27/11/2010 – Hoje por volta das 10:35h, o NAe São Paulo suspendeu para continuar seus testes de prontificação, buscando o mais rápido possível entrar em Fase 3. Uma vez em Fase 3, o mesmo poderá ser entregue à Esquadra e participar de todos os exercícios com os demais navios da MB.  Os Esquadrões HU-1 e HU-2 irão se juntar ao navio nestes testes. Espera-se um 2011 repleto de operações para o NAe São Paulo e nós do Poder Naval estamos na torcida  para que o navio sob o comando do CMG José Renato alcance o quanto antes estes objetivos.

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poorman

Não vejo a hora do Nae A-12 São Paulo voltar a ativa, principalmente os pousos e decolagens dos falcões.
Espero que o Poder Naval seja convidado para cobrir o retorno.

Luiz Padilha

Em breve poorman!

paulomaffi

Isso mesmo!! Tem que colocar esse motor 250’s do opalão pra ‘amaciar’ o quanto antes! Não vejo a hora de vê-lo operando com os A-4M, e quem sabe uns Rafale M futuramente!

Lucas de Matos

Volta logo “opalão” que a MB precisa de você =)

Cleyton

Camaradas !!!!

wjw

o que vai encima dele ?

Gustavo

Belo vaso!

Ricardo-BH

É bom ver o NAe São Paulo de volta. Espero que a reforma tenha valido à pena.
Me chama a atenção aquela fumaça preta. É assim mesmo, durante a fase de amaciamento do motor?
Espero que os esquadrões HU-1 e HU-2 se juntem a ele somente nestes testes, pois eu gostaria de ver os esquadrões de helicópteros serem transportados por um porta helicópteros de verdade. A Inglaterra “deu baixa” num no início deste mês. Penso que esta seria uma boa oportunidade para adquiri-lo.
Assim teremos uma frota mais completa e especializada.

ren

servi no G-23 de janeiro de 2001 ate 2003 quando o são paulo chegou da frança alguns navios sairam para receber o capitania na boca da barra entre eles o G-23. ele não fumaça assim não. depois que ele atracou no arsenal começou a estória da ramonagem .sera o oleo aqui do brasil.

eduardo

que volta logo ,pois gostariamos de ve-lo decolando o gripen ngbr,é o que esperamos.

MatheusTS

Tenho orgulho deste Nae.
Gostaria de saber se ele ainda atinge 31Nós porque ele éra o Nae convencional mais rapido agora sera que ele perdeu alguma capacidade porque não to vendo nenhum armamento ali …..
Devia ter uns misseis e umas metralhadoras gatling de calibre grosso pra da pro gasto ainda….

brujhar

fontes super seguras me informaram que o opação esta subindo o delta do Rio Faria Timbó para fortalecer o cerco ao morro do alemão. rsrsrsrs

Brincadeiras apartes fico feliz do Opalão estar pronto em 2011.

DelNegro

Meu sonho é vê essa embarcação aqui no Nordeste, NATAL, nem que seja apenas passando pela costa!
Contudo acho difícil isso acontecer se consideramos que o Minas Gerais em toda sua vida poucas vezes passou de recife!

Almir

Obsoleto, ultrapassado, elefante branco, e os falcões, pelamordeDeus, são aviões pra lá de ultrapassados, grandes porcarias, é um espetáculo miserável ver essa frota depauperada e velha, não devemos nos iludir a esse respeito…

Dalton

MatheusTS…

quanto ao titulo de nae convencional mais veloz, até o ano passado,
quando o São Paulo encontrava-se inativo, este mérito era compartilhado com o USS Kitty Hawk, e o russo Kuznetsov, ambos capazes de velocidades máximas superiores a 30 nós.

O USS Kitty Hawk encontra-se na reserva e o Kuznetsov a partir de 2012 será retirado de serviço por ao menos 5 anos para uma completa reforma, assim, a partir de 2012 o São Paulo será o mais veloz.

abraços

Diego

Nossa Maria-Fumaça

marcos silva

O a12 são paulo,ate agora passou a maior parte do tempo da ativa no arsenal em reparos.
O atlantico sul precisa urgente dessa Belonave,para patrulhar o cone sul.

Lusitanium

Almir disse:
27 de novembro de 2010 às 20:17
Infelizmente é mesmo isso…

Hate and Trust

Será instalado algum tipo de lançador de misseis para auto-defesa no A-12?

wjw

Não é o PA que faz nós sermos superiores na america latina. Até porque ele não serve pra nada. Nem avião tem, esse PA faz frente aquem ? Para o ambiente sulamericano nossa marinha é superior sem PA mesmo, essa maria fumaça vai dissuadir quem ??? EUA, FRANÇA, ENGLAND. Sinceramente não sei pra que serve.

Vitor

A volta do rei dos mares. Que ele seja muito util em nossas operações de paz.

Ratão.com

Para a galera que gosta de esculhambar o A 12 Sao Paulo, fica aqui uma lembrança de que os EUA mantem ainda os:
CV 61 Ranger;
CV 62 Independence;
CV 63 Kitty Hawk;
CV 64 Constellation e
CV 67 John F Kennedy

estão parados em “naftalina”, são unidades formidaveis e que tem GÁS ainda para funcionar…

RL

Sistemas de Defesa.

Sonho nos meios da esquadra algo do tipo:

Aéreo:
Radares SABER M200 naval
A-Darter/MAA-1B Piranha

Lucas

Rééé! Saudades do A-12
Força diguiníssimo!
Quero ver os A-4 queimando borracha nele

Luiz Padilha

Senhores, a MB está instalando o Siconta MK4 no SP, os misseis para auto defesa, neste momento se restringirá ao Mistral, porque a MB está analisando qual será o missil ideal para equipar os novos Escoltas e com certeza o SP tb os terá.
Infelizmente são coisas que demoram. Temos que ter paciência. Não é como ir no Wallmart e por no carrinho de compras.

Ricardo-BH

Sou de opinião que, uma vez que temos duas frotas – Norte e Sul, temos de ter duas naus capitâneas; ou seja, dois porta-aviões.
Uma solução tampão, até termos condições de possuir navios mais modernos, é adquirir o Kitty Hawk (ou algum outro NAe citado pelo Ratão).
Com o orçamento que o MD dispõe, vai levar tempo até montarmos duas frotas razoavelmente equipadas para a defesa de nosso litoral.

Antono M

A 26000 euros a hora de voô, se a MB adquirir o Rafale somente ele voará ou o A4 continuará voando e o Rafale ficará decorando o hangar e voando somente no 7 de setembro!! Já foi amplamente debatido e o A12 não pode operar o Rafale em sua plenitude. O Rafale foi adaptado para testes na época que ainda era Foch e até seu canhão teve de ser retirado! Estamos perdendo tempo com o FX 2 que poderia ser também destinado à MB, e como defensor do Gripen, prefiro ver a versão do Gripen Naval cujo projeto diz que… Read more »

Antono M

Pelo menos os A4 já estão para serem modernizados na Embraer e ficarão pelo que sei, no patamar dos F5M. E os nossos F5 fizeram bonito na Cruzex, uma grata surpresa ….

Adriano

Acredito nisso tmbn Ricardo, pelo menos é um início para uma nova frota

Dalton

Apenas o USS kitty Hawk encontra-se na reserva recebendo um alto grau de manutenção que permitirá seu retorno a frota, mesmo que de forma limitada, se houver necessidade, nos proximos 4 anos pelo menos antes de sair definitivamente de cena. Todos os demais citados não passam de cascos aguardando um Sinkex, ou virarem recifes artificiais ou quem sabe um museu. Só para exemplificar: o ex USS John Kennedy, pelo menos 2 anos antes de ser descomissionado oficialmente em 2007 não estava mais em condições de operar aeronaves com segurança e a carissima reforma que urgentemente necessitava ser feita foi cancelada… Read more »

Luiz Padilha

Perfeito Dalton!

MatheusTS

Realmente Dalton ele ira sugar tudo vai custar milhões pra colocar ele devolta (isso se agente comprase ele hoje) mais bem que agente podia arrancar aquelas catapultas…..
Prefiro fazer um Nae em base no A-12 que pra mim é o tamanho certo pra gente comprar umas boas turbinas convencionais ou quem sabe bota um reator (agente tem tecnologia mesmo “use e abuse” hehe).
Bota uns SH e deixar ai com umas micro reformas um porta aviões ativo por 30 anos….
Agora né falar é facio prefiro submarino nucelar do que Nae… agora Nae nuclear tenho que pensar melhor….

Paulo

O problema da fumaça do SP é que estão usando carvão de baixa qualidade. Os foguistas da MB já reclamaram, mas é medida de economia.
Estão estudando uma versão a remo, menos poluente e mais silicenciosa.

Farragut

OFF TOPIC em função da atuação dos moderadores no post do CON/DGN:
A fim de contribuir para o que entendo ser uma nova linha editorial do blog – aparentemente alinhada com a administração naval – e de não ser mal agradecido pela cortesia com que fui distinguido em diversas ocasiões, diminuirei a faina dos moderadores de apagarem comentários “não-alinhados”.

Giordani RS

Dá-lhe Opalão!

andeso

Uma versão a remo com propulsão auxiliar de velas, continuaria sendo mais economico e tornaria a propulsão mais eficiente. Como que os aviões aterrisariam e decolariam com os mastros e as velas instaladas?

Um problema de cada vez.

Calma gente, ele ainda está em testes, um passo de cada vez, que o vô está avançando, devagarzinho mas avançando.

Mauricio R.

CV 61 Ranger; ator de cinema, deve virar museu.
CV 62 Independence; o maçarico de oxí-acetileno já está lambendo os bicos…
CV 63 Kitty Hawk; aguarda o Gerald Ford ser comissionado, depois…
CV 64 Constellation e; o maçarico desconfia que está a caminho de uma congestão.
CV 67 John F Kennedy; deve virar museu em Boston, aquela fragata que está em serviço desde 1700 e bolinha não deve ter gostado nem um pouco.
A USS Constitution diz: Vou de dar uma bordada!!!
O USS JFK retruca: Sabe que vc tem um belo traseiro, lembra a Marilyn…

Nautilus

“Obsoleto, ultrapassado, elefante branco, e os falcões, pelamordeDeus, são aviões pra lá de ultrapassados, grandes porcarias, é um espetáculo miserável ver essa frota depauperada e velha, não devemos nos iludir a esse respeito…” “O problema da fumaça do SP é que estão usando carvão de baixa qualidade. Os foguistas da MB já reclamaram, mas é medida de economia. Estão estudando uma versão a remo, menos poluente e mais silienciosa.” “Não é o PA que faz nós sermos superiores na america latina. Até porque ele não serve pra nada. Nem avião tem, esse PA faz frente aquem ? Para o ambiente… Read more »

Mauricio R.

É, críticas não são bem vindas, se vc não bajula ou não puxa o saco, vc é vira-latas. A MB tem vivido ultimamente de outorgar a construção de uns navio-patrulha, cujo design tem mais de 25 anos, além de já estarem sendo desativados no país de origem. Nem se abala qnto a novamente se ver as voltas c/ problemas de obsolecência em bloco, e não somente de seus meios principais. Enquanto espera em berço esplendido, a construção de seu submarino nuclear, pela DCNS/Odebrechet. Sem contar outras asneiras, tais como a aquisição do EC-725, reforma dos A-4 Skyhawk, a ressureição do… Read more »

defourt

Padilha
“Não é como ir no Wallmart e por no carrinho de compras.” 🙂 🙂 🙂

Inconscientemente (?) a construção foi feliz já que realmente não temos “supermercados” próprios aptos a vendê-los por aqui, atualmente. 🙂 🙁 🙂 🙁

MatheusTS

Pra quem reclama da Marinha se muda de pais, vai pra qualquer otro ou então paga o corserto do opalão ou compra algo mlhor ai sim vai poder reclamar do que tem…..
E realmente tem gente aqui que pensa que tudo aparece do nada só comprar ali comprar ali denovo e pronto quando você ver ta pior do que a venezuela financeiramente…..

Joker

Mauricio R. disse:
28 de novembro de 2010 às 14:27

Como o senhor quer que nossa MB esteja sem olhar o historico da mesma e fazendo criticas ao esmo…

Dê base a suas criticas, por favor!

Mauricio R.

COMENTÁRIO EDITADO.

SR. MAURICIO R. PEÇO-LHE QUE NÃO FAÇA COMENTÁRIOS AGRESSIVOS CONTRA OUTRAS PESSOAS, POIS ISSO EM NADA ACRESCENTA AO DEBATE SOBRE O TÓPICO.

Edu Nicácio

Sinceramente, espero que a MB, lá pra 2030, veja que apenas duas esquadras são insuficientes e planeje pelo menos mais duas: uma no Sul e outra na costa da África, para “blindar” o Atlântico Sul.

4 NAes novos, 8 esquadrões de caças embarcados + aeronaves de apoio, escoltas, submarinos nucleares e convencionais, navios de apoio, tripulação, mísseis e demais armamentos, radares, tecnologia, soberania…

É… Acredito que, a gente querendo e os políticos não atrapalhando, podemos…

W@sh

Edu Nicácio suas aspirações são válidas e retratam a nossa real necessidade. Mas o que tem de fundamentos, tem de utópicas. Acho que nem com um golpe militar dados pelo almirantado conseguiríamos a grana necessária para tanto. Infelizmente . . .

Paulo

Nautilus

Você transcreveu um comentário meu:

“O problema da fumaça do SP é que estão usando carvão de baixa qualidade. Os foguistas da MB já reclamaram, mas é medida de economia.
Estão estudando uma versão a remo, menos poluente e mais silienciosa.”

Claro que você não deve ter gostado, mas se analisar bem, é apenas uma crítica da minha parte contra os que, a cada nota sobre o SP, falam da fumaça. Vejo que não posso deixar as coisas nas entrelinhas.

Abraços

dod

isso e muito bueno

Nautilus

Nautilus Você transcreveu um comentário meu: “O problema da fumaça do SP é que estão usando carvão de baixa qualidade. Os foguistas da MB já reclamaram, mas é medida de economia. Estão estudando uma versão a remo, menos poluente e mais silienciosa.” Claro que você não deve ter gostado, mas se analisar bem, é apenas uma crítica da minha parte contra os que, a cada nota sobre o SP, falam da fumaça. Vejo que não posso deixar as coisas nas entrelinhas. Abraços Paulo, quando quiser usar de sarcasmo, recomendo o uso de um emoticon 😉 ao lado do comentário. Assim,… Read more »

André Luis

Tenho uma dúvida, que não sei se mais alguém tem, ou se sou uma anta, mas vamos lá.

No caso de um conflito com duas marinhas possuidoras de NAes, em que haja engajamento aéreo, e um dos PA seja afundado, ou seriamente avariado, sem ter condições de receber aeronaves que já estão em voo.

Como se dá a operação com as aeronaves inimigas que não podem pousar?
São abatidas?
O piloto é obrigado a se ejetar e resgatado como POW?
Pousa no NAe “inimigo”, mesmo com o risco do cara bancar o kamikaze?

Alguém poderia tirar essa dúvida?

Ratão.com

As pessoas não entendem que para ter poder Naval, poder Aereo ou Poder Terrestre: É PRECISO TER UMA INDUSTRIA PARA CONSTRUIR ISTO TUDO…
Aqui nos não temos …
No Brasil temos que comprar quase tudo de fora por que não temos uma industria para fabrica-los.

Então temos que ter porta avioes frances, fragatas inglesas, navios varredores alemães, submarinos franceses e alemães.

NÃO ADIANTA FICAR ESCULHAMBANDO A MARINHA DO BRASIL o seu corpo tecnico faz o possivel para “ainda” ter uma Marinha…
Para o governo federal não ha necessidade de poder naval…