Um livro e um evento para guardar sempre na memória
No início da noite de terça-feira, 24 de maio, os editores Alexandre Galante e Fernando “Nunão” De Martini, do Poder Naval, compareceram ao lançamento do livro “A Construção Naval Militar Brasileira no Século XX”, de autoria do engenheiro Eduardo Câmara.
O público presente lotou o saguão do Museu Naval, no centro do Rio de Janeiro, e fez fila para receber o autógrafo do autor. Mas o melhor sempre fica para o final: nossa equipe, assim como o editor da Alide, Felipe Salles, teve a oportunidade preciosa de conversar longamente com o engenheiro Câmara e com duas pessoas que incentivaram e apoiaram bastante sua obra: o Vice-Almirante (Ref-EN) José Carlos Coelho de Sousa, conhecido por presidir a Comissão de Construção de Navios da Marinha quando foram construídas as fragatas classe Niterói, e o Vice-Almirante (RM1-EN) Armando de Senna Bittencourt, Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.
A conversa avançou pelas horas, e praticamente “fechamos” o Museu Naval junto com o Vice-Almirante Bittencourt. Um bate-papo com muitas histórias para não esquecer, assim como a história que conta o livro do engenheiro Câmara. A obra surpreende ao mesmo tempo pela abrangência e pelo detalhamento com que trata cada classe de navio (até mesmo as que não “vingaram”) construída para a Marinha do Brasil ao longo do século XX. Um livro bastante cuidadoso e muito bem elaborado, do qual voltaremos a falar em breve, e que não pode de maneira alguma faltar na estante de quem se interessa pelo assunto.
A distribuição do livro “A Construção Naval Militar Brasileira no Século XX”, vendido no evento a 35 reais, está a cargo da Sobena – Sociedade Brasileira de Engenharia Naval.
SAIBA MAIS:
Parabéns ao autor pela iniciativa e o meu agradecimento pelo exemplar autografado!
Olha o Fernandinho na foto !!! rs..rs…
Ficou legal a presença da Trilogia.
Abs.
Parabéns à Trilogia pela presença no evento.
Abs.
Legal a Trilogoa participando e divulgando o evento.
Mas aquí entre nós; na primeira foto até parece que o Sr. Eduardo Câmara estava caindo de sono……
ah obvio ne Franz Se quem deveria prestigiar “defecou” e andou (cagou num pode ne) foi natural ele esboçar este sentimento em que a parte “social” fal mas forte que a peça principal do show quanto as futuros parabenzistas Parabens alem de cliche nao enche barriga de nonguem queria so saber quantos dos parabenzistas vao comprar o livro …. É muito melhor uma opinião sobre o livro que os Parabens, BZ, Otimo e estas chatisse de boca pra fora ,sem nexo e verdades afins …. Alguem falou la atras em ficar mais famosos … isso eh justamente o oposto da… Read more »
Coral Sea, o autor já estava cansado na hora da foto, de tantos autógrafos…rs
ow bozoh/Fernadinho
seria possivel uma observação/descrição/ilustração mais profunda sob otica editorial sobre o livro
E m tempo, nao tenha nada a ver com o autor, nao recebeirei cotas sob vendagem, pe que como gosto e nao sou de ficad “apenas lendo” penso que poderemos esclarecer melhor para algum EVENTUAL timido interessado
MO, Como escrevi aí em cima, na breve matéria cujo foco é mais o evento que o livro, vamos voltar a falar da obra, com resenha crítica e tudo o mais. O que posso lhe adiantar, por hora: li boa parte da obra na volta do Rio mas ainda falta um pouco, pois tive que parar por conta de compromissos urgentes. O livro se enquadra muito bem na categoria de obras de referência (e o autor mesmo o considera assim, como uma obra de referência para incentivar novos estudos), num bom equilíbrio entre abrangência e detalhamento. Se fosse trazer ainda… Read more »