fornecer as escoltas brasileiras e a Inglaterra navios de patrulha oceânica, navios anfíbio e um projeto de porta aviões baseado no Elizabeth Queem.Ai consegueríamos ter em tempo hábil excepcionais navios de escoltas e num futuro próximo ótimos patrulheiros oceânicos… Read more »
A oferta de T-26 é um assunto a ser analisado com muito cuidado, pois a qualidade da plataforma, a participação no projeto desde o começo e a relação custo/benefício podem ser interessantes para a MB. Critícavel é o fato de que estes navios só estarão disponíveis no começo dos anos 20. Quanto às Freens, prefiro as francesas por sua furtividade e por seus software mais atualizados do que as das italianas. O mal dos franceses é que (até onde li), querem vender pacote fechado, com pouco espaço para equipamentos fabricados no Brasil e para outros que venham ser especificados Marinha.… Read more »
Ué????
O que aconteceu?
Não eram eles que falavam: “O Brasil não é um país sério!”
Quem disse mesmo? “Estou perdendo minha paciência com o Brasil” algo assím….
M1 o que tem haver alhos com bugalhos???
Meu deus se livrem desse pensamento mesquinho… se é um bom negócio para o Barsil para que levantar essas coisas do passado?… eu fico pasmo mesmo…
No mais, acho as FREMM uma excelente opção para a esquadra. Mas esperemos a abertura da licitação… a partir dai é que poderemos aventar algo.
Tanto as FREMM quanto as Type 26 são excelentes escoltas ,qualquer uma das duas representaria um grande passo para nossa defesa .
Apesar de gostar muito da proposta britânica , considero necessário
conferir as demais propostas e ver os benefícios que trarão para o Brasil.
Que vença a melhor proposta
Nobre CRONISTA,
Então vc acredita que a marinha vai comprar todos esse navios (italia, frança, GB, etc…), criar a 2 esquadra e ter 2 NAEs.
Boa sorte, amigo !!!!!!!!!!!.
Todos estão sabendo que a situação de todos os principais navios da marinha do brasil e muito dramatica… A 12 mais de 45 anos D 27 e D30 mais de 40 anos (foram de açao) F40 ate F45 mais de 35 anos F46 a F49 mais de 30 anos G15 mais de 35 anos G17 mais de 70 anos G23 mais de 17 anos (ainda relativamente novo) G 25 e G29 mais de 25 anos G 27 mais de 40 anos G 28 mais mais de 35 anos G30 e G31 mais de 50 anos G 21 mais de 50… Read more »
Da para ver que é tudo mesmo necessario ser substituido, fala-se em fim da Marinha em 2025, mas tecnicamente acho que como esta o fim é para 2017. Quando ficará so 8% do material em condições de ação no mar.
Por aí todos podem ver que temos que correr com o plano de “renovação”, que não deve ser chamado de “protelação”.
Caro Dunga,
Infelizmente é isso ae . Agora virá uma onda de atualizações, e se não houver um planejamento, ficaremos depois mais 30 anos aguardando novos investimentos.
[]’s
Senhores Este é o meu primeiro post a minha larga experiencia diz: a) Onde a há fumaça há fogo e as vezes um navio em baixo b) se todos estão se movimentando a MB vai comprar alguma coisa c) Ela tem que comprar alguma coisa, se não de Esquadra vira Força depois Flotilha, e para não ser motivo de piada vai compra d) Se França, England ou Itália muita coisa tem para rolar e) Só para lembrar i Francesi non querem o SICONTA, os Ingleses não sei, mas são piratas e ainda gozam de bons contatos na MB. Os italianos… Read more »
Sou contra o equipamento francês, é caro e não cumpre o que promete, que é o caso do rafale.Devemos continuar com equipamento inglês , é a base da nossa marinha.
Ah que bonitinho, então agora que a água chegou na b___a, incluiram Siconta e demais sistemas nacionais…
“Pra as Fremm são é as melhores…”
Já tem alguma, em serviço ativo???
Beldade marítima chinesa, em ensaio quente…
(http://china-defense.blogspot.com/2010/09/photos-of-type-052b-luyang-class.html)
Antenas e domos de radar, equipamentos de ecm/esm, e eletro ópticos, alguns sistemas de armas.
Não sei alguem leu e percebeu, mas o Nerrrson Jobinzão foi para a Ucrania visitar os estaleiros que fabricam os mais renomados Naes em operação.
Aguardem que até 2020 teremos dois Naes novos. Um leve e outro maior.
Marinha tá que tá! Que bom, e que eu não fique velho(3ª idade) esperando por essas compras, assim como fiquei adulto esperando pelos FX´S da vida.
Abraços.
quais “Naes renomados” em operação ????
??
MO, faço minha a sua pergunta.
“””Patriota disse:
23 de setembro de 2010 às 10:33
Não sei alguem leu e percebeu, mas o Nerrrson Jobinzão foi para a Ucrania visitar os estaleiros que fabricam os mais renomados Naes em operação.
Aguardem que até 2020 teremos dois Naes novos. Um leve e outro maior. “””
Também teremos o Papai Noel final do ano…
Acho que ele quis dizer os Kiev, que já estão aposentados, e a classe Kusnetsov.
Tbm imaginei isso, mas dai a “renomados” ai complica, em qual conceito, operacional ? ai fica dificil ne …
Ourugan, acho que não haverá licitação, será compra direta(se houver), por isso já estão enviando as propostas..
A Freem da ilustração não é a variante francesa, mas a italiana, que permite a incorporação de sensores desenvolvidos no Brasil e outros que a MB venha especificar. A proposta francesa é (era?) um pacote fechado, sem essa possibilidade. Foi assim com os SBR; resultado disso é que usaremos torpedos MK – 48 nos IKLs e um derivado do modelo ítalo-francês nos Scorpene.
Pra defender o Pré-sal, precisa-se ter uma força marítima apta para atuar nesse cenário. O caminho é esse mesmo. Que venham propostas… leva quem tiver o melhor pacote custo x benefício.
Nós devemos produzir nossas proproas armas e não pedir pinico para os franceses !!
desculpem, próprias…
N a minha opinião é tudo BLA BLA BLA , só nossos netos e tataranetos vão ver .Isso é lance pra daqui a 30 , 40 anos