O ‘Full Glass Cockpit’ do UH-15 da Marinha
O Poder Naval mostra com exclusividade o novo painel Full Glass Cockpit (FGC) da aeronave UH-15 Super Cougar N-7101, recentemente incorporada pela Marinha do Brasil e apresentada ao público na LAAD 2011.
Os editores da Trilogia de Defesa, Guilherme Wiltgen e José Carlos Cinquini, embarcaram no Pégasus 7101 a convite do CC Zamir e do CC Dos Anjos, para acompanhar a “virada” da aeronave em 15 de abril, o último dia da LAAD.
Os UH-15 (denominação da Marinha do Brasil para o EC725) são os primeiros helicópteros da MB a incorporar a concepção de FGC, que é uma evolução tecnológica dos antigos mostradores analógicos, agora substituídos por telas de cristal líquido (LCD) multifuncionais.
As telas que compõe o IFDS (Integrated Flight and Display System) têm a função de mostrar os dados básicos do voo, tais como: potência, razão de subida/descida, altitude, velocidade e proa.
Além dessas funções básicas do voo, o IFDS ainda compreende o AFCS (Automatic Flight Control System), que é o piloto automático da aeronave e que constitui num subsistema do mesmo.
No aspecto da segurança de voo, o IFDS inova na apresentação das panes, que antes eram representadas por luzes indicativas no painel de alarme da aeronave. Agora, as panes são mostradas no PFD (Primary Flight Display), por meio de sinais codificados.
NOTA dos EDITORES: agradecemos ao Esquadrão HU-2, em especial o CC Zamir, CC Dos Anjos e demais tripulantes, pelo convite para tripular o Pégasus 7101 e assim poder mostrar os avanços tecnológicos de nossa Aviação Naval.
A máteria ficou muito boa Wiltgen !!!
Show de bola !!!
Esse é o glass cockpit da Elbit, integrado á aeronave ao invés do painel original da Sagem, devido a “transferência irrestrita” de tecnologias.
Fique feliz contribuinte, pois foi vc que pagou o desenvolvimento da solução e sua integração.
pessoal, vcs gravaram o voo? se gravaram tem como disponibilizar?
Maurício, é o mesmo do 225.
fsneto,
Na ocasião (sexta-feira passada), não foi feito o voo, apenas giraram os rotores durante certo período. Nas contas dos vídeos que fiz, foi meia hora.
Isso foi feito para testar todos os sistemas e realizar uma série de procedimentos, após a aeronave ter ficado parada alguns dias seguidos, em exposição.
A decolagem e partida para a base estava programada apenas para o dia seguinte (sábado), após a LAAD.
Mas esse procedimento, como escrevi acima, foi gravado. Pretendemos montar o vídeo e mostrá-lo, assim como outros feitos na LAAD.
Parabéns à Trilogia e aos editores.
Maaaaaasss…
Por 50 milhões de dólares a peça (preço de um F-16 dos bons), só faltava vir com mostradores analógicos.
Vader, 50 paus será o Alfa.
Senhores,
Parabéns por mais este “furo” jornalístico.
Se no site já está assim, imagina como vai ficar na revista.
Quantos vezes o Cinquini vomitou? Rsrsrsrs 😉
Não existe transferência de tecnologia alguma. A Aeroeletrônica já fez FGC até para os nossos Bandeirantes, não existe nada de novo aqui.
Este painel tem pelo menos suporte a NVG?
Grifo disse:
18 de abril de 2011 às 20:14
Eu acredito que sim…
Mas isto não é exclusividade da versão militar as versões civis de busca e salvamento também são equipadas com eles.
Para vocês que acham que tem Aeroletrônica ai vai…
http://www.eurocopter.co.uk/img/gallery/ec225/eurocopter_ec225_15.jpg 😉
@Marine, eu e o Wiltgen não passamos mal não, mas comemos areia até chegar no UH-15 pois o Pantera do EB fez um favor de acelerar ao máximo quando estávamos no caminho! rss
Pois e Cinquini, agora so falta voce se qualificar como aeromovel!
Abracao!
Grifo, bem lembrado, mas esqueci de citar no texto que o FGC do UH-15 já está configurado para uso de OVN (NVG).
Marine, ainda não foi desta vez, pois só fizemos a “virada” da aeronave, ainda não voamos com ela mas, que ocorrerá muito em breve.
Abs,
Grifo, tem config para NGV sim.
Rodrigo, não, este painel não é igual ao do 225 não. Possui 2 telas que o 225 não tem, pq o mesmo não é militar e não irá “cumprir missão” como o UH-15 da MB.
Quais? 2 telas internas que são nesta versão, as telas do FLIR e outras coisitas mais. Na versão civil, estas coisitas não tem. 🙂
Valeu Wiltgen e Padilha.
Rodrigo, a missão destes helicópteros é se apresentar em feiras e exposições, já que não servem para fazer nenhuma outra coisa. Daqui a pouco em breve aqui na Feira Pecuária de Brasília, show do Luan Santana e exposição do “pacote tecnológico” bilionário do Jobim…
Grifo, a versão normal, ou seja, o UH-15 eu até concordo que será o “busão” dos FN, mas, a versão Alfa, bom, essa quando chegar, não poderemos classifica-la assim não. 🙂