Navios da JMSDF em Pearl Harbor
Navios da Japan Maritime Self Defense Force (JMSDF) chegaram à Pearl Harbor no dia 26 de junho, a fim de participar da Operação Rim of the Pacific (RIMPAC) 2008. A RIMPAC é o maior exercício naval multinacional do mundo, realizado de dois em dois anos pela Frota do Pacífico, na área do Havaí. Os exercícios começam hoje e vão até 31 de julho e contarão com a participação de navios da Austrália, Canadá, Chile, Japão, Holanda, Peru, Coréia do Sul, Singapura, Reino Unido e EUA. A Índia, Colômbia, México e Rússia enviarão observadores para acompanhar os exercícios.
Não fomos convidados, ou a MB não quiz participar com uma Niteroi e um submarino?
É de dar inveja! Isto é apenas uma pequena parte da marinha do Japão. Estes três navios tem mais poder do que todas as escoltas brasileiras juntas. Repito: é de dar inveja!
Abraços a todos!
tora, tora, tora…
Talvez o fato de nossa costa estar no Atlântico, tenha evitado um convite para participarmos de exercícios no Pacífico.
é isso tudo pra afundar um Spruance
ai ai adeus David R. Ray .. menos um
MO
O Reino Unido e a Holanda também não tem costa no Pacífico e foram.
A situação do Japão sempre foi diferente da situação do Brasil.
Depois da II guerra o inimigo era a URSS e agora tem também a China e a Coréia do norte. Daí a necessidade de muitas escoltas e P3. O Japão é dependente do mar pra tudo.
Que inveja , caramba .
O Brasil também é dependente do mar pra tudo, principalmente do petróleo e exportações/importações.
A marinha Japonesa é de dar inveja a qualquer país do mundo, são a maior força naval da Ásia, contudo tenho ressalvas quanto a uma coisa deles que é a bandeira com o sol raiado em vermelho. Para os países que sofreram com os japoneses essa bandeira tem o mesmo efeito que a suástica tem sobre os judeus. Eles deviam mudar essa bandeira e tentar se desvencilhar de seu passado triste. Infelizmente ainda existe uma facção conservadora no país que imortaliza e reverencia o passado beligerante, contudo hoje o Japão é um novo país e felizmente a maioria da população… Read more »
Queria ver a cara de um veterano de Pearl Harbor vendo a cheganda da
JMSDF
Além do USS David R.Ray DD 971; mais um navio será usado como alvo; o antigo USS Horne CG 30….
Verdade, só nos falta integrarmos a OTAN.
Não é de hoje, que os veteranos de Pearl Harbor vizualizam a JSDMF e sua bandeira.
Gostaria de saber qual a sensação por parte da tripulação e das pessoas em terra(americanos), ao ver chegar esse navio e relembrar (ambas as partes) pq duvido que não lembrariam do ataque de 7 de dezembro de 1941, a esquadrilha japonesa chegando a favor do sol para persuadir a defesa……
Como residente dos EUA, posso dizer que a reacao e’ bastante natural. Ambos os paises sao fortes aliados desde 1945 e a JSDF utiliza equipamento padrao norte-americano. Os EUA tem varias bases no Japao e as forcas de ambos paises operam e treinam em conjunto ha decadas. Praticamente todos o pessoal militar americano ve operacoes em conjuntas com a JSDF como rotina. A presenca de vasos da JSDF no Havai nao provico surpresa ou qualquer tipo de reacao negativa. Trata-se de algo rotineiro e normal.
o mesmo que sentimos (ou nao) quando vemos um navio alemão escalando por aqui
Os pearharbourenses estao preucupados sim quanto que os JMSDF irão gastar em terra, isso sim
MO
O Brasil entrar na OTAN? Com que? Vamos contribuir com o Sao Paulo,sem avioes ou qualquer tipo de protecao. O Monitor Parnaiba vai ser a escolta,com as letais .50 para protecao anti-aerea. Podemos tambem embarcar uns EE-9 Cascavel dos anos 70 no Sao Paulo,como Forca De Reacao Rapida. Enquanto isso,ficariamos todos torcendo para que a letal frota Brasileira nao afundasse no caminho. E se a viagem pra Europa durasse 14 anos,poderiamos terminar de construir outra corveta,e assim mandar outra escolta.
Senhores a bandeira do sol raiado hoje tremula em um destroyer Aegis…… O Japão vive sob a mesma constituição promulgada pelos generais americanos no pós guerra… A vitoria da nação americana foi completa. Acho que são os japoneses que hoje sentem mais essas lembranças de pearl harbor, ali plantaram o caminho para as duas bombas A que levaram na cabeça.
Acho que voce quis dizer que a constituicao japonesa foi OUTORGADA pelos Americanos.
Como não temos uma Rimpac por aqui, vamos de Unitas mesmo.
http://www.basemilitar.com.br
Está bem bacana.
Caro João, espero que vc tenha entendido minha postagem, como brincadeira.
E acabamos de comprar mais um navio:
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
Processo: N.º 63007.000007/2008-47; Objeto: Objeto: Aquisição do
navio Royal Fleet Auxiliary (RFA) “Sir Bedivere”, treinamento de
operações e manutenção, fornecimento de suprimentos e sobressalentes
e serviços relacionados ao gerenciamento da reativação do navio,
preparação e entrega à MB; Valor: R$ 31.536.800,00; Enquadramento:
caput do Art. 25, da Lei n.º 8.666/93. Processo Autorizado
por DAS-102-2 HERALDO MESSEDER DE SOUZA, Ordenador de
Despesa; Ratificação: CA(EN) FRANCISCO ROBERTO PORTELLA
DEIANA, em 26/06/2008, nos termos do art. 26 da Lei.8.666/93.
Notícia em primeira mão, direto do fundo do mar.
Camberiu, foi concebida, outorgada e promulgada pelas autoridades americanas da época da ocupação.
outorgada E promulgada?
Obrigado pelas informações direto do fundo do mar, esclareceu muitas de minhas dúvidas
outogada (imposta), promulgada (divulgação da sua existência para posterior cumprimento forçado).
Deu no DEFESA NET. Rezo pelos F-5M.. só uma dúvida: a RAF opera F-15??? Revelados os participantes do Red Flag edição 08.3 Kaiser Konrad A informação até agora mantida em segredo pelas Forças Aéreas do Brasil (FAB) e dos Estados Unidos (USAF) é publicada com exclusividade por DEFESA@NET. Veja abaixo quem são os participantes da edição 08.3 do Red Flag: – Superioridade Aérea Equipe Vermelha: F/15 e F16C – USAF – Base Aérea de Nellis – Nevada Equipe Azul: F5 EM/FM – FAB – Base Aérea de Canoas – RS – Brasil F15 – Royal Air Force – Base Aérea… Read more »
a FAB não quer nossa imprensa lá.. essa eu não entendi. Se eles forem bem, seria uma tremenda propaganda institucional.
Não apareceu nesta lista de participantes acima o avião AWACS da FAB R99A do Esquadrão Guardião.Será que ele não vai participar? Se não,então não vai ter como repetir o que fizeram na ultima cruzex os F-5EM/FM ficarão bem limitados com apenas seus Grifo e Derby.Contra a combinação:F/15/F16C + E-3AWACS da USAF estarão em grande desvantagem.
No geral,espero que arrasem por lá.
Caro Mairelles,
Na Red Flag 08, os F-5E/M somente farão a escolta dos reabastecedores KC-135, conforme foi treinado com os USA em Canoas/RS recentemente. Nada de dogfaith.
Sds.
Ei meu, o assunto era navio, tinham que entrar na FAb, depois o post não é aceito ai vao reclamar ….
ou ou to ficando doido e exagerando, pra flar da FAB tem lugar neh (ou pelo menos outro post que tenha a ver)
Por gentileza …
MO
Faz tempo que o Brasil é diferente do Japão, já postei por aqui, que ao término da I Guerra Mundial, uniram-se os exportadores de navios de guerra à época , Estados Unidos, Japão e Inglaterra e estabeleceram as tonelagens máximas admitidas para as marinhas que recebiam seus modelos, sendo que o Brasil, entrou na II GM, com o que saiu da I GM.
[…] da classe “Collins” HMAS Waller (SSG 75), que está participando da Operação RIMPAC 2008, foi modernizado de 2002 a 2007, com um sistema de comando e controle Raytheon CCS Mk.2 e equipado […]
O problema da moderação aqui no site é gritante, permitindo assuntos da FAB num post cuja temática inicial era navios em Pearl Harbour. Alguém pode conter essa bagunça?
Uma atitude vai organizar a casa.
[…] O cruzador de mísseis guiados USS Lake Erie (CG 70), da classe “Ticonderoga”, dispara um míssil antinavio Harpoon durante a Operação Rim of the Pacific (RIMPAC) 2008. […]
Excel, ouso a discordar da sua opinião. Penso que a bandeira do Sol Nascente (KYOKU-JITSU-KI – “Rising Sun Flag”) não equivale a suástica nazista. O Japão foi duramente acometido pelo desleal e único uso da bomba atômica por duas vezes em solo pátrio. Imagino que para a população civil japonesa bem como para todos os habitantes do mundo a bandeira americana causa muito mais repulsa do que a KYOKU-JITSU-KI para os países atacados pelo Japão durante a II Guerra Mundial. A KYOKU-JITSU-KI representa todo o espírito de resistência até a morte, o sacrifício de toda uma Nação que era cada… Read more »
[…] vídeo abaixo, pode-se ver o teste do torpedo realizado na Operação RIMPAC08. O Mk.48 partiu ao meio o casco de um contratorpedeiro desativado da classe “Spruance” […]
maritime self defense forces da JMSDF em Pearl Harbor
[…] HMAS Tobruk da Marinha Australiana e seus Amphibious Assault Vehicles (AAV) na RIMPAC08. O projeto do navio é baseado na classe “Sir” […]
pearl harbor naval bases da JMSDF em Pearl Harbor