Nota do Blog: Ensaio fotográfico da fragata francesa Chevalier Paul (D621), da classe Horizon, navegando a 31 nós durante testes de Potência Máxima de Propulsão.
Também queria, mas não na proa, tipo Leonardo di Caprio…
KURITA
Visitante
15 anos atrás
Não seria possível fazer uma proa mais elevada para as inhaúmas?
welington
Visitante
15 anos atrás
Nunão=Também queria, mas não na proa, tipo Leonardo di Caprio…
kkkkkkkkkk, boa Nunão, mas pensando bem é uma ótima maneira de se tomar banho sem ter que esfregar kkkkk.
Um abração.
Marcelo Martins
Visitante
15 anos atrás
Enquanto isso o Opalão (como vocês costumam chamar) já atingiu quanto e por quanto tempo sem antes explodir as caldeiras?
Castor
Visitante
15 anos atrás
Isso é um navio ou um espanador de água? Olha que o mar está bem calmo.
Mauro Lima
Visitante
15 anos atrás
É verdade… o mar parece bem calmo… provavelmente houve uma cálculo inadequado no desenho do casco para altas velocidades… É possível que ele tenda a levantar a proa quando isto acontece, e não conseguindo manter o “pitch” (tá certo galante!??) ele desequilibra o navio… a popa empurra a proa para cima, a gravidade fala “tô aqui”, e a proa puxa a popa para cima depois… vira uma gangorra! Pior que este “caturro” serve como freio quando o navio mergulha a proa… diminuido a eficiência da propulsão, já que aumenta o volume de água que o navio tem que cortar, brincando… Read more »
Castor
Visitante
15 anos atrás
Muito bem Mauro Lima.
Achei que não era o foro para comentar o que acontece, mas você entende o que acontece. Esse fenômeno é um tipo de instabilidade que ocorre em planeio e semi-planeio, chamado porpoising. Isso ocorre quando, com o aumento da velocidade e o trim que o navio vai adquirindo, o centro de pressão no casco passa para ré do centro de gravidade. O mergulho é inevitável e vira uma navegação igual a das baleias, talvez daí venha o nome de porpoising. O erro não é no desenho do casco, mas na distribuição dos equipamentos a bordo.
Será que o mar está calmo assim como vocês pensam? As aparencias podem enganar bastante. O Projeto Fragata Horizon não é essa porcaria que vocês estão pensando não hein.
A propósito, esse fotógrafo Philip Plisson, oficial da reserva da Marine Nationale já editou vários livros a respeito do mar, em um deles, “MER”, há fotos sensacionais da fragata La Germinale, da Duguay Trouin e do então porta-aviões Foch.
Castor
Visitante
15 anos atrás
MacNamara, o mar está calmo, não está nem fazendo carneirinho. Repare que a água (onda) vem do meio navio para vante. É o navio quem está produzindo aquela onda.
Mauro Lima
Visitante
15 anos atrás
Também lembrem dos “carneiros” para ver se o mar estava realmente calmo…
Quanto ao comentário da estabilidade das nossas fragatas… elas têm estabilizadores (ao menos a União tem)… talvez isto faça com que elas consigam melhor resultado na máxima veloc operacional!
Se este navio aí tem… talvez não esteja ligado, em vista de outros testes… talvez eles estivessem criando este “caturro” propositalmente para ver as reações do navio…
Já participei de exercícios de desempenho… são legaizinhos!
Queria estar lá, show de bola.
Também queria, mas não na proa, tipo Leonardo di Caprio…
Não seria possível fazer uma proa mais elevada para as inhaúmas?
Nunão=Também queria, mas não na proa, tipo Leonardo di Caprio…
kkkkkkkkkk, boa Nunão, mas pensando bem é uma ótima maneira de se tomar banho sem ter que esfregar kkkkk.
Um abração.
Enquanto isso o Opalão (como vocês costumam chamar) já atingiu quanto e por quanto tempo sem antes explodir as caldeiras?
Isso é um navio ou um espanador de água? Olha que o mar está bem calmo.
É verdade… o mar parece bem calmo… provavelmente houve uma cálculo inadequado no desenho do casco para altas velocidades… É possível que ele tenda a levantar a proa quando isto acontece, e não conseguindo manter o “pitch” (tá certo galante!??) ele desequilibra o navio… a popa empurra a proa para cima, a gravidade fala “tô aqui”, e a proa puxa a popa para cima depois… vira uma gangorra! Pior que este “caturro” serve como freio quando o navio mergulha a proa… diminuido a eficiência da propulsão, já que aumenta o volume de água que o navio tem que cortar, brincando… Read more »
Muito bem Mauro Lima.
Achei que não era o foro para comentar o que acontece, mas você entende o que acontece. Esse fenômeno é um tipo de instabilidade que ocorre em planeio e semi-planeio, chamado porpoising. Isso ocorre quando, com o aumento da velocidade e o trim que o navio vai adquirindo, o centro de pressão no casco passa para ré do centro de gravidade. O mergulho é inevitável e vira uma navegação igual a das baleias, talvez daí venha o nome de porpoising. O erro não é no desenho do casco, mas na distribuição dos equipamentos a bordo.
Será que o mar está calmo assim como vocês pensam? As aparencias podem enganar bastante. O Projeto Fragata Horizon não é essa porcaria que vocês estão pensando não hein.
A propósito, esse fotógrafo Philip Plisson, oficial da reserva da Marine Nationale já editou vários livros a respeito do mar, em um deles, “MER”, há fotos sensacionais da fragata La Germinale, da Duguay Trouin e do então porta-aviões Foch.
MacNamara, o mar está calmo, não está nem fazendo carneirinho. Repare que a água (onda) vem do meio navio para vante. É o navio quem está produzindo aquela onda.
Também lembrem dos “carneiros” para ver se o mar estava realmente calmo…
Quanto ao comentário da estabilidade das nossas fragatas… elas têm estabilizadores (ao menos a União tem)… talvez isto faça com que elas consigam melhor resultado na máxima veloc operacional!
Se este navio aí tem… talvez não esteja ligado, em vista de outros testes… talvez eles estivessem criando este “caturro” propositalmente para ver as reações do navio…
Já participei de exercícios de desempenho… são legaizinhos!