Falcões do Mar 2010
Vídeo inédito do 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) da Marinha do Brasil, que opera os jatos McDonnell Douglas A-4KU Skyhawk II adquiridos em 1997 da Força Aérea do Kuwait.
Os A-4KU Skyhawk II foram redesignados como AF-1 Falcão no Brasil e as primeiras unidades já estão sendo modernizadas pela Embraer com aviônica semelhante à do F-5M da FAB.
No vídeo os Falcões aparecem sendo reabastecidos em voo por C-130 Hercules da FAB e disparando mísseis AIM-9H Sidewinder.
Fala Galera
algumas duvidas:
Alguem sabe a quantas andam os testes no A-12 e quando começaram a testar as catapultas e o dispositivo de parada pra poder voltar a operar aparelhos de asas fixas?
Qual o tamanho ideal para a pista de pouso de um NA?
Mais uma duvida, se o Brasil teve apenas 2 NAs, porque ao inves deles serem A-1 e A-2 eles são A-11 e A-12
Muito bom o video!!
Parabéns pela divulgação!
otimo video. eu nao tinha visto ainda catapultagem no A12 , se com a reformar as melhorias forem siginificativas acredito qe em breve muito em breve videos mais recentes feitos pelo pessoal do poder naval estarao enchendo de orgulho nos brasileiros, obs, o qe acontenceu com esse CT aviador dos falcoes que foi homenageado no final do video. obrigado
Este video me emocionou. O Ten Moram foi um amigo feito na Macega e um cara que certamente, voando era dos bons. Aonde quer que esteja ele estará olhando pelos Falcões.
Obrigado por lembrarem dele. O cara era 100% adrenalina.
E o video está nota 1.000. Muito bem feito!
Show de imagens.
Bravo Zulu ao VF-1!
Luiz Padilha
O que aconteceu com ele?
Ele faleceu prematuramente num acidente automobilistico.
Uma perda para MB e para os amigos.
Ricardo_MGA
Posso estar enganado, mas o A indica o navio capitânea da esquadra, de modo que não se aplica apenas aos porta-aviões.
Fabio… receio que vc esteja enganado. O indicativo “A” foi designado para porta-avioes, assim como “D” foi designado para contratorpedeiros, “C” para cruzadores, “F” para fragatas , “V” para corvetas e assim por diante. Há uma certa repetição de indicativos ao longo da história, como por exemplo, tivemos os cruzadores C-11 e C-12 respectivamente Rio Grande do Sul e Bahia, ao darem baixa adquirimos dos EUA o Barroso e o Tamandaré, respectivamente C-11 e C-12…novamente. Neste caso houve mudança no nome, mas já tivemos por exemplo dois D-29 Paraná, o primeiro um contratorpedeiro da classe Fletcher e o segundo uma… Read more »
Aos 4 min., colaboração do Poder Naval ao vídeo do VF-1.
Passagem baixa de um dos dois Falcões sobre a Esquadra, durante a “Passex” do USS Carl Vinson, ocasião em que estávamos embarcado na Fragata Independência.
Fiquei emocionado com o vídeo e pensar que pouco mais de um mês atrás vivenciei boa parte destas manobras…………show de bola!
BRAVO ZULU VF-1!
Alguém pode me dizer se os A 4 nossos tem algum armamento anti – navio ou anti – submarino?
quantas horas cada piloto ta voando no VF-1 por ano? e qual a disponibilidade das aeronaves, belo video, mostra que temos capacidade só nus resta os investimentos em equipamentos.
abraço
De qualquer modo, o número se refere`ao navio capitânea da esquadra?
video é muito bonito fiquei emocionado e orgulhoso com a nossa marinha, os nosso pilotos são demais, eu estava pensado o que os pilotos MB faria com um avião mordeno ( RAFALE – F 18 )
TEN; moram valéu por tudo voçé foi um BRAVO ZULU.
´´ BRASIL ACIMA DE TUDO ´´
Não vejo a hora dos falcões operarem no A-12. Só falta agora o Galante mandar notícias, se possível com fotos do andamento da modernização lá em Gavião Peixoto.
Recado ao pessoal da Marinha e da Embraer libera a entrada do nosso editor.
de quando é esse video. me parece ter mais de dois anos.
Fábio…
antes do Minas Gerais assumir, os maiores navios que dispunhamos
eram os cruzadores Barroso e Tamandaré e o indicativo de ambos era
respectivamente C-11 e C-12…portanto não há nenhuma relação quanto a capitânea ter um determinado indicativo.
Coincidentemente, à nossas maiores unidades foi reservado o indicativo “A”, mas se amanhã abdicarmos da aviação embarcada,
nada impede que uma fragata com indicativo “F” assuma o papel, mas
ela não terá o indicativo mudado por isso.
abs
A = navio aerodromo
NVMB…
o que o leva a pensar que o video tem mais de 2 anos? Além do
vídeo iniciar com a data, 2010, o vídeo mostra o USS Carl Vinson que esteve aqui apenas seis meses atrás.
abs
Primeiro é uma tocante homenagem;
Segundo é estimulante e gratificante saber que “os caras” não estão parados. Melhor ainda é saber que estão disparando, fazendo revo…
É isso aí VF-1: “Enqto o pessimista reclama dos ventos, o realista rema.”
Parabéns a Marinha e Viva o Brasil !
Sds aos do Blog
Muito bom!!!…Excelente!!!
Gostaria de está mais otimista, mas após 12 anos da liberação da aviação naval de asa fixa e ainda estamos engatinhando em todos os sentidos.
corrijo o q disse, não tinha reparado.
Parabens ao AF1 !!!!!
Em resposta ao Sr. Emilson, o CT Moram, que foi homenageado no vídeo, veio a falecer em acidente de moto no ano passado. Vale registrar que aquele Oficial teve um desempenho muito acima da média quando da sua passagem pela US Navy, alguns anos atrás, tendo sido reconhecido pelas suas qualidades de voo. Era um Oficial competente, gentil e muito boa-praça. Agora está voando mais alto! “A la chasse! Bordel!”
Excelente Vídeo!!!!
Excelente Piloto !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Conheci o Moram em 1999, no CIAW, eu era 2ºten formado pelo CIAW e ele era GM vindo da EN, sempre muito na dele, conversa com todos era muito querido já dizia que seria um piloto naval, ele realizou o sonho dele, mais a vida sempre nos reserva algumas surpreaS DESAGRADAVEIS, INFELIZMENTE ACONTECEU COM ELE, UM JOVEM AINDA, E COM MUITO A REALIZAR, BOA SEJA ALAMA DELE PARA DEUS.
prestem atençao aos 3:31 do video, ao fundo, uma aeronave que parece o F18!