“Tudão” em ação na operação HAITI-VI
No dia 13 de dezembro de 2008, o NDCC Mattoso Maia, tendo como aeronave orgânica o UH-12 N-7084 ( Águia 84), atracou no porto de Havana – Cuba. A “Águia 84” está embarcada no NDCC Mattoso Maia desde o dia 07 de novembro de 2008, para cumprimento da Operação Haiti-VI, cuja missão é levar ajuda humanitária à Jamaica, Cuba e Haiti.
Durante os três dias em que o navio esteve atracado naquela localidade, foram descarregadas 300 toneladas de arroz e 200 toneladas de leite em pó. A faina de descarga contou com a participação efetiva de membros do Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) do EsqdHU-1, que integraram uma das equipes compostas para executar a manobra.
Na véspera do natal, dia 24 de dezembro, a aeronave Águia 84, efetuou o transporte por VERTREP (Vertical Replishment) de 5 toneladas de alimentos, sendo 2.600 Kg de leite em pó e 2.400 Kg de arroz, para uma Base Argentina da MINUSTAH (Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti) localizada na cidade haitiana de Gonaives.
Após 16 circuitos de carga e aproximadamente 7 horas de vôo, todo o material transportado pelo Águia 84 foi conduzido e escoltado por um Destacamento do Grupamento de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil para uma escola de freiras naquela cidade, de onde seria distribuído para a população necessitada.
Fonte e Fotos: ComForAerNav.
Nota do Blog 1: O DAE do HU-1 está mostrando todo o seu potencial de “Faz Tudo” durante este embarque, realizando, além das tarefas normais do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, uma missão muito especial, a de salvar vidas. Seja de um dos tripulantes do NDCC Mattoso Maia ou da população atingida pelos furacões no Caribe.
Nota do Blog 2: Desde 1959 um navio da Marinha do Brasil não atracava em Cuba e curiosamente, à época, o Ministro da Marinha era o AE Jorge do Paço MATTOSO MAIA.
No título,diz:
“Tudão” em ação na operação “HAITI-IV”
E no texto,diz:
para cumprimento da Operação “Haiti-VI”
Afinal,é IV ou VI?
Obrigado.
Ulisses,
Matéria já retificada.
Grato,
Curioso ele não operar com uma aeronave de maior porte nesse tipo de missão.
Não há disponível, tal como no HU-5 eis outro esquadrão de emprego geral da nossa aviação naval no qual um vetor assim como o AW-139 faria um “estrago” imenso!!!
Esta é decididamente a “Missão” do país irmão, Brasil. Esta missão fará mais pela projecção internacional do Brasil que 10 submarinos nucleares. Aliás, para um espectador externo, parece que a opção “Scorpéne” tende a ser um dos maiores erros de opção estratégica do Brasil. Espero que ainda vão a tempo de abrir os olhos e não cair na “esparrela” dos franceses. Eu admito que se o negócio fosse a compra ou aluguer de um “Rubis” o Brasil cumpriria o objectivo de deter capacidade SNA. Mas pelo que tem sido dado a conhecer tudo não passa de mais um projecto obscuro,… Read more »
O Brasil é um pais emergente e um dos maiores aliados da França e é uma grande vantagem para eles ter um aliado como nós bem armado, temos um grande potencial econômico nosso PIB e de aproximadamente um trilhão e trezentos bilhões de dolares os efeitos da crise para nos serão minimos comparados aos demais paises,temos um dos mais numerosos contigentes militares e um futuro brilhante no cenário mundial,8 bilhões de euros foi apenas um investimento inicial, com relação a tecnologia nuclear já temos um projeto de reator nuclear praticamente concluido só restava adquirir a tecnologia de construção de um… Read more »
não estou conseguindo acessar o poder aéreo. O speedy esta uma caca mesmo.
O MATOSO MAIA ATRACOU NA ILHA PRISÃO,,,,,,,,ehehhehe…..Sgt MARCOS PINTO – EXÉRCITO BRASILEIRO
P.S. O PESSOAL LÁ EM CUBA “AGORA” TÁ PODENDO COMPRAR CELULAR……..INCRÍVEL NÃO É!!!EM 2008 ELES PODERAM COMPRAR CELULAR….
“Nós já fabricamos helicopteros deles aqui sob lincença…”
Nada dos helos franceses é fabricado aqui, somente montamos uns kits industrializados na França.
Somos os otários pois ajudamos a garantir empregos remunerados em euro em uma estatal, sim estatal pois é isto que a Aerospatiale é, estranjeira.
Caro Gabriel, em primeiro lugar, quero dizer que respeito as suas declarações mas devo afirmar que fiquei perplexo por três razões: primeiro: lamento desconhecer quais os países aliados da França que não tenham estatuto pseudo-colonial. segundo: mesmo acreditando, como você, que o Brasil seja um dos maiores “aliados” da França, pergunto: para que fins? Que se saiba toda a aliança tem um fim, tem um interesse comum e eu não sei quais são os interesses comuns entre o Brasil e a França. Os únicos aliados da França são alguns países francofonos africanos e os membros da OTAN, mesmo assim… terceiro:… Read more »
[…] orgânica o UH-12 N-7084 ( Águia 84), atracou no porto de Havana – Cuba. … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]
João Gonçalves
Tambem fico impressionado com seu comentario
Portugal não tem autoridade nenhuma a meu ver para chamar qualquer país do mundo de pseudo-colonial pois vcs são verdadeiros fantoches dos espanhois a econômia de vcs e fraca e dependente
e esperar para ver o que a crise fará com vcs
Gostaria de perguntar onde está a importância de Portugal na politica e econômia mundial?
Vcs são apenas a sombra do que um dia foram
Mauricio R.
Nós fabricamos sob licença sim,pois os Esquilos,Pantera do EB e os Super Puma da FAB e MB também foram,os únicos que não foram construídos na Helibrás foram os Cougar do EB e os Fennec também do EB.Os EC725 serão sim construídos em Itajubá e as eletrônicas e motores serão construídos no Rio de Janeiro pela Turbomeca e uma boa parte da eletrônica serão feitos pela Aeroeletrônica.Isto tudo soma em 50%de nacionalidade no helicóptero.Tudo que falei não é achismo,é real.
Um abraço.
João Gonçalves,se você for pesquisar mais profundamente sobre as escolhas da Marinha do Brasil você verá que a decisão da marinha pelo Marlin(na verdade é um Marlin modificado)você verá que é a melhor escolha,pois o objetivo da marinha é o submarino de propulsão nuclear.O Marlin foi só para adaptarmos o casco para o SubNuc sendo que sem os Franceses,não sei se o submarino nuclear poderia ficar pronto.Ah,e sobre os U209,engana-se se eles estarão obsoletos,pois depois da modernização eles terão comando e controle e armas(o torpedo MK 48 será o novo,pode partir um navio no meio!!!) novas e outros diversos sistemas,tanto… Read more »
Gabriel,a importância de Portugal na política econômica de portugal está no…BACALHAU!Olha lá o pá!kkkkkkkkkk.
Ulisses,
O real é que a Sagen que faz o “glass cockpit” original do EC-725, não vai transferir a tecnologia p/ Elbit.
Então por isso é que a Aeroeletrônica vai montar a aviônica da Elbit, fabricada em Israel, no helicóptero.
E a Turbomeca somente vai montar as turbinas no RJ, outro kit prá montar no Brasil.
A fabricação continua, solidamente na França.
Mauricio R.Aqui está a prova no site da T&D: http://www.tecnodefesa.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=334:industria-francesa-comemora-negocios-no-brasil&catid=36:materias&Itemid=54 No texto,diz: “Foi também assinado contrato prevendo a compra de 50 helicópteros EC-725 para as Forças Armadas, no valor de 1,890 bilhão de euros. De acordo com a Helibras, que fabricará as aeronaves em consórcio com a sua controladora, a européia Eurocopter, este é o maior contrato de compra de helicópteros já assinado na América do Sul.” “O negócio envolve ainda transferência de tecnologia, participação de outras indústrias nacionais e geração de empregos.” “Assim, estamos particularmente orgulhosos de poder produzir no Brasil os helicópteros EC-725. ” São provas,e um texto… Read more »
Ulisses,
Vc acredita em qq coisa que escrevam sem atentar p/ as entrelinhas.
Portugal opera caravelas e escunas da classe Perola Negra….. com impressionantes 60 canhões kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
GOSTARIA DE SABER SE FLAVIO MARTINS LIMA AINDA ESTA NA MISSÃO NO HAITI