Navegando em um navio da Marinha do Brasil na Amazônia Azul
Redação vencedora da Operação “Cisne Branco” 2010 do 5º Distrito Naval
A cada ano que se passa, a Marinha do Brasil vem desenvolvendo um ótimo trabalho, onde muitos brasileiros dedicam suas vidas para proteger a nossa tão preciosa Amazônia Azul como também a nossa pátria. O grandioso trabalho que nossa Marinha e seus valentes marinheiros realizam é fiscalizar a nossa valiosa costa, nossos lagos, rios e afluentes contra seus predadores.
Nisso, cada distrito e base desenvolve seu papel de acordo com a sua região predominante. Ao todo são nove distritos, que vão da cidade de Rio Grande a cidade de Manaus. Existem distritos que realizam operações comuns, como: fiscalização da pesca, patrulha costeira e/ou fluvial, sinalização náutica, acompanhamento do trafego marítimo, salvamento a embarcações e tantos outros trabalhos. Também à distritos e principalmente bases que efetuam operações especiais,como:apoio as populações ribeirinhas,ajuda hospitalar as classes menos favorecidas,formação de novos marinheiros,entre outras realizações.
Para realizar estas operações é necessário embarcações com capacidades especiais, como: Navios Oceanográficos, Polares, Hidrográficos, Faroleiros, Balizadores, Patrulhas, Corvetas, Fragatas, Porta-Aviões, Rebocadores, Monitores, Hospitalares, Navios-Escola, Navios Tanque, Submarinos, Desembarque de Carros de Combate, Desembarque de Doca, Varredores, Socorro Submarino, Transporte de Tropas, Apoio Logístico, e outros.
Imagine se não houvesse uma força armada especial para cuidar de nossa Amazônia Azul, a desordem iria tomar conta de nossas águas como acontece em outros países que não contam com esse recurso. Seria muito triste ver nossas águas desprotegidas com pessoas de outras nações roubando o que é nosso por direito, como: Frutos-do-mar, petróleo, sais-minerais, alem de largar lixo em nossas lindas e maravilhosas águas.
A Marinha não faria falta somente por causa dos ataques internacionais, mais também iria ocorrer um grande caos em nossas águas internas, porque como, por exemplo: com a falta de sinalização náutica poderiam ocorrer grandes acidentes fatais, a pesca fora de época causando a extinção de algumas espécies de peixes e muitos outros problemas, fazendo nosso país entrar em colapso.
Muitos países queriam ter uma rica costa como a nossa grande e gloriosa Amazônia Azul que em recompensa é muito bem tratada pela maioria dos brasileiros, porque ela praticamente nos dá a vida, pois 98% das nossas importações e exportações ocorrem por ela, por isso devemos cuidar cada vez mais dela para que ela continue assim, bem preservada, nos ajudando a levar uma vida cada vez melhor.
VEJA TAMBÉM:
Parabéns Endel!
Demonstrou grande conhecimento do trabalho da Marinha do Brasil em poucas linhas
Grande Endel! Ainda vou ter um filho assim!
Escreveu pouco, mas disse tudo, com simplicidade e objetividade, sem enrolação.
É um autêntico discípulo do Poder Naval. Nosso Padawan! 🙂
Mereceu o prêmio!
Prezado Endel,
Eu estou torcendo muito para vê-lo no Colégio Naval o mais rápido possível.
A Marinha precisa muito de pessoas que gostam de verdade dos assuntos a ela relacionados. Eu aposto em você. Bravo Zulu.
Abraços