atlantico-sul

Na foto do amigo Edson Lucas, o ex-Lloyd Atlântico, ex-Atlântico Sul (G40), sem os guindastes e com o indicativo visual apagado. Segundo Marcelo “Ostra”, editor do NMB, o navio foi comprado pela Norsul e vai se chamar Norsul Atlântico.
Ele foi adquirido pela MB em 2001 para ser convertido em Navio de Apoio Logístico (NavApLog), mas a novela acabou em 2005, com o navio no mesmo estado em que foi recebido.
Para conhecer mais sobre o ex-Atlântico Sul (G40), acesse o site do NGB, no portal do Poder Naval Online.

NOTA DO BLOG: Quando o presidente Lula reclamou que o Brasil não tinha um navio para transportar mantimentos a nações amigas, nossa Marinha acabou enviando o NDCC Mattoso Maia para realizar o serviço. Mas, como ocorreu numa missão anterior ao Haiti, o navio ficou sem os geradores de energia e permaneceu vários dias em Cuba aguardando técnicos para a solução do problema.
Enquanto nossas autoridades navais desejaram durante vários anos construir uma “Blue Water Navy” (Marinha de Águas Azuis), investindo em aviação de asa-fixa embarcada e submarino nuclear, descuidaram dos navios de apoio. Alguém já disse que a garantia de vitória numa guerra é a logística e, nesse caso, a Marinha do Brasil está devendo.

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Norberto Pontes

Bonito cargueiro

Abrivio

A situação atual é idêntica a da Guerra da Lagosta. De forma imediata não temos condições sequer de reagir com uma força tarefa em nossas próprias águas, muito menos projetar sobre águas do atlântico. Ou se equipa e funciona ou não se faz. Ou se cria efetivamente uma força de superfície válida nucleada em um nae ou se adota uma postura defensiva com subs e patrulhas apoiada por aviação em terra. Atualmente, não temos nem uma coisa nem outra.

Abrivio

Problemas de manutenção e obsolescência da Marinha Indiana, onde sabidamente se investe muito mais em Defesa. No nosso caso então…

bharat-rakshak.com/NEWS/newsrf.php?newsid=10545

Corsario-DF

Eu sinceramente até hoje não entendi a aquisição do G-40 “Atlântico Sul”, pelo que me lembro era uma questão de dívida para com o governo se não estou enganado. Só que alguns amigos da MB disseram que era “proíbitivo” a transformação desse cargueiro em navio militar, e enumeraram “n” fatores contra empreitada, sendo muito mais fácil e barato adquirir um de 2ª mão específico para isso. É uma pena que nossa querida MB não têm recursos para o dia-a-dia da esquadra, faltando recursos essênciais para a operação mínima. Enquanto isso fala-se em gastar US$ bilhões em projetos faraônicos que não… Read more »

direto do fundo do mar

Nesta foto o novo nome já está colocado. Norsul Atlântico.
O navio estava docado e ainda no dique já era possível ver a mudança de nome.
Mas, eu esperava vê-lo já nas cores da Norsul, ou seja, verde e preto. Espero que não demore e ele volte a navegar rapidamente.

Quanto ao fato da MB ter desistido do navio, me parece que havia uma pendência jurídica que a impediu de ser efetivamente dona do navio.
Alias, a Norsul também não é, ela apenas arrendou o navio por tempo determinado.
Essa é a razão para a MB ter desistido dele.

Celio Andrade

so não consigo entender porque no Brasil não se constroem navios de apoio, desembarque,….depende de que ecnologia? já não se constroem navios, plataformas para a Petrobrás?
Não consigo entender..não consigo….

Marcelo Ostra

Navio Cargueiro ???? aonde

Ahhhh vcs querem dzer belo Porta Container neh …

ao nao ser que Nae e CT e igual a NV, afinal é tudo navio de gurrra …..

Se voa e é a jato e leva passageiros é boeing, se é militar e jato é caça ….

MO

Dalton

É simples! Orçamento insuficiente! nao tenho condiçoes agora de apurar quanto a marinha recebeu, em 2008…mas pelo que me lembro e espero que alguem retifique ou ratifique…foi cerca de um bilhao de dolares…se vc descontar a folha de pagamento e manutençao…o que sobra para construir?
Metade de nossos navios e submarinos estao atracados sem condiçoes de operar ou operar com restriçoes.
Espero que o tao falado reaparelhamento da marinha com orçamento adequado se concretize, mas até lá…

Sds

Mauricio R.

Será que não tem um “Durace”, dando sopa lá na França???

Dunga

EEEEEEEEÉ. Como ja foi dito por muitos especialistas ou metidos a especialistas em Marinhas Mosquitos…

Comprar submarino atômico para a Marinha do Brasil seria como “comprar uma geladeira de alta tecnologia e coloca-la num Barraco sem luz”, Vejam aí mais um exemplo da coisa…

JACUBÃO

Bom, pelomenos a MB se livrou deste elefante branco que só servia para ocupar o pier da Base Naval.
Estou imprecionado com o fato de colocarem este monte de ferro emferrujado para navegar, pois até onde eu sei, praticamente nada neste navio funcionava, sem falar nos milhões de buracos de ferrugem.

Marcelo Ostra

EMPRESA GERENCIAL DE PROJETOS NAVAIS

EXTRATO DE CONTRATO N.° EGPN/2008 – 59/00

N.° Processo: Concorrência 061/2008; Contratante: Empresa Gerencial
de Projetos Navais – EMGEPRON; CNPJ N.º 27.816.487/0001-
31; Contratada: Companhia de Navegação NORSUL; CNPJ N.º
33.127.002/0002-86;

Objeto: Alienação, por venda, do Ex-Navio de Apoio logístico “Atlântico Sul”, no estado em que se encontra, bem
como dos contêineres nele embarcados, pertencentes à Marinha do
Brasil; Vigência: 10/10/08 a 30/11/08; Valor total: R$ 8.833.333,33;
Data de assinatura:10/10/08

MO