Assinatura do Contrato de Construção de quatro Avisos Hidroceanográficos Fluviais
O Diretor de Engenharia Naval, Contra-Almirante (EN) Francisco Roberto Portella Deiana, e o Diretor-Presidente da Indústria Naval do Ceará (INACE), Antonio Gil Fernandes Bezerra, assinaram, no dia 26 de maio, o contrato para a construção de quatro Avisos Hidroceanográficos Fluviais (AvHoFlu), em Fortaleza (CE).
Os AvHoFlu serão construídos a partir de especificações de aquisição, de acordo com os requisitos técnicos de projeto e de desempenho elaborados pela Diretoria de Engenharia Naval. Eles possuirão comprimento total de 25 metros, boca moldada máxima de 8,0 metros e calado máximo de 1,40 metros, comportando 12 tripulantes e devendo ser dotado de um laboratório seco e um paiol de material hidroceanográfico.
Os quatro Avisos Hidroceanográficos Fluviais serão entregues até novembro de 2012 e suas construções estão inseridas no Projeto Cartografia da Amazônia, realizado em parceria com o Exército, a Aeronáutica e o Serviço Geológico do Brasil, e coordenado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, subordinado ao Ministério da Defesa.
Os AvHoFlu destinam-se à execução dos Levantamentos Hidroceanográficos em águas interiores na Bacia Amazônica, sob a responsabilidade da Diretoria de Hidrografia e Navegação. Tem a finalidade de atualizar, de forma contínua, a cartografia náutica das principais hidrovias na região, sendo de fundamental importância o conhecimento preciso e atualizado do canal de navegação dos rios amazônicos, o que possibilitará melhoria na segurança da navegação.
FONTE: Marinha do Brasil
Prestarão um relevante serviço que resultará, também, em ganhos militares estratégicos. Ao contrário de algumas opiniões, que são contrárias ao uso de equipamento “não militar” pela MB, a cartografia náutica da amazônia é um fator estratégico para a operação de meios naquela região. As informações levantadas, portanto, constituirão um banco de dados preciosíssimo.
Excelente notícia entre tantas decepcionantes, tão boa, é o prazo de entrega. Atitude de quem quer fazer e não enrrolar.
Parabéns a Marinha, a Inace e ao Brasil.
Teve concorrência???
Pq na FAB, só pode se for Elbit.
E na MB tá parecendo que só pode, se for do INACE.
Deveriam se espelhar na China PRC, tem navio sendo construído em tdo que é estaleiro.
Maurício,
Até onde sei, teve concorrência, mas não tenho tempo de ver agora que outras empresas participaram. Para quem quiser pesquisar:
CONCORRÊNCIA N 3/2010
PROCESSO N.º 63007.000475/2010-36
Nunão,
Valeu pela informação.