Após dois meses e meio de formação teórica e prática, o Capitão-de-Corveta Zamir, do 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), concluiu com êxito o curso de qualificação em aeronaves UH-15 (EC-725), na empresa EUROCOPTER (França), tornando-se o primeiro aviador naval qualificado neste novo modelo de helicóptero que a Marinha receberá em breve.

A Marinha do futuro para o Esquadrão HU-2 já é presente.

NOTA do EDITOR: Bravo Zulu CC Zamir!

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
robert

por mais que uns falam que esse helicoptero nao presta ou que é caro, eu acho ele com muita cara de robusto. tomara que assim seja.

poorman

O problema é que a maioria é do contra e “mete a ripa” em tudo, a compra de 50 helicópteros numa tacada só foi muito boa. Vale lembrar a situação de penúria da força nos últimos anos.

Que venham mais Eurocopter EC-725 Super Cougar, MH-60R Seahawk, Rafale M F2, Modernização dos AF-1 …

Parabéns ao Capitão-de-Corveta Zamir, entrou para história do Esquadrão HU-2.

Luiz Padilha

BZ CC Zamir.

Bruno

Parabens ao CC.Foi uma excelente comprar a da MB.

Darkman

Parabéns ao Zammir.

Abs.

Atirador

Pelo preço seriam mais de 100 BH

Bruno

Atirador disse:
18 de novembro de 2010 às 10:02

Com metade da capacidade, sem aplicações civis, sem transferência de tecnologia e fora das necessidades das FA.

Joel

Melhor ouvir esse povinho do contra reclamando do que não ver aquisição alguma.
É um excelente helicoptero e será muito útil, os proximos serão montados no Brasil gerarão emprego e renda alem de nacionalização de 50% negociada em contrato.
Abraços.

Mauricio R.

“…eu acho ele com muita cara de robusto.” Nem a própria França opera essa tralha em grandes quantidades, preferiram encomendar o NH-90. Além do que não é um helo naval genuíno, tal qual o Merlin ou o Sea hawk, mas navalizadao; adaptado p/ a operação em ambiente marítimo. A popular gambiarra… “Vale lembrar a situação de penúria da força nos últimos anos.” Mas a situação de penúria não foi corrigida, e a compra dessas tralhas quer pelos seus custos de aquisição e operação, devem piorar ainda mais a situação presente. “Com metade da capacidade,…” “…e fora das necessidades das FA.”… Read more »

Mauricio R.

No mais, meus parabéns ao aviador naval pela sua conquista, mas sinceramente, preferia ela conquistada em um helo naval, decente.

Joel

Isso me faz lembrar um cara , Corsário senão me engano, que disse sabia que o helicoptero era uma porcaria, sabia de uma “fumaça” (SIC) atraves de contatos na marinha que o contrato seria cancelado e sabia de não seio que mais.
Olha o helicoptero pronto e com piloto…rsrs
A ÚNICA fábrica de helicópteros que existe na AMÉRICA LATINA é a helibras.
Abraços

Bruno

Mauricio R. disse: 18 de novembro de 2010 às 11:15 A capacidade de transporte do Caracal é de até 29 soldados, bem superior aos 11 transportados pelo BH.Vários BH/SH?A FAB e o EB operam juntos 20 BH, enquanto que cada Força irá operar 16 725.A MB encomendou apenas 4 SH para substituir os Sea King.Eles tem menor capacidade de transporte que os Uh-15 e o próprio SK, e não são capazes de usar o EXOCET, usado pela Marinha, tarefa que ficará a cargo do UH-15.O S-92 é uma variante do SuperHawk, e não do BlackHawk, um não tem nada a… Read more »

Mauricio R.

“A ÚNICA fábrica de helicópteros que existe na AMÉRICA LATINA é a helibras.”

Mas sem seus mestres franceses, a Helibrás tem alguma capacidade em continuar existindo???
Não!!!
Então não é fábrica.
Pelo menos de acordo c/ os bons léxicos, da língua portuguesa.

MVMB

Não acho ter sido a melhor escolha de Heli. Este apresenta algumas limitações e não é muito empregado em FFAA (principalmente ambiente naval). Porém, na atual conjuntura, qualquer coisa é melhor que coisa nenhuma.
O que realmente me preocupa é o custo de operação e manutenção dos equipamentos franceses. Os indícios são de que são em muito superiores aos concorrentes.
Acho que o GF/MD aposta/apostou muitas fichas no “povo dos croissants”.
Vamos ver no que dá.

MVMB

Parabéns ao oficial em questão. certamente saiu-se bem no curso/treinamento.

Bruno

As FA operam helicópteros franceses há vários anos.Com certeza eles sabem dos custos de operação/manutenção.Além disso e transição de um modelo para o outro com certeza é mais fácil que para um completamente diferente.Isso sem falar na logística.
Alguém ai sabe por fontes confiáveis o índice de disponibilidade de aeronaves na MB?

joel

além de arrogante ignorante:

aurelio:
Fabrica = lugar ou estabelecimento onde se manufaturam utensilios, generos roupas, maquinas e varias outras mercadorias.

É fabrica sim.

joel
Edcreek

Olá,

E temos o nosso primeiro piloto de EC bem a tempo da primeira entrega,

Parabens a Marinha!!!!!

Abraços,

celsors

Joel,

Me parece que o unico ignorante e arrogante e vc com seu comentario UFANISTA e cego tbm.
Pelo visto vc nunca viu uma fabrica de helicopteros no exterior e com certeza tao cedo nao vera uma aqui no Brasil.
A tao elogiada Helibras e tao somente uma montadora de partes CKd e SCKD vindos da matriz.
Eventualmente e ultimamente vem tentando customizar os referidos helicopteros para seus clientes.
Acordaaaaaaaaaaaaaa meuuuuuuuuuuuuu

Sds

joel

Estou tão acordado que digo o governo de minas gerais possui 25% das ações da empresa. Quantas ações da empresa que vc possui o governo do Brasil possui? a revista exame postou a materia com o link abaiuxo falando dos investimentos feitos no brasil para expansão da FABRICA de Minas gerais, mas o que sabem eles sobre economia não é?! Vc provavelemtente tem DOUTORADO e a exame e apenas uma revista especializada
http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/noticias/helibras-inicio-ampliacao-fabrica-itajuba-mg-542009
Cansei da brincadeira não me manifesto mais…
Abraços

@wagner

Parabens ao piloto, sucesso e segurança na carreira !

Hugo

Ele não tem flutuadores não???

É tudo mentira!!!!!!!!!!

Bom, pra quem não sabe o EC 725 N-7101 da MB JÁ ESTÁ NO BRASIL PRECISAMENTE NO AEROPORTO DO GALEÃO. O CAPITÃO DE COVERTA ZAMIR é o meu chefe kahuahuahuha, ele se deu bem sendo o primeiro piloto do EC 725. e mundando de assunto tem mui leigo nesse blog falando mal de uma aeronave que aviador é, e nem conhece o EC 725, ALIAS NUNCA VIU UMA DE PERTO. É BRINCADEIRA!!!!!!!!1

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin

É tudo mentira!!!!!!!!!! disse:
18 de novembro de 2010 às 21:13
é o meu chefe kahuahuahuha… e mundando de assunto tem mui leigo nesse blog falando mal de uma aeronave que aviador é

Chefe de que, da faxina?

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin

Joel, o que o pessoal uqer dizer é que a Helibrás “fabrica” mesmo muito pouco, ela é muito mais uma montadora de kits. O que sai nos releases para imprensa não podem ser levados em consideração, a empresa pode afirmar qualquer coisa, mas a realidade é que depois de tanto tempo, o índice de nacionalização ainda é muito baixo.

Mauricio R.

“…lugar ou estabelecimento onde se manufaturam utensilios, generos roupas, maquinas e varias outras mercadorias.”

Vejam bem, nem na própria definição do lacaio da esmola francesa, consta que montar kit CKD, seja fabricar algo.
Na França c/ certeza mas aqui não, se o kit não chega da Europa, não tem helicóptero p/ entregar ao cliente.

Mauricio R.

“A capacidade de transporte do Caracal é de até 29 soldados, bem superior aos 11 transportados pelo BH.” Características de carga do Caracal: Empty weight: 5,330 kg (11,750 lb) Loaded weight: 11,000 kg (24,250 lb) Useful load: 5,670 kg (12,500 lb) Max takeoff weight: 11,200 kg (24,700 lb) Características de carga do Blackhawk: Empty weight: 10,624 lb (4,819 kg) Loaded weight: 22,000 lb (9,980 kg) Max takeoff weight: 23,500 lb (10,660 kg) Capacity: 2,640 lb of cargo internally, including 14 troops or 6 stretchers, or 8,000 lb (UH-60A) or 9,000 lb (UH-60L) of cargo externally Fonte: Wikipedia (em inglês), p/… Read more »

joel

Cobtratos que não existem e decisões que não ocorrem são na FAB.
Na Marinha os contratos existem as transferencias de tecnologia acontecem.
Pena que não chegou no governo a proposta que vc tem em mãos de 50% de nacionalização dos blackhawks e criação de uma fabrica da sikorsky no Brasil (talvez em SBC, tudo passa por la ultimamente).
Certamente o governo se manifestaria a respeito

Yasser

A primeira coisa que disseram a ele quando se formou: ” Não cai com essa porra! Isso saiu caro !”

Marcos Pesado

Desculpem o desabafo, ma por favor, não destruam o site.
Se argumentar adjitivando já é uma demonstração de pobreza de ideias, usar adjetivos para desqualificar o interlocutor, é a rendição à ignorância primária.
Vamos discutir, expor nossas posições – nem todo mundo pensa de forma igual – mas com base em argumentos lógicos, claros, mesmo se utilizando do humor e da ironia (se inteligente).
Agora, do jeito que as coisas estão andando….

Rodrigo

Edcreek disse: 18 de novembro de 2010 às 14:10 Vou repetir o que eu falei hj no PA. Os 3 primeiros EC725, chegaram ao Brasil ontem. Vão ser levados de caminhão até a Helibrás… O Lulla vai “entregá-los” e eles voltarão para a Helibrás. Depois não diga que eu falo as coisas depois de acontecerem. ———————————————— Hugo disse: 18 de novembro de 2010 às 17:21 Pois é… Sem eles será um helicóptero naval que só pode operar perto da costa. ———————————————— Amigos, temos que separar duas coisas… Primeiro… Parabéns ao Cmte. Zamir, por se qualificar em uma aeronave nova. Quem… Read more »

Mauricio R.

“Pena que não chegou no governo a proposta que vc tem em mãos de 50% de nacionalização dos blackhawks…” 1-) Nacionalizar 50% de qq sistema de armas, não leva a nada, ficam faltando os outros 50%. 2-) A pretensa nacionalização de 50% do helo francês escolhido, foi a manobra do fabricante p/ melar concorrência internacional, na qual seu produto não estava bem posicionado. O Governo Federal não solicitou ofertas equivalente, dos outros postulantes ao contrato. 3-) Daí conclui-se, que foi mutreta. “Também vou morrer e não vou entender o porque insistem em comparar o EC725 com o BH.” Não seria… Read more »

defourt

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin disse:
18 de novembro de 2010 às 22:24

Sem nenhuma falta de respeito a você Bakunin mas no tocante à Língua Portuguesa não há a menor diferença entre se fabricar um todo ou uma parte de algum produto etc.

Acho que estão querendo é criar SEMÂNTICA para terem algo que atirar uns contra os outros.

Abraços!

Mauricio R.

Mas existe a diferença entre fabricar por sí próprio e somente montar, o que foi fabricado por outros.
Vamos colocar essa semântica em pratos limpos, então.
A Embraer realmente fabrica seus produtos, mas a Helibrás somente monta aquilo que a Eurocopter fabricou na França.

defourt

Boa sorte Zammir!

O quê? Zammir? Ele é descendente de árabe?

Xiiii e se for para a UNIFIL? Assim não vale…

Líbano 1 x 0 Israel 🙂

MARCIO DUTRA

Grande amigo Zamir,

Parabéns pela conquista. Forje com maestria o novo cavaleiro do Pégasus. BZ meu camarada.

IN ALIS VIS ET VIRTUS

marcos silva

O que me alarma é o custo de hora de vôo desses ec725,que chega a 4000 dolares.
Quem vai pagar essa conta,nós contribuintes ou o pre-sal ?

defourt

Mauricio R. disse:
19 de novembro de 2010 às 22:09

Mas existe a diferença entre fabricar por sí próprio e somente montar, o que foi fabricado por outros.

Aí realmente a coisa muda colega Mauricio.
Não é mais uma questão de semântica. 🙂

CC André Martins

Grande Zamir,
Fico muito feliz de nossa turma ser pioneira nessas Aeronaves e muito orgulhoso de estar sendo representada por vc..
Grande abraço e muita sorte,
André, Babu.
Padrão dupla ALFA ZULU do VO Albatroz.